Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Torção gástrica: saiba o que é e como prevenir

 

Esse assunto é importante tanto para informar os donos dos cães que estão em aula de adestramento como também o público em geral.

 

 

Figura2 (3)

 

A torção gástrica acomete mais as raças de médio e grande porte. Esses cães possuem a cavidade abdominal maior, permitindo que o estômago fique mais solto facilitando sua torção.

O cão que ingerir grande quantidade de alimento de uma só vez e logo após beber muita água pode favorecer a torção gástrica. A ração incha na presença da água provocando o aumento exagerado do estômago e produção de gazes, dificultando ainda mais a digestão.

Qualquer movimento realizado pelo cão durante o processo digestivo pode fazer com que o estômago, dilatado e pesado, se movimente dentro da cavidade abdominal e torça sobre seu próprio eixo.

Quando ocorre a torção gástrica as vias que serviriam para o animal vomitar também ficam obstruídas dilatando ainda mais o estômago. O sangue que chega a todo aparelho digestivo fica congestionado e o coração junto com outros órgãos entram em falência.

 

 

A torção gástrica pode matar o cão em apenas 3 horas e o índice de óbito é muito alto, em torno de 60% dos cães não sobrevivem. Por esse motivo se você perceber algum desses sintomas procure atendimento veterinário imediatamente!

- Inchaço anormal do abdômen
- Dificuldade para respirar
- Salivação excessiva
- Ânsia de vômito sem que o cão consiga vomitar
- Palidez da mucosa (olhos e boca)
- Inquietação seguida de apatia
- Perda de consciência
- Batimento cardíaco acelerado

 

 

Para evitar que a torção gástrica ocorra com seu cão mude alguns hábitos simples.

- Alimente o cão no mínimo 2 vezes ao dia.

- Coloque a porção recomendada pelo fabricante da ração (veja no verso do pacote a quantidade ideal para o seu cão).

- Não deixe água à disposição do cão logo após que ele se alimentar.

- Jamais saia para caminhar com o seu cão depois que ele comer. Espere de 2 a 3 horas depois da refeição para fazer qualquer tipo de exercício.

Aulas de adestramento devem ocorrer fora dos horários de refeição dos cães justamente para prevenir intercorrências como a torção gástrica.

Alimente o cão no mínimo 2 vezes ao dia ou quantas vezes forem necessárias para que ele coma pequenas porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!