Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MEU CÃO SABE QUE FEZ ARTE!

 

 

             

                      A antropomorfização é o fenômeno que nos leva a caracterizar sentimentos humanos nos comportamento dos nossos cães.

             cãozinho 2 Muitas pessoas veem no comportamento dos seus animais uma culpabilidade pelas suas ações erradas. Essa forma de se comunicar com o cão é extremamente prejudicial a ele.

 

Vou dar um exemplo clássico:

Normalmente as pessoas adquirem seus cães dando muita atenção nos primeiros dias e quando a rotina de trabalho volta ao normal o cão é deixado sozinho. 

Essa mudança deixa o animal confuso podendo ser traumática para ele que não entende porque está só.

Durante esse tempo, o cachorro vai tentar encontrar algo para se distrair, e normalmente investiga o ambiente que o rodeia através da boca e dos dentes, roendo e explorando.

Durante o dia, também terá necessidades fisiológicas e escolherá locais de maior absorção, como o seu tapete mais caro para fazer xixi!!!

Quando o dono finalmente chega a casa, o cachorro corre para recebê-lo, feliz, por reaver sua família. O dono, por sua vez observa o espetáculo medonho que o espera; tapetes com xixi, fezes por todo o lado, móveis roídos, lixo revirado. O dono, imediatamente, começa o escândalo de gritos e castigos ao cachorro e resolve fechá-lo em um cômodo sozinho (isso por que o cão já passou horas sozinho) acreditando que castigou o animal pelos erros cometidos durante sua ausência.

No dia seguinte o mesmo ritual se repete. O cão é deixado só, volta a ter os mesmos comportamentos e o dono volta a enlouquecer quando chega em casa, punindo novamente o cão pelo seu “mau comportamento”.

Ao terceiro dia deste ciclo horrível, quando o dono retorna para casa, a primeira coisa que vê é o cão cabisbaixo. Muitos se escondem debaixo de mesas ou sofás, outros oferecem a barriga ao dono, outros urinam. Estes comportamentos são imediatamente interpretados como culpa pelo dono.

 

Quem nunca falou ou escutou essas expressões:

“Meu cachorro já sabe que fez coisa errada”, “Ele tem que saber, senão porque é que viria com aquele ar de culpa, quando entro em casa?” ou “Meu cão esconde debaixo da mesa depois que faz arte.”.

cao_medo1

Simplesmente o que seu cão está tentando fazer são sinais de apaziguamento, ou seja, o seu cão aprendeu que após você se ausentar por um longo período ao chegar em casa irá castigá-lo.

Os sinais de apaziguamento englobam comportamentos como: urinar, virar a barriga para o ar, lamber os lábios, caminhar com o corpo rente ao chão, virar a cabeça, baixar a cabeça, esconder-se e colocar o rabo entre as pernas, esses são sinais que os cães enviam para comunicar calma e evitar confrontos.

Esses sinais não significam, de modo nenhum, que o cãozinho sabe que fez alguma arte e, aliás, o pobre cão não fez nada de mal, ele apenas se comportou como um cachorro, ele precisou fazer suas necessidades fisiológicas e fez, porque ninguém estava em casa para levá-lo à rua, ou lhe indicar o local adequado. Ele roeu os sapatos novos, porque foram deixados no chão, tem o odor do dono, e o cachorro gosta de roer para passar o tempo ocioso (tal como nós gostamos de ver TV para passar o tempo), por isso é importante brinquedos para ele se distrair.

Se o cão soubesse que está sendo repreendido pelas bagunças que fez, bastaria ser corrigido uma única vez para aprender a não repetir a façanha, de forma a evitar novos castigos no futuro, correto???????????

Tudo o que você faz ao seu cachorro se o castigar quando chegar em casa, por algo que ele fez há algumas horas atrás, é ensiná-lo que você é imprevisível, e que pode puní-lo incondicionalmente, sem motivo aparente. O cão perde a confiança no dono, fica com medo e acuado.

Os cães detestam brigas, poupe o seu companheiro dessas situações, que não são em nada benéficas.

Foque-se em ensinar a seu cão o que ele pode fazer. Lembre-se de que a memória canina é diferente da nossa, o cão precisa ser corrigido ou elogiado assim que realiza uma tarefa, passado esse tempo ele já não relaciona mais o motivo do agrado ou da bronca ao ato cometido.

Quando o cãozinho estiver só, restrinja os locais a que ele tem acesso em casa. Se o cachorro não tiver acesso ao sofá não vai roê-lo, se os sapatos não forem deixados no chão não serão destruídos e separe um local com jornal ou tapete higiênico para que ele faça suas necessidades fisiológicas. 

Retire os tapetes do chão, ou outros tipos de objetos, que possam ser alvos dos dentinhos do seu cachorro. Deixe vários brinquedos recheados de ração para ele se ocupar e poder roer a vontade. Assim que ele aprender o que pode e o que não pode poderá ficar livre em casa na sua ausência.

Prepare tudo para que o seu cachorro tenha excelentes oportunidades de fazer aquilo que você quer.

Acima de tudo, chegue em casa e ofereça um bom tempo de atenção e carinho para seu cão. Ele passou um dia inteiro à sua espera, e o que mais quer é estar contigo e partilhar a alegria de lhe ter como dono.

2 comentários:

  1. Ola, tenho um border colie de 5 meses e nao sei mais o que eu faço todos os dias ele roi a porta da sala . Agor nao tem mais jeito viu ter q trocar a porta pois varou. Ele faz as artes so durante a madrugada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de uma lida nesse artigo amigo
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/03/seu-filhote-morde-muito.html

      E chame um adestrador para te ajudar.
      Abraço

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!