Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Como escolher o cão ideal

Comprar um cão e escolher a raça, ou mesmo adotar um vira-latinha, como acertar?

Escolha o seu cão ideal 

Cães não são como carros, que se pode visitar nas concessionárias, entrar dentro e até fazer test-drive. Cães também não são como outros bens que se compra e caso não funcionem direito joga-se fora. Cães que latem demais ou nada latem vêm com defeito? E cães de guarda que nada guardam? Enfim...“nós devolvemos e trocamos por outro”. É o que se ouve do vendedor…e o pior de tudo, o comprador troca mesmo a “mercadoria” se precisar. 

 

Por tudo isso, a escolha tem que ser precisa, milimétrica e certeira. Não posso comprar um Pastor Alemão e depois pensar: - puxa, preferia um Chow Chow! Gostaria de frisar um ponto importante, não estou dizendo que existem cães que devem ser descartados, pelo contrário, pra todo dono há um cão compatível e mesmo se o que você adquiriu não for como desejava, com um bom adestrador comportamental tudo entra no eixo. Prém resolvi falar sobre esse tema para facilitar a vida das pessoas que querem um cão e por falta de compatibilidade de “gênios” se arrependem depois, ou melhor, o cão se arrepende por ter sido escolhido pelo dono errado (risos)!!!!!!!


De qualquer modo, a escolha é árdua, podendo consumir horas e até dias de pensamentos ansiosos. No fim das contas terá se passado um ano e você nem sabe se o Totó será preto, branco, castanho, sal e pimenta (essa é uma das cores do Schnauzer...) ou ferrugem (cor de alguns Terriers), se terá orelha pontuda, como a dos lobos (chamamos esses animais de cães tipo Spitz) ou caídas, como a do Basset Hound, se será atlético como um Weimaraner ou atarracado como um Buldogue Inglês.

 

Enfim, como escolher?

Elaborei 6 ítens que irão facilitar a seleção do seu cãozinho.

1- Macho ou fêmea? Isso vai de acordo com seu conceito. Digo isso pois há pessoas que não querem macho por fazerem xixi pela casa toda e outros não querem fêmeas pelo fato de terem cio e sujarem o chão. Muito simples, castra-se os dois e o “problemas” está resolvido.

2- Adulto ou filhote? Ao meu ver, nada muda se for um cão adulto ou filhote, os prós e contras se anulam e o que vai pesar mais e será praticamente igual entre um e outro é o período de adaptação de ambos.

3- Aspéctos físicos I (mais importantes): Porte (mini, pequeno, médio, grande ou gigante), é bom verificar o espaço que o cão terá para se locomover dentro de casa. Quanto maior o espaço, maior pode ser o cão. Porém não se enganem, existem cães pequenos que precisam de muito espaço e cães grandes que vivem bem em apartamento. Esse ítem coloquei como mais importante, pois requer uma pesquisa minuciosa sobre o temperamento e necessidade da raça.

4- Aspéctos físicos II (menos importante): Pelagem (curto ou longo), sendo que pelos longos requerem banhos e rasqueamento mais frequentes do que curtos. Orelhas, focinho, olhos…enfim, características mais especificas, (particularmente esses são meros detalhes, mas tem gente que prefere cães de orelhas caídas, por exemplo).

5- Função: ALÉM DA COMPANHIA (todo cão quer e precisa de companhia do dono e não é só o dono que precisa disso), seu cão terá outra função? Como: Guarda, faro, trabalho com crianças, adestramento para apresentações, concurso de beleza….ou será seu cão de companhia sem outra função específica? 

6- Energia (esse é o  mais importante): Primeiro passo, como é a SUA energia: Alta, média ou baixa. “Mas o que isso quer dizer Marina????”….Muito simples…você gosta de sair pra correr, divertir, tá sempre disposto = ALTA; você tem dia que não está muito animado, mesmo assim faz um exerciciozinho, mas não é aqueeeela disposição e por outro lado tem dia que está mais animado = MÉDIA e por fim….você adooora um sofá, televisão, dormir, ver filme em casa = BAIXA. Parece engraçado, mas é a forma mais didática que encontrei para exemplificar níveis de energia, já que isso vigora nos cães também. Tem raças que exigem mais gasto energético, e outras que uma boa almofada é suficiente. Lembrando que todo cachorro precisa caminhar, a diferença é que uns mais outros menos.

 

OBS.: Esses 6 ítens são apenas para orientação.

 

Há espaço para todas as raças em todos os cantos do mundo, como há, ainda, espaço para todos os donos. Cabe a cada um de nós escolher o futuro “melhor amigo”, não com base em testes ou tabelas, mas por AFINIDADE. Não é mesmo possível, entre os homens e também entre os não-humanos, “selecionar” e “comprar” lealdade, fidelidade e amor. Isso vem com a empatia e com muitos e muitos anos de intensa CONVIVÊNCIA.

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!