Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Agressividade uma questão mal resolvida

 

Um cão não nasce agressivo, ele se torna instável moldando seu caráter ao tipo de vida que a matilha humana oferece. Em uma ninhada é possível observar filhotes com características dominantes, mas não quer dizer que serão agressivos. Ser dominante em uma matilha de cães (sem interferência humana) não é ruim, quer dizer que esse animal será um líder no futuro, ou formará sua própria matilha. Foto Blog 9

Antes de mais nada, se você notar agressividade no seu cão, não pense duas vezes, contrate um profissional na área que trabalhe com comportamento canino.

Agressão é o resultado de uma questão não resolvida juntamente com energia frustrada. Ocorre por graves problemas comportamentais e estado de instabilidade.

Normalmente o cão se mostra agressivo com sutis comportamentos iniciais, um olhar diferente, amostra dos dentes dianteiros e gengivas, rosnados, pêlos eriçados, latidos e outras demonstrações nos quais o dono ou não reconhece, ou prefere ignorar. Mas o simples fato de não agir nesse momento dá ao cão a legitimidade de ocupar a posição de líder da matilha, o que não é saudável para ninguém.

 

Existem três tipos básicos de agressividade:

1. Agressividade por dominância: não existe raça de cão agressiva, existe raça “forte” em seu temperamento, e para esse tipo de cão deve ser estabelecida pelo dono uma liderança muito bem determinada. Se o cão rosna quando é submetido a algo que não gosta está mostrando o início da agressividade por dominância, o cão avisa rosnando que não admite certo contato. Geralmente a agressividade por dominância surge quando há conflitos de hierarquia, ou quando não está bem definida e o cão não vai admitir receber ordens de um membro inferior. Assumir a posição de líder deve ser feita aos poucos pelo humano, bater de frente não é a melhor opção nunca.

2. Agressividade por medo: é o famoso complexo de Napoleão, atacam e retraem por se sentirem acuados. São os cães que atacam para se defender, esses não avisam, simplesmente mordem e na maioria das vezes é por trás que atacam. Cães que não foram socializados ou sofreram traumas podem reagir agressivamente por insegurança. Não se deve punir o cão, muito menos fazê-lo sentir dor. O ideal neste caso é socializa-lo ao máximo.

3. Agressividade transferida: quando o cão sofre alguma dor física, apanha de alguém por exemplo, ele se submete por medo a essa pessoa, porém a agressividade será transferida para outro, que no julgamento do cão é mais fraco.

 

É bom enfatizar que os cães não premeditam seus ataques e nem se tornam agressivos derrepente. Não distinguem certo ou errado se tiram a vida de alguém. A qualquer demonstração de agressividade, deve-se bloqueá-la imediatamente e jamais fazer carinho em um cão agressivo, pois isso fortalece seu estado crítico, o que o cão precisa é de um líder justo. Socializar o cão conforme as orientações de um profissional experiente e treiná-lo da melhor forma possível é sempre o melhor caminho.

8 comentários:

  1. Marina, boa tarde! Ontem aconteceu um episódio que fiquei muito triste. Dei um osso de corinho para a Shitzu de 4 meses e um outro para o Pug de 2 anos, ela correu para a casinha com ele. Fui atrás dela para destrocar os ossos pois o dela era menor e eles trocaram. No que fui pegar ela rosnou e veio pra cima da minha mão. Ficou mto brava. Recuei um pouco a mão e voltei já imobilizando ela pelo pescoço e dizendo "não". Rosnou por uns 15 seg, continuei segurando até parar e assim que parou, soltei. Está correto minha atitude? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Danielli, bom primeiramente não fique triste com esse episódio. É bom acontecer esse tipo de coisa para que vc possa ensinar o seu cão. Afinal de contas se ele nunca erra vc nunca poderá educa-lo não é verdade? Pense que foi um ótimo momento para vc reafirmar sua liderança!!! Sua atitude não está de toda errada apenas a abordagem que eu utilizaria seria diferente, porém vc obteve sucesso quando cão soltou o osso e mais do que isso vc soube esperar. Muitas pessoas não esperam e cedem quando o cão rosna, mas vc fez correto, segurou e esperou o cão entender o que vc queria, mesmo rosnando. Claro que não se pode fazer isso com qualquer cachorro. Mas está de parabéns e uma dica pra vc, sempre dê o osso primeiro ao cão mais velho e logo em seguida ao filhote, fixando mais a hierarquia entre os dois. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marina, por toda esta ajuda... muito obrigada mesmo. Fiz isto, dei o osso primeiro pro Thor (mais velho) e depois para a Greta (4 meses) mas eles trocaram na brincadeira e fui destrocar.
      Fico muito agradecida por estas ajudas com eles!
      Parabéns!!! pelo maravilhoso trabalho.
      Abraços

      Excluir
  3. Obrigada Danielli! No que precisar estamos aqui ;) !!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marina tenho um filhote de 5 meses e tenho achado ela agressiva em certos momentos tenta morder a gente quando vamos fazer algo com ela por exemplo vestir uma roupa colocar coleira limpar olho dela tenho me sentindo sem saber o que fazer pq tentamos cuidar dela e ela não aceita como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina. Muito bom vc ja observar isso em seu filhote....se todos fossem como vc...rssss...bom nao é pq ele te morde q ele é um cão agressivo...é preciso uma avaliação minuciosa do adestrador. ..mas busque um adestrador atualizado ok? De longe não poderei dazer mta coisa a não ser te incentivando a adestrar o seu cão. Nao desista dele ok? Bom primeiro nao demonstre medo...ele é so um filhote e nao pode mandar em vc. Segundo nao recue quando ele ficar bravo...de um tempo e calmamente sem estresse continue o que vc estava fazendo...nao acaricie ele e nem bata...simplesmente olhe nos olhos do cão. .encare ele mesmo e quando ele aquietar relaxe faca um carinho sobre sua cabeça e reinicie o q estava fazendo. Mas busque um adestrado ok? Abraço.

      Excluir
    2. Oi Marina. Muito bom vc ja observar isso em seu filhote....se todos fossem como vc...rssss...bom nao é pq ele te morde q ele é um cão agressivo...é preciso uma avaliação minuciosa do adestrador. ..mas busque um adestrador atualizado ok? De longe não poderei dazer mta coisa a não ser te incentivando a adestrar o seu cão. Nao desista dele ok? Bom primeiro nao demonstre medo...ele é so um filhote e nao pode mandar em vc. Segundo nao recue quando ele ficar bravo...de um tempo e calmamente sem estresse continue o que vc estava fazendo...nao acaricie ele e nem bata...simplesmente olhe nos olhos do cão. .encare ele mesmo e quando ele aquietar relaxe faca um carinho sobre sua cabeça e reinicie o q estava fazendo. Mas busque um adestrado ok? Abraço.

      Excluir
    3. Oi Marina. Muito bom vc ja observar isso em seu filhote....se todos fossem como vc...rssss...bom nao é pq ele te morde q ele é um cão agressivo...é preciso uma avaliação minuciosa do adestrador. ..mas busque um adestrador atualizado ok? De longe não poderei dazer mta coisa a não ser te incentivando a adestrar o seu cão. Nao desista dele ok? Bom primeiro nao demonstre medo...ele é so um filhote e nao pode mandar em vc. Segundo nao recue quando ele ficar bravo...de um tempo e calmamente sem estresse continue o que vc estava fazendo...nao acaricie ele e nem bata...simplesmente olhe nos olhos do cão. .encare ele mesmo e quando ele aquietar relaxe faca um carinho sobre sua cabeça e reinicie o q estava fazendo. Mas busque um adestrado ok? Abraço.

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!