Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como escolher um verdadeiro adestrador

Foto Blog 13
 
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, adestrar significa "tornar capaz, hábil; habilitar; preparar". Assim, o adestrador é o profissional que habilita o animal a conviver melhor com o ser humano, ou seja, torna o cão capaz de entender o que o dono deseja e muito mais do que apenas isso, ensina ao proprietário do cão a “ler” as mensagens enviadas pelo animal, tornando a convivência mais harmoniosa.
Adestrar, portanto, resume em criar um canal de comunicação com o cão, já que ele entenderá o que seu dono deseja e este, por seu turno, naturalmente começará a observar melhor o comportamento de seu animal.
Muitos profissionais atualmente preferem ser conhecidos como educadores caninos, psicólogos de cães, professores de cães, para fugir da qualificação "adestrador", já tida como pejorativa. Mas o termo correto e que define bem o trabalho é adestrador. Este é o profissional que torna os cães (e animais em geral) aptos a obedecerem comandos, respeitarem limites, serem mais sociáveis. Porém adestrar é diferente de educar. Educar é algo mais interno, onde os problemas comportamentais são mais vistos, evidentes e tratados, e não apenas o ensinamento de comandos. Portanto, adestramento e educação canina devem andar juntos.
Quanto a técnica, basta uma rápida pesquisa para constatar que o reforço positivo (método onde o cão aprende com base em recompensas valorizadas) é a forma mais eficaz, segura, tranquila, respeitosa e correta de ensinar um animal. E mais: os resultados aparecem rapidamente e o cão sente prazer em aprender. Um adestrador atualizado usará o reforço positivo como método de aprendizado. Frisando que cada cão é individuo único, com suas particularidades e experiências vividas, dessa forma o treinamento também será individualizado. O bom profissional se adapta ao cão, e não o contrário. A bagagem de conhecimento sendo ampla e correta condiz com o resultado positivo e satisfatório.
O maior problema é que, no Brasil, não existe regulamentação para a profissão. Assim, não há quem fiscalize o trabalho deste profissional. Dessa foram é preciso atenção ao contratar o melhor profissional, de preferência com referência e histórico curricular.
 
Segue algumas dicas:
· O adestrador sério adora cães e animais em geral. E isso é algo que não se consegue fingir. Portanto, é importante verificar como o profissional trata o cão;
· O adestrador sério respeita os limites físicos do cão, e não irá forçá-lo a executar movimentos que possam comprometer sua saúde, nem submetê-lo a exercícios exaustivos;
· O adestrador sério é muito paciente. Paciência é o maior segredo do adestramento. Cada cão, tem seu ritmo de aprendizado, e isto pouco tem a ver com raça, mas sim com a individualidade de cada animal. Um adestrador que se irrita quando o cão não obedece ou não aprende logo não é um bom profissional;
· O adestrador sério se preocupa com a segurança dos cães, das outras pessoas e com a sua. Não se deve confiar em adestradores que garantem que o cão pode andar solto na rua: acidentes e tragédias acontecem aos montes por este motivo. Além disso, para lidar com um cão agressivo, o adestrador se cercará de cuidados para que ninguém saia ferido e jamais entrará em confronto físico com o cão;
· O adestrador sério sempre quer a presença do dono nas aulas. Não há nada mais gratificante para um profissional do que ver o cão e o dono interagindo, o cão executando comandos e sendo alegremente recompensado;
· O adestrador sério fez e faz constantemente cursos para se manter atualizado sobre as melhores técnicas de treinamento;
· O adestrador sério estuda o comportamento canino e ensina ao dono a linguagem do cão, que é diferente da nossa. Assim, identificando os sinais, fica muito mais fácil entender as reações dele e saber como agir;
· O adestrador sério disponibiliza referências sobre o seu trabalho;
· O adestrador sério cumpre com horários e com o objetivo proposto para aquele período;
· O adestrador sério possui equipamentos de trabalho;
· O adestrador sério possui uma empresa regularizada;
· O adestrador sério jamais usa de meios violentos para treinar o cão.
· O adestrador sério registra o seu trabalho com fotos e fichas cadastrais.
· O adestrador sério cumpre com seus deveres éticos.
· O adestrador sério ama o que faz e demonstra isso o tempo todo, de forma natural e sincera.
 
1
 
 
Finalizo com uma afirmação, feita com muita sinceridade:
Eu sou ADESTRADORA, com muito orgulho!




















3 comentários:

  1. Ah! Mariana! Vou te pedir uma ajuda! Minhas filhotes (que foram adotadas para serem mascotes de nossa escola) precisarão de adestramento e gostaria de saber duas coisas:
    - Primeiro se você conhece alguém aqui em São Paulo para me indicar;
    - Com quanto tempo tenho que começar o adestramento? Tenho ensinado o básico... sentar, deitar, dar a pata, fazer xixi e coco no lugar certo, deixar colocar coleira, andar no carro... enfim.
    O adestramento que elas vão precisar é para não sair do ambiente da escola caso encontrem algum portão aberto e fazer a ronda com os vigias que ficam no final de semana.
    Bom, é isso! Obrigada pela ajuda!
    Karina

    ResponderExcluir
  2. É isso aí ;) Minha adestradora preferida ;) eheh Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Karina, eu não conheço, mas abri um tópico em 2 comunidades e com certeza alguém saberá, ai te passo ok?
    O inicio do adestramento começa quando vc adquire o cão. Gosto de falar que é assim, pois já passo algumas orientações para o dono quanto a xixi, horários de comer, modo de brincar...e outras técnicas importantes de manejo mesmo.
    Agora o adestramento com comandos de obediência, pode ser iniciado dos 6 meses. Salvo que qualquer idade é hora para começar. Então não importa se o cão é mais velho. Pelo que vi eles já sabem fazer muita coisa, e isso é importante!
    Passei essas informações nas comunidades, logo entrarão em contato comigo e te passo.
    Abraço.

    ------------------------------------------------
    Daniel, obrigada viu pela força sempre e incentivo.

    ResponderExcluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!