Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em cães

 
 
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais  manias e "rituais" que são incontroláveis. (Wikipédia)
 
          O TOC ocorre pelo decréscimo do neurotransmissor chamado de serotonina, hormônio responsável pelo bem estar do indivíduo. Da mesma forma que em humanos nos cães ocorre essa baixa hormonal considerável o que leva ao transtorno compulsivo ou ao agravamento dele. TOC se manifesta sob a forma de alterações comportamentais.
          Recebendo a mesma denominação anteriormente citada.
         O ambiente em que o cão vive e sua relação com o dono pode afetá-los profundamente, desenvolvendo distúrbios de comportamento permanentes. Os comportamentos compulsivos são muito difíceis de serem tratados, uma vez estabelecidos. Porém com um bom profissional orientando e trabalhando a psicologia comportamental do cão esse problema tente a diminuir e muito.
          Os cães estressados podem ficar repetindo o mesmo comportamento várias horas por dia, sem parar, mesmo que a causa original do estresse não esteja mais presente. Pode chegar até ao que chamamos desordem compulsiva, conhecida em humanos como TOC, ou Transtorno Obsessivo Compulsivo, onde o cão realiza o comportamento enquanto estiver acordado, só parando ao adormecer. Alguns lambem uma parte do corpo, outros andam em círculos, ou latem no mesmo tom e volume sem parar.
          A maioria dos casos de cães com Transtorno Obsessivo Compulsivo apresentavam os mesmos históricos ocasionadores de estresse acentuado. Infelizmente, pode acontecer que a raiz do problema esteja na condição de vida imposta pelo dono. Todos esses itens a seguir são apenas alguns dos motivos que proporcionam ao cão a tendência de se entediar e desenvolver hábitos destrutivos.
1- A vida do cão não pode ser um eterno competir com outros cães, pessoas, crianças, seja por comida ou atenção dono.
2- Cães contidos na corrente por longos períodos, longe do convívio com as pessoas não se socializam.
3- Cães que não tem diversão, que ficam muito tempo sozinhos.
4- Cães que saem pouco na rua e ao saírem para passear são impedidos de realizarem atividades típicas e necessárias dos cães, como cheirar outro cão. Podendo gerar um desequilíbrio enorme no animal.
5- Cães que vivem somente com seres humanos afastados de seus semelhantes estão mais aptos a desenvolverem problemas comportamentais.
6- Cães são sensíveis a relacionamentos instáveis, mudanças no grupo social e em alterações em sua própria posição social.
7- Cães que vivem em constante confinamento e sem qualquer estímulo. O espaço onde o cão vive deve oferecer conforto, segurança, higiene.
         
          O importante é identificar se o animal está manifestando algum comportamento compatível com estresse e tentar eliminar a fonte do problema. Desviar sua atenção com uma brincadeira bem interativa é uma boa opção, mas existem casos onde o cão precisa de passar por uma reabilitação comportamental.
          Para garantir a qualidade de vida do animal o ideal é proporcionar exercício físico e mental, colocar a disposição brinquedos e praticar atividades de interação entre dono e cão e cão e outro cão. A maneira correta para os donos prevenirem o estresse é criar uma rotina saudável para o animal. Cães que gastam energia são mais equilibrados.
          É necessário descobrir aptidões natas do seu animal, para ajudá-lo com mais efetividade. Cães que gostam de farejar, outros de corre, outros adoram uma caminhada, outros de nadar, enfim, atividades lúdicas e prazerosas.
          Você já se perguntou se seu cão é feliz??? Temos o privilegio de usufruir da melhor companhia que existe, a de um cachorro, porém não podemos esquecer de suprir as necessidades dele como animal. Feito isso tanto o dono como o cão estarão em plena sintonia.
 
“Os animais podem nos ensinar muito sobre os seus verdadeiros sentimentos basta apenas ter sensibilidade para deciframos suas atitudes.”
 
- Alguns vídeos que ilustram o TOC em cães -
























83 comentários:

  1. tristes demais esses vídeos,eu tenho um salsichinha que descobriu a sombra e em duas semanas desenvolveu o toc ,fica horas procurando a sombra e se não aparece ele procura até faze-la,dispensando qualquer outro tipo brincadeira .

    ResponderExcluir
  2. É triste mesmo!!! Vc poderia iniciar uma reabilitação comportamental com o seu cão...bastante exercício, treino, adestramento e principalmente saber corrigir o cão para que ele não relacione sua bronca com atenção a ele.

    ResponderExcluir
  3. Meu cachorro está igual no primeiro vídeo, se morde todo.Comecei um tratamento com indicação de um veterinário, ainda não deu efeito. A gente tenta distraí-lo, mas daí parece que alguém puxa ele daí começa tudo de novo. Espero que dê logo resultados porque é muito triste ver o bicho nesse sofrimento.

    ResponderExcluir
  4. Seria bom vc descobrir se existe alguma situação que intensifica esse comportamento do cão. Outra coisa interessante é manter o cão sempre com o colar elizabetano para ele não conseguir se morder e muito exercício físico, caminhadas diárias. Mande notícias.

    ResponderExcluir
  5. Tenho dois Bull Terries, um deles a dois dias (concidentemente depois que tomou remédio para vermes), iniciou a impulso de correr atrás do rabo. Sei que o BT tem tendência ao TOC, mas os meus cães têm uma área enorme só para eles, atividade diariamente entre 30 e 45 minutos de passeio e execicios. Estou preocupado. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos! Bom, existem alguns vermes que se localizam próximos ao ânus do cão e pode estar incomodando o animal. Veja com o veterinário sobre a possibilidade de repetir essa dose do vermífugo, ou modificar a dosagem para alcançar uma eficácia melhor. Com relação ao comportamento do seu cão vc deve, mesmo tendo uma área grande fazer atividades fora de casa, como caminhadas, para o cão se distrair e ficar relaxado após esse treino (me parece que já faz isso correto?). Faça treinos de faro com ele, escondendo petiscos, isso é bom e deixa o cão muito focado, vc saber como fazer?. Procure não dar atenção a ele quando ele corre atras do rabo, mas o impeça que ele faça isso (dê uma bronca seca, diga somente NÃO, ande na direção dele e assim que ele parar redirecione a atenção do cão para alguma brincadeira que ele goste muito). Outra opção seira deixá-lo com o colar elisabetano por alguns dias para evitar que piore. Mas se vc observar que o comportamento do seu cão está agravando posso ver se consigo um adestrador na sua região para te ajudar.

      Excluir
  6. Olá Marina, obrigado pelo retorno. Sim, caminho como os meus dois BTs todos os dias no periodo da noite. Realmente o comportamento dele tem mudado muito, anda mais inseguro, inquieto. Estranho mesmo. A dose será repetida 15 dias depois da primeira, ainda falta um pouco. Os cães sao possessivos com os brinquedos, e já tentei no passado "brincadeiras" de faro e deu briga. Não podemos esquecer que são BT's. :) Gostei da ideia do colar, vou tentar e te aviso. Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos! Sim são BT`s, mas antes disso são cães. Portanto se vc está notando que o comportamento está mudando, para inseguro e inquieto alguma coisa está errada nesse manejo ou o temperamento dele está aflorando. Sugiro, se vc puder e quiser um auxílio de um adestrador comportamental para te ajudar. Podendo desenvolver tarefas com seu grupo de cães. Não tem que haver brigas num exercício de faro, portanto creio eu que a deficiência está em se estabelecer uma liderança sólida, já que a matilha está desequilibrada. Ele pode estar desenvolvendo esse hábito por ansiedade e até mesmo agressividade transferida, portanto mais uma vez a importância de um profissional para te acompanhar. Se for de seu agrado vejo pra vc se conheço algum na sua região! Abraço!

      Excluir
    2. Olá Marina,

      Levei meu cao a um veterinário especialista em comportamento, e foi necessário iniciar um tratamento medicamentoso. Infelizmente. Vamos aguardar o tempo médio de 2 semanas, para o remédio fazer efeito. Tomara! Obrigado e te aviso mais para frente os resultados.

      Excluir
    3. Ah que ótimo!!! Infelizmente não, pense que vc tem a possibilidade de tratar o seu cão e isso é ótimo!!! Logo ele reage e ficará bem!!! Aguardo notícias ok Carlos?! Abraço!!!

      Excluir
  7. Tenho uma fêmea adulta, cão, que come o pelo das mãos(patinhas) isso pode ser o transtorno compulsivo tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende...pode ser que sim e que não. Com que frequência ela faz isso? Tem algum motivo para ela ficar coçando? Ela já foi avaliada por um veterinário para saber de uma possível alergia? Abraço!

      Excluir
  8. Olá Marina.Estou tendo um problema com a minha dauschund de 2 anos. Sempre achamos que ela adorava gatos pois nos passeios, quando vê um, começa logo a chorar pedindo para brincar. Na semana passada trouxe um gato de 5 meses para casa e ainda não consegui deixar a minha cachorra chegar perto do gato pois ela é muuuito bruta e vai acabar assustando o gato, que vai correr dela e aí já viu! Desde que eu trouxe o gato, a minha cachorra mal come, parou de beber água e não sai da porta do quarto onde o gato está. Moramos em apto, mas saímos com a cachorra 2 vezes por dia para passeios de 30 minutos. Ela é bem atlética e se dá muito bem com todos os cães que conhece, mas tem uma fascinação pelo gato e quer brincar com ele como se fosse um cão, o que é impossível! Por favor, me oriente como proceder pois quero muito ficar com o gato, estou muito triste de pensar que se não resolver essa situação terei que doá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Menina Bowie, nossa esse caso fica difícil te orientar unicamente pela internet seria interessante um adestrador ir na sua casa para te ajudar. Se vc quiser posso ver se conheço algum para te indicar. Bom, existem muitas técnicas para fazer essa aproximação do cão com o gato. Vc pode deixar o gato numa caixa de transporte e deixar o seu cão cheirar o gato, que estará protegido. O fato do gato correr atiça o instinto de caça do cão o que pode gerar um conflito, por isso a caixa de transporte ajuda muito. Vc pode apresentar o gato para o cão cheirar, desde que vc segure o gato da forma correta e vire o traseiro do gato pro seu cão cheirar, jamais apresente um de frente para o outro. Agora seria interessante a avaliação de um adestrador ao vivo, pois esse "choro", que vc acha que pode ser para brincar as vezes não é, e sim uma forma diferente de querer brigar, ele chora por não conseguir ir até o gato e brigar com ele. Bom, fica difícil te ajudar sem ver os 2 animais. Aguardo seu contato para indicar um profissional. Abraço!

      Excluir
  9. Meu nome é Letícia, tenho dois cães, um vira-lata de 6 anos e um buldogue francês de 2 anos... Ganhamos este buldogue há 1 ano,desde então, acredito que passamos a dar mais atenção à ele pois é mais brincalhão e gosta de ficar perto da família. Algumas vezes isolamos o outro cachorro por ser bravo, chegava algum desconhecido em casa e deixávamos somente o buldogue solto e outro no canil. Nunca deixamos de dar carinho e atenção ao Scooby, mas há cerca de 3 meses ele começou a ter um comportamento estranho. Ele fica o tempo todo lambendo o ânus do buldogue (Sony) e erguendo-o, como se fosse uma fêmea, não o deixa em paz, onde ele vai o outro vai atrás e fica muito irritado e inquieto quando separamo-os. Já tentamos várias coisas para evitar este comportamento, mas parece que toda vez que chegamos perto ele quer lamber o outro para que a gente chame a atenção dele. Tentamos alguns calmantes naturais e o veterinário receitou fluoxetina 5 mg, porém nada adianta. Borrifamos água quando ele tem estas atitudes mas ele quer avançar e só respeita o meu pai. Ele não é castrado e os veterinários dizem que não adianta castrar. Não sei o que fazer, o Sony é muito passivo, nunca reclama e nós ficamos preocupados pois às vezes ele fica com o ânus muito sensível. Nos ajude por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem? Bom, vamos lá...primeiramente seria interessante um profissional estar avaliando o seu cão. Vou te passar algumas dicas, mas de forma superficial, pois só com uma avaliação minuciosa pode-se chegar a um plano de tratamento ideal, ok? Portanto veja a possibilidade em contratar um adestrador para te ajudar pessoalmente. Sempre quando um cão toma alguma atitude ele relaciona essa atitude com a resposta que recebe, se essa resposta for atenção mesmo ruim = bronca ele pode ter a tendência a repeti-la mais vezes, portanto sempre que o ver fazendo isso com o outro cãozinho de forma que exceda a normalidade passe entre os dois esbarrando no cão vira lata de forma que os afaste, mas sem olhar pra ele, sem falar nada...como se fosse algo que "sem querer". Mas é interessante deixar ele ter contato sempre com o outro cão, quanto mais contato menor a necessidade de ficar cheirando o outro. Exercício físico, como caminhadas diárias ajudam muito tb. Além de gastar energia e do cão ficar cansado a caminhada libera hormônios do relaxamento e do prazer. Sobre a castração ela sempre ajuda, mas não posso te afirmar se resolveria o problema...Agora teria que descobrir o motivo que esse cão faz isso...se ele é dominante, se ele está com excesso de hormônio, se o outro cão está, enfim...são detalhes que só uma visita presencial ajudaria. De qualquer forma vc afastando ele, sem que ele perceba ajuda muito, e os exercícios. Vc tb pode com ajuda de um adestrador ensinar o comando NÃO, e todas as vezes que ele fizer isso vc fala NÃO e ele pára imediatamente e vem até vc para ganhar algo bom...ou seja, é uma troca, ele prefere ir até vc...mas tb é necessário um trabalho presencial. Bom, espero ter ajudado. Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas, vou tentar fazer o possível para que ele volte a ser como era antes, já conversei com um adestrador daqui da minha cidade e espero que resolva este problema. É muito triste não saber como ajudar o cão, mas obrigada pelas dicas, espero que ele melhore... Abraços :D

      Excluir
    3. Vai dar tudo certo. Qualquer dúvida estamos a disposição! Abraço!

      Excluir
  10. Ola meu nome é vanessa tenho um misturado maltês com poodle, se chama marcelo e tem 3 anos e meio e nunca cruzou e esta obcecado por travesseiro principalmento pelo da minha irmã. Ele mudou muito o comportamento é arisco e nao deixa ngm chegar pertos destes travesseiros chegando as vezes nem querer comer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem? Vc sabe se tem alguma fêmea no cio? Alguma coisa mudou na rotina do Marcelo? Vc saem para passear com ele com frequência? Nesse caso é ideal vcs conversarem com o veterinário dele a respeito da castração, começarem a passear com ele todos os dias, e pedir para sua irmã trocar o travesseiro e esconder esse. Outra coisa importante é não achar graça isso que ele faz, pode ser que tenha fêmea no cio por perto, mas pode ser também obsessão pelo travesseiro, ou ainda ociosidade, ou seja, energia cumulada e ele encontrou essa forma de gastar energia...por isso é fundamental sair com ele pra passear. Volte para contar se obteve melhoras, Abraço

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marina, tenho um pit bull de 3 anos e desde os 4 meses de idade, aproximadamente, ele tem o costume de lamber e roer paredes, seja de madeira, de concreto, pintada, revestida de azulejo, qualquer forma. Chegou ao ponto dos caninos dele estarem com a dentina do dente a mostra, totalmente desgastado, e o mesmo está ocorrendo com os outros dentes ao lado.
    É um fator totalmente comportamental, já exclui a possibilidade de ser um fator nutricional, pois sou veterinária e meu marido é zootecnista e já fizemos vários testes com suplementos e ração de marcas diferentes.
    Percebemos que ele faz mesmo sem ter ninguém por perto, mas a "vontade" dele em lamber/roer aumenta quando tem algum estímulo como barulho, ou quando brincamos. Já tentamos brigar com ele quando começa, mas não adianta muito pois ele só para quando puxamos com força, como se nada tirasse a atenção dele.
    Vou iniciar um protocolo com medicamentos, mas moro no interior do Pará e não tem adestrador na cidade para fazer o tratamento comportamental. Gostaria de saber se tem possibilidade de tentarmos um tratamento / adestramento a distância. Se puder me mandar um e-mail para conversarmos melhor, ficarei agradecida. Obrigada. amanda_smatos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora para te responder Amanda. Bom, vamos começar do início. Vc disse que desde os 4 meses ele tem esse hábito certo? Filhotes como vc bem sabe necessitam de algo para roer para que a troca dentária seja eficiente e também para que ele possa extravasar o estresse que isso provoca, o que é totalmente normal.O estranho seria permanecer por tanto tempo...Vc disse que ele sente mais vontade de roer quando algo o estimula muito, um barulho alto, ou brincadeiras...A distância ficaria complicado te ajudar com muita eficiência, mas farei o possível. Vou ver tb se consigo alguém, conheço adestradores de todo canto...rsssss...as vezes aparece alguém dessa região. Bom, vc poderia filmar ele fazendo isso para começar??? Veja, Pit bull tem a musculatura do masseter, temporal, de toda a bochecha muito forte e eles necessitam de ter algo para morder. A primeira coisa é tirar o cão de perto dessa parede (é sempre a mesma parede???) e passar nesse local repelente para cachorro, vc encontra em pet shop, se não resolver vc compra algum produto de limpeza com cheiro forte e passe nessa parede para repelir pelo cheiro e gosto ruim caso ele coloque a boca. Otimize o ambiente dele enriquecendo com brinquedos para ele, arrume um pneu de moto para ele morder e correr com o pneu na boca, esse brinquedo é um dos preferidos dessa raça. Observe o limiar de excitação dele, quando vc anima ele muito ele vai roer essa parede...portanto brinque com ele sempre abaixo desse limiar de excitação, compreende?? Não deixe ele chegar no pico da animação. Sempre antes desses exercícios saia para passear com ele...uma caminhada diária e vigorosa para cançar mesmo. elogie sempre quando ele acertar, um cão com a estima elevada e confiante melhora muito...ensine-o comandos de adestramento...estimular o cão mentalmente não sobre espaço para atividades sem fundamento como essa que ele esta tendo. Espero que com essas dicas iniciais possamos ter uma melhora. Grande abraço

      Excluir
  13. Boa tarde Marina!

    Meu nome é Denise e tenho um cão São Bernardo com um ano e meio, que veio para minha casa com 2 meses e foi adotado pela minha cadela Fila que morreu em maio deste ano com 14 anos. Daí os problemas começaram: ele não entra mais em casa pela porta da cozinha e delimitou um área na cozinha em que ele tem pavor, perto da pia da cozinha entre o fogão e a geladeira, ele não pisa de jeito nenhum, e se afasta de ré...é muito estranho, pois ele nunca fez isso, tanto é que ele brincava com a Fila no mesmo ambiente, também trava em um portão que separa a casa do meu filho e a minha, pois ele passa pelo portão, mas depois não consegue voltar, parece que tem uma parede que ele não consegue transpor, mas isso acontece só de vez em quando....aí ele fica latindo muito, até que alguém vá lá e puxe ele na marra, porque ele tem força e é pesado, depois que ele passa pelo portão, aí volta a agir normalmente...é muito estranho!!! Acho que é TOC, e cada vez está aparecendo mais áreas que ele delimita...o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconteceu absolutamente nada c seu cao nesse local? Como foi depois q o fila morreu é importante investigar se n é pra chamar atenção. Eu sugiro q contrate um adestrador pra ajudar.

      Excluir
  14. Olá. Tenho um caniche com 8 anos que, desde há 4 anos para cá, lambe paredes, portas, portões, vidros, etc, sempre que fica sózinho, nem que seja só por dois minutos. Desde há 3 semanas que o comportamento piorou, sendo que chega a molhar o chão e as paredes de tal forma, que faz espuma. Não sei mais o que fazer. Já pensei em colocar um açaime sempre que ele esteja só. O que faço?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse seu caso seria necessário um adestrador presente pra te ajudar. Se tiver interesse me fala sua cidade e estado q vejo se conheço alguém. Abraço

      Excluir
  15. Marina, bom dia. Queria uma orientação. Tenho uma cachorrinha SRD de aproximadamente 5 anos que adotei da rua há 4 anos, grávida e com TVT vaginal. Cuidei dela e de seus bebês bem como de sua doença. Hoje ela é muito saudável fisicamente. O problema é que eu tinha um outro cachorrinho que veio a falecer 1 ano após eu pegar a cachorrinha. Ela sentiu muito, mas se acostumou. Em 2013 resolvi adotar uma gatinha bebê para fazer companhia à ela, e ela adotou a gatinha e hoje, 1 ano depois são super amigas e brincam muito. Em Agosto de 2014 adotei um gato adulto, mas este é muito tranquilo, o próprio Garfield (come/dorme), e é muito apegado ao meu marido e a cachorrinha é meu grude. Moro em um apto de bom tamanho, porém quase não saio com a cachorrinha para passear, apenas aos domingos, e há uns meses ela começou a se mutilar, lambendo as patas até formar ferida. Tento colocar pomada, mas ela lambe imediatamente. Coloquei atadura elástica e durou 10 minutos, aí ela lambeu o dobro. Tenho a impressão que, quando não estou em casa ela não lambe, parece que é nos ver ela começa a lamber, acredito eu, que para chamar a nossa atenção. Não sei mais o que fazer, porque sinto que ela não parece tão feliz como antes. Dou muita atenção à ela, mas sinto que estou falhando em alguma parte, talvez na de passear. Gostaria de saber de você, se, o fato de quase não passear pode estar contribuindo para que ela se mutile, outra coisa, queria uma orientação sobre que tipo de atividades poderia fazer para estimulá-la psquicamente. Obrigada desde já. Claudia e Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, tudo bem? Bom, vc disse que a sua cadelinha sentiu muito com a morte do outro cão...mas será que ela se recuperou mesmo? Como era a interação dela com o outro cão, e com esses gatos? Na época do outro cão sua cadelinha era mais próxima a vc ou do seu marido??? Eles brincavam e gastavam energia??? Bom, inicialmente seria interessante saber os motivos que levam o cao a criar esse hábito que acaba virando um ciclo vicioso, pois a ferida coça o que gera mais lambidas. Seria interessante sim vc sair com ela todos os dias, se possível até mais de uma vez por dia. Ela cansada e relaxada tenderá a diminuir esse hábito, que pode ser por ócio, estresse, chamar atenção...enfim... Todas as vezes que vc a ver fazendo isso, não dê bronca diretamente a ela...faça um barulho, deixe cair algo, esbarre em uma cadeira, para ela levar um susto e parar imediatamente e olhar para isso que chamou sua atenção, ai vc como quem não quer nada a chame para alguma atividade, brincar, caminhar, jogar bolinha...assim ela nao relaciona o fato de estar mordendo com atenção sua...jamais de bronca pois isso so piora...passe pomada cicatrizante e fique de olho para ela nao lamber...vc pode usar colar cervical nesse período para ela não conseguir chegar até o ferimento...peça ao seu marido que ajude nesse momento, dando carinho e atenção a ela sempre quando ela NÃO ESTIVER LAMBENDO...e quando os gatos estiverem por perto tb de mais carinho a cadela, assim ela associa a presença dos gatos com carinho pra ela e atenção. Veja se em uma semana essa mudança melhora um pouco o comportamento dela. Precisando estou a disposição! Abraço

      Excluir
  16. Marina, muito obrigada pela maravilhosa resposta. Nossa, estou fazendo tudo errado - rs - pois a cada lambida na ferida damos bronca nela.
    Bem, respondendo às suas perguntas:
    A Nina e o Schummy (o poodle falecido) se gostavam, mas no sentido de ficarem perto. Eles não brincavam um com o outro, pois meu poodle era mais na dele, e o chefe da matilha e ela aceitava isso.
    Com a gatinha Suzy, a Nina brinca muito, interage muito bem.....quando uma está quieta a outra chama para brincar e vice versa. Já com o gato Thor (o que adotei adulto e há pouco tempo) ela praticamente não dá bola, pois ele mesmo não liga para ela, pelo fato de ser muito pacato e possivelmente idoso).
    Mesmo na época do Schummy, assim como hoje, a Nina é minha tatuagem como diz meu marido, pois enquanto estou em casa ela é grudada a mim. As pessoas dizem que é porque eu salvei a vida dela, sei lá, mas desde o momento que desci do carro numa noite com chuva, no meio da rua, ela deixou eu me aproximar dela e pegá-la n colo. Parece piegas, mas digo que temos uma ligação especial.
    Uma coisa que ela gosta muito de brincar é com aquela caneta de pontinho de luz, sabe? Nossa, ela fica doida, aí tanto ela quanto a gatinha correm que nem doidas atrás do "mosquito vermelho" e isso rende uns 10 minutos de pura folia e gasto de energia. Engraçado que a hora que ela consegue "pegar" o pontinho de luz, apagamos e ela mastiga como se engolisse. É bem divertido e nesse momento vejo que ela está feliz.
    Vou seguir seus conselhos e daqui há uma semana volto a lhe escrever. Mais uma vez muito obrigada, você está nos ajudando muito. Beijocas, Clau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, realmente cães resgatados criam um vínculo maior pelo tutor, isso é comprovado até cientificamente. Parabéns por sua atitude de adoção, dela e dos bichanos. Bom, menos mau então, sobre o comportamento dela me parece olhando muito superficialmente um caso mais de transtorno para chamar sua atenção. Fique de olho para eventuais alergias de pulgas ou produtos que vc possa ter usado nela. Tem uma pomada muito boa, chama CREMA A ela cicatriza bem rápido. Não utilize atadura, pois como é ferida úmida vai piorar...ela tem que ficar aberta para secar. Vou te passar um outro artigo para vc entender sobre esse hábito dos cães em chamarem nossa atenção.

      veja:
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/10/meu-cao-sabe-que-fez-arte.html


      Brinque com essa canetinha que ela gosta sempre. E tente sempre dar carinho e atenção quando ela não estiver lambendo a pata. Vc deve tb enriquecer o ambiente dela com brinquedos. Ofereça sempre uns 3 brinquedos diferentes...tem brinquedos inteligentes que vc encontra em pets ou em sites, onde vc coloca petiscos dentro e o cão se diverte de mais. Depois de 3 dias guarde esses brinquedos e ofereça outros, depois de 3 dias, outros, e observe quais ela mais gostou...deixando mais tempo, os outros brinquedos vc vai fazendo rodízios, guardando por uns dias e trocando pelos que ela estava brincando, é uma forma dela não enjoar.

      Espero ter ajudado.
      Abraço

      Excluir
  17. Marina, meu cachorro da raça Lhasa Apso adquiriu TOC a algum tempo, ele vive correndo atrás do rabo,lambe bastante a pata e late sem objetivo nenhum e em alguns dias durante muito tempo.Ele tem 5 anos de idade. Mas creio que o problema dele seja maior que isso,moramos em um apartamento e antes do problema se agravar sempre passeavamos com ele,acontece que ha uns dois anos ele não nos deixa mais colocar a coleira dele,ele se tornou muito agressivo, agora já podemos fazer carinho e brincar com ele sem que ele tenha um ataque e nos morda, mas a coleira ele ainda não deixa colocar.Ele rosna só de ver ela, não acredito que isso tenha vindo de um passado pois recebemos ele aos 3 meses de idade ,antes tentavamos resolver as coisas na violencia, não entendiamos ele e estamos mudando um pouco a rotina.Sei da infelicidade constante que é a vida dele e eu quero muito mudar isso. Quero passear com ele de novo e quero concertar o animal que eu mesma estraguei.

    Ele sabe que sou a chefe na mantilha, ele sempre mostra a barriga quando chego perto e coloca a ponta da lingua pra fora algumas vezes mostrando respeito, mas quando a questão é a coleira ele nunca me deixa colocar. As vezes ele quebra um pouco as regras como subir em cima da gente ou em cima das camas e quando eu não estou perto as outras pessoas aqui de casa nunca concertam, sinto que estamos educando de maneira errada, e que ele é dessa forma por agressividade transferida e por ansiedade.
    Sei que ele vive em um local não muito apropriado mas que está sempre limpo e tratado, temos um sitio e ele fica solto la,sem coleiras e sempre nos segue e nunca sumiu,a gente sempre levava mais agora sem a guia nao temos o que fazer,antes a gente passeava com ele todos os dias para ele fazer algum exercicio mas agora com esse problema da coleira tem se tornado impossivel, quero o meu cachorro de volta e quero concertar , por favor me ajude. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....existem muitos problmas no seu relato...vc disse que antes tentava resolver tudo na violência e que hoje o cão não deixa por coleria, e que também não deixa vcs fazerem carinho e morde...bom, quando utilizamos de viol^ncia o cão se torna inseguro e essa insegurança leva a agressividade por defesa...quando vamos fazer carinho no cão levantamos a mão e isso o faz relembrar de quando vc utilizava a mão para o reprimir...e para se defender ele morde...infelizmente ele não sabe que vc é o chefe da matilha, o fato de virar de barriga pra cima nesse caso não quer dizer nada a não ser apenas que ele quer evitar conflitos com vc, pois vc se tornou alguém instável pra ele, então ele prefere se mostrar submisso a enfrentar...se ele respeitasse a atitude dele seria diferente...Então vou te passar algumas dicas, mas vc terá que contratar um adestrador urgente para te ajudar ai, ok? Primeiramente não levante sua mão por cima da cabeça dele para acariciar...vá sempre por baixo do focinho dele, deixando ele cheirar e acaricie o queixo e pescoço dele...barriga tb...não utilize de violencia com ele mais, quando ele fizer algo de errado ignore, nao olho, nao fale e nao toque nele, ok? O que vc faz quando ele corre atras do rabo ou lambe a pata? nesse caso vc precisa de ajuda de um adestrador ai na sua casa para te ajudar a fazer uma correçao despersonalizada ou seja, uma correçao que o cáo não relacione com vc...e nao brigue com ele, pois só vai piorar...sobre a coleira pegue um petisco, segure com sua mão e com a outra a ponta da guia, passe a mao com o petisco por dentro de onde o cao vai enfiar a cabeça e va colocando a coleira juntamente com ele cheirando e pegando o petisco...nao feche a coleira...repita isso por um ou dois dias, varias vezes...no segundo ou terceiro dia vc vai fechar a coleira e dar petiscos pra ele...sem puxa-lo, deixe o livre de coleira...depois retire e repita isso varias vezes...no quinto dia saia para passear...Atencao...o adestrador deve trabalhar com metodos positivos ok? Abraço

      Excluir
  18. Estou precisando de ajuda, tenho um cachorro yorkshire de 2 meses faz uma semana q estou com ele e na hora da comida ele briga muito joga a ração para todo lado ele não pode sentir o cheiro da ração q fica muito nervoso, qdo ele chegou em casa sabia q ele tem problema de visão e a mãe rejeitou, não sei o q fazer para ele comer, se alguém puder ajudar, fico agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, bom primeiramente seria interessante seu cao passar pelo veterinario para avaliar esse problema de visão dele. Depois leia esse artigo que fala um pouco sobre alimentação http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/05/caes-exigentes-na-hora-de-comer.html Importante a avaliação de adestrador também para observar como é esse nervoso dele...um cão não fica nervoso do nada...algo acontece pra ele ficar assim, um trauma, uma indisposição com o fato ocorrido, medo, agressividade nunca são do nada...existe uma história por tras disso. ok? qual sua cidade e estado para que eu possa ver adestrador pra vc. Abraço

      Excluir
  19. Eu tenho uma cachorrinha da raça Lhasa Apso, ela tem mania de ficar lambendo o ar. No começo era só as patas depois foi se agravando mais e começou a lamber o ar varias e varias vezes. Já a levei no veterinario e ele me passou um remedio de calmante, e disse para dobrar a quantidade de passeios. Hoje a levo para passear duas vezes por dia, moro com meus pais e irmãos e ela não fica nem um minuto sozinha. Faço de tudo para brincar com ela e mante-la pertinho de mim mas mesmo assim ela continua a ficar lambendo o ar. Quando tento chamar a atenção ela faz mais rapido ainda. Não sei mais o que fazer, realmente não faço mais ideia do que se passa, já ate pensei que fosse para chamar a atenção mas parece que a cada dia que passa ela piora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....foi descartado qualquer problema de pele ou pulgas? Bom, primeiro não chame a atenção dela, ok? Quando ela fizer isso saia de perto dela...e quando ela não estiver fazendo isso vc faz carinho sem atiçá-la muito e diga muito bem *nome dela*. Assim ela entenderá que expor esse comportamento te afasta e ao não realizá-lo recebe recompensa...agora é bom averiguar a presença de pulgas, dermatites, pele seca, ou algo na boca mesmo, tipo tártaros ou qualquer coisa que possa estar irritando ela...os vermífugos estão em dia?

      Excluir
  20. OLá, será que voce pode me ajudar?
    tenho um papillon de quase 3 anos, a um ano e meio desenvolveu uma mania de ficar com a bolinha o tempo todo, ele traz e quer que joguemos, o tempo todo, so para com isso quando vamos dormir, se escondemos a bolinha, ele pega pedras do quintal para jogarmos, nao sabemos o que fazer alguma sugestao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom.... primeiramente precisaria avaliar seu cão muito profundamente e só um adestrador in loco para ajudar de forma segura
      Mas seu cão precisa se exercitar
      Inicialmente esconda as bolinhas e ofereça brinquedos inteligentes pra ele... existem bolas grandes q escondem. Petiscos... jogos de achar petiscos sobre peças de encaixe... tem o Kong q é ótimo... e o mais importante... saia para seu cão passearfarejar... distrair e se cansar... e para finalizar co trate um adestrador... aulas d adestrame tô vão ajudá lo muito a exercitar e sair desse foco d bolinha... brinque com ele com outros tipos de brinquedos. Abraco

      Excluir
  21. Oi. Muito interessante o seu blog. Gostaria da sua opinião a respeito do meu cão. Tenho um pug de 7 meses, ele é muito amado, dócil e meio mimado... ele se da bem com meus outros cães e ele ama pessoas, fica feliz com todo mundo que está disposto a fazer carinho nele. Porém, ele é obcecado por brincar com ursinhos (ele tem várias e brinca com todos, mas tem 2 preferidos), toda hr está trazendo algum pra que a gente segure o urso enquanto ele puxa, ou toque pra ele ir buscar, ou até mesmo fica nos provocando pra correr atras dele pra pegar o urso, mas isso ocorre inúmeras vezes no dia, tipo, as vezes, eu acordo com um urso me encostando e estando ao mesmo tempo na boca do Paçoca. Ele também é obcecado por mim, aonde eu vou, ele vai junto, e, as vezes, é até chato, não me larga nunca... Eu trabalho e estudo em casa, então raramente eu saio e, quando saio de casa, ele vai pra janela e fica espiando pra fora com uma cara de partir o coração... sério, ele é muito sentimental... isso que ele nunca fica sozinho, a minha família é grande e temos mais 3 cachorros, sempre tem alguém com ele e os outros cães brincam com ele, temos um pátio grande pra eles correrem... Mas ele ser obcecado por ursos e sempre estar grudado ainda tudo bem, o problema é que faz +/- um mês que ele tem ficado super assustado e intrigado com sombras e luzes em movimento, tipo, quando ele vê a sombra do ventilador balançar ou quando mexo a cadeira ou quando tem um ponto de luz - ele não suporta lanterna - ele fica fixado nessas coisas, tenta pega-las e é como se não existisse mais nada, ele não late e não desvia o olhar. Eu tento desviar a atenção dele, chamar pra brincar, fazendo carinho e falando com ele, mas nada adianta, é como se ele não me visse, eu tenho que tirar ele do lugar e fechar a porta ou apagar a luz, desligar o ventilador, enfim, eliminar a fonte que o está incomodando. Esses dias um objeto refletiu um ponto de luz num armário, o Paçoca começou a arranhar o móvel na tentativa de pegar a luz. Ele fica todo arrepiado e tenso quando vê esses pontos de luz e sombras, mas eu não sei mais o que fazer. Eu amo ele e fico triste por causa disso. Se puder me ajudar ficarei muito feliz. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...primeiramente desculpa a demora em responder...normalmente não demoro tanto tempo assim...mas estava com.problemas no aplicativo. Bom...sei São pode sim ter um hábito mais intenso para certas atividades...eu sugiro que vc ofereça outros tipos de brinquedos pra ela...conheça um que chama Kong? Ou parecido com esse...é uma bolinha de Borracha oca...que vc preenche com racao...biscoito de cachorro...bifinhos enfim o q vc quiser...e ele vai ficar entretendo com esse objeto...tem vários modelos...existe tb uma que tem uma Borracha no meio e passa por dentro uma corda bem.Grossa que estimula o cão a correr tb...enfim...sobre ele ter essa atitude com pontos de luz fica complicado eu falar algo sem ver o cão...se quiser me passa sua cidade e estado que vejo se localiza algum adestrador. Pois existem muitos métodos de tratamento mas deve ser feito uma avaliação do seu cão para traçar qual a melhor linha a seguir...de qualquer forma quando ele se ver fixado em algo assim gente fazer um teste...sair de perto dele...o chama para outro ambiente e ofereca algo recompensador pra ela...e mais do que nunca sair para gastar energia...sair para caminhar e correr...seu cão esta buscando opções para gastar energia...ajude o nisso fazendo caminhadas. Abraço

      Excluir
    2. Olá...primeiramente desculpa a demora em responder...normalmente não demoro tanto tempo assim...mas estava com.problemas no aplicativo. Bom...sei São pode sim ter um hábito mais intenso para certas atividades...eu sugiro que vc ofereça outros tipos de brinquedos pra ela...conheça um que chama Kong? Ou parecido com esse...é uma bolinha de Borracha oca...que vc preenche com racao...biscoito de cachorro...bifinhos enfim o q vc quiser...e ele vai ficar entretendo com esse objeto...tem vários modelos...existe tb uma que tem uma Borracha no meio e passa por dentro uma corda bem.Grossa que estimula o cão a correr tb...enfim...sobre ele ter essa atitude com pontos de luz fica complicado eu falar algo sem ver o cão...se quiser me passa sua cidade e estado que vejo se localiza algum adestrador. Pois existem muitos métodos de tratamento mas deve ser feito uma avaliação do seu cão para traçar qual a melhor linha a seguir...de qualquer forma quando ele se ver fixado em algo assim gente fazer um teste...sair de perto dele...o chama para outro ambiente e ofereca algo recompensador pra ela...e mais do que nunca sair para gastar energia...sair para caminhar e correr...seu cão esta buscando opções para gastar energia...ajude o nisso fazendo caminhadas. Abraço

      Excluir
    3. ola tenho um pit bull/labrador de uns 4 anos +ou- ele e muito brincalhão mas ele e fixado em bolas prefere a bola do que qualquer outra coisa.quando brinco com ele com a bola nem beber água ele bebe de tao obcecado por bolas queria saber ate que ponto isso e bom ou ruim
      wellington oliveira
      whats 16 981068444
      São Carlos SP

      Excluir
    4. Olá Ketllyn...é mto relativo falar em.obsessão...para se constatar isso é preciso uma avaliação minuciosa do profissional...as vezes seu cão só tem uma euforia exacerbada em.cima da bolinha...mas que nao chega a algo patológico. Vc pode variar os brinquedos..usar bolinhas com aquelas cordinha na Ponta...freesbe ... pneuzinhos...mudar o estilo do brinquedo. Mas veja..seu cao tem labrador na mistura e eles sao apaixonados por objetos que correm...ou seja...bolinhas...então é normal ela gostar. Tente não atiçar ela muito...brinque de forma mais tranquila sem.subir muito a energia dele...outra dica é brincar depois de uma caminhada. Abraço

      Excluir
    5. Olá Ketllyn...é mto relativo falar em.obsessão...para se constatar isso é preciso uma avaliação minuciosa do profissional...as vezes seu cão só tem uma euforia exacerbada em.cima da bolinha...mas que nao chega a algo patológico. Vc pode variar os brinquedos..usar bolinhas com aquelas cordinha na Ponta...freesbe ... pneuzinhos...mudar o estilo do brinquedo. Mas veja..seu cao tem labrador na mistura e eles sao apaixonados por objetos que correm...ou seja...bolinhas...então é normal ela gostar. Tente não atiçar ela muito...brinque de forma mais tranquila sem.subir muito a energia dele...outra dica é brincar depois de uma caminhada. Abraço

      Excluir
  22. Olá tenho uma cachorrinha de aproximadamente 1 ano ela morava em um lugar muito pequeno e ela só vivia amarrada na casa do antigo dono
    Tem mais ou menos uns seis meses que eu pegueiela sosó que passei a vevê la apenas nos finais de semana ela desenvolveu um ato de ficar latindo sombras ela late ate a prprópria sombra sera um transtorno?o que posso fazer para ajuda la pois não tenho condições de pagar um veterinário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...pode ser um transtorno sim...mas para confirmar somente com avaliação de um adestrador. Por todo histórico de vida da cadela que vc disse é bem provável que tenha adquirido um medo extremo, talvez uma fobia, de tudo, inclusive da sombra. Já trabalhei com.cães assim e é preciso muita paciência...amor...Carinho
      ...passeios ajudam muito...mas principalmente alguém que ela possa confiar. Nesse caso vc vai precisar de um adestrador para te ajudar...um adestrador que trabalha com reforço positivo . Veja sobre isso..mesmo que seja somente para ele te orientar. Abraço

      Excluir
    2. Olá...pode ser um transtorno sim...mas para confirmar somente com avaliação de um adestrador. Por todo histórico de vida da cadela que vc disse é bem provável que tenha adquirido um medo extremo, talvez uma fobia, de tudo, inclusive da sombra. Já trabalhei com.cães assim e é preciso muita paciência...amor...Carinho
      ...passeios ajudam muito...mas principalmente alguém que ela possa confiar. Nesse caso vc vai precisar de um adestrador para te ajudar...um adestrador que trabalha com reforço positivo . Veja sobre isso..mesmo que seja somente para ele te orientar. Abraço

      Excluir
  23. Olá meu nome é Mariana Tenho uma srd De 2 anos e já faz semana que ela morde o Ar como se tivesse pegando mosca e as vezes ela grita do nada como se tivesse sentido dor e ela se incomoda com esse toc assim que começa vem correndo pra mim fazer carinho nela estou desesperada muito triste não sei oque fazer existe cura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana. Tudo bem? Bom..nesse caso precisa de uma avaliação profunda e tb de veterinário para descartar problemas físicos. Leve o ao vet e contrate um adestrador para avaliar e poder trabalhar c seu cao. Uma dica para ajudar é não dar atenção quando ela se comportar assim é sair para passear com ela umas 3x ao dia. Mas insisto, leva o ao veterinario. Abraco

      Excluir
    2. Oi Mariana. Tudo bem? Bom..nesse caso precisa de uma avaliação profunda e tb de veterinário para descartar problemas físicos. Leve o ao vet e contrate um adestrador para avaliar e poder trabalhar c seu cao. Uma dica para ajudar é não dar atenção quando ela se comportar assim é sair para passear com ela umas 3x ao dia. Mas insisto, leva o ao veterinario. Abraco

      Excluir
  24. Olá, tudo bem? Então, tenho um cachorro de 4 meses, e desde pequeno ele tem o costume de correr atrás do próprio rabo,mas nada assim problemático. Só que desde a semana passada ele começou a machucar muito o rabo,está obsessivo. E ao mesmo tempo, de tão fixado no próprio rabo ele passou a não obedecer as nossas ordens, e começou a ter habitos estranhos, como entrar dentro de casa e se esconder debaixo da cama. Cheguei a pensar que pudesse ser raiva, fiquei muito triste, mas ai descobri que pode ser TOC. Ele come normalmente, e não baba. Ah, e semana passada um estranho assustou ele, e fez ele ficar apavorado, penso que isso pode ter desencadeado o transtorno. Oque você acha que pode ser? E oque posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga...primeiramente leve a um veterinário para curar os ferimentos e se necessário receitar um leve calmante...em seguida contrate um adestrador que entenda de comportamento canino para te ajudar. O caso é mais serio e pela internet fica complicado pq é preciso uma avaliação detalhada do cão. Qualquer duvida estamos a disposição.

      Excluir
    2. Amiga...primeiramente leve a um veterinário para curar os ferimentos e se necessário receitar um leve calmante...em seguida contrate um adestrador que entenda de comportamento canino para te ajudar. O caso é mais serio e pela internet fica complicado pq é preciso uma avaliação detalhada do cão. Qualquer duvida estamos a disposição.

      Excluir
  25. Olá, Tenho uma cadela de 1 ano, Pastor Alemão, ela era do meu cunhado e ficava na laje da casa, só recebia comida e agua, mal mal alguns carinhos, demorava muito para limpar o local onde ela ficava tbm, e não passeava, me mudei para casa de baixo e ele pediu para deixar a cadela na minha area junto com meu cão, então deixamos, em baixo tinha grade então ela sempre via a rua, e sempre latia muito quando pessoas passavam(imagino eu por não ter tido contato) Mas sempre foi dócil, ela só corria muito atras do rabo... passou 1 mês nossa casa nova ficou pronta e estávamos de mudança, Meu cunhado já não a queria, e insistia muito para que eu a pegasse, tentamos convence-lo a arrumar outra pessoa por que temos um cão macho e quando ela crescesse iria entrar no cio, chegou no ultimo dia, não conseguimos arrumar alguém, e eu chorei muito, acabei trazendo ela conosco, nossa nova casa tem bastante espaço para ela o lote é grande com grama e foi uma felicidade só, tanto ela quanto o macho, isso foi em fevereiro, a exatamente 3 meses, notamos que ela estava perdendo os pelos do rabo, nós víamos que ela tinha mania de persegui-lo mas nunca se machucar, com o tempo foi ferindo e ela ja esta chegando ao inicio proximo ao anus, (esta sem pelo da ponta ate mais da metade) Procurei na internet e li sobre o TOC, e ai então todas as cenas dela correndo em circulo para pegar o rabo veio a minha mente, e me identifiquei, Fui a uma pet shop e perguntei o que poderia fazer para ajuda-la, e me disseram para Usar o colar cervical, e passar o spray cinza no rabo para cicatrizar. Gostaria de saber a sua opinião quanto a causa e saber se tenho razão, Para mim isso vem lá da infancia, quando ela vivia sozinha e não tinha com o que brincar, (exceto tralhas que ficavam guardados la ex: fios, espuma papelao) a unica coisa que ela achou foi o proprio rabo, sem falar no stress, Isso se tornou compulsivo, pois ela não para, mesmo se a chamarmos, ela preferi continuar segurando os ultimos fios do rabo, compramos o colar e apliquei o spray(hoje), ate agora ela não conseguiu retirar, Onde moro tenho que andar um pouco pra chegar onde o onibus passa, e sempre ia com ela, mas infelizmente ela entrou no cio, e até tentei separa-los, mas ele pulou a cerca(ele sempre foi arteiro quando novo, mas melhorou muito(labrador)) Enfim ela teve os babys, e estão saudáveis, mas por conta deles tive que deixar ela em casa, Agora estao com 33 dias, puxarão o pai na cor e na quantidade de pelo a mãe, um dos filhotes dps de 2 semanas, apareceu um calombo na pata dianteira, e em uma pata traseira, esta escamoso, seco e inchado, achamos que era picada de aranha, mas de acordo com algumas fotos que pesquisei parece ser dermatite, li também que era hereditário, mas na calda da mãe não tem essas escamas, acho que é um caso separado, Gostaria de saber de vc, se caminhar com ela a ajudaria a "esquecer" o rabo? e o que posso passar no filhote? Na Pet, me indicaram passar o mesmo spray cinza para ver se tinha resultado, no mais levar o vet, comecei o tratamento de ambos hoje, se puder me responder, agradeço e desculpe pela longaaaaa história, é que eu queria explicar direito :), se bobiar vai ate faltar uma coisa ou outra, Obrigada pela atenção no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia. Tudo bem? Vc está certinha no entendimento do TOC na sua cadela! Estresse+ociosidade+falta de convívio social+depressao+isolamento+falta de amor e carinho+alterações neuronais. É preciso o colar mesmo para poder tratar a ferida. Bom, o mais importante é essa cadela ser bastante exercitada com caminhadas longas para ela cansar mesmo. Lembrando que ela so pode comer depois de 1 hora que ele caminhou ok? Pois como é de grande porte cMinhar e logo em seguida comer nao pode. Pegue garrafa pet encha de biscoitos canino e de pra ela brincar...pegue no açougue osso de fémur de boi...eles te dão pq vai pro lixo...peça para cortarem no meio e vc ferve na sua casa e da pra eles...ela vai amaaaaar...roer ele...ou então compre nopet osso de fêmur defumado. A chave para melhorar é atividade física Pq libera hormônios que ajudam no equilíbrio neurológico e pq cansa o animal tb...os brinquedos para distrair ela tb...quando ela estiver mordendo o rabo tente chamar a atenção dele pra algo bom...uma brincadeira um petisco...caminhada...mas não de bronca relacionada a ela estar mordendo pq pode piorar...caso ela não atenda vc aí como que sem.querer esbarra nela pra ela "assustar" e ver o que está acontecendo. Quando ao filhote só o veterinário pode ajudar pq tem que ver como está essa ferida nele...leve no vet o quanto antes. Abraço

      Excluir
    2. Olá Letícia. Tudo bem? Vc está certinha no entendimento do TOC na sua cadela! Estresse+ociosidade+falta de convívio social+depressao+isolamento+falta de amor e carinho+alterações neuronais. É preciso o colar mesmo para poder tratar a ferida. Bom, o mais importante é essa cadela ser bastante exercitada com caminhadas longas para ela cansar mesmo. Lembrando que ela so pode comer depois de 1 hora que ele caminhou ok? Pois como é de grande porte cMinhar e logo em seguida comer nao pode. Pegue garrafa pet encha de biscoitos canino e de pra ela brincar...pegue no açougue osso de fémur de boi...eles te dão pq vai pro lixo...peça para cortarem no meio e vc ferve na sua casa e da pra eles...ela vai amaaaaar...roer ele...ou então compre nopet osso de fêmur defumado. A chave para melhorar é atividade física Pq libera hormônios que ajudam no equilíbrio neurológico e pq cansa o animal tb...os brinquedos para distrair ela tb...quando ela estiver mordendo o rabo tente chamar a atenção dele pra algo bom...uma brincadeira um petisco...caminhada...mas não de bronca relacionada a ela estar mordendo pq pode piorar...caso ela não atenda vc aí como que sem.querer esbarra nela pra ela "assustar" e ver o que está acontecendo. Quando ao filhote só o veterinário pode ajudar pq tem que ver como está essa ferida nele...leve no vet o quanto antes. Abraço

      Excluir
  26. Olá, obrigado por me responder :), passeei com ela ontem pra começar a rotina com ela de exercício, no começo ela foi até bem, fomos caminhando, depois tentei uma corrida de leve com ela, mas ela ficou muito cansada, até parou de andar, tive que insistir na volta e voltar devagar, ela está muito debilitada, emagreceu demais por conta dos filhotes, e já era bem magra, queremos engordar ela, parece tão miuda perto do outro cachorro rs, mudei o passeio dela para tardinha, só na rua de casa, até ela se recuperar, já está tirando os filhotes, as vezes ela deixa mas na maioria das vezes ela rosna, O colar ela agora esta aceitando bem, no primeiro dia foi dificil pra colocar, mas agora até deixa colocarmos, Como disse no outro comentario, No petshop disseram pra jogar o spray cinza no filhote tbm, e deu certo, ja esta quase tudo solto, parece ter valido a pena, vamos continuar acompanhando, ainda falta alguns dias para doa-los, escolhemos a dedo seus novos donos, só pessoas conhecidas e que amam cachorros, Obrigada novamente :) Meu sobrenome tbm é Rodrigues :) rs! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo. Tente dar ração d filhote pra ela! Abraço

      Excluir
    2. Que bom que deu certo. Tente dar ração d filhote pra ela! Abraço

      Excluir
    3. Que bom que deu certo...de ração de filhote p ela...coincidência ser rodrigues

      Excluir
  27. Olá tudo bem! Tenho uma poodle toy de 2 anos e meio e há um ano e meio venho tentando decifrar o que ela tem....já levei em quase todos os veterinários da minha cidade e uns falam que é convulsão...tratei por vários meses com gardenal, porém não resolveu. Outros falam que é um problema na cervical, receitaram gabapentina. Outros simplesmente não falam nada, pois dizem não ter conhecimento sobre tal comportamento. Já não sei o que fazer, fico em dúvida se ela tem dor...Lendo este post, acho que até poderia ser ansiedade, pois ela fica o dia todo sozinha e as crises acontecem sempre de madrugada, não sei se ela tem as crises durante o dia. Se puder me passar um e-mail para enviar o vídeo para análise, ficarei muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...tudo bem Cristiane? Pode me mandar o vídeo no adestradoradecaes@yahoo.com.BR . Algumas perguntas...desde quando ela apresenta esse comportamento? Vcs saem pra passear com ela? Por ela ficar sozinha ela tem atividades em casa para distrair? As crises tem algum antecedente....ou seja...existe algo que antecede as crises? Qual sua cidade e estado? Talvez conheço alguém para te ajudar.

      Excluir
    2. Olá...tudo bem Cristiane? Pode me mandar o vídeo no adestradoradecaes@yahoo.com.BR . Algumas perguntas...desde quando ela apresenta esse comportamento? Vcs saem pra passear com ela? Por ela ficar sozinha ela tem atividades em casa para distrair? As crises tem algum antecedente....ou seja...existe algo que antecede as crises? Qual sua cidade e estado? Talvez conheço alguém para te ajudar.

      Excluir
  28. Amigos, tudo bem? Esse blog, muito legal. Goste, muito!
    Bom, tenho um cachorro de sete anos de idade. Criado com muito amor, carinho, atenção, brinquedos, um espaço grande e muito conforto. Ele é super inteligente, amigo, e gosta de todos da família. Agora, recentemente, ele tem demonstrada agressividade. Ele esta feliz, brincando, lambendo e de repente: ataca com mordisa quem esta próximo. Isso, vem acontecendo com alguma frequência.Por favor, alguém poderia me ajudar, com dicas do que fazer? Toda a família ama de montão, mas aos poucos as pessoas estão com medo de chegar próximos a ele. Ha! Ele é da raça Jack Russel. Conto com a ajuda de todos.Obrigado amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pontes! BOM...fica impossível te ajudar de longe, o ideal seria um Adestrador avaliar seu cão e aí sim te ajudar. Além s uma passagem pelo veterinário para descartar qualquer problema de saúde que possa estar levando essa agressividade repentina
      Exemplo dor. Obrigada pela participação...mas no caso do seu cao é indiapensavel o adestrador
      Abraço

      Excluir
  29. Olá, td bem ? Preciso de ajuda. Tenho 2 pinscher, um de 2 anos e 8 meses e o outro de 7 meses. Há alguns dias o mais velho não para de lamber o ânus do mais novo, corre atrás, está compulsivo e quando intervirmos está extremamente agressivo, chegou a morder minha mãe. Não sei o que fazer, esse comportamento está deixando o mais novo irritado.O mais velho nem come mais pra ficar atrás do mais novo. Será que se castrar os dois esse comportamento do mais velho melhora? Fico no aguardo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com as fezes o meia velho faz algo? Seria interessante uma avaliação mais minuciosa. Veja um adestrador na sua cidade para lhe passar a melhor forma de correção. N é dando bronca q vai resolver. É sim descobrir o motivo q ele está agindo assim.veja com o veterinário se o mais novo pode tomar um remédio copropet que deixa as fezes com gosto ruim... Abraço

      Excluir
  30. Tenho um fila brasileiro de 1 ano e 3 meses. Faz uns 2 meses que ele começou a mutilar o rabo tendo que cortar o mesmo devido a gravidade. Porém ao cortar o rabo ele começou a morder as patas traseiras...fica o dia inteiro tentando morder e as vezes consegue...mesmo de cone da vergonha e acaba machucando. Já dei remédio neurológico...fiz tratamento de dermatite e nada adianta. Alguém que já passou por isso pode me contar a experiência de como resolveram..por favor. To sem mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  31. O la Guilherme. Primeiramente seu cão precisa de avaliação médica e também de um adestrador para te ajudar ao vivo na sua casa. Até a forma de corrigir o cão que sofre de TOC é diferente...se não acaba piorando a situação. Bom, o que posso te dizer é o seguinte. Passeie com seu cão todos os dias se puder mais de 1x por dia...passeios longos de forma que ele fique bastante cansado...deixe o cheirar gramados e se divertir no passeio nesse momento elogie o cão. Tudo o que ele fizer de bacana deve ser elogiado. Cães com TOC tem a estima baixa e são sempre punidos...por isso de mais ênfase nos elogios. Espere 1hora após o passeio e alimente se cão. Compre pra ele brinquedos que vc pode rechear de petisco...kong e PET ball... outra coisa que ele vai amar e ficar bem distraído é vc pegar no açougue metade de um fêmur de boi...ele te dão pq jogam fora...vc pode congelar e depois dar uma leve ferventada para não oferecer cru. Com certeza vai gostar. TOC é causa do ou agravado por ociosidade. Abraço e qualquer dúvida estamos a disposição.

    ResponderExcluir
  32. O la Guilherme. Primeiramente seu cão precisa de avaliação médica e também de um adestrador para te ajudar ao vivo na sua casa. Até a forma de corrigir o cão que sofre de TOC é diferente...se não acaba piorando a situação. Bom, o que posso te dizer é o seguinte. Passeie com seu cão todos os dias se puder mais de 1x por dia...passeios longos de forma que ele fique bastante cansado...deixe o cheirar gramados e se divertir no passeio nesse momento elogie o cão. Tudo o que ele fizer de bacana deve ser elogiado. Cães com TOC tem a estima baixa e são sempre punidos...por isso de mais ênfase nos elogios. Espere 1hora após o passeio e alimente se cão. Compre pra ele brinquedos que vc pode rechear de petisco...kong e PET ball... outra coisa que ele vai amar e ficar bem distraído é vc pegar no açougue metade de um fêmur de boi...ele te dão pq jogam fora...vc pode congelar e depois dar uma leve ferventada para não oferecer cru. Com certeza vai gostar. TOC é causa do ou agravado por ociosidade. Abraço e qualquer dúvida estamos a disposição.

    ResponderExcluir
  33. Minha cachorrinha desenvolveu o TOC apos o primeiro cio,ela persegue as sombras,e ela leva uma vida super saudável com outros cães.nao sei oque fazer mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia. Tudo bem? Olha....vc precisa de contratar um adestrador para te ajudar...so assim vc vai conseguir ajudar sua cadela. Abraço

      Excluir
  34. Tenho uma cadela Pit Bull, ela completou 5 meses e não para de perseguir o próprio rabo, antes era só quando algum cachorro latia, agora ela está absolutamente o dia todo e piora se tiver alguma agitação na casa, não sei o que fazer com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nesse caso é procurar um adestrador comportamental o mais rápido possível.

      Excluir
  35. Olá, tenho um cachorro da raça Border Collie e infelizmente ele desenvolveu o TOC, porém não do mesmo nível citados no vídeo, ele tem a mania de fik lambendo algumas partes do chão onde tem madeira, é isso acontece quando ele fik incomodado com alguma coisa, porém não é algo repetido várias vezes, mas isso começo a acontecer a partir do momento em que eu e minha esposa passamos a ficar menos tempo em casa, devido ao meu trabalho, e aos estudos dela, e como foi difícil reconhecer que nosso patudo está com TOC, passei a pesquisar, e o seu artigo me ajudou muito a entender melhor isso, comecei a mudar toda a rotina, acordando mais cedo para caminhar e correr um pouco com ele, retomei o adestramento básico com ele, espero conseguir dar a ele uma condição de vida melhor sem o uso de medicamentos. Acho que o mais difícil é reconhecer que seu animal está com esse problema. E é como falei ele não apresenta esse comportamento o tempo todo, mas é quando ele se encomada com algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Junior, tudo bem?
      fico feliz que vcs estão se adaptando para melhorar a rotina de vida do seu cão. parabéns. seria ótimo se todos os tutores agissem assim. abraço

      Excluir
  36. Olá! Tenho um cadelinha mestiça, de 1 ano e alguns meses. Desde filhote sempre teve muita atenção, amor e carinho. Raramente fica sozinha. Sempre dei brinquedinhos para ela, e ela sempre adorou. Mas de uns tempos pra cá, ela têm ficado obsessiva com um biscoitinho de borracha, quando eu chego ela já corre pra buscar esse biscoito, ela fica com ele o dia inteiro na boca, anda pra lá e pra cá com ele, dorme com ele e quando tiramos ela fica procurando ele pela casa. Tenho achado ela mais estressada ultimamente e ela chegou a emagrecer, não ta querendo comer direito. Estou preocupada, o que devo fazer? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...tudo bem?
      primeiro jogue o brinquedinho fora, ou guarde em algum local que ela não ache. depois proporcione atividades pra ela fazer no dia...passeios externos e procure um profissional para acompanha-la. abraço.

      Excluir
  37. Oi, tenho uma buldogue francês de nove anos, a companheira dela uma beagle de 13 anos morreu a duas semanas, e a buldogue não consegue ficar sozinha, quando saímos ela se machuca, derrubas as coisas, aranha a porta para poder entra, fica uivando, não sabemos que fazer, poderia dar umas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daniel...sua Buldogue precisa de atividades para enriquecer o dia dia dela e também de um acompanhamento do profissional em comportamento canino para tb te orientar e quem sabe até sobre uma possível adoção de um companheiro pra ela. Abraço

      Excluir
  38. Oi, meu nome é Afranio Fonseca; Meu cachorro é um Rottweiler de 1 ano e 2 meses, que acredito eu depois de ter lido está postagem, está com TOC. Começamos a brincar com ele de jogar pauzinhos e pedras como todo mundo faz com seus cães, mas isso pra ele virou uma coisa tão dentia, que ele não enxerga mais nada na frente a não ser pedra. Come pedra, tudo que ele ve na nossa mão, acha que é uma pedra, quer pular o tempo todo em cima da gente achando que a gente está com uma pedra na mão, não deixa nem a gente andar direito, as outras pessoas também não conseguem andar, os pedreiros não conseguem trabalhar, pois ele pula em cima de todo mundo, não obedece ninguem, não houve nem aos gritos quando nós donos chamamos, ele fica completamente hipnotizado com tudo, na espectativa de voce jogar uma pedra pra ele. Ele não vive mais uma vida normal, vive em função de pedra. Ele fica no quintal com uma pedra nos pés arrastando ela no chão pra lá e pra cá, como doido. Não sei mais o que faço. Deixo essa história do meu cão para que se outras pessoas estiverem passando por isso, tratem deles, pois a coisa é séria. Não sei a que ponto isso pode chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Afrânio...joia? Então seria interessante vc buscar ajuda de um especialista em comportamento canino pra te ajudar com seu cão...uma dica que te dou, além de procurar ajuda, seria dar muitos brinquedos para seu cão...coco verde...osso de boi...brinquedos recheados...e retirar todas as pedras do local.

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!