Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mimar o cachorro pode ser bom para você, mas não é para ele.

O cachorro é mesmo o melhor amigo do homem, porém muitas pessoas exageram nos mimos com seus pet’s. Demonstrar carinho, afeto, amor, é importante e necessário para o bom relacionamento das duas espécies, agora, quando esse carinho extrapola as necessidades caninas e passa a suprir carências humanas o problema está instalado. O excesso faz mal ao cachorro, assim como faz mal a qualquer um.

 

pet-fashion-week

 

“Valéria Olívia, professora do curso de medicina veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista), explica que o “mau comportamento” dos cachorros, em geral, é resultado da forma como eles são tratados por seus proprietários”.

Particularmente concordo com a afirmação da veterinária. Os donos não fazem por mal, pelo contrário, a intenção deles é de fazer o melhor para o seu cão. Mas acabam pecando pelo excesso. Vejam esse caso:

Atendi um cão da raça Poodle de 2 anos, na época que morava em BH. A queixa do proprietário era que o cão não o obedecia na rua. Vendo por este lado é comum, muitos cães não obedecem seus donos na rua, porém quando avaliei o cãozinho percebi uma série de extravagancias vinda de seu tutor.

O cão de 2 anos, nunca tinha saído na rua antes, a não ser dentro do carro, “a rua é suja e o cão pode se contaminar”, afirmava o dono. O cão nunca tinha pisado no chão sem ser com uso de sapatinhos, até mesmo dentro de casa.

O cão possuía milhares de roupas, coleiras, mordomias e mimos, mas não teve o principal que precisaria para ser saudável e equilibrado. Não foi socializado, apresentava desvio de temperamento, estava com a saúde frágil, por nunca ter tido contato com o solo apresentava dificuldades em se locomover, as almofadas das patas era extremamente finas e apresentava dermatites entre os dedos.

Foi um trabalho complicado, junto com a veterinária na época, pois até engrossar as almofadas das patas e curar as dermatites levou tempo.

A agressividade do cão e desobediência foram trabalhadas de forma que o dono aprendesse a lidar com o cãozinho. Passado 5 meses de reabilitação o cão ficou bem, feliz, e caminhando na rua perfeitamente. Lembro que o dono do Poodle até se emocionou por descobrir como é bom ter um cão, e não um cão fantasiado de gente.

 

 

É apenas um exemplo para ilustrar até onde pode chegar os excessos de mimos, que fique claro, estou discutindo sobre excessos, e não cuidados básicos, como veterinário, banhos, boa ração, até mesmo roupinha para inverno...! Como diferenciar então, “excesso” de “cuidados”. Muito simples, o excesso limita a vida do cão, não supre suas carências natas, afeta seu comportamento e saúde, o excesso satisfaz o dono e não o animal e os cuidados só favorecem o bichinho.

A causa principal das travessuras dos cães é a abordagem equivocada de seus donos, que os criam como se fossem gente. Quando o animal é o centro das atenções, passa a não admitir a hipótese de se contrariado, ou corrigido. Como resultado, algumas pessoas se tornam escravas dos bichos.

Esse tratamento traz como possíveis consequências a ansiedade, o estresse, alterações comportamentais e alguns distúrbios específicos, podendo evoluir para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Os cães mimados não sabem lidar com frustrações e com perdas, se tornam agressivos, dominantes e com questões complicadas de se resolver. Mas acreditem, mudando a postura do dono, o cão acompanha e melhora o comportamento na maioria das vezes. O mais difícil é mostrar ao ser humano que o cão precisa ser tratado como cão e que ele tem necessidades como cachorro e não como gente.

Se você conhece ou tem um cãozinho mimado, calma, não precisa apavorar! Tanto na parte física como psicológica existem métodos específicos para corrigir os maus hábitos, do cão e do dono também, assim as duas partes, humana e canina saem ganhando.

 

 

filhote-de-cachorro-e-menina-bonita-na-grama-thumb2631912

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!