Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

quarta-feira, 16 de março de 2011

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE A CASTRAÇÃO

 

           A principal doença reprodutiva das cadelas, e a neoplasia mais comum, é o tumor de mama. É provado que a sua incidência cai para 0,5 % quando a cadela é castrada antes do primeiro cio. Já nas gatas, a ocorrência de tumor de mama é sete vezes maior em fêmeas não castradas do que naquelas castradas.

          Além dos tumores de mama, a castração precoce previne quase todos os outros tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas. Por exemplo, uma doença muito comum em cadelas e gatas, principalmente naquelas que receberam hormônios para evitar o cio, é o Complexo Hiperplasia Endometrial Cística, PIOMETRA, doença que se não for tratada a tempo, ou seja, se não for realizada a retirada do útero, pode levar a morte.

           Economicamente, a cirurgia em filhotes é muito menos onerosa do que em adultos, pois consome menores quantidades de anestésicos e materiais em geral, sem ainda falar na evolução pós cirúrgica, que é bem mais rápida.

           Outra vantagem em se castrar filhotes é fazer com que após a adoção, não exista o risco destes animais se reproduzirem e agravarem problema da superpopulação. Infelizmente a maioria dos proprietários não está consciente do problema e deixa seus animais se reproduzirem sem critérios.

            A maturidade do esqueleto está muito relacionada a puberdade e sofre ação direta dos hormônios sexuais. Embora não essenciais, os hormônios sexuais influenciam em todo o metabolismo do esqueleto. Dessa forma foi constatado que a castração precoce atrasa o fechamento das epífises ósseas, o que quer dizer que o animal permanece em fase de crescimento por mais tempo e com isso tem estatura ligeiramente maior do que teria se não fosse castrado. Esse fato não é regra, podendo não ocorrer em todos os animais castrados antes da puberdade.

            Quanto ao maior risco de fraturas, nada foi comprovado a respeito e, na experiência dos autores onde mais de 13 filhotes castrados, entre cães e gatos, nenhum apresentou qualquer alteração significativa.

           Cientificamente foi provado que aproximadamente 30% das cadelas castradas engordam devido ao aumento do apetite, e parece que o mesmo ocorre em gatas. Porém, se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia esse problema tende a diminuir, ou não ocorrer.

            É da crença popular que animais castrados ficam “bobos” e preguiçosos. Vários trabalhos tem sido feitos comparando em competições o comportamento e performance dos animais que foram castrados após a puberdade, mas quando receberam a mesma alimentação e cuidados que os animais inteiros, não mostraram nenhuma diferença.

           Por outro lado, o hábito dos animais principalmente machos (cães e gatos) viverem fora de casa, procurando fêmeas no cio ou brigas com outros machos, diminuem em 90 % dos casos após a castração, além de reduzir consideravelmente a agressão entre machos e a marcação de território com a urina. Vale ressaltar que outros tipos de agressividade, principalmente no caso de cães de guarda treinados não é afetada.

 

O que ocorre são melhorias no comportamento do animal como segue abaixo

Efeitos da Castração sobre machos

COMPORTAMENTO

ALTERAÇÕES OBSERVADAS

Agressão a outros machos

Redução em 60 %   
Redução rápida em 25 %   
Redução gradual em 35 %  

sem efeito em 10 %

Dominância sobre o dono

Redução ao redor de 50 %

Marcação com urina

Redução em 50 %  
Redução rápida em 20 %  
Redução gradual em 30%

Predisposição para montar outros cães e pessoas

Declínio para montar em fêmeas no cio

Marcação com urina na casa

Redução em 50 % dos casos  
Redução rápida em 20 %  
Redução gradual em 30 %

Tendência para fugir e andar solto (andarilho)

Redução em 90 % dos casos  
Redução rápida em 45 %  
Redução gradual em 45 %  
sem efeito em 10 % dos casos

 

Efeitos e vantagens da castração – Fêmeas

  • Ausência de comportamentos sexuais (cio, prenhez, pseudociese) 
  • Evita prenhez indesejada
  • Evita superpopulação
  • Evita eutanásia
  • Evita o risco de infecção e trauma do coito
  • Evita complicações de gestação e parto
  • Evita infecções uterinas
  • Diminui consideravelmente o risco de tumor de mama (principalmente se castrada antes do primeiro cio)
  • Evita stresse físico e emocional de cio e pseudociese repetidos

 

De maneira geral vemos que a castração precoce só traz vantagens e que é necessária a ajuda de todos aqueles que gostam de animais para que possamos acabar com esse quadro horrendo que povoa nossas ruas e canis municipais, sempre lotados de cães a espera da morte.

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!