Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SEU CÃO TE LEVA PARA PASSEAR?

 

POSTAGEM

 

Seu cão fica muito agitado quando vocês saem para passear? Ele se excita excessivamente apenas pelo fato de você falar a palavra mágica; “vamos passear??” ? Ele fica todo eufórico quando te vê trocando de roupa e pegando a coleira? E quando saem pela rua, ele pula, puxa, late de tanta “alegria”?

Se você respondeu SIM para a maioria das perguntas, não se desespere, grande parte dos donos passam por isso também.

Primeiramente vamos entender os motivos que levam o cão a agir dessa forma.

Todo bom cachorro adora passear é nato deles esse interesse pela rua, pois podem cheirar odores diferentes, explorar ambientes novos, observar outras criaturas, o passeio para um cachorro é repleto de informações e aprendizado. Juntando a vontade acumulada de sentir todo esse prazer com a ansiedade em sair logo de casa o seu cãozinho está prestes a explodir de tanta emoção.

Quando as caminhadas passam a fazer parte da rotina do animal esse comportamento tende a diminuir e desaparecer, porém, existem cães que mesmo saindo todos os dias ainda ficam ansiosos, essa situação é o que chamamos de comportamento aprendido, o cão simplesmente aprendeu que ele precisa ficar nesse estado emocional para ganhar a recompensa, que seria passear!

 

Tudo está ficando mais claro na sua cabeça certo?

 

Veja bem essa situação e avalie se por acaso é familiar: Você pega a coleira, seu cachorro te olha e levanta do sofá com as orelhas em pé e rabo abanando, você se aproxima para colocar a coleira nele, seu cão abana o rabo mais forte ainda, sai correndo e latindo pela casa, depois de alguns minutos, muitos minutos por sinal, você consegue com dificuldade, colocar a coleira nele, então, ambos vão em direção a porta, seu cão em êxtase de alegria, aos pulos e latidos é o primeiro a sair para a rua, como uma bala, ou melhor, como se ele fosse te levar para passear, o que não é mentira, convenhamos, e assim segue o passeio, cansativo e totalmente errado. Conclusão: seu cão foi recompensado com a diversão de sair para passear por estar eufórico e ansioso.

 

Identificou com o caso não é verdade???

 

Bom, então vamos às dicas?

1- Reserve um tempo maior para educar o seu cão.

2- Não faça o exercício correndo e sem paciência, a sua calma e tranquilidade ajudam nesse processo.

3- Verifique se a coleira que está usando para o seu cão é a indicada para o porte dele.

4- Prepare-se para sair com seu cão, faça todo o processo de costume, trocando de roupa, calçando tênis, fazendo o mesmo ritual de sempre.

5- Notando qualquer alteração no cão, não fale, não toque e não olhe para ele, simplesmente mude para outra atividade, por exemplo; vá fazer algo na cozinha, no quarto, ou ver TV.

6- Assim que o cão tranquilizar pegue a coleira novamente e ignore qualquer artimanha do cachorro. Mantenha a calma, e espere ele se acalmar também.

7- Eu sei que já se passaram alguns minutos, por isso lembre-se da etapa 1- Reserve um tempo para educar o seu cão, essa demora no início é normal. A cada dia de exercício esse tempo gasto ficará mais curto e o cão entenderá o que você quer.

8- Coloque com tranquilidade a coleira no cão e se nesse momento ele se agitar novamente, espere mais um pouco.

9- Pense que é um exercício de paciência para você mesmo.

10- Após colocar a coleira no cão vão em direção à porta e só abra quando o cão estiver se acomodado.

11- Saia com o cão e não permita que ele puxe a guia, inicie a caminhada com passadas mais rápidas.

12- Se mesmo assim o cão estiver puxando muito, pare, espere ele se acalmar e continue a caminhar.

13- Ao voltar para casa só abra a porta se o cão estiver calmo.

14- Procure não falar muito com ele durante o exercício, faça mais expressões corporais e faciais.

15- Repita esse procedimento todos os dias.... Siiiiiim todos os dias, dessa forma o seu cãozinho vai aprender e entender o exercício. Caso você execute esse treino hoje e volte a repeti-lo daqui 15 dias, o seu cão não conseguirá memorizar o aprendizado. Portanto esteja disposto a ensiná-lo.

Com as sequencias de repetições o seu cão tende a associar o comportamento calmo com a consequência de sair de casa para passear e passará a repetir mais esse desempenho.

Lembrando que a presença de um adestrador é fundamental para auxiliar em casos mais complicados.

 

Mais dicas de passeio acesse:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=365494440223234&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater

16 comentários:

  1. oi marina,queria fazer uma pergunta a vc que nao tem aver com essa postagem que vc publico, tipo eu sei que o ideal e so tira o filhote de perto da mae e dos irmaos quando ele completa 60 dias de vida. mais queria te fazer uma pergunta, tirando um filhote de rottweiler com 37 dias de vida ele ja comendo a raçao tem perigo dele morre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wamberto. Leia esse artigo que vc entenderá muito bem sobre sua dúvida. Qualquer dúvida estou a disposição
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/07/quando-devo-separar-um-filhote-da-sua.html

      Excluir
    2. Ele provavelmente não vai morrer por esse motivo, mas tirar da ninhada muito cedo pode fazer ele desenvolver vários comportamentos ruins, prejudicar a socialização, além de não saber como um cachorro deve se comportar. Tirar um cachorro cedo da ninhada é muito ruim pro comportamento dele.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Boa noite,

    Minha cadela quando sai, tende a ficar muito ansiosa, por isso canso ela antes de passear, e aí resolvo sair com ela. Só que apesar dela me acompanhar sem problemas, ela criou um costume de cagar e fazer xixi inúmeras vezes durante o passeio, até quando já não há mais nada para fazer (tenta fazer xixi, não sai nada porque já fez durante todo o percurso e volta a caminhar). Eu queria saber se existe uma maneira de inibir esse costume dela. Apesar de muita gente preferi que o cachorro faça na rua, eu prefiro que ela faça em casa pois já tem o lugar de costume dela, o que facilita na hora de recolher. E como eu geralmente corro com ela, quando ela faz, quebra o ritmó da corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Essa atitude da sua cadela é puro instinto de marcação. Extremamente normal, ainda mais se ela for uma cadela com personalidade mais dominante. O que vc pode fazer, mas sem força-la é levar alguns petiscos na sua caminhada e quando vc notar que ela está parando para evacuar sendo que ela já o fez antes chame a atenção dela para o petisco e continue a caminhada. Mas vc deve fracionar o período do passeio para ela ter o momento de cheirar e fazer suas necessidades, ok? Abraço

      Excluir
  3. Oi Marina, tudo bem?
    Achei seu blog procurando informações para passear com cães ansiosos.
    Só tenho um momento no dia em que posso passear, que é quando chego do trabalho. Porém eu chego e quero descansar um pouco antes de sair, mas o cachorro fica chorando e "incomodando" até sairmos. Não sei como mudar esse comportamento pois não consigo variar o horário do passeio.
    Alem disso, é um Akita que tem muita força e eu não consigo segurar. Chega minha mão fica ferida de tanta força que eu faço para tentar controlar.
    Seria o caso de procurar um adestrador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabi...desculpe a demora em.responder...estava com problemas no aplicativo...Bom...qual coleira vc usa??? E sim seria muito bom vc procurar um.adestrador...em.pouco tempo ela ensina vc é seu cão a como se entenderem...mas lembre se...pegue referências eacompanhe as aulas. Abraço.

      Excluir
    2. Ola Gabi...desculpe a demora em.responder...estava com problemas no aplicativo...Bom...qual coleira vc usa??? E sim seria muito bom vc procurar um.adestrador...em.pouco tempo ela ensina vc é seu cão a como se entenderem...mas lembre se...pegue referências eacompanhe as aulas. Abraço.

      Excluir
  4. Olá, Marina

    que bacana conhecer seu blog! Tenho um pastor belga de 2 anos e passeio com ele todos os dias. Uso a coleira easy walk (já usei a gentle leader) e ela me ajuda a controlar os puxões do cachorro de 35kg, mas não o inibe de pular ao ver outro animal.
    Como proceder a essa agitação dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kilvia...obrigada pela participação...então seria interessante avaliar seu cão para saber qual a intenção dele com esses pulos...veja um.adestrador para te ajudar ao.vivo. sobre a coleira seria melhor vc usar a gentle leader que faria ele.desviar o.foco de atencao. Mas invista em.algumas aulas de adestramento...vc verá mudancas positivas! Abraço.

      Excluir
    2. Olá Kilvia...obrigada pela participação...então seria interessante avaliar seu cão para saber qual a intenção dele com esses pulos...veja um.adestrador para te ajudar ao.vivo. sobre a coleira seria melhor vc usar a gentle leader que faria ele.desviar o.foco de atencao. Mas invista em.algumas aulas de adestramento...vc verá mudancas positivas! Abraço.

      Excluir
  5. Olá Marina, tudo bem?
    Então, meu problema tá um pouco maior que isso, pq eu tenho um São Bernardo. Sempre que vamos passear ele puxa muito, eu já tentei essas técnicas mas ele não se acalma, sempre eu saio e espero ele se acalmar, mas quando ele me vê, imediatamente ele fica agitado de novo como se nunca tivesse me visto na vida. Resultado: quando saímos, ele puxa(com muita força kkkk) e pula em mim, eu acabo perdendo a paciência e voltando do passeio. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme. Tudo bem? Bom precisaria ver o pq seu cão está puxando. Entao muitas vezes o trabalho é feito ainda dentro de casa. Te aconselho a procurar um profissional para te ajudar. Seria o melhor a se fazer. Assim com orientações corretas após uma avaliação do seu cão vc ter a um resultado satisfatório. Abraço.

      Excluir
    2. Olá Guilherme. Tudo bem? Bom precisaria ver o pq seu cão está puxando. Entao muitas vezes o trabalho é feito ainda dentro de casa. Te aconselho a procurar um profissional para te ajudar. Seria o melhor a se fazer. Assim com orientações corretas após uma avaliação do seu cão vc ter a um resultado satisfatório. Abraço.

      Excluir
  6. Muito obrigado!!!!!!!! Se artigo foi um dos melhores e mais explicativos para me ajudar! Meu cão é um filhote de 7 meses, porém de porte grande, ele não tem calma na hora do passeio, isso acaba machucando o pescoço dele, pela questão da força que ele me puxa ( ele se engasga inúmeras vezes no passeio) . Por isso acontecer acabei ficando com receio de passear com ele com a coleira normal, tendo que parar com os passeios diários! E isso me deixa muito triste, pq meu quintal não é tão grande para o tamanho dele :,(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa. Fico muito feliz que esse artigo foi útil para você. Seria interessante vc chamar um adestrador para fazer algumas aulas com seu cão e vc juntos. Assim vc aprende a forma correta de corrigi lo. Sem machucar nem enforcar. Existem várias coleiras que vc pode estar usando. Mais uma vez obrigada. abraco

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!