Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

terça-feira, 2 de julho de 2013

CACHORRO MIMADO!!!

 

POSTAGEM

Mimar o cachorro pode ser bom para você, mas não é para ele.

O cachorro é mesmo o melhor amigo do homem, porém algumas pessoas exageram nos mimos. Demonstrar carinho, afeto, amor, é importante e necessário para o relacionamento entre as duas espécies, agora, quando esse carinho extrapola as necessidades caninas e passa a suprir apenas as carências humanas o problema está instalado. O excesso faz mal ao cachorro, assim como faz mal a qualquer um.

Observo no meu dia-dia que a origem de muitos comportamentos “anormais” dos cães refletem a educação que estão recebendo dentro de casa. Os donos não fazem por mal, pelo contrário, a intenção deles é de fazer sempre o melhor para o seu cão, mas acabam pecando pelo excesso. Vejam esse caso que trabalhei:

Atendi um cão da raça Poodle de 2 anos, na época que morava em BH. A queixa do proprietário era que o cão não o obedecia na rua. Vendo por este lado é comum, muitos dos cães não obedecem seus donos na rua, porém quando avaliei o cãozinho percebi uma série de extravagancias vinda de seu tutor.

O cão de 2 anos, nunca tinha saído na rua antes, a não ser dentro do carro, “a rua é suja e o cão pode se contaminar”, afirmava o dono. O cão sequer pisava no chão sem ser com uso de sapatinhos, até mesmo dentro de casa.

O cão possuía milhares de roupas, coleiras, mordomias e mimos, mas não teve o principal que precisa para ser saudável e equilibrado. Não foi socializado, apresentava desvio de comportamento, estava com a saúde frágil e imunidade baixa, por não ter tido contato com o solo expunha dificuldades em se locomover, as almofadas das patas eram extremamente finas e continha muita dermatite entre os dedos.

Foi um trabalho delicado, junto com a veterinária na época, pois até engrossar as almofadas das patas e curar as dermatites levou tempo.

A agressividade do cão e desobediência foram trabalhadas de modo que o dono aprendeu a lidar com o cão de forma eficaz e natural. Passado 5 meses de reabilitação o cão ficou excelente e caminhando na rua perfeitamente. Lembro que o dono do Poodle até se emocionou por descobrir como é bom ter um cão, e não um cão fantasiado de gente.

É apenas um exemplo para ilustrar até onde pode chegar os excessos de mimos, que fique claro, estou debatendo sobre excessos, e não cuidados básicos, como veterinário, banhos, ração de boa qualidade, adestramento e até mesmo roupinha para inverno (esse último para algumas raças)...! Como diferenciar então, “excessos” de “cuidados” ? Muito simples! O excesso limita a vida do cão, não supre suas necessidades natas, afeta seu comportamento e saúde, o excesso satisfaz o dono e não o animal e os cuidados só favorecem o bichinho, promovem uma vida satisfatória e natural, assim como deve ser.

A causa principal das travessuras dos cães é a abordagem equivocada de seus donos, que os criam como se fossem gente. A forma de corrigir um cão e de se fazer entender é completamente diferente se comparado a uma criança. Mas muitos insistem em tratar o cachorro como um bebê. A partir daí o animal torna o centro das atenções, passa a não admitir a hipótese de ser contrariado, ou corrigido. Como resultado, algumas pessoas não conseguem ao menos acariciar mais os seus próprios cães.

Esse tratamento traz como possíveis consequências a ansiedade, o estresse, alterações comportamentais, fragilidade imunológica e alguns distúrbios específicos, podendo evoluir para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Os cães mimados não sabem lidar com frustrações e com perdas, se tornam agressivos, intolerantes e com questões complicadas de serem resolvidas. Mas acreditem, mudando a postura do dono, o cão acompanha e melhora o comportamento na maioria das vezes.

O mais difícil nesse trabalho é mostrar ao ser humano que o cão precisa ser tratado como cão (nessa hora muitos donos já rebateram: “Que absurdo falar que um cão deve ser tratado como um cão”!). Mas, sem trocadilhos, é a pura verdade, um cachorro possui necessidade como cachorro e não como gente. O cão quer se esfregar na grama, quer cheirar o xixi de outro cachorro, cheirar o traseiro de outro cachorro, quer correr, pisar na terra, fuçar algum canto, enfim...quer ser cão. E cá pra nós não tem coisa melhor do que isso!!!

Portanto, deixe seu cãozinho viver como é da natureza dele.

Se você conhece ou tem um cãozinho mimado, calma, não precisa apavorar! Tanto na parte física como psicológica existem métodos específicos para corrigir os maus hábitos, do cão e do dono também, assim as duas partes, humana e canina sempre saem ganhando.

40 comentários:

  1. Tenho uma cadela super mimada , meu marido e sogros tratam na como se fosse uma criança , esta situacao ja me trouxe diversos problemas com meu marido .Nao sei como lidar com esta situacao .Alguem pode ajudar ou dar uma dica em como lidar com esta situação ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom o ideal seria vc conversar com sua família e mostrar o quanto faz mal mimar o cão e tratá-lo como humano. Passe esse artigo para todos!!! Abraço!!!

      Excluir
  2. Olá, meu cachorro(um salsicha) sofre muito quando o deixamos sozinho. Ele fica pendurado na gente quando estamos em casa, como um bebê, mas se saímos, ele roe os móveis, chora muito. Como moro em apartamento, os vizinhos tem se queixado bastante. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Vc já tentou enriquecer o ambiente com vários brinquedos que ele gosta??? Uma dica boa é deixar os brinquedos dele no cesto de roupa suja, assim os brinquedos dele ficarão com o cheiro do dono e quando sair deixe os brinquedos com ele...assim ele irá gostar mais dos brinquedinhos. Outra dica é sair para passear com ele antes de vcs sairem, assim ele ficará mais cansado e relaxado...deixe uma blusa velha e com seu cheiro pra ele, rádio ligado bem baixinho...enfim, tudo isso pode ajudar...depois conte-me qual dica deu certo, ok? Abraço!

      Excluir
  3. Meu cachorro é muito mimado. Ele chora o tempo todo quando é contrariado e chora alto ainda, pra chamar atenção mesmo. Vou dar um exemplo: quando o interfone do prédio toca ele já fica desesperado esperando na frente da porta, se preciso descer para buscar algo, e não o levo comigo ele chora muuuito alto, fica arranhando a porta até eu voltar, ele faz um escândalo. Se puder me passar algumas dicas ficarei imensamente agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi aline, seu cão tem q idade? Vc sai para passear com ele? Vou te passar alguns artigos q podem ajudar. http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/03/latidos-excessivos-como-resolver.html?m=1

      Excluir
    2. http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/algumas-dicas-de-como-ser-um-lider-para.html?m=1

      Excluir
    3. E no próprio artigo dou algumas dicas de como lidar com isso. Ignorar o cão quando ele fizer isso, mas ignore mesmo,não fale mao olhe e não toque nele, saia de perto ou sente se sem dar atenção a ele...ele pode insistir por muitos minutos, mas seja mais persistente do que ele.

      Excluir
  4. Meu cachorro tem 6 meses, é super mimado.não pode nem falar um não pra ele, q ele rosna e late. E quando vamos fazer carinho na cabeça dele, ele morde o tempo todo.mais e mordidas fracas. Devo me preocupar?como solucionar isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cão dominante não admite q toquem sua cabeça, para resolver isso insista e deixe sua mao sobre a cabeça do cão, seja mais insistente do que ele. Pesquise aqui no blog sobre liderança e contrate um adestrador para te ajudar se o problema persistir. Qualquer duvida estou a disposição. Abraço

      Excluir
  5. o meu cachorro podengo tem 3 meses mas esta a pouco mais de uma semana em casa.
    Nos primeiros dias eu mimava-o tanto, porque queria que ele se apegasse a mim e queria protege-lo, mas bastou poucos dias para saber que aquilo lhe fazia mal... eu tenho um alpendre/varanda com um pilar onde ele esta preso, todos os dias de amnha soltava-o para ele brincar, pegava-lhe ao colo etc.. passo uns dias sempre que eu o soltava ele fugia de casa, comecei-o a prender e quando virava as costas o cão para chamar atenção, enrolava a coleira no pilar ou passava por debaixo da varanda de modo a ficar preso, para chamar a minha atenção que queria ser solto.
    Cheguei á conclusão que temos de deixar as mimices, ele tem quase 2 semanas e ja sabe se sentar! proximo passo: ensinar-lhe a devolver objetos pois quero que ele seja um bom cão de caça para o meu pai

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho uma Yorkshire de 6 meses. Todos os dias de 16h as 19h ela late alto, como se quisesse chamar atenção e não nos deixa fazer nada. Saímos com ela na rua quase todos os dias, mas mesmo nesses dias ela fica do mesmo jeito. Nesses momentos ela nao deixa a gente fazer carinho nela, só quer morder e morde forte. Vc tem alguma dica para me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Carol, nesse caso precisa de avaliação de um profissional, me diga sua cidade e estado que te mando o contato de algum colega. O quanto antes melhor. Abraço.

      Excluir
  7. Boa noite tenho uma cadela de 5 meses e acho que ela esta a ficar mimada pois nao me obedece, e esta me smp a ladrar. De que forma me poderia ajudar? Preciso mesmo de ajuda.. Entre em contato cmg por favor souajoanamartins@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Joana. Me fala seu estado e cidade que vejo se conheço algum colega.

      Excluir
  8. Oi marina, boa noite
    Tenho um shitzu de 8 meses e ele está extremamente mimado, não obedece, faz o que quer.
    Todos os dias as 7 da manhã fica latindo no pé da cama querendo subir, já colocamos ele pra fora, brigamos e nada adiantou, ele fica latindo sem parar até nos acordar ou colocar ele na cama. Se vem visita em casa ele fica pulando, mordendo o pé, mão, sapato e não deixa as pessoas em paz, e temos que ficava prendendo ele ou brigando e segurando e qdo prendemos ele late sem parar. Não sei mais oq fazer, ultimamente não estou mais com paciência e grito e bato e me sinto mal por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, tudo bem? Seu cãe está passando por um momento onde ele está testando as pessoas, isso é normal no mundo animal...e deve ser corrigido da forma correta...batendo e gritando só vai mostrar ao seu cao que vc é um dono instável e agitado deixando ele mais agitado ainda, ou com medo, o que é pior...ele deve te respeitar e nãp ter medo. Vou te passar alguns artigos para vc ler e quando possível me diga sua cidade e estado para ver se encontro adestrador na sua região. Abraço.

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/algumas-dicas-de-como-ser-um-lider-para.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/existem-dois-tipos-de-lideranca.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/02/diferenca-de-toque-e-bloqueio.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/03/latidos-excessivos-como-resolver.html

      Excluir
    2. Meu shtizu está do mesmo jeito que o da Camila. Ele tem 5 meses. Não sei mais o que fazer.

      Excluir
    3. Leia esses artigos que passei pra ela lais e se veja se consegue um adestrador na sua cidade. É fundamental. Abraço

      Excluir
    4. Leia esses artigos que passei pra ela lais e se veja se consegue um adestrador na sua cidade. É fundamental. Abraço

      Excluir
  9. Tenho um cão vira-lata de cinco anos, ele é muito mimado, dorme comigo, mas precisei viajar, fiquei quatro dias fora de casa, ele nao comeu durante esses dias e nao saiu de debaixo da cama, tive que encurtar a viajem com medo dele nao resistir, quando cheguei ele saiu de debaixo da cama, mas estava extremamente fraco, agora está se recuperando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve ao veterinario para uma avaliação mais detalhada. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço

      Excluir
    2. leve ao veterinario para uma avaliação mais detalhada. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço

      Excluir
  10. Olá Marina,
    Meu cachorro é um Beagle e está com dois anos. O primeiro ano ele morou comigo e sempre o mimei bastante com muito carinho, mas sempre conversei muito explicando as coisas que ele fazia de errado. Por exemplo necessidades. Sempre briguei mas acho que errei quando voltei e conversei pedindo desculpas. Daí no segundo ano ele se mudou para a casa dos meus pais e passamos a ficar juntos só aos finais de semana. Agora depois de quase um ano morando com eles eu também me mudei e estamos novamente juntos. Faz quase um mês, daí passei a dar muito carinho e mimar novamente como ele já tinha desacostumado. Por fim, ele anda fazendo xixi dentro de casa como nunca fez na casa dos meus pais. Como fazer para corrigir isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana. Bom...primeiramente vou te passaruma fica...não converse ou explique para o seu cão quando ele tiver errado em algo. Diga somente não é mostre c sua fisionomia que não gostou...mas não converse com ele...quando conversamos com o cão mesmo n dom de bronca estamos dando o que eles mais gostam q é atenção...portanto seu cão sabe q é o rei da sua casa e manda a desmanda...por isso muda! Broncas secas...Diga não...faça casa de brava e saia de perto...Deixa para conversar com ele nos momentos de acerto. Sobre o xixi mais o artigo aqui do blog sobre Xixi no local certo...e Leia tb sobre Meu cão sabe q faz arte. No mais procura não mima lo...mas de a ele o que ele mais precisa...saia para passear com ele e quem sabe até aulinhas de adestrento pra vc seria bem bacana. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço.

      Excluir
    2. http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/xixi-e-coco-no-local-correto.html?m=1

      Excluir
    3. http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/xixi-e-coco-no-local-correto.html?m=1

      Excluir
    4. Olá Luciana. Bom...primeiramente vou te passaruma fica...não converse ou explique para o seu cão quando ele tiver errado em algo. Diga somente não é mostre c sua fisionomia que não gostou...mas não converse com ele...quando conversamos com o cão mesmo n dom de bronca estamos dando o que eles mais gostam q é atenção...portanto seu cão sabe q é o rei da sua casa e manda a desmanda...por isso muda! Broncas secas...Diga não...faça casa de brava e saia de perto...Deixa para conversar com ele nos momentos de acerto. Sobre o xixi mais o artigo aqui do blog sobre Xixi no local certo...e Leia tb sobre Meu cão sabe q faz arte. No mais procura não mima lo...mas de a ele o que ele mais precisa...saia para passear com ele e quem sabe até aulinhas de adestrento pra vc seria bem bacana. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço.

      Excluir
  11. Boa noite, acho que mimei demais a minha cachorrinha, toda vez qua não damos a atenção para ela, ela come suas fezes, o que eu faço, me ajuda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..tudo bem Lais. Primeiro Leia:https://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2014/01/coprofagia.html?m=1
      Depois contrate um adestrador. Abraço

      Excluir
    2. Olá..tudo bem Lais. Primeiro Leia:https://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2014/01/coprofagia.html?m=1
      Depois contrate um adestrador. Abraço

      Excluir
  12. Ei Marina!
    Vi que vc tem vários contatos de adestradores. Tenho um Lulu da Pomerania de 3 anos e acabei de comprar uma fêmea Lulu também. Mas o meu macho não larga do pé da femea! Ele fica atras dela o tempo inteeeeiro, lambendo, cheirando, puxando pra brincar. Mas como ele é bem maior, acaba sendo um pouco bruto. Vc tem alguma dica pra diminuir essa ansiedade dele com a nova cachorrinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana...tudo bem? Desculpe a demora...vc quer o contato de um adestrador?
      Bom o ideal seria o profissional ir na sua casa e te ensinar como bloquear isso no cão mais velho. Tem todo um processo correto por trás. Se quiser me passa sua cidade e estado que vejo p vc.

      Excluir
    2. Oi Mariana...tudo bem? Desculpe a demora...vc quer o contato de um adestrador?
      Bom o ideal seria o profissional ir na sua casa e te ensinar como bloquear isso no cão mais velho. Tem todo um processo correto por trás. Se quiser me passa sua cidade e estado que vejo p vc.

      Excluir
  13. Ola Marina! Tenho um Pastor Alemão de três anos, ha pouco mais de um mês minha outra pastora faleceu, com isso ficou triste e chegou a adoecer. Assim que se recuperou compramos outra Pastora, que esta com pouco mais de um mês. O contato dos dois esta impossível, não aceita que ela chegue perto principalmente quando estamos juntos, fica muito agressivo. Alguma dica para que essa introdução seja tranquila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa...
      Vc já leu esse artigo?
      https://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/10/cao-novo-na-familiae-agora.html?m=1

      Excluir
  14. Oie Mariana tenho uma cachorrinha ela é muito mimada eu sempre dou atenção ela brinca com outros cachorros levo ela pra passear e dorme junto na minha cama só q ela so fica atras de mim e se eu saio perto dela e começa a chorar eu fico muito triste e eu tenho 5 cachorros e essa cachorrinha q tenho peguei ela quando era pequena e me peguei tando msmo. Quando ela esta doente eu viro a noite cuidando e levo na veterinária sera q eh falta de amor q tenho e tendo dar muito amor pra ela. Preciso de ajuda oq devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, tudo bem? Bom, nesse caso o amor de mais está prejudicando sua cachorrinha pq ela nao consegue fica sem vc e isso nao é saudável, nem pra ela essa dependência toda. tente ir se afastando aos poucos, ofereça brinquedos que ela goste de distrair quando fica sozinha...e procure sanar as necessidades dela como cão...essa dependência afetiva de vcs duas não é bom pq faz sofrer pelo simples afastamento momentâneo. abraço.

      Excluir
  15. Preciso de ajuda. Toda vez que vou a uma loja e deixo meu cachorro com o marido para passear com o cachorro,o dog simplesmente começa a fazer um escândalo. Late alto quase ouço gritos agoniado de abandono . Faz força pra ir até onde eu estou e encomoda a todo mundo. Ele deixa de ir passear para ficar latindo atrás de mim feito um cão obstinado. Eu dou muito amor, saio 4 vezes por dia com ele. Não sei se estou mimando. No sei porque ele faz isso. Meu Marido diz que ele está viciado em mim kkkkk.

    ResponderExcluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!