Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Diferença de Toque e Bloqueio

 

O toque pode ser aplicado com os dedos e com o calcanhar, este último, salvo em alguns casos.

Primeiramente vamos falar do toque com os dedos. O objetivo principal é chamar a atenção do cão para você, retirar o foco do animal para algo considerado errado ou indevido no momento, portanto é um toque sem dor, e não precisa de força, é o jeito certo no local certo. Os cães possuem em seus pêlos raízes sensoriais muito aguçadas. Um exemplo, seu cachorro pode estar relaxado e se devagar encostar algo em seus pêlos ele imediatamente olhará. Bom, os locais mais adequados para o toque com os dedos, são virilha (entre as últimas costelas e a coxa) e parte alto do pescoço. No primeiro local as fibras nervosas de tato e pressão são muito superficiais, então qualquer estímulo o cão sentirá com muito mais facilidade, já no pescoço existem raízes mais grossas que saem da medula cervical funcionando da mesma forma, e a informação do toque, passa pelas fibras e chegam mais rápido para a codificação nervosa.

O toque com o calcanhar, no traseiro do cão, ou coxa, é usado com a mesma finalidade, porém aplica-se durante a caminhada onde o condutor não teria tempo de se abaixar para corrigir com os dedos.

O bloqueio é feito com todo o corpo, onde nos posicionaFoto Blog 12mos de forma convincente perante ao cão e reivindicamos o espaço, podendo ser para o território, comida, brinquedo, enfim, o que estivermos trabalhando naquele momento. O processo é feito parando-se de frente ao cão e andando em sua direção, um passo de cada vez, o cão irá recuar, mostrando com isso que rendeu o espaço solicitado. Esse bloqueio é com o objetivo de vencer o cão por meio da psicologia canina para que ele ceda o espaço, mostrando assim a liderança perante o animal.

 

Importante que seja orientado em jamais aplicar em cães desconhecidos ou agressivos. O ideal é conhecer a técnica e aplicá-la na presença de um profissional na área de comportamento canino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!