Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Quando devo separar um filhote da sua mãe?

 

 

“Eu quero um filhotinho desmamado e novinho!” É normal escutar essa frase.
Levar um filhote para sua casa é uma das etapas mais importantes na educação e socialização do cãozinho. Essa mudança vai ditar muito sobre como será o seu cão no futuro e qualquer erro pode ser crucial.

 

POSTAGEMÉ habitual os filhotes serem separados da mãe por volta dos 40 dias de idade, ou até menos, assim que ocorre o desmame. O perigo está em achar essa prática normal.

Vamos entender o que ocorre com um filhote ao ser separado precocemente da sua família original.

Existe no mundo animal e no nosso também (para lembrarmos de que também somos animais) um processo denominado imprinting. Para cada espécie o tempo de imprinting é diferente para se estabelecer. Essa fase nada mais é do que a “estampagem” do ser em questão, ou seja, o tempo que o filhote demora para aprender que ele é um cão e como deve se comportar e agir.

O austríaco Konrad Lorenz, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1973, foi quem descobriu e estudou sobre o imprinting. Pesquisando sobre gansos ele revelou que o imprinting ocorria em um período muito curto, no início da vida das aves, chamado de período crítico ou período sensível.

No mundo canino é nessa época que se consolida o entendimento sobre a hierarquia e principalmente sobre a comunicação com outros cães. O filhote aprenderá sobre aspectos sociais e psicológicos da sua espécie e isso só é possível com a sua matilha original.

Retirar o filhote muito cedo do convívio com sua família canina certamente afetará a oportunidade dele se desenvolver socialmente, pois o aprendizado da linguagem para comunicar com outros cães e a habilidade em posicionar na hierarquia do grupo ficará em níveis deficitários e como consequência disso esse animal terá grandes dificuldades de se socializar e estabelecer dentro de um grupo. 

Nesse início de vida, o cãozinho precisa de intenso contato com a mãe e irmãos, para dar inicio a formação da sua “personalidade”. É nesse período que o filhote tem a primeira oportunidade de aprendizado (a mais importante), que acontece na idade tenra do animal. No caso dos cães o período sensível ou crítico é relativamente curto, indo do 1º ao 4º mês de idade. Existem pesquisas que afirmam sobre um tempo mais extenso, porém, o que se tem hoje de concreto, são 4 meses de imprinting.

O aprendizado começa por meio de correções vindas da mãe e dos mais velhos. Essas habilidades adquiridas são importantíssimas para a convivência deste filhote na sua futura “matilha humana”. O filhote, já está com todo seu sistema nervoso formado e dará início ao primeiro conhecimento efetivo e funcional, o de como ser um cachorro. Pelas retificações dadas pela mãe e oportunidades de erros e acertos com os irmãos esse filhote estará evoluindo grandiosamente na escala de experiências essenciais para se tornar um adulto equilibrado.

Pronto para um imprinting bem conduzido? É fácil e simples, deixe o filhote ficar com a mãe e os irmãos até o 3º mês de idade. Agora, se durante o período de imprinting, o cãozinho for colocado somente na companhia de humanos e, além disso, ficar isolado do contato social com outros animais, ele reconhecerá somente as pessoas ao seu redor como sendo seu “semelhante”. Um filhote com essa janela de aprendizado fechada poderá ser agressivo com outros cães e com pessoas estranhas, além da apresentar dificuldades para aprender.

Portanto o ideal é sempre esperar um pouco mais antes de levar o filhote para casa e não esperar somente o final do desmame. Dessa forma o cão será maduro para superar a separação e irá interagir de forma coerente com todos, pois de certa forma já foi educado pela natureza.

Embora alguns dos efeitos do imprinting, mal conduzido, possam ser revertidos, leva tempo e muito trabalho. Um cão que não aprendeu habilidades sociais em idade precoce pode até ser socializado, mas isso requer muita paciência, esforço e técnica correta e mesmo assim não ser 100% reestabelecido.

Nós humanos temos muita dificuldade em educar e corrigir de forma correta um cão, afinal de contas somos espécies diferentes com linguagens diferentes, por isso deixe a natureza fazer a parte dela e não separe um filhote de sua mãe e irmãos precocemente.

 

A natureza agradece!

284 comentários:

  1. Ganhei de um amigo uma cadela da raça cane corso, que tem em torno de 1 mês apenas. Mas pelo fato do leite da mãe ter secado, os donos acharam por bem começarem a se desfazer dos filhotes.
    Gostaria de obter algumas informações sobre como proceder na criação dela... Se puder indicar alguns livros também, ficarei imensamente grato. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem!!! É uma raça muito boa, mas vc tem que saber lidar com ela. Aqui tem algumas dicas no meu face - Página; Cão educado. Aqui no blog tb tem, mas não sei pq o campo de pesquisa de artigos não está funcionando...Mas esses links do face são os mesmos daqui.

    Sobre os livros tem vários, basta vc rolar a página do blog para baixo e do lado direito vai aparecer uma listagem!!!! São todos muito bons!!!

    Qualquer dúvida estou a disposição!!! Abraço

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=379777062128305&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=368262479946430&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=361181390654539&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=371928036246541&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Muito obrigado! Praticamente um tratado sobre cuidados caninos! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação e palavras de incentivo!!! Precisando estamos a disposição! Abraço.

      Excluir
  4. MINHA CADELA POODLE TEVE 2 FEMEAS E 1 MACHO,HOJE ESTÃO COM 37 DIAS DE VIDA. JÁ ESTÃO MAMANDO MENOS E COMEÇARAM A COMER SEM PROBLEMAS. FICAREI COM UMA FEMEA, MAS SINCERAMENTE NÃO SEI POR QUAL OPTAR. ELAS TEM PERSONALIDADES COMPLETAMENTE DIFERENTES. A QUE NASCEU PRIMEIRO É MENOR, MAIS BONITA, CALMA PORÉM MAIS "NA DELA". A OUTRA É MAIOR, É MAIS INTELIGENTE E INTERAGE MAIS COM A MÃE E CONOSCO. FICO PENSANDO COMO SERÁ NA FASE ADULTA, SE VÃO SE ADAPTAR À OUTRA CASA COM A MESMA FACILIDADE, ENFIM, NÃO SEI O QUÊ FAZER...COM QUAL FICAR. ME DÊEM UMA OPINIÃO SE PUDEREM, OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma mesma ninhada apresentam filhotes completamente diferentes em personalidade, e isso já é definido ainda no ventre da cadela. Vc teve uma boa percepção sobre esse aspecto, parabéns! Como eles estão com 37 dias vc pode pedir para um adestrador fazer um teste nesses filhotes, chama-se teste de Volhard, ele deve ser aplicado com 50 dias no máximo e é interessante que seja feito por um profissional. Vc até acha esse teste na internet, não é difícil, mas tendo um profissional para avaliar seria mais garantido. Com esse teste vc consegue ter mais fidelidade sobre a personalidade daquele filhote e qual seria mais adequado para vc. Um filhote que interage mais pode parecer mais atrativo, porém ele pode ser na verdade mais dominante e difícil de lidar, o que interage menos pode ser mais pacato, porém apresentar facilidade para adquirir fobias...então veja isso com um profissional, o teste é muito bom. De qualquer forma leia esse artigo, acredito que possa te ajudar tb nessa escolha. Grande abraço! http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/05/qual-o-cao-ideal-para-voce.html
      http://www.caes-e-cia.com.br/sabermais/volhard.htm

      Excluir
  5. Olá Marina, minha Cocker infelizmente no primeiro cio pegou cria, por nossos descuidos.. Ela teve apenas um filhotinho, uma fêmea que esta com 45 dias, já tem dono, li muitos artigos devido a idade que devemos tirar da mãe, mas não posso ficar muito meses se não vou acabar me apegando muito, no máximo dois meses, mas a minha dúvida é por ser apenas um filhote minha cadela vai sofrer muito ao tirar a cachorrinha? E como lidar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ol;a Elis, então a separação é dolorosa tanto para a mãe quanto para o filhote, porém são necessários esses 2 meses de convivência para que a mãe possa educar o filhote ao máximo possível...como disse no artigo. Vc pode ir separando eles aos poucos, deixando-os longe por algum tempo e depois retornando com o filhote para perto da mãe...de qualquer forma não demonstra sofrimento para a cadela, cães sentem muito sobre o que passamos a eles...por isso, mantenha a calma, leve-a para um passeio, enfim, distraia a cadela com o máximo que puder...ela precisará ocupar o seu tempo com uma nova atividade, e eu recomendo passeios diários e brincadeiras que ela goste...jogar bolinha, correr, enfim, a que vc julga melhor. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço.

      Excluir
  6. Oi, Marina! Minha sogra tinha uma cachorra que teve filhotes há um mês, essa cachorra morreu uma semana depois do parto e ficaram dois filhotes, um deles vai ficar comigo. Quando seria a hora certa de separar os dois e levar o meu p/ minha casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia. Vc pode separar depois de 60 dias, que é quando eles estarão maiores e não vão sentir muito essa separação. Arrume um cantinho confortável pra ele, com brinquedos de borracha mais dura pra ele roer. Abraço.

      Excluir
  7. Marina, falou-se de uma idade mínima mas não a maxima. Um filhote de 6 meses é velho demais para se adotar? Eu consigo educar e fazer com que me reconheça como lider da matilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Não existe idade "velha" para adotar...e qualquer idade vc pode se tornar líder do seu cão, o que vai facilitar ou dificultar esse estabelecimento de hierarquia é o temperamento do seu cachorro, mas com manejo correto fica tudo mais tranquilo. Grande abraço e parabéns pela adoção.

      Excluir
  8. ola boa noite,
    eu fui buscar a minha cadela ao abrigo quando ela ja tinha 1 ano e meio e ja tinha tido 2 crias que foram adotadas. Ela tinha sempre um ar triste e nunca levantava o focinho. Hoje é muito alegre, brincalhona e mimada mas tem uma certa tristeza. As cdelas sentem falta das crias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tempo que vc separou ela da cria...isso é recente??? Ou já tem um tempo??? Pq teoricamente depois de um certo período eles esquecem e não "sofrem", isso seria algo de imediato, por não ver a cria como de costume...Ela pode ter outros fatores para ser assim, o temperamento, a forma como ela era tratada no abrigo, o histórico dela na rua...enfim...todo um contexto para chegar a esse padrão de comportamento. Qualquer dúvida estamos a disposição!!! Abraço e parabéns pela adoção!!!

      Excluir
  9. Parabéns pelo seu Blog e principalmente pelo fato de responder a todas as perguntas. Sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...obrigada pelo elogio e pela participação, seja bem vido, e fique a vontade para curtir nosso blog!!! Abraço!!!

      Excluir
  10. Oie. minha irmã adotou um cachorrinho da minha vizinha, ele ta com 2 meses (diz a vizinha) mas ele é bem fraquinho pequeno e quase ñ fica de pé ..não sei se é preguiça ,pq quando a gente brincava com ele, ele ficava nos lambendo,e diz a vizinha que tds o filhotinhos da ninhada já estavam tds na ração... ...mas depois de 1 dia com a gente ele piorou, ñ comeu mais ração, e fica só parado quieto e não lambe mais como antes, hj peguei e trouce a mãe dele aqui em casa e ele não mamou e a cadela ñ quer mais deixar ele mamar..e o leite ta secando..Vc pode me dizer o que eu devo fazer ?? e oque é melhor eu dar de alimento pra ele? leite de vaca de fazenda é bom ? ele já tomou remedio pra vemes. Por enquanto to dando leite da mãe dele com siringa pra ele. ai oque eu faço???? =( me chamo priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, desculpe a demora para te responder. Bom, vc fez certo em vermifugar o cão, porém vc deve observar se ele está muito apático mesmo com vc estimulando ele pra brincar...não insista muito nos primeiros dias, os filhotes quando mudam de ambiente ficam assim mesmo, mais quietos, porém dura poucos dias para eles se adaptarem a nova rotina...leite de vaca não é uma boa, mas se for a única opção dissolva na mesma quantidade de água filtrada, agora se ele tem 2 meses já pode comer ração. Compre ração de filhote, e se mesmo assim ele estiver com dificuldade coloque umas 2 colherinhas de água na ração dele só para umedecer e facilitar a mastigação. A cadela vai recusar amamentar mesmo por causa dos dentinhos dos filhotes, é normal isso...mas é bom levar ele para que fique com a mãe um tempo...compre brinquedos de borraça pra ele morder, nessa fase eles precisam de coisinhas pra coçar a gengiva. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço.

      Excluir
  11. Olá Marina,adorei o blog,achei tudo muito interessante.Bom minha dúvida é: a cadela do meu sogro de cria a uma ninhada de dez filhotinhos,sebdo que três morreram, e vou ficar com uma fêmea (a única da ninhada que sobreviveu),eles ainda são bem novinhos não tem nem um mês,pelo fato da mãe ser grande e nem todos os filhotes terem dono ainda,fora a questão do apego,meu sogro quer que eu leve a minha bebezinha logo que completar 30 ou 35 dias.Moro bem ao lado da casa dele,posso levar a bebê tão novinha?Estava pensando em separá-las apenas a noite,e deixá-la com a mãe durante o dia até completar 60 dias.É viável?

    Grata

    Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah, tudo bem? Vc pode sim fazer esse esquema, separar somente a noite. Não se deve separar de tudo com 30 dias pois a mãe ensina muito o filhote nessa fase, quando retira o filhote muito cedo ele fica com déficit de educação e limites. É como disse no texto, portanto sua ideia foi boa, assim o filhote tb não sentirá muito o afastamento, vai fazendo gradualmente. E não esqueça de arrumar o ambiente pro seu filhote. Se quiser deixe um paninho junto com a mãe dele e leve esse paninho pra sua casa quando levar o filhote, assim ele sentirá menos falta dela. Qualquer dúvida estamos a disposição e obrigada por participar. Abraço.

      Excluir
    2. Olá Marina,muito obrigada pela dica! A opinião de um profissional é sempre válida.Vou tentar esse esquema sim,e vou adotar a idéia do paninho para tentar facilitar.Vou informando os progressos.

      Grata

      Deborah

      Excluir
  12. Olá Marina,estou aqui novamente com outra dúvida:a minha filhote ainda está com a mãe pois está agora com 20 dias apenas,porém visito ela todos os dias e notei que seus irmãos (6) já andam e interagem entre si,dando pequenos latidos e tentando pegar um ao outro mesmo andando ainda com certa dificuldade,mas a minha que é a única fêmea da ninhada não anda muito,prefere se "arrastar" e não interage muito com os outros,mas com a mãe sim,mesmo para andar ela ainda tem muita dificuldade,mas já arrisca uns passinhos medrosos.Isso é normal? Tem alguma coisa que eu possa fazer para estimular ela a andar e interagir?

    Grata mais uma vez

    Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah, cada filhote tem uma personalidade diferente, pode ser q a sua seja mais quietinha. Mas vc pode estimular ela com algo que ela goste, bolinha, paninho pra ela poder puxar, brinquedos de borracha pra morder...de qualquer forma não force nada, deixe que a natureza sabe o tempo de cada um...vc so vai dar uma ajudinha. Qualquer duvida estou a disposição.

      Excluir
  13. Olá Marina,aqui estou eu de novo abusando do seu conhecimento...bem,minha filhotinha está agora com 26 dias e meu sogro que é o dono da mamãe dela está introduzindo a ração para ela e os outros filhotes,a princípio apenas 1 vez ao dia até que eles façam 30 dias na sexta feira,isso é muito prejudicial ou podemos fazer sem culpa? Lembrando que eles continuam mamando normalmente. Muito obrigada de novo....Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah, n é. Abuso não....pode ficar a vontade....ele pode dar mais vezes ao dia a ração em pequenas quantidades. Os filhotes comem bem? Já tem os dentinhos direitinhos?

      Excluir
  14. ganhei uma filhote de show show lindaa só que ao chegar em casa descobri que ela tinha um problema era sega como ela estava acostumada com seu ambiente pois se criou no canil quando chegou na minha casa nao reconheceu o ambiente e ficou muito nervosa o que devo fazer sera que consigo ensinala a conviver nesse novo ambiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cães tem uma vantagem sobre nos humanos q é. O faro super apurado...mantenha a calma e deixe q a filhote faça o mapa mental do novo ambiente...ela ter ficado nervosa é normal...afinal d contas ela era acostumada c um ambiente e esse a deixa insegura...pesquise se na região tem algum adestrador bom p te ajudar..tem mta coisa bacana q vc pode fazer c ela. Abraço

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá Marina,obrigada pela paciência kkk!!!! Então os filhotes já estão hoje com 31 dias e com todos os dentinhos,comem super bem a ração e agora já estão comendo ração 3 vezes ao dia,no mesmo horário que a mamãe come.Mas percebi que com a introdução da ração aos filhotes a mãe está se recusando a amamentar durante o dia,amamentando somente à noite na hora de dormir,isso é normal? Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Deborah, precisa agradecer não, é um prazer ajudar... ;) Que ótima noticia!!! E a cadelinha que vc vai pegar está mais entrosada??? É normal a cadela fazer isso sim, e importante ela ter essa atitude...os dentes machucam as maminhas dela e assim os filhotes passam a comer mais ração e ficarem mais fortinhos e gordinhos. E essa correção da mãe é fundamenta para a educação do filhote. Abraço

      Excluir
  17. Oi Marina!!!!!! Sim,minha filhotinha está super entrosada com os irmãos,brinca ,morde,corre e mesmo comigo está interagindo super bem,lambe e adora morder a barra ca minha calça ou a manga da minha blusa,uma gracinha mesmo,comprei uns brinquedinhos para ela e percebi que não só ela como os outros adoraram!!!!! :) Realmente as mamas da mamãe estão bem machucadas já e ela está cada vez mais evitando que eles mamem,mas como eles comem bastante ração de três a quatro vezes ao dia estão crescendo e ficando cada vez mais fortinhos!!!!! Informo progressos...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Deborah. Fico feliz q tudo deu certo e pelo seu retorno em nos falar sobre os progressos. Estamos a disposição, abraço.

      Excluir
  18. Oi, tudo bem ? queria tirar uma dúvida, eu ganhei um basset, e hoje ele está completando 37 dias, fui visitar ele hoje, pois mora em outra cidade, nasceram 5, o dono já deu todos, 2 já foram buscar, e hoje vão buscar mais 2 e só vai ficar o meu, o dono disse que eu já podia levar pra casa, e como ele iria ficar só trouxe ele pra minha casa, fiz certo ? deixo ele aqui ou levo de volta, quais riscos corro em deixar ele aqui ? ele está muito novo pra sair de perto da mãe ? estou desesperado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mavison, bom, o ideal seria esperar um pouco mais para separa-lo da mãe. Quando separa assim mto novinho o filhote sente mto e acaba por não aprender certas correções que a própria mãe da. Se puder deixar ele c a mãe ate 2 meses seria melhor para o filhote. Qualquer duvida estou a disposição, abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela ajuda, levei ele de volta, vou esperar completar 2 meses, abraço.

      Excluir
    3. Isso ai, com 2 meses o filhote é mais independente...estranhar a mudança ele vai, mas não será tão difícil. Siga as orientações do texto que vc terá sucesso nessa transição de ambiente...fora q a mãe dele já se encarrega de corrigir muita coisa, como brincadeiras de morder a mãe corrige o filhote a não fazer isso de forma intensa. Abraço.

      Excluir
  19. Olá Marina,
    Comprei dois filhotinhos de York e já estão desmamados e vermífugados tem algum problema em pega-los com 40 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, o ideal seria com 60 dias para justamente ter esse contato com a mãe, para que ela possa fazer as correções necessárias nessa fase. Espere mais 20 dias, o filhote estará mais maduro para suportar a separação de forma maus tranquila. Abraço

      Excluir
  20. Oi Marina,voltei....então tenho novidades,eu tinha te informado que iria ficar com uma bebezinha,mas.....acabei pegando ela e mais 1 menininho lindo! Eles já estão com 60 dias,1ª dose do verífugo,e muito sapecas.....preciso de algumas dicas de como brincar com eles,já que apenas querem morder a gente e comer tudo que estiver ao alcance.Dei bolinhas,ursinhos,cordinhas mesmo assim acho que não estou brincando direito.Obrigada de novo! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima noticia, é sempre bom um cão ter a companhia d outro. De uma lida nesse artigo: http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/03/seu-filhote-morde-muito.html?m=1

      Excluir
  21. a cachorra da minha irmã deu cria e deram 3 cachorrinhos lhasa apso ela vai me da um mais nao sabemos com quanto tempo os cachorrinhos pode separar da mae queria saber quando posso pegar um cachorrinho pra levar embora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é esperar no mínimo 60 dias para separar. Abraço

      Excluir
  22. Olá Marina,li o artigo que você me indicou e já estou pondo em prática.....com muitos bons resultados.....Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Isadora Valmini, exclui seu comentário por acidente. Vc tinha perguntado se separar o filhote da mãe com 26 dias causaria algum dano ao cãozinho, certo? Sim, causa muitos problemas ao filhote ser separado assim precocemente. Problemas comportamentais, de personalidade, enfim, perdas irreparáveis. O filhote precisa desse vinculo c a mãe e irmãos para aprender sobre matilha, hierarquia, liderança e comportamentos adquiridos por correções maternas. Leia o artigo que tem mais informações. Espere pelo menos 60 dias, abraço

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Marina.Tenho um pug de 2 anos. Ele cruzou e a femea teve tres filhotinhos. Um deles é meu. A dona da femea falou com veterinário e ele liberou para levar para casa. Porem eles estao com 27 dias. Devo trazer ou devo esperar pelo menos ele completar uns 45 dias?
    E o que posso fazerpara o pai se acustumar com o filho? Ele sempre foi o unico cachorro da casa. Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho. Ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra. É melhor esperar...se puder espere pelo menos 60 dias, psicologicamente para o filhote é mais saudável ficar c a mãe ate 2 meses. Leia o artigo para entender a importância disso. Vou te passar um link de outro artigo meu que tem um passo a passo de como apresentar o filhote para o seu cão.

      Excluir
  25. Olá marina, minha sharpei-labrador teve que ser separada bem cedo(uns 30 dias) pois ja era a segunda ninhada da mãe e ela tinha que tomar remedios que afetavam o leite. Como devo proceder para tornar a separação menos dolorosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, desculpe a demora para responder. Se vc tiver um pano c o cheiro da mãe para deixar na caminha do filhote ajuda mto. Coloque um bicho d pelúcia para o filhote se enroscar e n se sentir só. Pode colocar uma garrafa pet c agua quente a noite, ou d preferencia uma bolsa térmica aquecida. Basicamente é isso e deixe brinquedos para ele se distrair. Qualquer duvida estou a disposição

      Excluir
    2. Muito obrigado, com certeza que vai ajudar muito, eu e minha cachorrinha agradecemos muito!

      Excluir
  26. Olá Marina preciso muito da sua orientação... Comprei um filhote de Shitizu femea, quando fui comprar fui ate a casa dos donos vi os pais tudo certinho e a dona me informou que iria me entregar com 35 dias, no dia achei tudo normal , ontem foi o dia de busca-la ela esta com aparencia muito saudavel, mais estou muito preocupada pois estao me informando que o tempo certo para tirar o filhote da mãe é de 45 dias e hoje fui ver que ela nao tem nem dentinhos para comer ração, a dona ja estva dando a um tempo a ração umidecida mais ela ainda estava mamando tambem. Marina estou com muito medo de acontecer algo com ela, no que você me orienta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, o desmame precoce não é saudável nem para o físico muito menos para o psicológico do cão. Peça a dona para deixar o cão amamentar ate 60 dias, que a própria cadela da o desmame juntamente c papinha d ração p filhote. Passado esse tempo pode separar o filhote com mais tranquilidade Abraço

      Excluir
  27. Olá Marina seu blog é ótimo! E vc responder a todos é sensacional! Olha eu adquiri um filhote de pastor alemão, ele está com 42 dias, como a criação é doméstica os donos da cachorro não ficarão com eles todo o tempo necessário então eu iria busca-lo semana que vem ou seja com 50 dias mas o rapaz postou um vídeo na net dosfilhotes comendo osso e isso me deixou preocupada pois não concordo então estou pensando e adiantar minha busca e busca-lo amanhã vc acha que um cantinho aconchegante e brinquedos deixará mais fácil a separação precoce? E eu escolhi um macho, são dois mas não escolhi exatamente qual, vc tem uma dica para eu fazer a melhor escolha? Ele é de outra cidade qual a melhor forma de transportar? E com quantos dias dou a primeira vacina? Ufa é isso! Bjos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gisele pela participação e elogios, é sempre mto bom e motivacional. Bom, realmente é de se preocupar, cães não podem comer ossos é extremamente arriscado que ocorram perfurações no aparelho digestivo dele. Se o dono dos filhotes garantir que n vai dar espere mais 10 dias, agora se vc n confiar pode retirar o filhote e explique dos riscos ao dono deles...osso de boi cru ou defumado pode pois o cão não consegue quebrar, so roer. Prepare um cantinho pra ele protegido do sol e do frio, coloque um paninho c cheiro da mãe, um travesseiro, almofada ou bicho de pelúcia para ele encostar e sentir protegido. Ele vai ficar fora ou dentro de casa? Quanto a escolha observe os dois e veja qual se parece mais c vc...mais agitado, mais calmo, brincalhão, mais tranquilo, enfim...aquele q vc sentir que se adere mais ao seu dia dia...o mais importante será a educação que ele vai ter. Grande abraço

      Excluir
  28. Olá Marina! Eu já estou com o filhote, me corta o coração pois ele chora bastante mas o dono me disse que os outros já serão levados e então tiraria todos da mãe de uma vez e a questão do osso não confiei mais. Ele está fora de casa tem uma grande parte do quintal só para ele, preparei a caminha em uma área fechada que não entra vento mas também não quente coloquei 3 almofadas, 1 bicho de pelúcia grande brinquedos e água (ele bebê muita agua) a ração só coloco na hora de comer, ele é um doce muito carinhoso e brincalhão, mas.pelo jeito um tanto dengoso também. Estou fazendo o certo? Obrigada pela atenção. Bjos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, esta certinho. A ração pode ser dada de 4 a5x por dia. Agua deixa beber a vontade. Pode comprar ou mandar fazer uma casinha p ele...caes adoram onde se entocar, só se vc achar necessário, por conta do frio a noite. Ou compre uma provisória. No mais esta tdo certo. Ah a vacinação vc já vai começar...primeiro vermifugar o filhote para eliminar os vermes q é normal e ele crescer e desenvolver melhor, depois entram as vacinas. 2 doses d vermifugo d 3 de vacina, depois é repetido anualmente, pode é somente 1 dose. Abraço.

      Excluir
  29. Olá Marina acho seu blog maravilhoso,parabéns pelo trabalho,minha dúvida é assim que entregar todos os filhotes a cadela ficara muito triste,sei que sim mas por quanto tempo?isso me preocupa muito,corta o coração saber que terei de tirar seus bebes,gostaria muito de ficar com todos mas não posso,ela teve 9 filhotes,estou tentando reduzir o sofrimento dela,estou retirando aos poucos.ainda restam 3.será que ela percebeu a falta dos outros,fico com essa dúvida cruel,ficarei mais um tempinho com um machinho,pois ele nasceu muito fraquinho,será que mesmo ficando com um só ela percebe a falta dos outros e tenho pena ela ficara muito triste quando ficar sem nenhum.obrigada abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sol pela participação e elogios. A melhor forma de separar um filhote da mãe é sem q ela veja. Procure dar atividades para a cadela, brincar, passear, longe deles, assim ambos vão acostumando a ficarem longe. Com o tempo ela vai esquecer, mas nos primeiros dias ela sente sim...pode ate chorar, uivar para chama lo. Pense na castração dela apos desmamar...é mais seguro, saudável e não causa esse sofrimento em ambos. Grande abraço

      Excluir
  30. Ok! Obrigada, foi muito bom nos ajudou muito! Bjos

    ResponderExcluir
  31. Marina, parabéns pelo blog. Entrei pra ler um questionamento e acabei lendo muita coisa...Tenho algumas dúvidas. Tenho um Pit de 8 anos, o Malok. Ele é dócil, (apesar de ser um exímio cão de guarda), e adora meus filhos que tem 6 anos e a menina com 6 meses. Estou pegando um imãozinho pro Malok que se chama Thor, ele também é um Pit. Minha primeira dúvida é quanto a socialização dos dois...Já me orientaram a castrar o Thor pra que minimize a possibilidade de brigas. O que vc acha? O segundo questionamento é quanto ao desmame. A menina que está me vendendo está informando que a mãe está rejeitando a mamada, devido as tetas estarem machucadas e quer que peguemos ele. Ele está com 32 dias. O que você acha? Abs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dennis, obrigada. Então, vamos la...quanto a separar o filhote eu acho melhor deixar os 60 dias com a mãe e irmãos. Esse fato dela rejeitar a mamada é importante para o filhote amadurecer e a pessoa que está com a ninhada já deve acrescentar papinha de ração para eles. Quanto a apresentar os 2 vou te passar um link que te da o passo a passo.

      Excluir
    2. http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/10/cao-novo-na-familiae-agora.html?m=1

      Excluir
  32. Parabéns pelo carinho e atenção que responde cada um aqui!
    Estou com algumas perguntas sem respostas e queria contar com sua ajuda, tenho um casal de chows irmãos de uma mesma ninhada, por descuido eles acabaram acasalando, fiquei bem apreensiva mas nasceram 7 bebês lindos e perfeitos, mas percebi que um dos filhotes não acompanhava o desenvolvimento dos outros, os outros eram 3 x maiores, a denticao ainda não tinha rompido e ainda se arrastava enquanto os outros já andavam, com 17 dias comecei a oferecer papinha da ração pra eles, todos aceitaram bem inclusive o Pimpolinho, mas com 19 dias ele ficou bem mais letárgico que o normal, não levantada nem pra mamar , ordenhei direto na boca dele e ele não pegava, dei leite de vaca na seringa, com medo dele estar fazendo uma hipoglicemia, mas não houve melhora, como havia recebido que até o momento ele não tinha feito as necessidades, estava com abdomem distentido , dei uma gota de luftal e fiz compressas seca morna, mesmo assim nada acontecia, ele emitia sons como se fosse um bebe chorando, não deixei ele dormir com os irmãos, já que os mesmos, pisavam e mordiam ele e ele não reagia , enrolei ele e coloquei numa caixinha, passou a noite dormindo e gemendo , pela manhã ele estava bem hipotérmico , tentei aquece-lo com toalhas e em contato direto com meu corpo, tentei alimenta- lo mais uma vez, mas nada de excretar nada, comecei a envolve- lo com toalhas aquecidas pra elevar a temperatura corporal, nesse momento ele parava de gemer , mas depois de 10 min, fazendo esse aquecimento, numa das trocas de toalhas, ele enrigeceu o corpinho, urinou bem pouquinho e morreu, sua boquinha estava gelada e descorada ,a veterinária já me aguardava na clínica, mas não houve tempo, me senti impotente e com uma dor profunda no peito, o que houve?? Qual era o prblema ?? Tem relação com os pais?? Má alimentação?? Hipotiroidismo?? Me ajude a obter respostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...desculpe a demora estive sem internet. Obrigada pelos elogios e participação.
      Bom, infelizmente numa ninhada nem todos os filhotes recebem por igual a distribuição nutricional na gestação...com certeza esse filhote já vinha com algum probleminha, podendo ser má formação e desenvolvimento dos órgãos mesmo. isso é normal e acontece. Pense que vc fez o que pode para ajuda-lo mas a natureza quis assim. Agora curte os filhotes e pense em castrar sua cadela para evitar novas cruzas. Fique bem. Abraço.

      Excluir
  33. Boa noite, tenho uma cadela que teve 3 filhotes, já têem 60 dias, duas crias já foram entregues, mas uma teve de ficar mais tempo, elas estão mto apegadas, por isso tenho um medo, como devo proceder a separação? A mãe deve ver o filhote indo embora, ou saimos com ela e aproveitamos para levar o filhote. Desde já agradeço pela vossa atenção e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal ficarem apegadas pois a mãe se liga mais ao ultimo filhote que sobra e fica mais tempo, por isso é bom sempre quando for entregar fazer no mesmo dia. Bom, o ideal agora é começar deixando-os separados por um periodo do dia, onde nao possam se ver para ja irem acostumando e quando for entregar definitivamente leve a cadela para um longo passeio para não ver a separação. Certamente ela ficará abatida uns dias, por isso passeie com ela diariamente, brinque e gaste energia dela ao máximo...o melhor se tiver outro cão para ajudar ela a brincar. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço.

      Excluir
  34. Olá Marina, minha sharpei-labrador está agora acom 3 meses e com todas as vacinas em dia. mas, acontece que ela morde muito, acho que pelas duas raças serem de grande porte ela está ficando mais violenta, ja estou com as pernas todas arranhadas e mordidas, estou preocupado pois meus pais ja estão pensando em dar ela, ela não quer saber dos brinquedos e nem do mordedor, ela é a coisinha que eu mais amo nessa vida e não quero que ela vá embora. por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...leia nesse blog o artigo FILHOTES QUE MORDEM MUITO. E se continuar contrate um adestrador. Desculpe a demora para responder. Qualquer duvida estou a disposição.

      Excluir
  35. Caro leitor na minha opinião não perca seu tempo com leituras que não vão te levar a lugar algum e ate poderão te prejudicar não recomendo livros do Milan conhecido como encantador de cães "não prestam", leia CÃO SENSO, FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO CANINO E FELINO, A AGRESSÃO E O HOMEM ENCONTROU O CÃO leia nessa ordem, de inicio é o suficiente.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, ganhei hoje um cachorrinho da minha colega, e ela disse que a mae dele n tinha mais leite e decidiu doar , talvrz seja cedo pois ele está com 21 dias, por favor me de dicas de como cuidar dele, dicas de alimentação educação e algo do tipo, por favor eu sou inexperiente, e não tenho muita noção, ele chorou o dia inteiro e n sei o que fazer. Obs: peguei ele hoje. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. ..ele vai chorar pq é muito novinho....coloque um ursinho p ele se aninhar na caminha...compre no vet leite e de d 2/2 horas p ele..passe algodão úmido na região genital do caozinho depois d mamar...ele devemar na posico norml...nao vire d barriga p cima como um nenem....deixe uma os d água quente na caminh dele...e leve ao vet...aqui tem mto artigo d filhtes. ..pesquis filhote q aparece tdo.
      Abraço

      Excluir
  37. amandazenaro@gmail.com29 de setembro de 2014 às 22:45

    Olá seu blog é muito bom eu sou a amanda tenho uma cocker q teve filhotes27 de agosto correu tudo bem ela cuidou e cuida até hoje ela não ficava dentro de casa mas devido a cria deixei ficar na cozinha e separei o macho pq ela não queria ficar c ele ela não deixa ele chegar perto dos BBS nem da comida agora q eles já tem um mês colei na lavanderia e no quintal eles adoraram correm pra lá e pra CA mas a fêmea não deixa o macho chegar perto deles ainda ele é bonzinho fica cheirando e pulando meio c medo e meio brincando não rosna e não morde eu gostaria de por todos juntos pai mãe e filhotes no quintal como fazer isso?e também ela rosna muito se eu deixar a comida dela no pote pq os BBS vao perto do pote e ela até já deu uma mordida em um,ela parece um leão rosnando isso é normal ou é perigoso ela machucar os bbs? Obrigada espero a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tdo bem? É normal sim...os filhotes estao com 2 meses agora, certo? A mãe ainda os protege muito de outros cães, principalmente se for uma mãe mais protetora...até no mundo animal existe essa diferença, mães mais liberais e mães mais protetoras...de qualquer forma deixe-os livre brincando e não se estresse com a mãe, deixe ela corrigir os filhotes e o macho. Ela está fazendo seu papel...se vc a punir só vai piorar a situação. Quanto a alimentação dê a ela primeiro e depois que ela estiver comendo de aos filhotes, o pote da mãe é diferente do pote dos filhotes, assim eles comem e deixam ela comer...ah, e faça isso numa distância segura, assim eles vão entender que devem comer no comedouro deles...e se algum deles for comer com a mãe e ela o corrigir, deixe, não brigue com ela...o filhotes pode sair chorando e gritando...é normal...mas para evitar esse estresse faça como te falei ok? Qualquer dúvida estou a disposição e se vc perceber comportamentos estranhos contrate um adestrador. Abraço!

      Excluir
  38. Olá Marina já estive aqui perguntando sobre a separação do meu filhote de pastor alemão da mãe dele e vejo que vc continua atenciosa a todos. Bom meu filhote está com 3 meses, muito lindo adora brincar, adora seus brinquedos ele tem vários! Mas ele é muito teimoso temos que deixar a porta da cozinha sempre fechada porque ele entra e não obedece a ordem de ir para fora pois como ele é uma raça de grande porte não queremos acostuma - lo dentro de casa. Ele entra vai onde estamos, damos a ordem ele vai saindo mais deita ao lado da porta do lado de dentro ou seja não vai pra fora se ele ficasse nesse cantinho não seria tão mal mas ele vão se esticando, esticando até estar no meio da cozinha de novo e se bobiar vai parar em todos os cômodos. Já tentei aqueles estalinhos, jatos de água, recompensa quando sai para fora da porta mas não resolveu. Enfim como ensina - lo a ficar fora de casa e não entrar mesmo com a porta aberta? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele...tudo bem? Vou tentando dar atenção sempre...as vezes demoro um pouquinho, mas tento ser o mais rápida possível...rssss... Então, estamos falando de um filhote e vamos raciocinar um pouco para entender o que se passa na cabeçinha dele certo?? Antes de estar com vc a vida dele era ao lado da mãe e dos irmãos...isso era a matilha=familia dele, correto??? Ai um belo dia ele se separa dessa familia e vai morar em outro lugar, com outra matilha...vocês...ele, como todo cachorro está acostumado a ficar perto, junto...cães são animais de grupo, gostam de estar em bando. Gato por exemplo é um animal mais solitário...mas cachorro precisa desse contato, entende??? Sei que vc quer impor limites, mas não dessa forma. O ambiente onde vc quer que ele fique deve ser agradável pra ele...e vc só o manda pra la com broncas e água...estalinho....compreende??? de muito atencao, brinque com ele nesse ambiente que vc quer que ele fique...inicialmente deixe ele ficar nesse espaço da cozinha, aos poucos vc vai limitando mais e mais, ok??? vc pode colocar algo para bloquear a passagem dele, portaozinho que compra em pet shop ou alguma coisa na sua casa mesmo. Ensine o comando NÃO pra ele. Tudo de forma lúdica, prazerosa para ele ok? Coloque um petisco no chao, fique perto do petisco...ele vai tentar pegar e vc nao deixa, dizendo NÃO, assim que ele parar de tentar pegar o petisco vc diz LIBERADO. Mas seja rapida, ele parou de tentar pegar vc ja o deixa pegar, ok??? Conforme ele for entendendo mais vc pode exigir esperando mais tempo...assim ele entenderá que NAO, é pra parar de fazer o que esta fazendo e liberado é que pode fazer algo. Qualquer dificuldade contrate um adestrador bacana que trabalhe com reforço positivo para te ajudar. bjo

      Excluir
  39. Oi, comprei uma shih tzu, e infelizmente vou pega-la muuuuito cedo (31 dias) estou bem preocupada em fazer tudo certinho, já pesquisei bastante, tem algo muito importante que eu deva fazer? A alimentação deve ser de quanto em quanto tempo?? Tô morrendo de medo de esquecer de algo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara. Fique tranquila...nos primeiros dias é complicado pq o filhote está acostumado com a mae e irmãos...então tenha paciência se por acaso ele chorar...ok?
      Vou te passar alguns artigos relacionados a essa etapa.
      Quanto a alimentação vc vai dar 4x ao dia, deixar a ração por 20 minutos a disposição dele ele comendo ou nao vc vai retirar a ração depois desse tempo e sõ retornar no horário da próxima refeição, ok?

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/04/primeiros-passos-do-filhote-em-casa.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/03/seu-filhote-morde-muito.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/02/cuidados-basico-com-filhotinhos.html

      Excluir
  40. ola comprei dois filhotes de labrador eles estaõ com 21 dias e a mãe não amamenta mais e eles ja comem ração , posso separar els da mãe ja? e qual ração devo dar? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...muito bem...mesmo a mão não amamentando mais é necessário que os filhotes convivam com ela por pelo menos 60 dias. A mãe inicia o processo de educação, hierarquia e disciplina aos cães. De uma lida nesse artigo para vc entender melhor como é importante esse entrosamento inicial entre mãe e filhotes.

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/07/quando-devo-separar-um-filhote-da-sua.html

      Excluir
  41. Oi Marina ganhei um filhote de Lhasa Apso e dia 20/11 eles irão completar 1 mês ainda, porem a dona já quer que eu pegue ele. Isso pode causar algum problema para o meu filhotinho?
    Se eu pegar ele devo comprar aquela Papinha Desmame da Premier e dar até ele completar 45 dias?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel e tdo bem? Então vc leu o artigo explica a importância do convívio do filhote com a mae ate pelo menos 2 meses d vida para o filhote passar pelo 1o processo de aprendizagem. Pode usar essa papinha sim e sempre q for trocar a papinha pela ração faça de forma gradual. ...dia dia va diminuindo a papinha e aumentando a ração. Abraço.

      Excluir
  42. olá Marina, ganhei 3 filhotes de pit bull fêmeas com 23 dias, fiquei preocupada com o que vc falou sobre tira-los muito cedo da mãe, tenho muito medo que fiquem agressivos, tenho um poodle de 1 ano e meio, por enquanto está tudo bem. Eles dormem no mesmo lugar, não tenho problemas com choro nem alimentação,só com a sujeira!!!
    preciso saber se vc acha que vou ter problemas com a socialização desses cães e o que posso fazer para ficar tranquila? tenho uma pit bull que deu cria a uns 5 meses posso colocar ela com os filhotes, ela é muito dócil criada solta um amor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...se vc tem essa possibilidade de deixar oa filhotes junto c sua pit é otimo....deixe sim que so vai ser benéfico para ambos. Vc tem experiência em aproximar caes? Pq sua pit pode estranhar....o q vc acha? Ou ela é acoatumada c outros cães? Se for otimo...e deixe ela corrigir os pequenos e educa los. Tem um artigo. Cao novo na familia e agora? De uma lida nele vai t ajudar. Abraço

      Excluir
  43. Olá Marina, muito bom seu blog. Meu nome é Ramon. Tenho uma Pitbull e esperei ela entrar no terceiro cio para colocá-la para reprodução. Ela cruzou com um irmão dela, o que eu sei que não é aconselhável, e nasceram 9 filhotinhos. Com 19 dias já começaram a nascer os dentes, então comprei papinha de desmame. Eu estava alternando a alimentação deles entre mamar e papinha. Hoje, dia 02/01/2015 eles estão com 23 dias e percebi que haviam umas marquinhas de mordidas nas tetas da mãe, inclusive sangrou um pouco. Então decidi que não deixarei eles mamarem mais. Quanto tempo ainda você acha que eles devem ficar com a mãe? Obrigado e parabéns novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramom, obrigada pela participação. Bom, a mãe provavelmente faria o desmame sozinha, vc não percebeu ela evitando as mamadas? tipo, se levantando bruscamente enquanto eles mamavam? Pq eles vão morder sim...é normal...e a cadela que faz o trabalho de desmame. Bom, é importante ficarem com a mãe até no minimo 60 dias. Filhotes devem receber essa primeira educação quase exclusivamente materna, quando eles mordem uns aos outros ou a mãe as correções são precisas e corretas. Vc deu uma lida nesse artigo que explica sobre isso? É bem interessante, quando puder da uma olhada. Qualquer dúvida estou a disposição.

      Excluir
    2. Pois é Marina, ela por muitas vezes deixava eles chorando, e já não ficava muito próxima deles, por isso decidi dar a papinha. Então, eu li sim, entendi, mas fiz a pergunta por se tratar de um caso acelerado de crescimento onde com 3 semanas eles já tinham dentes, inclusive as presas e por tudo que eu já li sobre o crescimento dos filhotes isso não perece ser muito "normal" de acontecer. De qualquer forma então o ideal é mesmo os 60 dias né? A minha cadela foi adotada com 45 dias e está aí mais um motivo para eu perguntar sobre o tempo que devem ficar com a mãe.

      Excluir
    3. Isso mesmo, dar a papinha vc fez certinho. Existem casos assim mesmo, onde os dentes nascem bem precocemente. Mas deixa que a própria mãe vai corrigir e eles vão se interessar com o tempo mais pela papinha. Ofereça a eles brinquedos de borracha mais dura para ajudar nesse processo que é doloroso e irritante para os filhotes. O ideal são sim 60 dias. Justamente por todo processo de amadurecimento do filhote...assim vc garante um cão mais tranquilo. Criadores não gostam de ficar muito tempo com o filhote...mas não é o correto a se fazer. Cães são animais de bando e precisam crescer no meio deles...caso se separem é necessário esse tempo de imprinting bem estabelecido. Abraço e precisando estamos a disposição.

      Excluir
  44. Ola Marina, eu tenho um casal de Akita, nesta noite nasceram 6 filhotes, minha duvida e se eu posso deixar todos juntos no mesmo ambiente, tenho medo do pai machucar os filhotes ou coisa do tipo já que ele e muito ciumento? ela tem apenas 1 ano e foi o primeiro cio dela ela ta muito protetora não quer deixar ele chegar perto. devo mante-los separados ate ficarem maiores?

    Desde ja agradeços pois ja esclareci muitas duvidas atraves de outras reposta que vc deu no seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyldon, desculpe a demora para responder....então, deixe os cães separados sim. Por pelo menos uma semana para a cadela se sentir mais tranquila, ok? Qualquer dúvida estou a disposição. Obrigada

      Excluir
  45. Ola!eu e minha irma ganhamos dois filhote de cachorro eles tem apenas 22 dias
    Já estão andando eles lati um pouquinho só qui a mae não quer da mais mama a eles.se separar os dois pode trazer algum problema eles pode morrer
    Lembrando que ate hj eles só mama na mae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito novinhos precisam ficar com a mão ate´no mínimo 60 dias, deixa que a própria mãe desmama os filhotes e ofereça a eles papinha de desmame que, vc encontra em pets shop. Mas deixe-os com a mãe nesse período. Abraço.

      Excluir
  46. Oii, a cachorrinha da minha mãe deu cria 6 filhotes vou ficar com 1 minha dúvida é quanto tempo posso separar ela da mãe? e os outros filhotes tbm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que os filhotes fiquem com a mãe até 60 dias, mesmo se eles não estiverem mamando, o que obviamente não estarão, mas é para que esses cães sejam socializados e educados pela mãe de forma correta e eficaz. Leia o artigo acima que nele explico tudo sobre isso. abraço e qualquer duvida estou a disposição.

      Excluir
  47. Ola marina, ganhei 2 filhotes de poodle um macho e uma femea, hoje eles estao com 32 dias, ja tomaram a primeira dose do vermifugo e ja nao podem mais ficar com a mae pois os donos da cadela nao querem, gostaria de saber oq fazer para para que nao sofram grandes danos? Sabendo que um vai ficar comigo e um com meu namorado mais que ainda vao conviver.
    Obg desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa, tudo bem? É uma pena o dono da cadela não querer deixar os filhotes com ela. Existem coisas. que não substituem a natureza, portanto esse período precoce longe da mãe pode sim dificultar algumas coisas para os filhotes...converse com o dono da cadela e veja se ele permite que fiquem pelo menos mais 2 semanas com a mãe. Explique para ele, imprima o artigo e leve para ele ler. É FUNDAMENTAL!!!! Bom, inicialmente vc terá de ter paciência pois eles vão estranhar a ausencia da mãe e a mudança de ambiente. Portanto deixe um paninho com o cheiro da cadela com seus filhotes quando estiverem na sua casa, separe uma almofadinha ou bichinho de pelúcia para eles se aconchegarem ao dormir, filhotes gostam de dormir amontoados e o bichinho ou almofada dá uma sensação de segurança para eles. leia depois o artigo sobre xixi e coco no local correto. E qualquer dúvida estou a disposição. Abraço

      Excluir
    2. Obg pela atençao marina, seu blog é muito bom e esclarecedor parabéns, consegui que eles ficassem com a mae ate os 45 dias de vida explicando os motivos que li aqui, nao é muito mais ja e um progresso, com certeza vou ler o artigo que você indicou pois vai ser muito util, a e mais uma pergunta qual a diferença das vacinas do veterinario, para aquela que existem em locais que vendem coisas pra cachorros , tem alguma diferença ou tanto faz?, mais uma vez obtigada.

      Excluir
    3. Obrigada Andresa, fico feliz com seu retorno positivo!!!! Então, existe diferença sim, no armazenamento principalmente. No veterinário ela fica refrigerada ou armazenada da forma correta, em pets normalmente não tem esse rigor e normalmente não é aplicada por veterinário, e vacina deve ser sempre aplicada por veterinário para garantir a eficiência. Abraço e qualquer dúvida estou a disposição.

      Excluir
  48. ola tenho uma cachorrinha de 50 dias husky siberiano ..ela veio pra minha casa faz uns 3 dias pois o dono da mãe dela n quis deixa ela mais la disse que tava dando muito trabalho .. gostaria que ela tivesse ficado mais tempo mais infelizmente n pode ...então ela chora muito a noite gostaria de saber como posso amenizar o sofrimento dela e se posso deixa ela no quintal brincando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chaine. Bom ela vai sentir falta da mãe e dos irmãos, por isso se puder deixar ela dormir no seu quarto inicialmente seria bom...se isso não for possível deixe com ela um urso de pelúcia, ou alguma almofada para ela não se sentir sozinha...tem casinhas tipo toca que os Huskyes gostam muito vc pode tb providenciar. Pode deixar ela brincar no quintal sim...pode inclusive brincar com outros cães desde que vacinados e sem doenças contagiosas. Na hora que for deixar ela sozinha para dormir não faça despedidas tristes...brinque com ela...deixe ela bem cansada, ofereça ração, deixe o ambiente dela bem aconchegante e saia de perto, assim ela não ficará ansiosa por ficar sozinha. A dica do urso de pelúcia é boa pq ajuda a afastar um pouco a sensação de solidão. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço

      Excluir
  49. estou com uma duvida sobre meu quintal ..é que antes eu tinha uma filhote de labradora e com a segunda dose de injeção morreu e depois uma da minha mae tambem porem colocamos uma agora ja de 1 e ela ta conosco graças a deus ..porem a minha huskyes esta comigo no quarto ela so tomou a primeira vacina ate agora porque ainda n ta no tempo da segunda ..quais são os risco que ela correr sendo que eu n deixo ela ir pro quintal justamente pelo meu medo de adoece-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...tudo bem? se o outro cão for vacinado não há risco em deixá-los juntos! Abraço. O que não pode é expor o filhote a caes não vacinados!

      Excluir
    2. ola tudo bem....ok obrigada pelas dicas esta sendo de muita ajuda sempre entro no site pois foi o unico que mim identifiquei e que realmente interagem e tira minhas duvidas ..agradecida ,seu blog é muito bom adoro todas suas dicas ...

      Excluir
    3. Oi Chaine...que bom fico muito feliz por seu retorno, é muito importante para mim essa resposta positiva ao meu trabalho. Obrigada e participe sempre! Abraço

      Excluir
  50. ola tenho uma ninhada de basset p vender será que teria problema em entrega-los c/ 30 dias os futuros donos não estão querendo esperar 45 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem problema sim...vou lhe dar uma dica, imprima esse artigo e entregue aos donos para eles entenderem mais sobre esse processo. Caso eles não queiram esperar entregue somente com 50 dias pelo menos, não menos do que isso. Abraço!

      Excluir
  51. minha Huskyes dormi comigo no quarto ela é bem calma a noite n chora ...porem muito levada adora pega as coisa e sandália ...minha duvida é que ela dorme muito é normal ja que ela so tem 2 meses ?....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chaine, tudo bem? Vc disse que ela brinca e faz artes que filhote tem costume de fazer, então o fato dela dormir muito é normal sim, filhotes dormem muito mesmo, várias vezes ao dia. O problema seria ela dormir muito e não brincar, ficar apática, sem querer comer...mas se está tudo certinho com ela então não se preocupe. Abraço

      Excluir
  52. ola :)

    eu adotei agora uma cria que esteve com a mae 45 dias.
    eu gostava de saber os principais e basicos cuidados que tenho de ter visto que é a primeira noite que tenho o caozinho em casa.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta...Leia esses artigos.

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/03/seu-filhote-morde-muito.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/04/primeiros-passos-do-filhote-em-casa.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/02/cuidados-basico-com-filhotinhos.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/algumas-dicas-de-como-ser-um-lider-para.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/07/quando-devo-separar-um-filhote-da-sua.html

      Excluir
  53. Ola Marina, gostatia de tirar uma duvida o meu cachorrinho poodle tem dois meses e ele nao ta mais querendo comer a raçao ele ja nao comia seca pq e muito dura e ele nao consegue mastigar mais agora ele nao quer mais de jeito nenhum sendo que come qualquer outra coisa que der a ele, o que fazer para ele comer ração?, sera a marca a que eu dou pra ele é pedigree filhote molho com agua morna e entao dou mais ele nao que mais. Por favor me ajude. Obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa, tudo bem? Bom, vc talvez esteja molhando muito a raçãozinha dele. Não encharque, somente umideça. Outra coisa, vc deixa a ração exposta o dia todo? Quando se molha a ração ela deve ser consumida na hora, depois pode jogar fora!!!!! Faça o seguinte, divida a refeição dele em 4 por dia, até 5 pode ser...coloque a porçãozinha pra ele com um pouco de água morna e ofereça a ele, caso ele não coma só volte a oferecer ração no próximo horário de refeição que vc estipulou. Vc pode comprar sachê de ração umida já. É muito gostosa, compra estilo patê, e vc coloca uma colherzinha só junto com a ração dele...quero ver ele não comer...rsssss...tem vários sabores e em pet shop vc acha. Reserve na geladeira tampada ok? Detalhe, é somente uma colherzinha de café desse patê, ok? Tb deve ser consumido na hora, caso ele nao coma, descarte. Abraço

      Excluir
  54. Fazer o desmame de uma ninhada com 45 dias tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor seria a própria cadela fazer o desmame, mas caso ela não consiga fazer isso vc pode oferecer papinha de ração que já vende em pets shop, tipo um patê, que vc oferece aos cães com certeza eles irão optar pela refeição diminuindo as mamadas. Mas não faça esse processo ser traumático, deixa a natureza agir, deixa a cadela dar bronca neles. Isso tudo é um ótimo aprendizado para os filhotes. E só separe do convivio com os irmãos e mãe depois de 60 dias.

      Excluir
  55. ola minha cadelinha tem 2 meses porem faz xixi em tudo comprei o xixi n pode e limpei a casa depois passei so que mesmo assim ela fez xixi ..quais são os procedimento ..des de ja grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse artigo irá te ajudar. Abraço
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/xixi-e-coco-no-local-correto.html

      Excluir
  56. Oi vou pegar um cachorrinho. Com 35 dias e. Junto Com Ele deixei um urso vou pegar Ele e Trazer o urso junto Ele pode morre. Ele Vai dormir comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fez certo em deixar o urso com ela e de traze-la junto com o urso. Perfeito. Porém 35 dias é muito pouco tempo, espere ao menos 50 dias. Leia o artigo pra vc entender melhor essa situação!!! Qualquer duvida estou a disposição! Abraço

      Excluir
  57. Olá boa noite,
    Minha shitzu deu cria de 4 filhotinhos, ontem 42 dias entreguei 3 e 1 ficou comigo, só que um deles não está se acostumando na casa da vizinha, fica quietinho, não anda nem brinca, mas quando vou busca- lo pra ir em casa ele fica elétrico rrsss e brinca bastante com a irmãzinha ate mama um pouqiinho.vc acha q deve pega-lo de volta e esperar os 60dias.
    Abraços obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irlaine, tudo bem? Vc pode intercalar deixar ele mais tempo na sua casa e passar alguns momentos na casa da vizinha, mas deixe para fazer isso quando ele tiver por volta de 60 dias onde o filhote já está mais maduro para lidar com essas separações. Qualquer dúvida estou a disposição.;;;Abraço

      Excluir
  58. ola bom primeiramente quero parabenizá-la pelo blog que é de grande ajuda para quem tem duvidas como eu kkkk....bom eu tenho um cachorrinho de 2 meses e eu percebi que quando esta dormindo ela fica se tremendo e fazendo uns barulhos, inicialmente achei que era de dor levantei e fui ver o que era ao acordá-lo ele brinco como se nada tivesse acontecido isso é normal ..obs nunca tive cachorros por isso minha duvida e estou muito apegado acordo muitas vezes a noite para ver como ta ...sera que estes super cuidados tambem é ruim para o crescimento do rex é assim que ele se chama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ele está sonhando...é super normal isso, com o tempo passa, mas eventualmente pode se repetir...quando for assim deixe-o dormindo que é melhor do que acorda-lo. Qualquer dúvida estou a disposição! Abraço e obrigada pela participação. Leia os artigos sobre filhote, basta clicar no canto superior direito da tela PESQUISAS, digite FILHOTES que vai aparecer tudo pra vc!

      Excluir
  59. sou marinheira de primeira viagem assim vamos dizer kkkk bom a minha duvida é quantas vezes na semana posso dar banho na minha cachorro da raça husky ..qual é a frequência ideal ..desde já meus agradecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o mais importante é a escovação...vc deve escovar seu cão várias vezes por semana para limpar os pelos. O banho nessa raça pode ser 1x ao mes, porém se atente para a secagem dos pelos, pois são muito densos e NÃO podem ficar com a raiz úmida, aconselho a ser lavado em pet shop, caso não tenha como fazer dessa forma seque o cão muito bem e de preferencia de banho no início de um dia bem ensolarado. Abraço

      Excluir
  60. Boa tarde! primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo Blog...muito bom! Então! Adotei um filhote de Cockapoo (união de Coker e Poodle), ele prematuramente foi desmamado com quase 1 mês de vida...assim q chegou em minha casa comprei somente uma papinha desmame Premier e assim que acabou comprei a ração Premier Pet Ambientes Internos Cães Filhotes Frango e Salmão e dei p ele(como ele não conseguia mastigar ou engole sem mastigar eu trituro e faço uma papinha com água morna)....ele se adaptou muito bem e vem se alimentando normalmente...daí comprava sempre sacos de 1Kg da ração pq não sabia se ele ia se adaptar...após 3kg e com uma boa adaptação acabei de comprar 12kg pq seria muito mais em conta, pois, 1kg = R$ 36,00 e 12kg = R$ 172,00(o quilo sai por R$14,33). Contudo, fiquei preocupado a respeito do armazenamento da ração, o que fazer para a ração não perder seus nutrientes ou até mesmo ficar mofada??? essa marca de ração é boa?? e quanto aos procedimentos feitos por mim? fiz muita coisa errada? alimento ele 3 vezes ao dia ás 08:00hs; 15:00hs e 22:00hs...ele agora está com 2 meses e 8 dias e parece muito saudável...os dentinhos não param quer brincar toda hora e já esta mordendo um pouco forte....rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...vc fez tudo corretíssimo. Adaptação perfeita para o filhote e essa ração é sim muito boa. Porém seria melhor até os 6 meses de idade ele se alimentar 4 a 5x ao dia e depois dos 6 aos 12, 3x ao dia e depois de 1 ano somente 2x com algum petisco no meio do dia se houver necessidade. Tipo um biscoito canino. Sobre o armazenamento é importante mesmo ser feito da forma correta. Sacos de ração maiores perdem mais rápido a umidade e a palatabilidade, mas é só vc tomar cuidados como: Não deixar ela exposta ao sol ou locais úmidos e não deixar o saco aberto. Abra somente um espaço que permita a passagem da sua mão e feche logo em seguida. Tem baús que vendem em casa de ração, pode comprar para vc colocar o saco de ração dentro e tampar. Não jogue a ração dentro do baú, deixe sempre dentro do saco de origem. No mais é isso, espero ter ajudado e precisando estamos a disposição. Abraço.

      Excluir
  61. Boa noite! Minha cadela labradora (labmaraner), deu cria de 9 filhotes há um mês e já tem dentinhos.A mãe não quer mais amamentar; tenho que deitá-la e colocá-los para amamentar, e ás vezes ela rosna ou morde eles... Pensei em já doá-los. Fico com dó dela maltratar os filhotinhos... Por favor me oriente, desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, não force a natureza. Sua cadela está certíssima em não amamentar mais os filhotes, eles tem dentes e mordem as mamas dela...o que dói de mais...é assim mesmo, a cadela rejeita, fica brava...para eles crescerem, ficarem independentes, desmamares e passarem a interessar por outros alimentos. Uma hora ou outra ela até pode deixar eles mamarem, mas fora isso deixa que ela os educa perfeitamente, ok? Sobre doa-los não faça agora, leia esse artigo que vc entenderá melhor o por que não pode, espere mais um mês pelo menos...com 60 dias os filhotes estão prontos para serem separados. Ela não os maltrata...ela está educando ;) Mas qualquer dúvida estou a disposição. Abraço

      Excluir
  62. Peguei minha filhote de poodle, com 26 dias, a mãe, n da ligando prós filhotes, eu achei melhor pegar logo, q eles ficavao na frieza, agente ia lá ele tava todo molhado com frio, tô dando leite desnatado integral com ração, pedigrir filhote e ela come tudinho, dou de 3 em 3 hs, por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo. ..tudo bem? Primeiramente leve seu filho ao veterinário para avaliação médica. No mais está correto sim...mas existem pates para filhote nessa idade q seria melhor do q a ração. Veja com o veterinário sobre isso. Abraço e qualquer dúvida estamos a disposição.

      Excluir
  63. Ola, parabens pelo blog. Ele é super e vc responder as perguntas é 10! Tenho um casal de whippet q teve sua primeira ninhada. Nasceram 5 filhotes e eles e a ame estão separados do macho desde o dia do parto. A femea fica junto do macho quando quer, mas se ele aparece perto do portão de onde ela está com os filhotes ela late e rosna. Ela mesma nao deixa ele se aproximar dos filhotes, que já estão com 23 dias Tenho duvidas de quanto tempo essa separação seria ideal? Em qual momento eles podem conviver no mesmo espaço, até pq a medida q os filhotes forem crescendo e desenvolvendo vai ser dificil mante-los separados pq eles passam pelas grades. Qual é o tempo ideal para o desmame, pq vi em alguns sites 25 dias e em outros 30 dias? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Viviane, tudo bem? O desmame é a própria cadela que faz...ela recusa a amamentação pq o filhotes começam a morder no hora de sugar...ofereça a eles papinha de ração, vc compra em pet shop um patê para misturar e assim facilita o desmame, mas só faça isso quando a cadela estiver rejeitando a mamada, o que ocorre por esse periodo entre 25, 30 dias mesmo. Quanto ao macho vc pode soltá-lo e observar o que a fêmea faz, mas só solte quando os filhotes já estiverem com no minimo uns 10, 12 dias, ok? CLaro, isso se o macho for tranquilo. E naõ crie excitação de mais nessa hora...espere ele dormir e abra a passagem para que ele veja a porta aberta por acaso, assim fica mais tranquilo...mas fique de olho, não faça isso e deixe a femea sozinha, ok? Caso vc tenha receio contrate um profissional para te ajudar nessa hora. Abraço e obrigada pelos elogios e participação, precisando estamos as ordens!

      Excluir
  64. Ola, Parabéns pelo o blog encontrei por acaso quando estava a fazer umas pesquisas, eu recentemente adotei uma cadelinha ela veio comigo para casa com 1 mês e meio já está cá em casa há 5 dias mas ela tem estado muito agitada não para quieta está sempre a correr e a noite fica bem pior chora e não sei o porquê não sei se é fome ou outra coisa, sinto que errei ao trazer-la já para minha casa mas o senhor a quem a adotei queria entregar a ninhada mais de pressa possível e agora não sei o que fazer com o comportamento dela :/
    A raça dela é serra da estrela

    Seria possivel dar me umas dicas para ajudar la a ficar calma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom a cedelinha está sentindo falta da família dela, é normal. Leve- a ao veterinário para tomar as vacinas e vermifugar. Ofereça a ela porções de ração recomendada pelo fabricante até 6x ao dia. Brinquedos de borracha mais dura pois ela precisa coçar os dentinhos que estão nascendo...separe um cantinho aconchegante pra ela dormir, almofadas ou travesseiros são ótimos pois filhotes gostam de dormir todos enroladinhos um nos outros e a almofada supre um pouco dessa carência. Ela dorme dentro de casa? fora? Tem outros cães? É um lindo cão...mas precisa de atividade, brincadeiras e distração para não ficar entediado...agora vc ainda não pode passear com ela na rua, mas futuramente caminhadas sempre!!!! Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço

      Excluir
  65. Boa tarde, eu tenho uma cachorra pinscher, ele teve 4 filhote eles já estão com 35 dias mas ela já esta sem leite e magrinha, oque eu faço? eu entrego os donos? mim ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simony, então...a questão de separar os filhotes da mãe e dos irmãos não tem muito a ver com a amamentação. Agora vc pode fazer papinha de ração pra eles, compre um patê em pet shop de desmame e ofereça aos filhotes. O mais importante são os filhotes estarem juntos com a ninhada até os 2 meses pq nesse período a mãe e irmãos EDUCAM a matilha...ensinando sobre respeitar limites e sobre não morder. Leia esse artigo que vc comentou que vai te ajudar muito nesse processo.

      Excluir
  66. Nossa! Que blog maravilhoso!
    Estou para adotar um shi tzu, ele tem 6 meses. Será que ele realmente é um filhote ou vai vir com os hábitos da antiga família? Estou receosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina...um cão para formação de toda sua personalidade precisa de 2 ingredientes; a genética e o meio em que vive. A genética é o cao já nasce com certas tendências vidas de seus antecedentes. O meio em que vive são todas influência s que o cão tem o contato com a família original. .. estímulos exrernos e todos esses são mutáveis ou seja podem ser moldados com o tempo . ... eu sou mais a favor de adotar um cao c 6 meses retirado de sua família original do que separ precocemente o filhote onde ele pprecisa passar por muitas experiências fundamentais para o seu desenvolvimento. Muito obrigada ela participação e pelo elogio. Precisando estamos a disposição. Abraços

      Excluir
  67. Olá Marina!

    Adorei o seu blog, você realmente entende de cachorros!!! Kkkk.

    Marina, é o seguinte, eu estou pensando em comprar/adotar um filhote Shih Tzu, e tenho algumas perguntas:

    1. Qual a melhor ração pra essa raça?
    2. Eu moro em apartamento pequeno, tem problema para o Shih Tzu?
    3. Eu moro em Brasília, vc recomenda alguma feira de adoção, pet shop ou qualquer lugar de confiança para a adoção/compra?
    4. Você prefere macho ou fêmea para o meu caso?

    Aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriela. Bom...existe rações que tem exemplares específicos para cad raça. ..a royal tem uma linha para esses cães e acredito que a max tb...dentre outras...o mais importante é vc escolher uma ração com boa palatabilidade e proteínas. ..veja o artigo - decifrando rótulos de ração. Morar em apartamento n tem problema nenhum desde que vc saia para passear com aeu cão e que ele tenha objetos ara brincar...infelizmente nao conheço nada ai em Brasília. ..mas vá a uma clinica veterinária q certamente irao te indicar onde adotar seu caozinho. Sobre macho e femea ambos sao otimos...mas castre desde novinhos para evitar problemas futuros. ..os machos por errarem o local do xixi e a femea pelos cios e doenças no útero. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço

      Excluir
  68. Minha cachorra deu cria 7 cachorros e a moca que comprou jah veio buscar jah com 22 dias quais o risco que o cachorrinho pode ter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os riscos possíveis, não entregue o cão com menos de 60 dias. Leia esse artigo para vc entender melhor. http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/07/quando-devo-separar-um-filhote-da-sua.html

      Excluir
  69. Bom dia Marina! Ganhei um filhotinho de 34 dias. Ele ainda chora bastante quando percebe que está sozinho, e percebo que ele ainda não anda muito bem, se desequilibra, é normal? Eu ainda não vacinei ele, com quantos dias devo vacinar? Levei ele hoje para passear e ele demonstrou medo , posso continuar levando ele para passear? Sou marinheira de primeira viagem, e não sei bem como cuidar do meu filhote. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dani...primeiramente preciso te alertar para NÃO deixar o seu cão andar na rua, somente sair com ele no colo e não ter contato com caes que não são vacinados. ..os vacinados pode e deve deixar. Bom...vc pegou um filhote muito novo...nao deveria ter separado ele da mae tão cedo assim...leia o artigo para entender mais sobre isso. Tanto é q vc ercebeu q ele nem caminha direito ainda...eu aconselho a vc leva lo ao veterinário para ser aplicado a 1a dose do vermifugo e vacina e deixa lo com a mae por mais uns 20 dias pelo menos. Ok? Ele ainda nao está preparado para mudanças tao radicais...estava no aconchego da mãe e agora vai passar a ficar sozinho. Portanto deixe ele amadurecer um pouco mais. Abraço e qualquer dúvida estamos a disposição.

      Excluir
    2. Bom dia Dani...primeiramente preciso te alertar para NÃO deixar o seu cão andar na rua, somente sair com ele no colo e não ter contato com caes que não são vacinados. ..os vacinados pode e deve deixar. Bom...vc pegou um filhote muito novo...nao deveria ter separado ele da mae tão cedo assim...leia o artigo para entender mais sobre isso. Tanto é q vc ercebeu q ele nem caminha direito ainda...eu aconselho a vc leva lo ao veterinário para ser aplicado a 1a dose do vermifugo e vacina e deixa lo com a mae por mais uns 20 dias pelo menos. Ok? Ele ainda nao está preparado para mudanças tao radicais...estava no aconchego da mãe e agora vai passar a ficar sozinho. Portanto deixe ele amadurecer um pouco mais. Abraço e qualquer dúvida estamos a disposição.

      Excluir
  70. Oie comprei filhote labrador esta com 35 dias mais ou menos mais ... Vou ter q trazer ja pra casa ja pois pessoa nao pode ficar mais com filhotes eu tenho medo de morrer mi ajuda com criar oq faze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacki.. Primeiramente leve o filhote ao veterinário para vacinação e vermifugação. Depois pesquise aqui no meu blog a palavra Filhote. Vc vai achar muita coisa. Tem minha pag no face Cao educado. Curte la e veja tudo d filhote. Abraços

      Excluir
  71. ola Mariana, gostei muito do seu blog, minha família comprou um filhote de Shitzu com 40 dias, e lendo o artigo acima fiquei triste por saber sobre essa fase tão importante dos cães e que por ignorância acabamos por interromper pegando ele assim tão novinho. O que devo fazer nesse caso? É possível inserir ele novamente no convívio com a mãe? ( ele esta conosco há 4 dias).

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allana...Não fique dessa forma...se vc tiver a possibilidade de deixar ele com a mae mais uns 10 a 15 dias perfeito...se não tiver como leia no meu blog sobre filhotes paea te ajudar...ca no campo de pesquisa canto superior direito digite filhotes e la vai aparecer todos os artigos. Abraço

      Excluir
  72. Ola.
    Posso pegar um filhote de husky siberiano com 40 dias de vida??
    Tem algum risco a saude dele??
    O dono disse q ele ja come raçao.
    O que devo fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA Camila, tudo bem? Leia esse artigo para vc entender mais sobre essa separação
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/07/quando-devo-separar-um-filhote-da-sua.html

      Excluir
  73. Olá boa tarde !
    Tenho duas bassê e as duas deram cria uma dia 30/06 e a outra 05/07 As mães estão. Muito cansada ,muito machucadas e magras cada uma teve 5 filhotes e eles estão muito grandes para elas .queria saber se com 40 a 45 dias posso começar a entregar eles sem prejudicar eles estou com medo das mães ficarem doente !o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. ..é normal a cadela ficar assim mesmo por amamentar. Vc pode fazer o desmame dps filhotes com patê de ração. Pode separa los da mae por algumas horas do dia para ambos irem se adaptando. E depois de 60 dias de nascidos entrega los aos donos. Abraços

      Excluir
    2. Olá. ..é normal a cadela ficar assim mesmo por amamentar. Vc pode fazer o desmame dps filhotes com patê de ração. Pode separa los da mae por algumas horas do dia para ambos irem se adaptando. E depois de 60 dias de nascidos entrega los aos donos. Abraços

      Excluir
  74. Marina , boa tarde!
    Ganhei um filhote de cachorro com 2 meses de idade, é filha de mãe basset e pai poodle, tem como saber como vai ficar quando crescer? E se é normal os primeiros dias de separação da mãe , eles chorarem durante a noite? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucilene. Fica difícil saber como ele vai ficar.... mas com certeza já é lindinho. É normal chorar a noite sim.... coloque um urso ou almofada junto dele.... bolsa térmica quente tb ajuda enrolada em uma toalha. Abraço

      Excluir
    2. Oi Lucilene. Fica difícil saber como ele vai ficar.... mas com certeza já é lindinho. É normal chorar a noite sim.... coloque um urso ou almofada junto dele.... bolsa térmica quente tb ajuda enrolada em uma toalha. Abraço

      Excluir
    3. Oi Lucilene. Fica difícil saber como ele vai ficar.... mas com certeza já é lindinho. É normal chorar a noite sim.... coloque um urso ou almofada junto dele.... bolsa térmica quente tb ajuda enrolada em uma toalha. Abraço

      Excluir
  75. Obrigada Marina , seu blog é maravilhoso, parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. ola minha poodle teve 4 filhotes e terei que doar todos quando completarem 45 dias de vida .minha poodle vai sofrer muito? como amenizar a dor ? ou devo ficar com pelo menos um para aliviar seu sofrimento? nao sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, primeiramente nao aconselho vc a separar antes de 60 dias, leia esse artigo para entender os motivos, segundo castre sua cadela para evitar esse estresse para ela de separação, pois é sim muito doloroso. Bom, vá tirando os filhotes aos poucos num intervalo de uns 4 dias, ou mais entre um e outro...infelizmente ela vai sofrer de qualquer jeito...saia para passear com ela...brinque com ela...ocupe o tempo dela ao máximo, com brinquedos novos, tem uns brinquedos otimos chamam KONG que vc enche de petisco dentro...enfim...e pense com carinho na castração. Abraço.

      Excluir
  77. Olá
    Uma amiga tem uma cadela de raça pug,e ela teve 4 filhotes que neste momento estao com 3 semanas
    Qual a melhor altura para separar o filhote da mae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, no minimo 60 dias amigo, leia o artigo para entender melhor sobre os motivos de se esperar 2 meses para separa-los. abraço
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/07/quando-devo-separar-um-filhote-da-sua.html

      Excluir
  78. Olá ! Ganhei um cachorrinho,um vira lata, mundo de morrer !!!
    Ver bem, eles estão numa casa abandonada, faz um mês que nasceram, estou com medo que aconteça algo, espero mais quanto tempo pra poder trazer ele pra casa?! Espero sua resposta, desde já agradeço.
    Meu nome é Ivone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...mas e os outros filhotes??? Nesse caso pode resgata-los sim...e divulgue para adoção do restante e da mãe o mais rápido possível. Alimente-os, de agua, e tire foto para postar!!!! abraço

      Excluir
  79. Olá Marina, tenho uma cadela linguicinha que teve a primeira cria aos 7 anos, duas fêmeas, uma foi para a família do macho e fiquei com a outra. O problema é que ela esta com 2 meses e a cadela deixa mamar, a mãe está com uma inflamação na glândula anal e preciso dar um remédio que ela não pode tomar se estiver amamentando. Te pergunto, como afasto definitivamente esse filhote da amamentação para que eu possa tratar a mãe?(Moro em apartamento e é difícil restringir os locais, até por que o filhote chora muito e a mãe fica extremamente preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem? Bom, se a filhote mama é pq a mãe ainda produz leite, veja com o veterinário dela para receitar um remédio para secar o leite da mãe e ofereça ao filhote papinha de ração com patê de cachorro, eles amam e ela vai deixar de querer mamar, e se por acaso chegar a sugar a teta da cadela não sairá leite. Abraço.

      Excluir
  80. Oá bom dia, tenho uma cachorra que teve 6 filhotes, conseguimos manter dois até hoje com quase dois meses, os outros ja foram adotados, pois a mãe estava ficando muito cansada, os pelos cairam muito e ela ficou com ar meio tristonho, hoje está melhor, mais de uns dias para cá, ela do nada fica correndo subindo as escadas descendo e até chorando do nada. Quando levo um filhote para longe dela por um tempo ela chora e fica correndo sem parar. Os bebes estão querendo mamar nela mais ela nao deixa mais, acredito que ela nao tenha mais leite. O filhote macho está para ser adotado, mais com ela desse jeito deveriamos esperar? Meu coração chega doer quando vejo ela triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, tudo bem? É normal a cadela ficar assim, o que vc tem que fazer é ocupar o tempo da cadela sempre com brincadeiras e passeios diários....quando for separar o filhote dela não faça despedidas, é pior e mais tenso pra ela...e castre-a o quanto antes para não passar por esse estresse novamente, pois é bem triste mesmo. Pense como se fosse com humanos...o sentimento é existente em todas as espécies. Abraço.

      Excluir
  81. Olá Marina. Li o seu blog e acho realmente fantástico a energia, a paixão que tem e o tempo que despende com as nossas dúvidas. Antes de mais, parabéns.
    A minha questão é um cão que não esteja a ser criado pela própria mãe, apesar de estar a ser criado por uma cadela que tem leite, e que foi o único da ninhada, ou seja, não convive com irmãos, qual será o comportamento que poderá adquirir? Ele costuma estar com os pais mas a mãe fez cesariana e não o está a amamentar. Será que vai ganhar os tais hábitos de matilha na mesma?

    ResponderExcluir
  82. Em relação ao meu último post, não sei se é importante para a questão colocada a raça canina, mas é um Boston Terrier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, fico muito feliz com suas colocações, obrigada mesmo.Bom, vamos lá....os cães, assim como todos os mamíferos tem em sua formação de caráter uma porcentagem vindo da genética e outra vinda do meio em que vive. Ambas se fundem e formam o ser em questão. A genética já nasce com o individuo, esse é o genótipo, já o fenótipo o indivíduo var adquirindo com o tempo, passando por experiências vividas. Com a minha experiência digo que o fenótipo é mais intenso do que a genética...essa pode ser encoberta, porém não extinta. O seu filhote terá sim características da mãe e tb da matilha em que vive, como ele está sendo criado por ela as características são mais enraizadas ainda. De qualquer forma preze pelo bem estar dele, por formar um cão seguro e educado, um cão feliz e que possa ser cachorro, veja sobre adestramento em sua região, leia livros, tem muitas indicações aqui no blog...canto direito da tela. E qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço

      Excluir
  83. Posso trazer minha filhote poodle com 35 dias de nascido?

    ResponderExcluir
  84. Oi, ganhei um filhotinho de apenas 26 dias foi separado da mãe e está muito fraquinho, dorme o dia inteiro e não consegue andar, se ergue muito pouco e tosse como se estivesse com catarro, está sendo amamentado através de mamadeira, estamos temendo que ele não sobreviva, o que você pode me dizer? O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciele, desculpe a demora em responder, fiquei sem internet. Como está o filhote hoje? Abraço

      Excluir
  85. Olá Mariana. Adorei seu blog e sua página no facebook. Estou com algumas dúvidas e não sei a quem recorrer, você poderia me ajudar, por favor? Estou para buscar uma filhotinha de lhasa apso, estou acompanhando o crescimento dela por fotos desde que ela tinha 4 dias, e agora ela tem 24 dias.Mesmo que seja meio absurdo, já estou apegada a ela. A moça quer que eu vá buscá-la por volta de 40 dias. Se eu conseguir insistir por mais 5 dias ou uma semana, ainda assim será muito prejudicial a ela? Leva cerca de 50 minutos o trajeto de onde ela está até a minha casa. Essa curta viagem pode prejudicá-la de alguma forma? Trarei ela de carro e não deixarei ter contato com o chão até estar dentro de casa. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Álicy, desculpe a demora, estive sem internet esses dias....vc pegou seu filhote já? Acredito que não né? Bom, veja se ela deixa os 60 dias, caso contrário, converse para ser com 55 dias pelo menos. Explique para ela a importância desse tempo que o filhote deve ter com sua matilha original, Leia esse artigo que vc comentou pra ela se for o caso. Bom, vc pode pedir para a dona da ninhada pegar um pano e colocar junto aos filhotes e quando vc for buscar sua filhotinha vc trazer esse pano, ajuda muito a transferência do cheiro, acalma o cão, outra coisa, coloque uma almofadinha ou bichinho de pelúcia junto ao filhote para dormir...no mais leia na minha página as dicas sobre como cuidar de filhote, tem muita coisa la. Ah, ela pode e deve ter contato com outros cães, desde que sejam vacinados! Abraço.

      Excluir
  86. Minha pitbull deu cria a oito filhotes e eu n sei o que fazer pois eles estão com 20 dias e minha cadela teve um nódulo nos seios e o veterinário passou um remédio para secar os seios dela, com quanto tempo posso entregar os filhotes pois ja estao todos vendidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quer pegar ou entregar filhotes? Perguntou primeiro sobre pegar e agora entregar....Bom, o veterinário deve esperar a cadela desmamar os filhotes para passar qualquer remédio pra ela. Veja com outro profissional sobre essa possibilidade. Ela deve seguir o tratamento para o nódulo somente depois do desmame. Abraço

      Excluir
  87. Ola, tenho um spitz que eh pai de 3 filhotes, eles moram c a dona da cadela e estao c 34 dias de vida.
    Como irei viajar em dezembro, pensei em separa-la da mãe so quando voltar de viagem em janeiro, ela estará com 3 meses e 10 dias
    Tem algum problema?
    E gostaria de saber se posso ficar levando ela p minha casa e dps levando ela de volta para dormir c a mae, para que possa se familiarizar com a minha casa. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oLÁ Juliana. Será perfeito separa-los com 3 meses...é até bom que ele já estará mais independente, não vai sentir tanto e receberá a educação primordial da mãe. Pode fazer essa transição gradual sim, de leva-lo para a sua casa e depois deixa lo com a mãe...não tem problema nenhum...a unica coisa que vc deve fazer quando optar por essa transição gradual é ir espaçando o tempo mais e mais, por exemplo, vc leva e busca todos os dias, depois um dia sim e outro nao, depois de 2 em 2 dias, depois de e em 3....4...4....até completar 1 semana, e leva -lo aos finais de semana, depois de 15 em 15....até separar de vez. ok? Abraço.

      Excluir
  88. Olá... me chamo Jane....estou muito aflita pois tenho uma vira latas de estimação de 3 anos...ela vive só comigo desde os 4 meses....tem toda mordomia do mundo....é amável, querida muito esperta, atende a muitos comandos meus e eu mesma a treinei com muito carinho....ela é tudo de bom pra mim...infelizmente não a castrei por que não a quero gorda e preguiçosa como vejo as outras cadelas castradas que conheço, e um safado sem dono roeu a tela do meu cercado e ela teve 4 filhotes....3 morreram e ficou um que vou doar assim que desmamar.....como posso fazer pra ela não sofrer muito na separação ?..estou desesperada não quero vela sofrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... não separe quando desmamar.... espere pelo menos 2me

      Excluir
    2. Olá... não separe quando desmamar.... espere pelo menos 2me

      Excluir
  89. ola, achei dois filhotes na rua e os trouxe para casa. Devem ter no maximo 1 mes de idade. Vamos ficar com 1 e a outra uma amiga vai adotar. Elas sao muito apegadas. Quanto tempo devo esperar para separa-las ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe os juntos por mais 1 mes para se reestabelecerem do trauma da rua e so depois separe. Leve ao veterinario para vacinacao. Abraços. E parabens pela atitude de adoção.

      Excluir
  90. Oi .. acabei de ganhar 2 filhotes de pitbull tem 19 dias de nascido .. o pessoal me deu ele agora pq iriam viajar .. Como devo proceder quanto à alimentação e os cuidados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa.... 19 dias é mto precoce a separação. O mínimo são 60 dias... seus cães nem desmamados por completos estão. Volte com eles para a mãe até completarem 60 dias. Abraço.

      Excluir
  91. Marina, amei seu blog! Ganhei uma cachorrinha SRD, mas a dona não quer ficar com ela até 60 dias. Fica no máximo até 40. Tô super insegura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Suze.... obrigada pelo elogio e participação. Então... converse com ela pra que fique pelo menos até 50 dias... caso ela nao queira d forma alguma proceda normalmente com o f

      Excluir
  92. Olá Marina, é pq eu ganhei um cachorro (viralata) com 30 dias...e ele chora muito, eu gostaria de sabe o pq.... Ele n ve a mãe... Apenas vê um dos irmãos dele 1-2 vezes na semana....oque posso fazer?

    ResponderExcluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!