Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cão novo na família….e agora???

As pessoas ficam perdidas quando adquirem um novo cãozinho e já possuem outro em casa. Elaborei um passo a passo bem simples, mas de muita utilidade, para que haja harmonia na matilha. Lembrando que a castração ajuda muito nesse aspecto comportamental nos períodos de cio.

 

 

Passo I

Apresentação:

1- Num primeiro momento se preferir deixá-los separados; ou porque o cão novo é muito filhote, ou porque o mais velho já tem um histórico de agressividade é importante apresentar o cheiro inicialmente – afinal de contas é o mais interessante para os cães. Coloque na caminha do mais velho um paninho com o cheiro do mais novo. Assim o cão vai acostumando com aquele novo cheiro e ao conhecer o novo amigo vai se familiarizar mais rápido.

2- É ideal que a apresentação seja feita em ambiente neutro – na rua – por exemplo. Nesse caso precisa-se de uma outra pessoa para ajudar. Saia para passear com o cão mais velho e em determinado ponto, já combinado, encontre com o cão mais novo. Deixe que se cheirem (jamais coloque um cão para conhecer outro frente a frente, apresente o traseiro do cão mais novo para o mais velho, assim é uma forma de aliviar o estresse inicial) e voltem caminhando juntos para casa.

3- Quem entra primeiro em casa é o cão veterano e logo em seguida o novato.

OBS: Esse primeiro estágio é importantíssimo para ficar fixado na cabecinha deles o sentimento de matilha e agregação de um novo membro.

4- Permita que os cães se cheirem e se conheçam mais intimamente. Se o mais velho rosnar para o mais novo, deixe! Não interfira! É dessa forma que eles se comunicam e que o cão mais antigo mostra sua dominância e seu território. É importantíssimo esse tipo de comportamento. Observe como cada um se comporta e muito importante, mantenha sua energia calma.

OBS.: A maioria das pessoas não permitem que o cão mais velho corrija o mais novo, superprotegendo o recém-chegado, mimando-o e dando a ele mais atenção. Isso é um erro fatal. É preciso deixar eles se entenderem para o bando ficar equilibrado. Quando se tem mais de um cachorro o ideal é fazer esse exercício com o mais dominante primeiro e ir pegando um por um na apresentação até deixar todos juntos. Sem estresse e com muita calma. Se caso sentir muito receio procure um profissional para ajudar nesse primeiro contato.

 

 

Passo II

Exercício da comida:

1- Separe os potes com ração e deixe sobre uma bancada, ou cadeira por exemplo. Segure o pote do cão mais velho espere ele se acalmar e de a ração logo em seguida.

2- Espere o cão iniciar a refeição e faça o mesmo exercício com o mais novo. Deixando uma distancia de um metro e meio a dois metros, pelo menos, entre as vasilhas – no início.

3- Após eles comerem pode retirar as vasilhas.

OBS: Se o mais novo for tentar comer na vasilha do mais velho deixe e observe. Se o veterano corrigir o novato ótimo!!! Se ele não corrigiu você pode pegar o cão mais novo e mostrar que não é correto esse tipo de atitude.

 

 

Passo III

Exercício do passeio:

1- É o mesmo exercício da Apresentação, porém os dois cães saem juntos de casa, passando pela porta o mais velho primeiro e depois o mais novo.

OBS.: Se você já colocou os cães juntos e não teve a oportunidade de fazer a Apresentação deles conforme colocado anteriormente, você pode iniciar nesse passo – Exercício do passeio.

Situação especial:

Caso os cães foram apresentados de forma errada e estão brigando, deve-se fazer primeiramente o exercício do passeio e o da comida após meia hora. Deixe-os interagir por alguns minutos, retirando qualquer objeto que possa simbolizar disputa. Antes que eles briguem, ou que já imagine qualquer tipo de estresse, separe-os, deixando descansar e volte a repetir o exercício do passeio dentro de 2 horas no máximo, deixando-os soltos por mais tempo que no início.

É importante nesse caso que o dono dos cães entenda como funciona uma matilha, sendo importante um cão corrigir o outro e que não deve legitimar somente o novato. Normalmente essas brigas ocorrem por que os donos impediram essas correções.

 

 

Passo IV

Carinho e atenção

1- Sempre priorize os cães que já vivem na casa, para evitar qualquer tipo de disputa. Depois que a matilha já estiver equilibrada a ordem do carinho não importa mais.

2- É quase 100% de chance das pessoas ofertarem mais atenção e carinho ao novato. Fazendo com que o cão mais velho necessite intensificar sua posição de líder podendo ficar mais agressivo em suas atitudes. Por isso é importante deixar o cão líder da casa mais seguro e confiante.

3- Tudo para o cão veterano deve ser primeiro e logo em seguida ao novato.

4- Mostre ao cão mais velho que a presença do novo amigo é agradável, dando mais atenção a ele na companhia do recém-chegado.

5- Aos poucos a igualdade vai prevalecer e essa ordem já não terá mais tanta necessidade de ser seguida a risca. Porém sempre seja justo, tratando igualmente a todos sem superproteger nenhum deles.

 

 

Passo V

Conheça o seu cão

1- Antes de adquirir um novo cão perceba como é o seu amigo. Se é mais agitado, dominante, calmo, idoso, jovem, macho, fêmea, grande, pequeno...enfim...todas as características físicas e psicológicas.

2- Isso ajuda muito, pois é ideal que se escolha, no caso de pessoas que tem pouca experiência com mais de um cachorro, um cão de sexo diferente. É muito raro existir brigas entre cães de sexo oposto.

3- Depois avalie as características psicológicas do novato e veja se irá combinar com o cão que já possui. Se o seu cão é muito agitado opte por um cão mais calmo, se seu cão é mais dominante prefira os submissos, se seu cão é idoso é ideal que apresente a ele um cão mais tranquilo. Enfim...personalidades que irão se complementar.

OBS.: Essas dicas são para pessoas que não tem tanta experiência com cães, para facilitar a convivência entre eles. Caso a pessoa saiba como lidar com 2 cães dominantes, por exemplo, não tem problema algum.

 

 

E por fim, CASTRE seus amiguinhos para fechar com chave de ouro!!!!

 

DSCF0008

6 comentários:

  1. Boa Noite,
    Tenho uma dúvida...
    Possuo um PA macho de 11 anos tranquilo e uma SRD fêmea de 9 anos tb tranquila, ambos não foram castrados...nunca tiveram contato com outros cães.Mas são obedientes e me respeitam muito!!!!
    Vou adotar uma PA fêmea castrada de cerca de 2 anos ao que tudo indica mansa.
    Vou seguir suas dicas a risca rss
    Minha dúvida é se devo separa-los ao ir dormir.
    Moro em chácara e possuo canil.
    Devo prender a recém chegada? Na hora de soltar como devo proceder?
    Ao apresenta-los vou pedir a ajuda do meu pai para as guias, porém moro sozinha, devo deixa-los na guia o tempo todo (deixo só a novata ou todos)? Quando sair devo prender?? Pretendo sair com eles para uma caminhada todos os dias para acostumarem como uma matilha.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari. Isso...faça as aprese rações da forma como eu disse...se a moçada for manda pode deixar ela sokta com o grupo de caes...É até bom que quanto mais ela conviver mais ela vai enturmar...observe como eles vão se comportar...se estiver tudo ok e se vc confiar nos seus cães deixa os dormir juntos se ficar com receio prenda nos primeiros dias...ao retirá la do canil faça sob comando...quando ela estiver calma...jamais libera ela se estiver agitada...uma dica...de uma porcao de racao lra ela e sem que ela veja deixe a porta do canil aberta...assim ela não ficará tão ansiosa...já vai ver a porta aberta. Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Excluir
  2. O meu cão mais velho rosna muito para o filhote, mesmo sem este fazer nada. Parece que a presença só o irrita. Não consigo fazer carinho no mais velho, porque assim que o filhote se aproxima de mim, o mais velho rosna e nem aproveita o carinho. Este é o terceiro dia juntos... Que me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita. Faça conforme eu expliquei no artigo. Mande notícias abraço

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!