Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO

 

Esse artigo foi sugerido por minha prima Raissa. Branca, sua Cocker Spaniel, apresenta Ansiedade de Separação. Como é um problema encontrando com grande frequência no mundo canino moderno, elaborei esse artigo para orientar os donos. 

558192_223428811112992_918972508_n

 

 

É uma síndrome muito comum, se manifesta quando o cão não suporta ficar sozinho. Ocorre no momento de extrema ansiedade a liberação de vários neurotransmissores responsáveis pela agitação, como a adrenalina, por exemplo. O cão sente medo, acredita que foi abandonado, que não verá mais seu dono e sofre muito por conta disso. O cão apresenta também distúrbios comportamentais como destruir objetos, coçar freneticamente uma parte do corpo se ferindo, latindo e uivando em excesso, ou apatia, falta de apetite e prostração. Pode ocorrer em casos mais graves manifestações corporais desde taquicardia, aumento da frequência respiratória, hipersalivação e tremores.

 

 

Classifico basicamente em 3 classes a ansiedade de separação

1- A ansiedade de separação por medo: o cão sente medo de ficar sozinho, fica escondido e tende a destruir coisas próximas de onde ele se esconde, por exemplo, sua caminha, o forro do sofá ou pé da cama, por exemplo.

2- Ansiedade de separação por tédio: é o cão que não tem atividade de lazer e fica muito tempo sozinho procurando algo para se distrair, esse tende a destruir objetos que movimentam, são objetos aleatórios e em qualquer parte da casa.caes

3- Ansiedade de separação por apego excessivo: é o cão que depende emocionalmente do seu dono, que o segue pela casa toda, que exige carinho e atenção o tempo todo, esse cão quando deixado sozinho tende a ficar apático, ou destruir objetos específicos do dono, como os sapatos do dono.

 

 

 

Para cada idade do cachorro o tratamento será diferente. Filhotes, cães jovens e idosos terão protocolos distintos.

A ansiedade de separação é trabalhada juntamente com a personalidade do cão, ou seja, o treino é único e individual para cada cachorro, portanto não deve ser feito por alguém sem experiência, deve ser minuciosamente avaliado pelo profissional em reabilitação canina.

 

cãozinho

 

Porém existem algumas dicas universais para você iniciar o tratamento do seu cãozinho.

1- Procure não fazer carinho no cão todas as vezes que ele pedir. Vá diminuindo aos poucos, com isso o cão não ficará dependente dos seus carinhos quando ele exigir.

2- Procure fazer carinho no cão quando ele estiver deitado, calmo ou quando estiver comendo. O que ocorre nesses casos é que quando o cão ansioso está exigindo carinho e você o obedece, você simplesmente está recompensando essa ansiedade do cãozinho, ou seja, acabou de ensina-lo que ser ansioso é algo positivo e recompensador.  Agora você irá trocar o momento do carinho, recompensando somente os momentos calmos do cão com afagos. Com isso ele aprende que ficando calmo vai ganhar atenção e o toque tão desejado. Ou seja, essa dependência tende a diminuir.

3- Todas as vezes que você for sair de casa, simplesmente saia, não faça rituais de despedida, falando que vai voltar, dando tchau, isso piora a ansiedade do cão, pois ele já sabe que vai ficar só e o fato de falar com o cãozinho você só fortalece a ansiedade dele. Então despeça das pessoas da casa antes, espere alguns minutos e saia. Se quiser pode fazer carinho no cachorro vários minutos antes de sair, quando ele ainda não percebeu que ficará sozinho. Quando voltar para casa faça a mesma coisa, espere o seu cão se acalmar para dar atenção. Com isso você ignorou o momento de ansiedade e recompensou o momento de calma. Esse treino é mais difícil para o humano do que para o cão, mas pense que você está ajudando seu melhor amigo.

4- Disponibilize um tempo para seu cão. Faça caminhadas diárias com ele, brinque, ajude seu cão da forma correta. Lembre-se que um cachorro precisa sair, passear, correr, proporcione isso a ele. Deixei essa dica por último para deixar registrado a sua importância. Pode fazer as 3 primeiras dicas, mas sem dúvida essa última é 50% do trabalho de reabilitação do seu cão. 

 

Nos cães o sistema cognitivo é um pouco diferente. Muitas pessoas tratam os cães como criança, é nesse tratamento que está o problema.

Vá mudando gradativamente seu comportamento, não mude drasticamente, o cão não deve sofrer com esse treino, pois a ansiedade irá aumentar muito se for feito de forma errada.

Essas dicas são muito eficazes, porém é uma das reabilitações mais complexas. Portanto se seu cão sofre de ansiedade de separação contate um profissional experiente.

 

Grande abraço

Marina Rodrigues – Profissional em adestramento e comportamento canino

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!