Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ALGUMAS DICAS DE COMO SER UM LÍDER PARA SEU CÃO

 

 

A02JAA

1. Primeiramente estipular as regras com a família, todos devem tomar a mesma postura perante ao novo cãozinho, e exigir da mesma forma, claro que existem pessoas com mais facilidade e outras com mais dificuldade, porém, mesmo assim, devem tentar manter um equilíbrio na disciplina. Por exemplo, é estipulado que o cão não pode subir no sofá, então todos vão corrigi-lo se ele fizer o que não pode. Também o gesto e comandos básicos são feitos da mesma forma.

2. Filhotes adoram brincar de cabo de guerra (instinto de caça), e mordiscar nossas mãos (nossas mãos são um máximo para eles). Esse tipo de brincadeira deve ser cortado, pois existe disputa. Então deve-se trocar as brincadeiras. Os dentes nascendo, incomodam o cão, portanto ofereça brinquedos de borracha, congelar alguns brinquedinhos e até mesmo frutas são uma ótima saída para aliviar a dor da gengiva. Agora se o cãozinho insistir em alguma brincadeira onde você não aceita, deve ser empurrado, pronunciando NÃO, para mostrar que o espaço é do líder (humano) e o ignorando, sem olhar, tocar ou falar com ele, deve ser corrigido rapidamente. Pode sair do recinto e voltar a interagir com ele depois de umas 2 horas.

3. Evite dar broncas sorrindo, assim o cão não te levará a sério e entenderá que o que ele fez de errado te fez rir e te agradou.

4. Você define quando inicia e termina uma brincadeira. Pegue o brinquedo, brinque se divirta com o cãozinho e antes que ele se canse pare, pegue o brinquedo e guarde.

5. O cão jamais deve andar á sua frente durante a caminhada, quem define o ritmo e onde a caminhada deve seguir é o líder, porém no finalzinho pode deixá-lo mais livre para explorar algum ambiente.

6. As pessoas que visitam sua casa devem dar atenção primeiro a quem o recebe e depois ao cão.

7. Desde filhote estipule horários para comer. Deixe a ração por 30 minutos e retire, colocando somente no próximo horário de refeição. Assim o cão verá que é um ótimo líder, pois você é “ÓTIMO CAÇADOR”. Leia o rótulo da ração para ver a quantidade ideal para cada fase, normalmente filhotes comem 3 vezes ao dia, e cães adultos 2 vezes. A ração não deve ficar a vontade o dia todo pelo fato de insetos, roedores, e formigas, e o principalmente a humidade e palatabilidade mudam e faz o cão se desinteressar pela ração.

8. A alimentação é uma ótima oportunidade para treinar sua liderança. Pode comer algo antes de oferecer a ração para o cão, pois os líderes comem antes, e quando se afastam e dão o comando, os outros do bando comem. Assim, faça seu cão esperar você chamá-lo a comer e enquanto ele come mecha na comida dele, se ele se afastar, ótimo, saia e deixe-o terminar de comer.

9. O carinho deve ser feito quando o cão estiver calmo e quando fizer algo de correto. Se o cão colocar as patas em você, futuramente ele vai pular e se você fizer carinho irá ensinar que isso é correto e depois é difícil de corrigir, então não permita pulos, quando o cão estiver sentado ou com 4 patas no chão ai sim dê atenção e carinho e atenção.

10. Não dê nada de graça ao cãozinho, sempre peça que se sente ou deite antes.

11. A socialização do cão deve iniciar bem cedo, não precisa esperar as vacinas em dia, saia com ele no colo (assim ele não entra em contato com cães não vacinados), para se acostumar com pessoas, barulhos, objetos, automóveis, cheiros.

12. Os cães devem esperar o líder. Quando a pessoa tem vários cães, estes devem saber esperar, cada um recebe o carinho, atenção, separadamente e juntos também. Lembrem-se de não estimular disputas. Não privilegie nenhum cão, com atenção, ou petiscos, seja justo sempre! Somente em alguns casos um cão deve ser privilegiado para ensinar os outros a atitude correta que o líder quer. Um cão é o melhor amigo e professor de outro cão, dessa forma, se a correção veio de um cão equilibrado é mais eficiente do que vinda de um humano.

 

Dálmata

E o mais importante a energia que vc transmite ao cão, energia calma e assertiva. Jamais puna o cão com energia de frustração, de raiva, mas sim em dar uma oportunidade ao cão de aprender o que pode e o que não pode. Ensine e eduque, jamais imponha uma liderança desequilibrada, pois assim o cão aprende que deve seguir alguém instável e se torna também instável. A liderança é hierarquicamente natural.

6 comentários:

  1. Só pra complementar: muita gente não entende direito o que seria "assertivo" já que não é uma palavra usada frequente/ em nossa língua, mas é sempre usada nas traduções de matérias do Cesar para o termo em inglês "assertive". Costumo traduzí-lo por CONFIANTE, apesar de não ser uma tradução literal - se falarmos a alguém que ser líder é sempre agir com energia CALMA e AUTOCONFIANTE acho que entenderão melhor... Quanto ao mais, está perfeito, o Blog é dez!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Tereza, muitas pessoas questionam o que vem a ser essa palavra, assertivo. Muito boa sua complementação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde.
    Meu nome é Endriko.
    Tenho um Pit Bull Red Nose que é muito dócil com pessoas, porém desconfiado com crianças.

    Mas o meu maior problema é sair na rua e encontrar outros animais, é como se fosse uma guerra.

    Já tentei com alguns adestradores mas não conseguiram. Ele é um cão muito enérgico e forte.

    Por favor me ajudem.
    Quero levar para passear no carro, ir na praia com os amigos...
    Não sei mais o que fazer.

    Meu contato: 73 98879 1389
    endrikofisioterapia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual sua cidade e estado...vou ver se encontro alguém pra adestrar ele pra vc.

      Excluir
  4. Boa tarde. Parabéns pelo blog. Tenho 5 airedales. 3 sao filhotes de 10 meses. Na hora de sair ou quando chego ou acordo eles perdem o controle e pulam e "mordiscam" muito. Ficam por demais agitados. Passeiam em média 5 vezes na semana. Passeios de cerca de 40 minutos. Quando percebem q vao passear, ficam loucos. Levo-os de dois em dois/três. Quando eram apenas os pais, era relativamente fácil controlar. Gostaria de treiná-los para que ficassem menos agitados nestas horas de passeio, acordar, chefar em casa, visitas.... No restante do tempo, eles sao bem mais tranquilos. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosana. Seria interessante vc contratar um adestrador pra te ajudar...treinando seus cães. Com treino vc consegue seu objetivo. Abraco.

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!