Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS PODEM SALVAR UMA VIDA.

 
Quem tem animal de estimação em casa pode, algum Foto blogdia, passar por um susto no qual precisa tomar a atitude certa e imediata. O objetivo desse artigo é informar sobre as medidas básicas de primeiros socorros que devem ser adotadas em caso de emergência até que chegue à Clínica Veterinária.
A primeira e fundamental medida que se deve tomar é manter a calma e verificar os parâmetros gerais do animal, citados a seguir:
 
1. TEMPERATURA: Pode ser avaliada introduzindo parte do termômetro no ânus do animal e aguardando 3 minutos. Os parâmetros normais estão entre 38,5°C e 39°C.
2. BATIMENTOS CARDIACOS: Colocando-se a mão do lado esquerdo do cotovelo do animal localizamos o coração e contamos por 1 minuto. Os parâmetros normais são 70 a 130 batimentos por minuto.
3. MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS: Conte por 1 minuto as incursões inspiratórias. Os parâmetros normais são de 10 a 40 movimentos respiratórios por minuto.
4. REFLEXO PALPEBRAL: Toque delicadamente o canto das pálpebras, nunca o globo ocular. Se o cão estiver consciente ele piscará automaticamente.
5. COLORAÇÃO DAS MUCOSAS: A coloração deve ser sempre vermelho-rosada. Coloração muito clara ou quase branca, significa que o animal perdeu muito sangue, seja por processo crônico, ou agudo.
6. VERIFICAR SE O ANIMAL ESTÁ EM ESTADO DE CHOQUE: Ocorre a falta de suprimento sanguíneos para os órgãos vitais e pode levar o animal a morte se não for socorrido a tempo. Os sintomas são, hipotermia (temperatura abaixo do normal e extremidades como as pata e orelhas geladas), batimento cardíaco e respiração acelerados, e mucosas pálidas.
 
____________________________________________________________________________________________
 
MEDIDAS DE EMERGÊNCIA A SEREM ADOTADASFoto blog 2
 
Lembrando que são medidas imediatas, após serem feitas deve-se chamar o atendimento veterinário rapidamente.
 
· CHOQUE: Deve-se deitar o animal de lado e aquecê-lo. A cabeça e tronco devem ficar num nível mais baixo do que o corpo do animal, para garantir o suprimento de sangue aos órgãos vitais. Se houver obstrução das vias respiratórias, faça a desobstrução tirando toda a secreção presente. No caso de hemorragia, devem ser estancada rapidamente.
· MASSAGEM CARDÍACA: Deitar o animal sobre o lado direito e fazer leve pressão com a mão sobre o coração do animal. Faz-se 1 compressão por segundo, durante 60 segundos e observar se os batimentos voltam.
· RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL: Deite o cão sobre o lado direito, eleve sua cabeça, segurando sua boca fechada, e assopre nas suas narinas até inflar os pulmões (o tórax do animal se eleva). A seguir abaixe a cabeça de cão e pressione o torax delicadamente para tirar o ar dos pulmões. Faça esse procedimento de 8 a 10 vezes por minuto, até o animal voltar a respirar. Se o cão tiver uma parada cardiorespiratória (parar de respirar e o coração para de bater ao mesmo tempo) faça uma respiração artificial intercalada com 6 massagens cardiacas, até os parâmetros voltarem ao normal.
· HEMORRAGIA: No caso de hemorragia externa, deve-se fazer uma pressão no local com uma compressa limpa, afim de parar o sangramento.
· CHOQUE ELÉTRICOS: Se o cão permanecer conectado após o choque desligue a rede elétrica e avalie os parâmetros gerais. Se necessário faça os procedimentos de emergência (massagem cardíaca e/ou respiração artificial). Verifique boca e língua, pois podem sofrer queimaduras.
· QUEIMADURAS: Nunca utilize produtos químicos para passar sobre a queimadura. Apenas lave o local com solução fisiológica fria.
· ATROPELAMENTO: Avalie os parâmetros gerias, se necessário adote as medias de emergência. Em caso de fratura e de muita dor, improvise uma maca e manipule o mínimo possível o animal até a clinica veterinária.
· ENVENENAMENTO: Em caso de suspeita de envenenamento leve imediatamente ao médico veterinário, não dê nada ao cão. Se possível leve o nome do veneno, ou material suspeito encontrado no local.
· PICADAS DE COBRA E ARANHA: Jamais faça o torniquete, pois o veneno pode necrosar a região. Deixe o animal mais imóvel possível coloque gelo no local da picada até chegar a clinica veterinária.

Um comentário:

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!