Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

XIXI E COCÔ NO LOCAL CORRETO

 

Muitas pessoas tem problemas com xixi e cocô de seus cães, dessa forma elaborei esse texto, onde será abordado tanto o trabalho com filhote como com o cão adulto.

 

  • Os cães procuram locais para evacuar onde sentem que as fezes ou urina serão absorvidas, portanto se ele fizer sobre um tapete, e ser punido é como punir por algo correto na cabeçinha deles. Assim, não deixe tapetes durante o processo de aprendizado.
  • O banheiro do cão é sempre longe de onde ele dorme e come.
  • Filhotinhos até 4 meses não conseguem segurar a urina, já com 5 e 6 meses conseguem.
desenho

 


ENSINANDO A FAZER XIXI E COCÔ NO LOCAL CORRETO.cão xixi


1. Não dê atenção ao filhote depois que ele fizer a sujeira (não dê bronca, nem esfregue seu focinho no chão pois assim o cão entende que vc não gosta de fezes e pode, ou começar a segurá-las ao máximo gerando constipação intestinal grave, ou até coprofagia).


2. Finja que não viu as fezes, espere o cão ir para outro local (o cão não pode ver vc limpando o chão) e limpe muito bem, de forma que não fique nenhum odor naquele local, existem alguns neutralizantes de cheiro no mercado. Os cães sentem o cheiro de onde fizeram suas necessidades e ali fica marcado, se retirar todo o cheiro ele não “lembrará” ( o cheiro estimula o cão a evacuar ou urinar no local que já fez isso).


3. Se o cãozinho fizer as necessidades no local correto recompense-o imediatamente, assim ele aprende que ali receberá atenção e é correto defecar neste local.

4. Estabeleça rotina, horários para alimentar, e retirar a comida após o cão ter se saciado. Alimente o cão, e após ele ter comido espere 6 minutos (filhote) e 15 (adulto) leve-o para o local onde deve fazer suas necessidades, espere, se ele fizer ótimo o recompense.


5. Se o cão demonstrar que vai urinar ou evacuar em local errado e vc ver, poderá pegá-lo e levar rapidamente pra onde ele deve fazer, ou se não der tempo, ignore e faça o item 1 e 2.


6. O mais importante nesse caso é recompensar o ato correto.

 


MÉTODO DO CONFINAMENTO (FILHOTE)


1. Separar um cômodo onde o filhote ira dormir, comer e fazer suas necessidades.


2. Forrar todo o recinto com jornal, assim ele não terá opção e vai fazer sobre o jornal, troque sempre os jornais sujos, pois os cães rodam para evacuar e não vão fazer isso em locais sujos correndo o risco de pisar em cima das fezes.


3. Os cães não fazem necessidades perto de onde comem ou dormem, então ele escolhera um cantinho para dormir, próximo deve ser colocado água e ração e forrar para ele se aconchegar.


4. Aos poucos retira-se os jornais de perto de onde ele dorme e come. E a cada dia retira mais folhar de jornal, sempre deixando os mais longe da caminha.


5. Não solte o cão após as refeições.


6. Após ele aprender a fazer em cima da folha de jornal, vamos mudando o local aos poucos onde a folha de jornal vai ficar, até chegar no local que vc escolheu pra isso.


7. Depois que ele acostumou com o novo lugar e a idéia que seja definitivo, colocar a folha de jornal sobre uma caixinha.

cão xixi 2

156 comentários:

  1. Olá Marina! Parabéns pelo Blog, comecei a ver sua comunidade do Orkut agora...Estava lendo sobre coco e xixi para os filhtes. Tenho duas filhotes SRD com pastor alemão com 02 meses e estou me sentindo incompetente.
    Tenho insistido no jornal, porém em alguns momentos elas insistem em usar o sofá como banheiro. Já fiquei de plantão para tentar colocá-las no jornal na hora H, mas sem sucesso.
    Você tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Karina, é muito bom, tê-la aqui conosco. Vc tentou o método do confinamento??? seriam apenas 15 dias e é bem eficiente. Se não tiver como vc terá que retirar por completo o cheiro do xixi do sofá, limpando muito bem, existem uns produtos neutralizantes de cheiro no mercado que vc tb pode usar para passar no sofá. Feito isso vc pode bloquear com alguma barreira a subida delas no sofá. Não se zangue com elas quando fizer xixi no local errado, os cães não entendem o ato, mas sim a bronca pela existencia do xixi. Essas dias que publiquei são muito boas, consegue aproveitar algumas? Outra coisa, cães novinhos fazem xixi mais vezes, portanto se tiver disponibilidade de vigiar e de hora em hora leva-los ao "banheiro" seria ótimo. Observe tb o consumo de água. Mas fique tranquila, elas são muito novinhas e vão aprender se vc seguir direitinho as dicas. E jamais se sinta incompetente, isso te deixa fraca, frustrada perante a situação e passa toda essa fragilidade para os cães, que necessitam de alguem confiante como líder, ok? Espero ter ajudado. Boa sorte e me conte as novidades.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karina. Tenho um lhasa apso de 4 anos que faz xixi e coco no lugar certo, mas ele começou a fazer xixi. Perna levantada na beirada do jornal. Escorre tudo, inclusive na patinha dele. Ja mudei de lugar, coloquei mais jornal, mas qto mais eu coloco mais ele faz na pontinha e mais espalha. O que vc me sugere para fazer? Obrigada Alessandra

    ResponderExcluir
  4. Oi Alessandra, tudo bem? Só vou fazer uma correçãozinha antes, meu nome é Marina e não Karina... :) Bom, os machos fazem xixi com a perna levantada mesmo, é normal isso!!! Seria interessante vc educar ele a fazer xixi em algum poste artificial (vc pode comprar em pet shop), em algum cantinho mais elevado, ou na rua mesmo. Depois que o macho amadurece ele deixa de fazer xixi sentado e passa a fazer de pé.

    ResponderExcluir
  5. Marina, boa noite! Tenho um Pug de 2 anos e meio e qdo filhote ensinei o local para xixi e cocô, porém ele nunca foi 100%. Faz mais em outros lugares. Agora deu uma irmã para ele, uma shitzu, hj está com 4 meses. Qdo ela chegou deixei ela confinada e já usava jornal do lado oposto da cama e comida. Não era sempre que fazia certinho, usava Pipi Dog para ajudar, o cocô tb não fazia no jornal. Comecei a usar estradinha com jornal embaixo dele e um pedaço de jornal encina. Com quase 3 meses coloquei ela na cozinha junto com o estrado e fui diminuindo o tamanho do jornal que ficava encina. Estava blzinha sem contar o cocô fora. Coloquei ela no quintal direto e aí complicou tudo. O Pug faz xixi em tudo, nas coisas dela e até nela se bobear. sempre elogiei qdo estava certo... Não sei o que fazer. Me ajude por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Danielli, tudo bem? Bom, seu Pug está no auge da maturidade e os machos marcam território mesmo. O ideal seria vc castrar ele para melhorar esse comportamento. Existe no mercado pet repelentes para cachorro, vc pode jugar isso onde vc não quer que ele faça xixi (jogue sem ele ver). Procure não dar atenção quando o Pug errar, mas fica de olho para corrigir na hora que ele estiver fazendo xixi no local errado, não adianta vc corrigir depois, e também não limpe o xixi na frente dele. E todas as vezes que ele acertar o recompense! Os machos tem essa necessidade mesmo de marcar território ainda mais quando tem uma fêmea perto, por isso a castração ajudaria e muito nesse processo, mas a educação dia-dia também é fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Marina,Castrei a Shitzu, agora o Thor faz xixi nela tb... isto é normal? Muito obrigada

      Excluir
    2. Desculpe, não entendi...o Thor faz xixi na Shitzu? Mas o Thor não é castrado, é?

      Excluir
    3. Sim, Marina, faz xixi na shitzu. Acredita? O Thor ainda não é castrado.

      Excluir
    4. rssss....ele está marcando território!!!! Quando ele faz isso o que vc faz???

      Excluir
    5. Kkkkk, é engraçado mas é triste, pois ela fica fedida tadiha. Qdo pego ele levantando as pernas grito: NÃO. E indico o local correto. Esta correto? Sei que grito com raiva... não deveria... mas é demais... ele batiza tudo! É fedido demais o xixi dele e eles acabam se sujando e gostamos de eles ficarem com a gente a noite.

      Excluir
    6. Na verdade ele está marcando território né...seria interessante vc ter castrado ele de início. Jamais de uma bronca com raiva e procure agira antes dele fazer o xixi errado, impedindo que ele conclua o objetivo de fazer xixi na shitzu, bata palma, faça algum barulho, ou ande na direção dele esbarrando no cão para ele se distrair com vc...depois que ele já fez o xixi não tem muita finalidade a sua bronca...reeduque ele para fazer no lugar certo...ou na rua tb...sempre recompense e mostre que gostou quando ele acertar.

      Excluir
    7. Marina, bom dia!!!
      Mais uma vez te peço socorro. O Thor havia parado com o ciúmes. Porém agora ele sobe no sofá e faz xixi onde meu marido deita... acredita? Meu marido estava um período em casa com eles e toda a tarde ficava com eles na sala. E a Greta (Shitzu) ele colocava de vez em qdo no sofá com ele, porém o Thor não. aí outro dia falei para ele que não estava certo e então meu marido colocou um pouco o Thor no sofá com ele. Depois disso ficou uma loucura. Ele pula o cercado deles e já corre para cima do sofá e faz xixi em tudo... chegou até a rasgar o couro devido aquele movimento que fazem com as patas para arranhar o chão, acredita? É questão de segundos... deixou ele sozinho, ele vai lá e faz xixi. Não sei o que fazer... pois não conseguimos pegar ele no pulo... pegamos somente depois do fato consumado... já briguei, xinguei esfreguei o pano no nariz... Antes ele fazia xixi no pé do sofá, na mesa, estante...nunca em cima, até pq ele sabia que não podia subir. Somente para lembrar que ele foi ensinado desde pequeno onde é o local certo, inclusive ele sabe, pois qdo vai fazer na parede, é só chamar e falar :CONE que ele vai e depois vem todo pomposo. então dou parabéns e petisco. O que faço???

      Excluir
    8. Olá Danielli....Antes de te passar algumas dicas seria interessante vc dar uma lida nesses links
      1- http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2011/01/algumas-dicas-de-como-ser-um-lider-para.html
      2- http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/04/emocoes-caninas-parte-i.html
      3- http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/07/cachorro-mimado.html

      Bom, inicialmente vc terá que fortificar mais a atenção e as recompensas quando ele acertar o xixi, ele precisa entender que é muito bom fazer xixi no lugar correto. Não adianta corrigir o cão depois que ele já fez o xixi no sofá, muito menos esfregar o focinho dele lá...ele só vai entender que vc quer que ele faça mais xixi nesse mesmo lugar, ou seja, vc piora a situação!!! Caso vc o pegue no pulo dê um susto e uma bronca ríspida, sem bater, somente expulse ele do sofá!!! Agora uma dica pra te ajudar é comprar em loja pet um repelente para isso...os cães detestam o cheiro dele, passe no sofá sem que o cão veja, mas antes limpe muito, mas muito bem o local, com todos produtos de limpeza que vc tiver...rsssss...para tirar o cheiro do xixi dele e depois aplique o repelente...vc pode tb deixar algo na frente ou sobre o sofá para impedir que ele tenha acesso a esse canto, para "esquecer" dessa marcação!!! Espero ter ajudado! Abraço!!!

      Excluir
  7. Oi Marina,tudo bem? Espero que vc me ajude pois tenho uma shitzu que já está com 5 meses e como não a prendi para educá- la qt ao xixi e cocô ,além dela ter passado uns dias na casa de minha mãe ela sempre quer fazer as necessidades na porta de frente do apto ou na porta do quarto de uma das minhas filhas.Sempre ensinava no jornal mas ela não aprendeu. Comprei então um banheirinho para ela e sempre coloquei aquelas gotinhas mas nada. Agora pedi uma daquelas grades para deixá- la presa na área de serviço ppois o baheirinho fica no quarto de enpregada , vizinho à área se serviço . Com essa idade prendê-la resolverá?
    Agradeço muto Lígia.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ligia, tudo bem? Vc pode sim educar sua shitzu. Vc disse que ela fica presa nessa área junto ao banheirinho, correto? Bom, o que vc pode fazer é retroceder e iniciar do começo. Primeiramente divida a alimentação dela em 3x ao dia, assim vc consegue regular melhor os horários que ela faz coco (em torno de 20 minutos após a alimentação o cão sente vontade de evacuar). Os cães normalmente depois que comem, que dormem, ou que brincam, fazem xixi ou coco, observe como ela se comporta nesse período e observe depois de quanto tempo ela fez o xixi ou coco. Vc pode fazer o seguinte, forre uma grande parte dessa área com jornal, deixe sem jornal o cantinho que ela dorme, brinca e onde ela come. Dia a dia vc vai diminuindo essa área de jornal, mas é milimetricamente, um pouquinho só. O ideal é vc observar o seguinte, assim que ela fizer o xixi ou o coco vc deve soltá-la, é imediato, ela fez xixi vc a libera do cercadinho. Mas fica de olho se caso ela errar vc deve corrigi-la da forma como expliquei nesse artigo, ok? O mesmo se ela acertar, a recompense com carinho e a libere do cercadinho, com isso ela entenderá que assim que fizer o xixi ou coco no banheirinho dela ela ganha a liberdade. Nunca brique com ela se ela tiver errado, somente se vc a pegar fazendo no local errado, vc deve interromper e leva-la para o local correto. Ficar com ela no colo por um bom tempo tb é uma tática e após colocá-la no banheirinho, cães quando estão no colo não fazem xixi, e por ficarem segurando assim que liberado para ficar no chão procuram um cantinho para se aliviarem. Nessa idade de 5 meses ela já consegue ter um controle melhor para segurar o xixi e coco. É bem simples esse treino, mas requer muita paciência e vigilância. O mais importante nessa idade é ela entender que assim que fizer o xixi e coco ela ganha a liberdade, por isso tire um tempo para ficar de olho nela princialmente depois que ela comer, beber água, acordar e após brincar. Grande abraço e se ainda ficaram dúvidas pode perguntar.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marina, tenho um shitzu de 2 meses, é possivel já obter algum resultado em fazer xixi e coco no lugar correto? Comprei um tapete de grama sintética pois ele fazia mto no meu tapete e tirei o meu tapete tbm, já fiz de tudo, pingo o pipidog tdos os dias, passo vinagre no chão para tirar bem odores, comprei um produto proprio pra tirar odores tbm, mas ouço pessoas dizendo q somente após ao 4o mes que ele vai fazer certinho mesmo! Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Oi Emyle, sim já é possível obter resultados, porém um cão muito novinho cometerá erros mesmo, por não gravar bem o local onde deve fazer o xixi e principalmente por não conseguir segurar o xixi se estiver longe do banheirinho. Por isso deixe sempre o cãozinho o mais perto possível dá área onde ele usará como banheiro. Quando ele faz o xixi errado o que vc faz com ele??? Poderia me explicar qual a sua atitude nessa hora???

    ResponderExcluir
  11. Olá Marina

    Tenho um pug de 4 meses e gostaria de saber por quanto tempo devo ignorar ele depois que ele fizer suas necessidades no lugar errado?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, o mais importante é sempre recompensar os acertos, portanto ignorar os erros o faça sempre, mas lembre-se que se vc o pegar fazendo errado aí sim deve interrompê-lo e levá-lo até o banheirinho.

      Excluir
  12. Olá Mariana!
    tenho um shih tzu de 3 meses, e começamos prendendo ele na área de serviço, e já aprendeu a fazer no jornal quando fica trancado. Mas quando a gente o solta, ele faz em qualquer lugar, principalmente num canto da cozinha que ele já escolheu. Compramos aquele repelente de cachorros e estamos passsando mas não adianta muito. Minha mãe trabalha e chega por volta de 15h30/16h, meu pai chega por volta de 17h30 e eu 18h30, e minhas aulas voltam depois de amanhã, então ele ficará sozinho a partir desse dia já até umas 15h30. Não sei o que fazer, porque tentamos observar quando ele fica com vontade de fazer xixi mas é muito difícil porque ele se esconde e não tem uns rins muito regulados, e faz muito xixi! o que eu faço?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem??? Vc dei muita bronca nele quando pegava seu shitzu fazendo xixi no lugar errado??? Quando vc o solta ele vai direto no cantinho fazer o xixi??? O ideal é ficar de olho nele, quando for fazer xixi no lugar errado vc deve pegar seu cão e leva-lo para onde deve fazer as necessidades. Outra dica, solte-o imediatamente após ele fazer o xixi no cantinho certo, assim ele associa a liberdade com o xixi no local correto. Fico aguardando suas colocações, abraço!

      Excluir
  13. Ola, tudo bem? Ganhei uma shih tzu de 2 anos de idade, e ela esta fazendo xixi e coco na sala e na cozinha, como fazer para ela fazer xixi em cima do tapetinho ou jornal que fica na varanda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, tudo bem? Vc já seguiu o passo a passo do texto que postei aqui onde vc comentou? A única diferença é que vc não vai fechá-lo em um local pequeno, porém, vai restringir a passagem dele pela casa para que ele não erre. Fique de olho em 3 momentos importantes; depois que o cão acorda, depois que brinca e depois que come...são 3 momentos onde o cão vai procurar fazer xixi ou cocô. Qualquer dúvida sobre o artigo estou a disposição. Abraço!

      Excluir
  14. Oi, minha cadelinha(2 meses) fica na coleira dai o espaco qe ela tem pra dormir e defecar eh meio perto... tem alguma dica, pois ela nunca defeca no mesmo lugar e sempre o mais longe da caminha... tipo 1 metro e meio de coleira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pq vc a deixa na coleira sendo tão filhote assim? Não é uma boa maneira de educar e nem manter um cãozinho preso dessa forma...pense com carinho em deixá-la mais livre.

      Excluir
  15. Ola Marina acabei de ganhar um dogue alemão ele está com 60 dias, morava em uma chácara e gostaria de saber qual método você acha mais eficaz para eu ensinar ele a fazer cocô e xixi sempre no mesmo local. eu tenho uma shih tzu mas ela ja tem 5 anos faz só no jornal. hoje foi o primeiro dia dele em casa. o xixi ele fez no jornal mas as fezes foi para todo lado kkk.tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Que bom que ele já começou acertando! O xixi da sua Shih tzu vai ajudá-lo a acertar. Bom, quanto ao cocô vc deve dividir as refeições dele em 4x ao dia, vc está fazendo assim? Pois a cada alimentação ele sentirá necessidade de evacuar, ai vc o mantém mais próximo do banheirinho. Outra coisa, aumente a área de jornal assim vc também aumenta a chance de acertos e com o tempo vc vai diminuindo gradualmente e imperceptivelmente para ele. Qualquer dúvida estou a disposição! Abraço

      Excluir
    2. Então Marina esta área que a minha shih tzu faz xixi é na de trás da casa e hoje e eu coloquei ele para frente para que ele acustume a cuidar do quintal. ele fez cocô uma vez na grama, mas ele não tá. gostando de ficar lá pensei em fazer uma caixa de madeira será que ainda aprende. ele ainda está assustado com a nova casa e tinha 10 irmãos para brincar e minha shih tzu nao quer brincar com ele. Porque ele deu uma patada nela e ela é muito medrosa e está para ganhar filhotes. obrigada pela atenção

      Excluir
    3. Entendi...bom Jessica, realmente filhotes precisam de companhia e interação com os animais e membros da família...ele naturalmente vai cuidar da sua casa se esse for o temperamento dele. Porém nesse início deixe-o mais perto de vc e da sua cadela, ele precisa sentir protegido e não excluído. Sei que não o excluiu, mas na cabeça do cão, o fato dele ficar separado significa isso, entende? Já que na outra casa ele tinha o contato com outros cães...para tornar o período adaptativo mais tranquilo deixe ele mais próximo de vcs. Ótimo ele fazer o coco na grama, o xixi ele tb fará, cães preferem grama para fazer as necessidades, mas se quiser fazer uma caixa para servir de banheirinho pra ele tb pode, faz uma caixa grande já pensando no porte que ele terá quando adulto, ok? Abraço!

      Excluir
  16. Eu tenho uma shih tzu de 9 meses que quando está dentro da casa só faz xixi no chão. Se ela sair da casa, faz na grama. Mas a casa em que eu moro não tem grama, então tenho que levá-la na rua, o que se torna impossível quando chove. A minha shih tzu de 5 meses faz no ecopatio ou no jornal, para ela tanto faz. Eu estou tentando mais uma vez educar a que tem 9 meses, mas sem muito sucesso até agora. Sempre após as refeições eu a levo até o ecopatio, mas eu posso ficar horas com ela ali que ela não faz. Só faz quando já não está aguentando mais, mesmo assim faz no chão e eu como fico em cima coloco no ecopatio rapidinho e ela acaba fazendo a metade no ecopatio. Depois disso sempre dou um petisco. Um detalhe é que ela não cheira o chão para fazer xixi, simplesmente abaixa e faz. Ainda há solução para o caso dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, nesse caso seria interessante vc contratar um adestrador para ir até sua casa ver melhor a situação, mas fêmeas preferem ter o seu espaço definido para fazer o xixi, portanto coloque o jornal para a de 5 meses e em outro lugar o jornal para a de 9 meses. Todas as vezes que ela acertar a recompense, mas tb não fique muito em cima criando essa pressão, o cão passa a entender que esse momento é tenso e começa a não gostar de fazer xixi perto do dono! Por isso fique de olho, mas sem dar muita atenção, só mesmo quando ela acertar. Vc pode fazer isso com a mais nova que acerta mais, na frente da mais velha, cães aprendem muito observando outros cães, assim ela tomo como exemplo e pode passar a repetir o comportamento da de 5 meses! Grande abraço!

      Excluir
  17. Ola Marina tudo bem??? To precisando de ajuda, tenho um Lhasa Apso de 4 anos ele desde que veio pra casa, sempre fez no tapetinho, sempre foi adestrado no lugar certo e nunca deu dor de cabeça, a nao ser qdo errava as vezes no tapete do banheiro, porem de algumas semanas pra ca (lembrando que não teve nenhuma mudança, tudo ta como antes e como sempre foi), ele anda fazendo coco e xixi tudo no lugar errado no sofá, na cama da minha filha.. não sei o que fazer e como agir.. , só que tenho uma filha pequena e não to afim de dar ele, mas to vendo esse fim chegar.. por favor me ajude..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? O cão ele não muda um comportamento "do nada". As vezes mínimos fatores podem causar isso, até mesmo um erro aleatório bem sucedido pode ter causado isso. Por exemplo, ele fez o xixi e descobriu que assim chama sua atenção...pronto! Aprendeu que xixi nesse local é ótimo, pois ganha atenção, mesmo se essa atenção vem por meio de broncas...Faça como digo no artigo, limpe sem ele ver, não chame atenção dele depois que ele já fez o xixi, passe repelentes próprios de cachorro - vc encontra em pet shop - no local onde vc não quer que ele faça e recompense os acertos dele, esse último é o mais importante de todos!!!! Ele é castrado? Vc sabe se tem fêmea no cio na redondeza? Abraço.

      Excluir
  18. Olá Marina! Estou com um problema com a minha cadela. Ela tem 2 anos, muito limpinha, durante esses 2 anos não me deu trabalho com a higiene, faz sempre no mesmo lugar. Agora precisei trocar o espaço dela, só que ela não faz nada no outro lugar. Estou preocupada, não sei como agir! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom, mudanças ambientais normalmente confundem o cao mesmo. Siga as dicas q passei no artigo deixe a caminha e potes de camida e agua longe do cantinho q ela usa como banheiro e sempre a recompensa nos acertos ou mesmo q seja próximo, não a puna quando errar pois pode haver uma piora do comportamento, deixe uma área grande pra ela usar como banheiro assim a chance de acerto é maior e aos poucos vá diminuindo ate chegar no tamanho desejado. Abraço.

      Excluir
  19. Ola Marina, tenho um york de 2 meses, coloquei a caminha dele prox a minha cama, ração com a agua em outro quanto do meu quarto, e o tapete higienico em outro quanto do meu quarto, so que ele nao faz direto no tapete, só as vezes o resto tudo fora, ai resolvi deixa-lo com a coleirinha prox ao tapete com a caminha e a ração, ai ele começou fazer, mas mudou de nvo desistiu começou a fazer no chao novamente, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tdo bem? Forre uma área grande de jornal, deixando um espaço pequeno sem jornal q é onde ficara a cama e comedouro. Deixe sempre ele perto da área c jornal depois q come, acorda ou brinca, q são momentos q logo após o cão sentira vontade de fazer necessidades
      dia a dia diminua milímetros dessa área c jornal. ELOGIE MUITO quando ele acertar ou quando fizer próximo. Não brigue c ele quando errar e n o prenda na coleira. Abraço

      Excluir
  20. Marina Boa tarde,tenho umas dúvidas,daqui a 15 dias estarei pegando o meu schanauzer com 45 dias,irei fazer o confinamento,mas uns dizem para eu forrar toda a área, e outros como eu penso colocar na maioria do confinamento e deixar um local para dormir e comida,mas é ele que vai escolher os locais pra dormir,e fazer as necessidades? E outra quantas vezes coloco ração pra ele?depois dele consumir a ração toda da cumbuca retira e só deixa água é isso? Me ajuda nunca tive cachorro to preocupado rs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael. Vc pode fazer dos 2 jeitos...deixar o cão escolher ou ja definir onde quer q ele durma. Forre o chão todo, menos onde fica a cama e o bebedouro, tb deixe um espaço próximo a cama sem forrar p o cão brincar. A ração vc pode dar 5x ao dia ate ele completar 3meses...depois 4x ate 6meses, depois 3x ate 1 ano e depois d 1 ano 2 ou 3x. Coloque a ração mostre ao cão e espere ele comer, assim q acabar retire a vasilha, mesmo se tiver sobrado alguns grãos. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço

      Excluir
  21. Olá Marina, Boa Noite! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelos posts, excelentes! Em seguida, gostaria de pedir ajuda! Tenho um shitzu, ele está com 2 meses e 15 dias. Quando chegou fez xixi e cocô em todos os cantos da casa, comprei tudo de possível (com exceção do repelente que ainda não sabia), o cocô ele começou agora a fazer na área de serviço, mas não no jornal e nem mesmo no tapete higiênico. Já o xixi, continua por toda a casa. Ele dorme no meu quarto, mas gostaria de mudar isso, pois quando acordo toda a minha sala e cozinha estão cheias de xixi. Além disso, gostaria que ele tivesse o cantinho dele, para que quando eu recebesse vistas não passasse por constrangimentos. Até então, quase que impossível, pois onde estou ele quer estar junto e tentei fechar ele na área de serviço com grades para que mesmo assim ele pudesse me ver, mas não, chora e late o tempo todo! Ah, esqueci de comentar, comecei fazendo tudo errado com o coitadinho, dei muitas broncas quando vi o xixi no local inadequado! Desde já agradeço e aguardo um retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moniqui, obrigada pela participação e pelos elogios. Bom, realmente vc entendeu que errou c a educação do xixi do seu cãozinho, e reeducar é mto mais trabalhoso do q educao, mas não impossível, só vai lhe exigir mais tempo e paciência. Primeiramente o seu cão tem horários para se alimentar? Ou a ração fica exposta? Ele sendo macho vai sentir necessidade em marcar território, portanto seja paciente. A primeira coisa é estipular um plano a médio e longo prazo, por exemplo, vc quer q ele faça xixi em um determinado local, mas antes permita q ele faça próximo desse local e aos poucos vamos induzindo ela a aproximar do local exato. Não de broncas nele mais, sei q é difícil, mas ele ja esta ansioso e perdido, entendendo q p xixi causa uma resposta negativa ele passara a fazer escondido. Elogie sempre q ele fizer próximo d onde vc quer q ele faça. Quando ele errar o pegue sem dar bronca, mas faça cara d q não gostou e o coloque no local onde vc quer q faça. Onde ele errou limpe sem q ele veja e limpe muuuuito bem. Onde vc quer q ele faça limpe, mas não a ponto de ficar perfumado de mais. O cão tem q se sentir motivado, por isso o elogio é fundamental. Pela internet fica mto limitado ajudar, caso queira vejo se conheço algum adestrador na sua região. Brinque e deixe o bem cansado, depois coloque no cercadinho e se ele chorar o ignore, so libere se ele ficar sem chorar, aguente firme. Filhotes são carentes, devemos tomar cuidado para não exigir de mais deles, vá aos poucos..abraço

      Excluir
  22. Olá Marina, pois é, tadinho fico até com dózinha dele, ele é bastante carente mesmo! Então, ele tem horários certos para se alimentar, são as 7hs; 12hs; 16: 30 hs e 20:30, faço o possível para ser religiosa com os horários. Sim, tento limpar o melhor possível, inclusive utilizando o removedor de odores de uso veterinário para tentar não deixar rastros! Ultimamente ele tem revezado, um dia ele faz todo o xixi no local devido e as fezes pela casa e no outro dia ele faz o inverso! rs.. Brinco o possível com ele, mas como ainda não tomou as 3 vacinas ainda não posso sair do apartamento! :( Enfim, sendo possível gostaria de um profissional sim, moro em Divinópolis/MG
    Ele fica do meu lado o tempo inteiro, se eu sai para alguma coisa, ele chora late e suja a casa inteira! :(
    Obrigada! Estou no aguardo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aguardando um colega me responder e te passo o contato dele. Ok? Abraço

      Excluir
    2. Ja estou c o contato do colega, me passe seu email

      Excluir
  23. ola Marina tdo bem? Tenho duas maltes, a Maggie de 1ano e 9 meses e a Kate de 2 meses. A Maggie sempre fez xixi e coco no lugar certo porem com a chegada da Kate ela começou a fazer nos tapetes, quartos inclusive na cama da minha filha. A Kate é novinha e faz xixi e coco em todo lugar da csa inclusive na csinha da Maggie, é um ou outro q ela faz no tapetinho higienico, comprei a grama sintetica e gostaria de saber como fazer para acostuma la a fazer as necessidades la. E qto a Maggie acredito q essa atitude rebelde rsrs possa ser cuimes, apesar de trata las igualmente e com muito amor, o q faço para q ela se volte a fazer no local correto. Qdo pego elas fazendo xixi no lugar errado levo no local certo, qdo nao vejo sempre ignoro, tirei tdos os tapetes. Outra duvida, sempre elogio qdo faz certo, posso dar petiscos para bb Kate qdo fizer no local correto? A grama eu coloquei no meu quarto com a caminha e seus pertences, a grama de um lado a csinha e potinhos do outro. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola....rssss essa atitude é para chamar atenção e tb para mostrar para a mais nova quem é q manda no pedaço. Tdo para a Maggie será primeiro. ..ela será o centro da atenção. Assim o clima fica mais fácil para as 2. Vc posicionou direitinho...mas se ela n estiver acostumado c a grama sintética vc vai colocar o jornal ou tapete higiênico com um pinguinhod xixi dela pr cima e dia dia ir diminuindo o tamanho dele ate ficar so a grama. As correções so assim mesmo...e é questão d tmpo e persistência sua. Se Maggie ficar brava c kate deixe e n interfira...tem artigos aqui q falam disso...abraço

      Excluir
  24. Oi Marina, boa tarde! Parabéns pelas dicas e por ajudar a tantas pessoas. Estou com um sério problema, não sei mais o que fazer. Tenho um lhasa apso de 3 anos, ele sempre fez o xixi e cocô no lugar correto, mas recentemente coloquei um tapete novo na sala e ele agora só faz lá. Não sei mais o que fazer, já comprei o educador de cheiros, mas mesmo assim ele continua fazendo. Meu marido já até parou de falar com ele. Me ajude por favor. Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela participação...mas ele continua fazendo no lugar correto tb/??? Ou agora só faz no tapete...??? Se ele fizer no local correto tb toda vez que isso acontecer faça uma festa e dê a ele um petisco muito saboroso...mas só dê o petisco nessa hora. Quando o pegar fazendo na sala dê um susto...mas se ele já tiver feito não adianta punir e nem ficar sem falar com ele, pois pode piorar a situação...ele tentará chamar atenção fazendo o xixi no tapete. Portanto diga ao seu marido para agrada-lo sempre que ele acertar. Quanto ao tapete vc vai precisar tirar e lavá-lo muito bem lavado onde teve o xixi, se o tapete for claro e nao for tingido pode até passar cloro pra ficar um cheiro mais forte para o cão. o ideal é nao deixar o cao sozinho na sala para ele nao errar. caes adoram tapetes para fazer xixi pois imitam muito bem a terra, o xixi é absorvido imediatamente...tenha paciência. O bom que seu cãozinho já sabia o que era correto, agora é só relembrá-lo disso. Abraço.

      Excluir
  25. Olá Marina, tudo bem? Nossa desculpe-me pelo retorno, o Theo comeu o cabo do meu computador e foi dificil tempo para levar ao conserto! rsrs.. Segue meu email para me repassar o contato do seu colega adestrador: moniquiboussada@hotmail.com
    Obrigada pela atençao! Estou no aguardo de seu contato! Abraços

    ResponderExcluir
  26. Oi Marina! Adorei seu blog. Sou apaixonada pelos peludos e entusiasta na educação dos doguinhos, e estou tendo uns problemas que acredito que talvez consiga me ajudar. Tenho uma SRD linda de 1 ano e meio que está comigo já há um 1 ano e 3 meses. Meu quintal era inteiro de cimento e consegui com sucesso ensiná-la a usar apenas um canto do quintal de banheiro. Era bem prático e ela depois que aprendeu (levou uns 3-4 meses), nunca mais errou. Quando ela estava com quase 1 ano eu adotei um machinho também SRD de aproximadamente 9 meses. Ele deu um trabalhinho para acostumar a usar o 'banheiro', mas depois de 4 meses, pegou bem. Agora, há 1 mês, nos mudamos de casa para um lugar maior, com quintal maior também, e lá tem terra, e por mais que eu tenha levado a superfície onde eles usavam de banheiro (é exatamente como a superfície dos pipihouses, uma grade de plástico) para o novo lugar, eles não fazem nada lá, nem que eu fique muito, muito, muito tempo (já fiquei mais de 1h de pé lá, hora ignorando eles, hora insistindo para eles ficarem lá comigo) insistindo depois deles terem bebido água e se alimentado. Quando eu percebo que eles estão para fazer, corro e levo eles lá, mas eles travam. Daí já recomeçam a brincar e perdem o foco. Já confinei eles uma noite na área de serviço só para conseguir 'coletar' o xixi do chão de piso frio e torcer o paninho onde gostaria que eles fizessem seus 'trabalhos'. O banheirinho que projetei é no canto extremo do quintal (não é longe, é colado inclusive onde eles brincam com frequência), afastado de onde dormem e comem, só que é de piso frio com essa gradinha por cima (os vãos são bem pequenos, são confortáveis de pisar mesmo descalço) e tem um ralinho, para escoar o xixi e ficar fácil de eu lavar. Já os arredores, que é onde eles elegeram para usar, são de terra com areia e pedriscos. Consegue pensar em algo para me ajudar? Desde já, obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcela...bom . Na cabeça do cao fazer xixi nas pedras é o mis correto....kkkkk....mais natural. .eles n podem fazer nessas pedrinhas?

      Excluir
  27. Tenho dois pastores (femea 6 meses e macho 1 ano). A neguinha dorme na área dos fundos e o xerife na área da frente. Durante o dia ela faz coco e xixi no lugar certo mas a noite ela sai do territorio dela e vai fazer na area da frente bem pertinho do xerife, eu passo a noite dormindo e nao dá pra pegar ela no pulo. Segue o video para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=CgZTprLK4bE&feature=youtu.be
    Por favor o que eu devo fazer para ela mudar esse hábito????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fredy, muito bonito seus cães. Bom, vc já reparou se na área onde ela deve fazer as necessidades dela fica suja no final do dia? Eu não entendi muito bem...ela de dia faz no local certo e a noite ela erra certo??? De dia seus cães ficam juntos ou separados???

      Excluir
  28. Fica meio suja mas sempre procuro manter limpo. De dia ela faz no local certo e a noite ela erra, eles passam o dia juntos e somente a noite que ele dorme na área da frente e ela nos fundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A noite ela fica na área onde o macho ficava de dia é isso???
      Bom, vc vai deixar o local onde é pra ela fazer o xixi e coco bem limpos, pq as femeas nao fazem xixi em cima de xixi como machos, e se tiver coco perto ela vai procurar outro canto para fazer, limpe e onde ela esta fazendo errado vc vai lavar mesmo, esfregar e usar um repelente de xixi que vc encontra em qualquer pet shop, porem essa limpeza e o uso do repelente vc deve fazer sem que sua cadela veja, ok? E so depois disso solte ela e observe no outro dia. Outra coisa, ela sempre faz esse xixi errado no mesmo lugar? Abraço

      Excluir
  29. Vou fazer esse procedimento e depois postarei a resposta, não é todas as vezes que faz isso errado mas a maioria da vezes. Agora mesmo passou 3 dias sem fazer errado, acho que estou errando na parte da limpeza porém nao sabia que as femeas nao fazem do mesmo lugar. Deixa eu cuidar!!! rsrs e muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fêmeas fazem xixi no mesmo lugar sim, porém quando esse lugar está sujo elas procuram um outro local mais limpo para fazer...de qualquer forma sua fêmea ainda é jovem e vai cometer certos errinhos...vc pode colocar algo nesse espaço, uma vasilhinha com água por exemplo para ela entender que ali nao é pra fazer xixi. Abraço

      Excluir
  30. Olá Marina, estou com um grande problema, sempre ensinei ao meu iasa a fazer xixi no banheiro, precisamente no box, colocava jornal, tapete higiênico e ele sempre fez certo. O problema é que mudamos e já faz seis meses que ele faz xixi pela casa toda. Já dei bronca, coloquei no lugar certo, mas parece que ele desaprendeu e eu não sei o que fazer, ele tem dois anos. Ah as fezes ele faz no banheiro, ainda não acertou no box mas já é melhor que pela casa. O que eu faço para ele parar de fazer xixi em todo lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, tudo bem? Bom, isso é bem comum em mudanças. Os cães ficam perdidos e perdem a referência de antes. Bom, o ideal é não dar broncas nele...vc leu o artigo com as dicas do que fazer??? Só der bronca se vc o pegar fazendo errado...se já fez não adianta mais. forre quase que o banheiro todo com o jornal ou tapete higiênico e dia dia diminua a área forrada até ficar do tamanho desejado. Molhe uma pequena ponta de papel absorvente e coloque em um cantinho de onde ele pode fazer xixi, só para lembrá-lo e estimular a micção. Elogie muito quando ele acertar!!!! Mesmo se ele não acertar exatamente onde vc quer, mas que seja no banheiro elogie. Abraço

      Excluir
  31. Ok! Marina, obrigada pela diga, hj mesmo comprei um pacote de tapete higiênico irei colocar no banheiro, eu posso colocar aqueles pipi dog, para auxilia lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle...espere 7 dias para usar o pipi dog...faça a técnica de molhar com uma gotinha de xixi dele mesmo e observe se nao resolver use o pipi dog. Qualquer dúvida entre em contato novamente ok?. abraço

      Excluir
  32. Marina, boa tarde!
    Tenho uma Shih Tzu de 4 meses que faz as necessidades em todos os lugares, menos no certo. Já tentei um banheiro daquele de telinha em cima e agora estou com um Ecopátio que chegou ontem, mas ela imediatamente o tomou por cama e deitou em cima. Agora ela leva os brinquedos e paninhos para cima do Ecopátio e continua fazendo as necessidades no chão. Já tentei repelente também e, nem sempre o local é bem limpo, porque não fico o tempo todo em casa e quem fica não me ajuda a educar. Isso tem me atrapalhado muito também, o fato de eu não ter tempo de ficar em casa para educar. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Bom, então teremos de pensar na possibilidade de vc contratar um adestrador para te ajudar, pois para educar as necessidades no local correto é preciso alguém com mais tempo para acompanhar o cão. Vc deixa ele solto pela casa? Vc define horários para alimentação dele? É importante vc saber que o cão sente vontade de fazer suas necessidades depois que come, acorda ou brinca...então são momentos chave para vc deixá-lo mais perto do banheirinho para ele ter mais chance de acerto. Leia o artigo e faça essa técnica de colocar jornal em uma área grande e ir diminuindo gradativamente. Qualquer duvida estou a disposição, ah e jamais de bronca nele após ele já ter errado, somente se o pegar fazendo errado, o interrompa sem estresse e o leve para o local correto e quando ele fizer próximo ao local correto, elogie muuuito, não exija perfeição logo de cara. O mais importante é elogiar!!! ok? abraço

      Excluir
  33. Heeelllpp!! Marina bom dia.
    Minha puddle de exatos um ano está rebelde. Ela sempre só fez as necessidades dela no jornal e de repente começou a fazer espalhado pela casa de dois meses pra cá. Nos mudamos ha um mês ( ela tem duas maes) e continua igual ou pior. Ela só faz no jornal qd quer! Mas TODO DIA faz fora pela casa. As vzs ela faz um pouco no jornal e o resto na casa. Ela n faz na rua d jeito nenhum e tbm nao tem mt habito de ir a rua.sempre moramos em apartamento. O cúmulo foi que ela fez xixi e cocô no mesmo dia no sofá! Ela nunca fez isso!! Ja a deixamos confinada outras vzs mas ate assim ela faz do lado do jornal, mas não no jornal. No inicio q ela fazia cocô fora, eu achava q era a dor de barriga pois ela esteve com giardia. Mas nao.. ela faz sempre isso agora. O que eu faço???
    Geralmente dou bronca e a prendo. E qd ela acerta a gente faz festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula...tudo bem? Bom, a mudança pode sim ter afetado o comportamento dela, mas tb o fato de estar na maturidade sexual...já percebeu se perto do cio ela fica mais rebelde? Ela tem uma personalidade mais difícil??? Pode ser tb que ela descobriu que assim consegue chamar sua atenção...e está fazendo isso para conseguir o que quer.... Jamais limpe o xixi ou coco com ela vendo...e ignore solenemente qualquer xixi errado...sei que é dificil mas tente assim e os que ela fizer proximo do jornal vc ja recompensa...e se fizer em cima do jornal faz festa...rssss...esse local que vc a prende é onde ela deve fazer o xixi?

      Excluir
  34. Na verdade ela saiu do cio mês passado. Onde me mudei nao tem a area de serviço o de a prendia antes. O local novo que ela "aprendeu" a fazer as necessidades dela foi na area de serviço porem nao tem como prende-la, entao a estou prendendo em um quartinho com bastante jornal e ate assim ela faz do jornal. O que nao entendo é que ela sabe onde fazer pois algumas vezes ela vai ate a area de servico, onde fica o jornal e faz. Mas a noite, principalmente a noite, ela sempre faz pela casa. E antes de mudarmos ela ja estava começando a fazer isso. Eu a deixo boa parte do dia mas qd a solto e ela tem vontade, ela vai ate o jornal, onde quer q ele esteja na areanou quartinh, e faz. estavamos deixando ela solta qd saíamos mas nao deu certo pq ela suja td. Mas a noite, ela é acostumada a dormir com a gente e estamos sofrendo e ela mt mais pois estamos a deixando presa pra q nao faça as coisas pela casa a noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Paula seria interessante vc contratar um adestrador para poder te ajudar, avaliar melhor a situação, ver se não tem algum tipo de ansiedade envolvida...analisar com mais detalhes...pois pela internet ficamos limitados a ajudar. Tem que descobrir pq a noite ela tem esse hábito...se aconteceu algo...mesmo que mínimo. É interessante vc ler esse artigo aqui que tem algumas dicas tb http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/10/meu-cao-sabe-que-fez-arte.html

      Excluir
  35. ola maria eu tenho uma cachorrinha de 2 meses e ela faz xixi pela casa toda ...porem ela dorme comigo o quarto e eu ja comprei os produtos necessários para a educá-la ..as vezes ela dar umas bola fora kkk mais acho natural porque ela ainda é muito novinha ...porem ela passo a morde tudo principalmente as visitas e minha sobrinha de 3 anos como os dentes dela é muito afiado esta machucando ...queria saber como lidar com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leia esse artigo, ele vai te ajudar
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/03/seu-filhote-morde-muito.html

      Excluir
  36. Olà tenho um shishtzu de 2 meses e eu gostaria de saber se è verdade que ela sò pode ficar no châo depois da ultima vacina? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mel. Sua filhote pode ficar no chão sim...mas desde que vc conheça o local, ex, sua casa, casa de amigos, ou até mesmo casa que tenha cães porém vacinados. Na rua somente depois da ultima dose da vacina. abraço

      Excluir
  37. Ola tenho um pug de 3 meses e o q acontece ele fica na area de servico quando nao estamos em casa tem la sua cama grade para necessidade comida e agua... ela faz xixi na grade quando quer mesmo tendo pipi dog la e coco faz no chao...mas o q acontece quando estamos em casa ela faz xixi e coco dentro de casa mesmo ficando c a porta aberta para a area de servixo para as suas necessidades e quando pegamos ela fazendo coco dentro de casa pegamos e levamos para a area de servico para ela terminar la mas isso nao acontece ela simplesmente para de fazer... o q posso fazer para isso parar de acontecer ela esta conosco a 1 mes.. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Certamente ele está fazendo isso para chamar atenção de vcs. Primeira coisa não dê atenção ao xixi dele...ele fez no lugar errado, leve-o para outro cômodo da casa e limpe o xixi com removedor que vc encontra em pets. Não deixe ele ver vc limpando ok? Não dê bronca e nem converse com o cão. Aja com maior desprezo...rssss...ignore mesmo o xixi dele...o mesmo vale para o cocô. Observe o comportamento dele antes de fazer o xixi...normalmente eles ficam cheirando o local...assim que começar a fazer isso, bate palma ou o pé, só para chamar atenção dele para um barulho e o leve para o local onde ele deve fazer...isso tudo com calma e tranquilidade...se ele fizer lá vc faz uma festa, elogia da petisco...beijinhos e carinho...se não fizer ignore e retome suas atividades...BASICAMENTE: O cão sabe o que chama atenção do dono, portanto, quando ele errar ignore o erro, e quando ele acertar RECOMPENSE...assim ele vai passar a repetir mais o comportamento certo. Ah e quando der bronca nao converse com o cão, simplesmente faça um barulho brusco...como se esbarrasse sem querer em algum móvel, ou diga um NAO forte. Qualquer duvida estamos a disposição. E se tiver dificuldades contrate um adestrador na sua cidade para lhe orientar melhor.

      Excluir
  38. Oi!!! Preciso de ajuda!!!
    Tenho uma schnauzer de um ano e meio, e um maltês de 4 meses. Moro em um apto bem pequeno, e a mais velha sempre teve seu espaço na área de serviço para fazer as necessidades no jornal. Agora que gamhei o maltês, vi que o jornal estava dando muito trabalho, muito xixi e Patinhas pisoteando... Kkkk.. Resolvi comprar o ecopatio... Amei!!! O mais novo (maltês) no primeiro dia já adorou tb!!! Mas a schnauzer de um ano e meio odiou a ideia... Kkkk... Não faz lá de jeito nenhum... Segura o máximo q pode, aí faz no chão, do lado do ecopatio!!! Mesmo colocando jornal em cima, ela se recusa... Tem uma semana q estou nessa batalha... Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Graziella...é normal o cão mais velho estranhar novidades ainda mais quando se trata de xixi. Bom....leia esse artigo q vc fez o comentário ode explico a forma correta de corrigir o cão. O bom q ela está fazendo perto do ecopatio. Ponto pra ela. Faça muita festa mesmo ela errando perto. OK? como ela estava acostumada c o jornal forre o ecopatio e em volta dele com jornal e dia dia va diminuindo milimetricamente o jornal de fora do ecopatio deixando somente em cima dele. Tenha paciência. qualquer duvida estamos aqui. Abraços

      Excluir
    2. Ola Graziella...é normal o cão mais velho estranhar novidades ainda mais quando se trata de xixi. Bom....leia esse artigo q vc fez o comentário ode explico a forma correta de corrigir o cão. O bom q ela está fazendo perto do ecopatio. Ponto pra ela. Faça muita festa mesmo ela errando perto. OK? como ela estava acostumada c o jornal forre o ecopatio e em volta dele com jornal e dia dia va diminuindo milimetricamente o jornal de fora do ecopatio deixando somente em cima dele. Tenha paciência. qualquer duvida estamos aqui. Abraços

      Excluir
  39. Oi Marina tudo bem? Meu nome é Helena e estou com um pug há três dias, ele tem três meses, moro em um local restrito e não tem como fazer o método do confinamento. Ele está fazendo xixi e cocô no local que ele escolheu como caminha, e deita em cima. Ele também faz no tapetinho higiênico que comprei, porém ele deita nele enquanto está brincando com a bolinha. Estou meio perdida porque quando ele acerta eu brinco com ele e dou um petisco. Aí ele fica um tempo fazendo no local correto, mas depois faz na caminha de novo. Aí quando ele erra que não sei bem o que fazer, porque quando eu vejo eu pego ele e levo pro tapetinho e ele não termina. O que eu faço quando vejo ele errando? Falo não levo pro tapetinho e saio de perto ou fico segurando ele? porque ele não fica quando eu levo. Se puder me ajudar eu agradeceria muito, porque fico muito triste quando ele faz xixi ou coco no lugar errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Helena. Bom primeiramente vc precisa ter calma. Com apenas 3 dias vc n terá perfeição do filhote ainda...mas foi mto bom vc ja procurar ajuda desde cedo. Nao coloque a caminha proximo ao local dele fazer xixi e forre a caminha com plastico e um lencol por cima assim se ele fizer xixi ele nao penetra na espuma E o cheiro nao fica empregnado. Lave essa caminha com sabão para retirar o cheiro d xixi. E os lençóis q ele for fazendo xixi tb lave. Nao pode ficar resíduo de cheito d xixi ok? Quando vc pegar ele fazendo errado simplesmente diga um nao bem forte interrompa o xixi dele e o leve para o local correto. Agrade o filhote e pronto. Se ele fizer ali ótimo. Se nao fizer ignore. Se o filhote ja fez no lugar errado e vc nao viu limpe sem q ele veja e n brigue c ele. Quando ele acertar elogie. Filhotes nao tem controle de bexiga...como os bebês. ..portanto ele nao consegue segurar o xixi e faz onde ele estiver. Leia o artigo sobre os momentos mais propicios do cao querer fazer xixi e cocô para vc ficar de olho nessas sao pontos chave...sdepois q brinca...acorda...ou come...ele começou a cheirar o chao vc ja leva ele pro tapetinho. Nao force nada...tenha paciência e qualquer duvida estamos a disposição. Abraços

      Excluir
    2. Ola Helena. Bom primeiramente vc precisa ter calma. Com apenas 3 dias vc n terá perfeição do filhote ainda...mas foi mto bom vc ja procurar ajuda desde cedo. Nao coloque a caminha proximo ao local dele fazer xixi e forre a caminha com plastico e um lencol por cima assim se ele fizer xixi ele nao penetra na espuma E o cheiro nao fica empregnado. Lave essa caminha com sabão para retirar o cheiro d xixi. E os lençóis q ele for fazendo xixi tb lave. Nao pode ficar resíduo de cheito d xixi ok? Quando vc pegar ele fazendo errado simplesmente diga um nao bem forte interrompa o xixi dele e o leve para o local correto. Agrade o filhote e pronto. Se ele fizer ali ótimo. Se nao fizer ignore. Se o filhote ja fez no lugar errado e vc nao viu limpe sem q ele veja e n brigue c ele. Quando ele acertar elogie. Filhotes nao tem controle de bexiga...como os bebês. ..portanto ele nao consegue segurar o xixi e faz onde ele estiver. Leia o artigo sobre os momentos mais propicios do cao querer fazer xixi e cocô para vc ficar de olho nessas sao pontos chave...sdepois q brinca...acorda...ou come...ele começou a cheirar o chao vc ja leva ele pro tapetinho. Nao force nada...tenha paciência e qualquer duvida estamos a disposição. Abraços

      Excluir
  40. Olá Marina, tudo bem? Meu nome é Margareth, tenho uma cachorrinha com dois meses e ela fica no quintal da minha casa... durante o dia faz xixi e cocô na grama, mas à noite faz nas varandas... já xinguei ela, e não resolveu. Sempre limpo bem com água sanitária, mas não resolveu o problema. O que devo fazer para ela mudar esse hábito noturno??? Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margareth. Bom primeiramente leia esse artigo por completo para vc enrender sobre a forma correta d ensinar e de corrigir o filhote . É normal esse comportamento pois filhotes a noite não se afastam mto do local onde dormem...sao mais receosos. ..nao brigue com ela...isso so vai piorar mas sempre elogie quando ela fizer na grama. Abraços

      Excluir
    2. Olá Margareth. Bom primeiramente leia esse artigo por completo para vc enrender sobre a forma correta d ensinar e de corrigir o filhote . É normal esse comportamento pois filhotes a noite não se afastam mto do local onde dormem...sao mais receosos. ..nao brigue com ela...isso so vai piorar mas sempre elogie quando ela fizer na grama. Abraços

      Excluir
    3. Obrigada Marina! Abraço...
      Margareth

      Excluir
  41. Boa noite,

    Eu tenho uma shitzu de três anos, a qual sempre fez tudo certinho no jornal. Eu adotei uma pincher para fazer companhia pra ela. Porém, depois que adotei vi que com duas o jornal suja muito mais rápido, e o jornal estando um pouco sujo ou quase nada, já é o suficiente para que a minha shitzu não faça nele. Então foi por isso que decidi comprar o Ecopatio, porque achei que a absorção seria melhor para as duas. Assim a pincher está fazendo nele, e faz coco em cima também, o que já é suficiente para a minha shitzu não subir para fazer o xixi. Como trabalho o dia todo, somente consigo recolher o coco pela manhã ou final da tarde, e as vezes acontece de ter um coco ao meio do dia. Mesmo quando está limpo, ela também não sobe, eu coloco ela em cima, e fica estática, nem se mexe, parece um gato com medo.
    Já tentei o jornal em cima dele, mas não dá certo. Não sei se crio dos banheiros um pra cada, se delimito o espaço da shitzu novamente, se faço isso só com ela ou com as duas. Não sei o que fazer. Poderia, por favor, me dar algumas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente alice...o problema está sendo espaço e dividir o banheiro com outro cão. Coloque outro ecopatio e veja se funciona. Mande noticias.

      Excluir
    2. Exatamente alice...o problema está sendo espaço e dividir o banheiro com outro cão. Coloque outro ecopatio e veja se funciona. Mande noticias.

      Excluir
  42. Marina, bom dia! Tenho um Pug que irá completar 5 anos em Julho e qdo filhote ensinei o local para xixi e cocô, porém ele nunca foi 100%. Faz mais em outros lugares. Dei uma irmã para ele, uma shitzu, hj está com 3 anos. Qdo ela chegou deixei ela confinada e já usava jornal do lado oposto da cama e comida. Não era sempre que fazia certinho, mas a maioria acertava, usava Pipi Dog para ajudar, o cocô tb não fazia no jornal. Comecei a usar estradinho com jornal embaixo dele, até coloquei um cone em cima para o Pug. Vi que incomodava ela e coloquei outro estrado em outro local. Qdo ela vai fazer xixi ou cocô o Pug fica em cima dela querendo cheirar para fazer xixi em cima do xixi dela ou do cocô. Tadinha, literalmente "ela faz cocô andando" e de uns tempos pra cá o xixi ela está fazendo ao lado, digo nas proximidades do estrado, e não faz mais nele. Não sei o que fazer. Me ajude por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielli...joia? Então o Pug vai ficar esperando a fêmea fazer xixi pra ele fazer xixi em cima da urina dela...isso é normal. Vc pode aumentar a área de xixi...ppde trocar o jornal todas as vezes q ela urinar...e elogie sempre quando ela acertar o local....elogie mto e de algum petisco que ela gosta E não brigue com ela quando errar e nem com o macho. Abraços

      Excluir
    2. Oi Danielli...joia? Então o Pug vai ficar esperando a fêmea fazer xixi pra ele fazer xixi em cima da urina dela...isso é normal. Vc pode aumentar a área de xixi...ppde trocar o jornal todas as vezes q ela urinar...e elogie sempre quando ela acertar o local....elogie mto e de algum petisco que ela gosta E não brigue com ela quando errar e nem com o macho. Abraços

      Excluir
  43. Oi, Marina. Tudo bem?

    Adorei o seu post, mas eu tenho um problema bem específico com meus dois chihuahuas. São dois machos de um pouco mais de 1 ano... eles ficam presos na cozinha porque ainda não aprenderam a fazer xixi no local certo. Antes faziam no tapete higienico, mas se eu soltasse pela casa, faziam nas cortinas, móveis, pé da cama... então, mantinha os dois na cozinha e só soltava para ficarem em cima do sofá ou da minha cama (aí não faziam).

    Acontece que de uns 2 meses pra cá, mais ou menos, eles começaram a ignorar o tapete higiênico e fazem pela cozinha inteira.. pés da geladeira, máquina de lavar e fogão, na lixeira, piso e até bem próximo aos potinhos de comida e água. Acho até curioso porque normalmente eles procuram uma superfície absorvente, mas eu deixo o tapetinho lá e fica intacto por dias.. eles só fazem no piso e escorre pela cozinha toda.

    Confesso que isso me irritou muito, pois eles estavam "desaprendendo" e eu briguei e gritei algumas vezes, mas nunca bati e agora não consigo adestrar da forma correta, pois quando levo eles para o local certo esperando que façam xixi ou cocô para eu poder recompensa-los, eles simplesmente não fazem. Por ex: dou comida e água, coloco na caixa de transporte presos e espero 30 min. Depois solto e levo até o tapetinho (coloquei pipi dog e até comprei um cone de plastico para ver se eles se atraiam a fazer no novo objeto)... espero... espero... e nada!! Eles ficam parados me olhando, deitam no tapete, querem brincar e, simplesmente não fazem!!

    Sinto que eles se condicionaram a fazer as necessidades apenas quando eu não estou por perto, aí quando eu vejo já esta tudo feito, eu limpo, aplico removedor de odores, repelente olfativo, mas nada adianta. Isso atrapalha muito a minha relação com eles, pois vivo frustrada e não posso solta-los no apartamento, a menos que eu queira ficar com tudo sujo!! Não sei o que fazer! Agradeço muito se puder me ajudar. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah. ..história típica de cães machos brigando por território. Amiga aproveita q sao jovens e castre eles...vai melhorar um pouco depois de uns 6 meses...mas vc precisa entender o seguinte...vamos pensar como cachorro...eles fazem xixi no local errado vc vem e briga...ai eles procuram outro lugar...vc vai e briga...e insiste pressiona...obriga a fazer no tapetinho...ou seja???? Todo local se tornou errado...e eles para evitarem bronca fazem na sua ausência. A primeira coisa vai ser regredir o treino...separe o local da água e comedouro e forre a maior parte da cozinha com jornal ou tapete higiênico. ..os pés do fogão ou geladeira passe repelente de caes...mas passe sem eles verem...é repelenre de cachorro..nao afeta nosso olfato mas eles odeiam...bom feito isso entenda q eles sao machos e macho com macho disputam espaço demarcam urinando...cada xixi em cima do tapete elogie. ..a chance de acerto vai aumentar pois a area do tapete sera grande...elogie muito...elogie os 2...xixi errado ignore...depois d uns 5 minutos retire eles da cozinha e limpe muito bem com cloro ou produto bem forte...retorne com os caes pra cozinha. E saia para passear com eles todos os dias. Seria interessante vc contratar um adestrador tb...ah...e dia dia q eles forem melhorando vc vai diminuindo a area do tapete ate chegar a 2 tapetes e 1 postinho. Abraços.

      Excluir
    2. Oi Deborah. ..história típica de cães machos brigando por território. Amiga aproveita q sao jovens e castre eles...vai melhorar um pouco depois de uns 6 meses...mas vc precisa entender o seguinte...vamos pensar como cachorro...eles fazem xixi no local errado vc vem e briga...ai eles procuram outro lugar...vc vai e briga...e insiste pressiona...obriga a fazer no tapetinho...ou seja???? Todo local se tornou errado...e eles para evitarem bronca fazem na sua ausência. A primeira coisa vai ser regredir o treino...separe o local da água e comedouro e forre a maior parte da cozinha com jornal ou tapete higiênico. ..os pés do fogão ou geladeira passe repelente de caes...mas passe sem eles verem...é repelenre de cachorro..nao afeta nosso olfato mas eles odeiam...bom feito isso entenda q eles sao machos e macho com macho disputam espaço demarcam urinando...cada xixi em cima do tapete elogie. ..a chance de acerto vai aumentar pois a area do tapete sera grande...elogie muito...elogie os 2...xixi errado ignore...depois d uns 5 minutos retire eles da cozinha e limpe muito bem com cloro ou produto bem forte...retorne com os caes pra cozinha. E saia para passear com eles todos os dias. Seria interessante vc contratar um adestrador tb...ah...e dia dia q eles forem melhorando vc vai diminuindo a area do tapete ate chegar a 2 tapetes e 1 postinho. Abraços.

      Excluir
  44. Olá Mariana, gostaria de saber se pode me dar alguma dica...
    O Thor tem 1 ano e 8 meses e faz as necessidades desde pequeno no lugar certo.. sempre tez tudo bonitinho... mas de dois meses para cá ele vem fazendo xixi na minha cama... esse mês ele fez 3 vezes... não sei o por que dessa mudança de comportamento...
    não sei mais o que fazer.. ele Caminha todos os dias, tem vários brinquedos, no momento não estou trabalhando então fico bastante com ele.. ele até dormia na minha cama quando queria (pke ele nao gosta muito mas a porta fica aberta qndo ele quer vem e dorme) agora tenho que dormir com a porta do quarto fechada pke do nada ele faz xixi na cama.. ele é castrado, nao fica marcando territorio.. passeio com ele e ele so faz xixi quando realmente tem vontade ai para e faz e segue o passei normal, faz xixi igual menina ainda... logo sei que ele nao esta marcando territorio na minha cama.. estou super triste.. e perdida em como agir...

    agradeço desde já
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carla... preciso saber qual o seu comportamento quando ele faz o xixi na sua cama.... e se ele faz na. Sua frente ou escondido... abraço

      Excluir
  45. Ola Carla... preciso saber qual o seu comportamento quando ele faz o xixi na sua cama.... e se ele faz na. Sua frente ou escondido... abraço

    ResponderExcluir
  46. Oi marina Tudo bem??
    Li os seus comentários e desde já te parabenizo por ajudar tantas "mamães" com os seus "bebes".
    Bom, tenho uma shih tzu de quase 3 meses. Ela chegou na minha casa com 50 dias.
    Ela é muito agitada. Muito mesmo. Sei que filhotes são agitados, mas parece q ela está ligada no 220v.... rs
    Fico fora de casa umas 8 horas por dia... Saio as 7 da manhe e volto as 16 horas.
    Nesse tempo eu deixo ela fechada (porta) entre a cozinha, area e quartinho... A caminha e a comida eu deixo no quartinho e o pipi dolly eu deixo na area...
    Primeiro, em relação ao xixi... Ja´tentei tudo com ela... jornal ela comeu... mesmo grudado no chão... tapetinho higiênico na maioria das vezes ela consegue destruir ele tb...
    Ai agora eu tô tentando o pipi com o tapetinho e jornal dentro.... mas sem sucesso...
    Ela faz errado.... faz do lado.. mas não faz nele... =/
    Já tentei o método do urine off... do colocar a própria urina dela no local q eu quero q ela faça... do "negocinho" que pinga p ficar com cheiro de urina... Enfim... O q será q eu posso estar fazendo de errado?
    Na hora q ela faz no lugar errado eu falo NÃO e levo ela no pipi e falo Xixi... mas parece q ela não tá nem ai pra mim... rsrs! Além disso, quando eu chego, eu deixo ela livre pela casa... pq ela ficou aquele tempo presa... aiiiiiiiii parece q ela segura o xixi p fazer na sala.... =/
    Alem disso, queria diminuir o confinamento dela.... queria q ela ficasse so na area e no quartinho... Por isso comprei a grade.... Na primeira semana de teste, deu errado... ela quase quebrou o pescoço... tentando passar pela grade.... me deu um desespero.... fora o drama... de chorar e latir...
    Por fim, arrumamos uma caixa de TV grande essa semana... coloquei ontem em frente a grade... p ela não ter chance de enfiar a cara entre as barras... Mas ela fica pulando e chorando como uma desorientada.... nossa.... não dei conta... depois de uma hora soltei ela..... de tanto q chorava!!!
    Me ajuda!!! Estou com receio de não estar sabendo educar minha filha.... e estar deixando ela triste... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia...tudo bem? Vc chegou a ler o artigo que ensino como educar o xixi e coco? Obrigada pela participação e pelos elogios. Desculpe a demora em responder!!!! Abraço

      Excluir
    2. Então marina... Li sim! Tentei forrar o ambiente onde ele fica confinado todo de jornal... até preguei umas partes com durex para ela não sair comendo ou rasgando as folhas... mas não deu certo... ela fez uma bagunça só com os jornais... rasgou muitos, tirou outros do lugar... na hora q vi nem acreditei.... ai juntei tudo e joguei fora.

      Estou deixando ela confinada em um local menor agora, para vê se ela entende q tem q local certo dela fazer as necessidades... o problema que ela mais erra do que acerta... por isso não ta sendo muito recompensada... Acho q ela não entendeu q o pipi dollys é para fazer xixi e coco, pois ela deita nele p brincar.... rsrs...

      Eu limpo quando ela faz no lugar errado sem ela ver... e repreendo falando NÃO... vou com ela até o pipi e falo XIXI.... mas ela nem tchum p mim... =/

      Alguma outra dica?
      Será q ela é assim pq ta nova???

      Obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. Olá Lívia, Entendi a sua dificuldade é que o seu filhote está levando na brincadeira esse momento do xixi, vc está colocando muita pressão e atenção nessa fase. Vc disse que fica fora de casa 8 horas por dia, nesse período tem alguém em casa ou ela fica sozinha? Vc deve fazer o exercício com ela sempre quando estiver em casa e intensificar nos finais de semana...Bom, os cães fazem xixi, depois que acordam, brincam, comem, ou bebem água...fique atenta nesses pontos chave para vc ficar de olho nela...e vc terá que colocar um espaço maior para o banheirinho dela...nesse momento que te disse que sao os principais do xixi procure deixar ela mais perto possivel do banheirinho. Caso ela faça xixi, mesmo que próximo ao banheirinho vc vai recompensá-la, ok? O xixi será sempre positivo, mesmo que fora da área onde vc quer que seja...depois que ela fizer o xixi perto do banheirinho pegue um papel toalha, molhe nesse xixi deixe secar ao sol um pouco e coloque ele por cima do local onde vc quer que ela faça xixi e mude o banheirinho de lugar passando ele pro ponto que ela fez xixi anteriormente, entendeu? Não solte ela dentro de casa após esses pontos chave que te passei...e quando soltar ela fique de olhos bem abertos para evitar erros. 1- se vc pegar ela cheirando muito um local, bata palma para tirar o foco dela, brinque um pouco com ela e a leve para o banheirinho e mostre o cheirinho pra ela...mas sem pressão e estresse, 2- se vc pegar ela já fazendo xixi bata palma diga NÃO sem gritar, mas forte e intimidador, mostre com seu rosto que não gostou...coloque ela em outro comodo (sem ser o banheirinho) limpe muito bem sem que ela veja...depois interaja com ela e a leve ao banheirinho estimulando que ela faça xixi mas sem pressão...3- se vc viu um xixi que ela já fez esqueça de corrigir...já era...rsrsrsrsrs.....bom, o mais importante disso tudo é o acerto próximo ao local que vc quer...não exija muito dela, pois nessa fase ela nao vai te atender como deseja...por ser brincalhona e ainda bem filhotinha...lembre-se que ela ainda nao segura o xixi muito bem, sentiu vontade ela vai fazer...portanto fique de olho....e todas as vezes que ela fizer o xixi que será recompensada na hora em que ela estiver fazendo diga "xixi' baixinho...pode repetir umas 3x....assim ela entendera que o que ela esta fazendo é xixi e com o tempo vc levar-a ela ate o banheirinho e vai dizer xixi e ela entenderá o que vc quer. ok? Mande noticias. abraço

      Excluir
  47. Olá Marina... então, nesse momento ela fica sozinha... Por isso fica mais dificil de vigiar, por isso resolvi diminuir um pouco o espaço dela... Deixo ela no quartinho e na area... Mas o mais engraçado, que quando ela está ficando nesses dois lugares apenas ela esta fazendo o xixi e o coco no quartinho... onde fica a caminha dela e a comida... Achei estranho ela preferir fazer no quartinho ao inves da area, que é onde fica o banheirinho dela...

    coloquei uma fraldinha dentro do banheirinho com o xixi dela... mas por enquanto não tá dando efeito...

    Fico preocupada de deixar ela mto presa... pois assim q eu chego eu brinco com ela... coloco a ração e ela como e bebe... ai prendo ela p fazer o xixi e o coco... mas ta demorando mto p ela fazer... Hj por exemplo, já tem mais de 40 min q ela comeu e bebeu e não fez o xixi ainda.... será q ela aprendeu a segurar?

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia...ela pode sim já ter aprendido a segurar justamente por vc colocar muita pressão em algo simples...tem como colocar o banheirinho dela dentro do quartinho onde ela já faz o xixi normalmente? Ai dia dia vc vai afastando ele milimetricamente para fora.

      Excluir
  48. Oi marina! Tenho um lulu da pomerania de 6 meses, o oscar, e ele sabe fazer xixi no jornal certinho. Mas o cocô, sempre que ele vai fazer, ele vai até uma parede qualquer da casa e começa a ficar de pé apoiado, como se quisesse subir na parede. Logo vem o cocô. Não sei como ensinar a ele faze-lo no jornal ou na grama, pois ele não faz se não subir na parede antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante vc contratar um adestrador para te ajudar presencialmente.... e avaliar o pq seu cão tem esse comportamento. com certeza ele adquiriu isso d alguma forma... Abraço.

      Excluir
    2. Seria interessante vc contratar um adestrador para te ajudar presencialmente.... e avaliar o pq seu cão tem esse comportamento. com certeza ele adquiriu isso d alguma forma... Abraço.

      Excluir
    3. Olá bom dia ! Veja se você pode me ajudar...
      Tenho uma York de 7 meses, ela fica a maior parte do tempo dentro do quarto, mas soltamos ela lá área gramada lá fora várias vezes por dia.
      Eduquei ela a fazêr as necessidades no tapete higiênico, ela entendeu MT bem. Só fazia nele, e quando estava lá fora, faz lá fora. Só que agora do nada parece que ela desaprendeu ! Ela faz xixi em vários lugares no quarto e fez até na cama, coisa que ela nunca fez, e o tapete fica Sequinho.
      Oq eu percebi é que isso aconteceu dois dias depois que ela começou a tomar uma vitamina pois estáva com as paquetas alterada.
      Oq VC acha que pode ser ??? To achando muito estranhos...
      Obrigada, Camila SP

      Excluir
    4. Olá Camila...bom fica difícil sem uma avaliação pessoal do cão...mas na área externa ela faz certinho? Se sim todas as vezes vc a recompensa e elogia...vc chegou a ler as dicas que dei aqui nesse artigo??? Preciso saber para poder te ajudar melhor...Abraço

      Excluir
    5. Olá Camila...bom fica difícil sem uma avaliação pessoal do cão...mas na área externa ela faz certinho? Se sim todas as vezes vc a recompensa e elogia...vc chegou a ler as dicas que dei aqui nesse artigo??? Preciso saber para poder te ajudar melhor...Abraço

      Excluir
  49. Ola td bem?
    Acabamos de ganhar uma cachorrinha ela tem dois meses.... Ela já eh bem espertinha.. Separei um tapetinho pra ela fazer xixi e coco somente nele... Mas durante o dia ela ate faz xixi nele mas se tiver outro tapete ela faz tbm.. Só que a noite ela dorme no quarto e levo o tapetinho no quarto a noite inteir a ela faz as necessidades no local correto. Então faz uma semana que estamos com ela e ela se apegou muito com a gente.. Mas resolvi deixar ela no quarto pra ver como ela vai se sair... Quantos dias tenho que deixar ela presa lá e tbm gosto da minha casa com tapetes.... Como faco pra ir soltando ela aos poucos mas com a certeza que ela não vai faze xixi pelos tapetes. Desde já obrigada. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana...desculpa a demora em responder. Vc chegou a ler meu artigo sobre ensinar o xixi?

      Excluir
  50. Boa noite eu tenho um shih tzu de 3 meses ele não quer fazer xixi e cocô no msm lugar q é no jornal O q posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael...tem quanto tempo q vc está com o cão?

      Excluir
    2. Olá Rafael...tem quanto tempo q vc está com o cão?

      Excluir
  51. Bom dia Marina. eu gostaria muito da sua ajuda tenho um cãozinho da raça indefinido,está comigo a dois meses e meio des do primeiro mês ensino ele a fazer as nessecidades no lugar, ele faz mas sempre faz fora do jornal alguns sentimetros ele faz xixi e coco também o devo fazer eu bem o local aplico o pipi nao mas não ta dando serto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrade...vc já fez o passo a passo que ensino no artigo? Se fez e mesmo assim nao teve resultado procure um adestrador para te ajudar. Creio que é o melhor a se fazer. Abraço.

      Excluir
  52. Boa tarde Marina,
    Comprei um Shitzu japonês com 6 meses, a antiga dona ia se mudar e não podia ficar mais com ela. Nos primeiros dias ela fez as necessidades em um espaço que tenho de grama em frente a minha casa, esse local, ela só tem acesso no horário que fico em casa (apenas no início e final do dia), nos outros horários que esse espaço não estava aberto e fazia em qualquer lugar. Vi a necessidade de entrar com o plano “b”, comprei um ecopatio e ela não se adaptou, então tirei a bandeja de baixo e ela começou a fazer no local, no entanto o cheiro ficava muito forte já que a grama sintética ficava direto no piso e se colocasse o tapetinho higiênico ela espedaçava. Resolvi então novamente colocar a bandeja da grama e logo ela começou a fazer as necessidades ao entorno da grama e não em cima. Acredito que ela fique com medo da bandeja, como devo fazer? Opto por tirar a bandeja ou insisto de alguma outra forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Bom...primeiro esse cão passou por várias mudanças ambientais e afetivas é normal que ele seja mais resistente. Vc pode fazer duas coisas...mas friso que para ter sucesso é preciso dedicação sua e tb um adestrador ao vivo para te ajudar. Tire a grade e deixe a grana sintética livre pra ele pisar...abaixo da grama sintética forre com o tapetinho higiênico. Assim não fica muito cheiro...lembrando que a grama deve ser lavada periodicamente a o tapetinho trocado sempre. Outra opção é colocar o tapetinho em cima da grade e aos poucos ir diminuindo o tamanho do tapetinho e deixando mais amostra a grade. Em ambos vc deve ficar observando a quando ela acertar recompensar com carinho. Mas é ideal chamar um adestrador para te ajudar ao vivo. Abraço

      Excluir
    2. Olá. Tudo bem? Bom...primeiro esse cão passou por várias mudanças ambientais e afetivas é normal que ele seja mais resistente. Vc pode fazer duas coisas...mas friso que para ter sucesso é preciso dedicação sua e tb um adestrador ao vivo para te ajudar. Tire a grade e deixe a grana sintética livre pra ele pisar...abaixo da grama sintética forre com o tapetinho higiênico. Assim não fica muito cheiro...lembrando que a grama deve ser lavada periodicamente a o tapetinho trocado sempre. Outra opção é colocar o tapetinho em cima da grade e aos poucos ir diminuindo o tamanho do tapetinho e deixando mais amostra a grade. Em ambos vc deve ficar observando a quando ela acertar recompensar com carinho. Mas é ideal chamar um adestrador para te ajudar ao vivo. Abraço

      Excluir
  53. marina me ajuda pfvr... meu cachorro eh um pastor alemao de 5 meses,ele fica defecando e urinando em um so lugar...a edicula,ja tentei brigar com ele,assustar ele mais nd funcionou... me ajuda pfvr !!! eu quero q ele urine e defeque no lugar certo! pq ja estou farta de limpar todos os dias as fezes e unina dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...vc já fez as dicas que passei no artigo? Acho que não né? Pq vc assustando ou brigando ao ensina ele a errar. Leia o artigo e aplique a técnica. depois me conta como que foi...Abraço

      Excluir
    2. Olá...vc já fez as dicas que passei no artigo? Acho que não né? Pq vc assustando ou brigando ao ensina ele a errar. Leia o artigo e aplique a técnica. depois me conta como que foi...Abraço

      Excluir
  54. Olá Marina, gostaria de dizer que seu blog tem me ajudado na educação do meu filhote. Quero tirar uma dúvida contigo: meu filhote é um vira-lata porte médio, eu estou ensinando ele a fazer xixi e coco no lugar certo. Ele ficou a primeira semana solto aqui em casa, e eu não conseguia avanços pois ele não fazia no tapete mesmo usando premiação quando acertava ( o que ocorreu apenas uma única vez) e mesmo usando o "pode " e "não pode". Resolvi - só depois de uma semana, colocar ele no confinamento. O lugar é um quartinho, e ele já está lá a 3 dias. Eu forrei o quarto todo e agora estou usando apenas o tapete e mais 3 folhas de jornal em volta. Planejo permitir que ele tenha cesso a mais um cômodo da casa quando ele ficar só com o tapete . Eu tenho colocado a metade de uma folha de jornal em cima do tapete, e pretendo ensinar ele usar o tapete sem folha de jornal em cima, apenas embaixo, com frauda ou com jornal mesmo. A questão é: estou vendo maiores progressos com a técnica do confinamento, mas fico com medo dele estar vendo isso como uma punição, pois ele ficou 1 semana solto em casa. Tem algum modo de tornar o período de confinamento menos doloroso. Eu tenho observado ele meio estressado, pois ele passou no segundo dia a brincar muito com a caminha. Eu coloquei 2 brinquedos junto com ele, entro lá a cada hora; brinco com ele, tento ensinar a sentar usando petiscos. Estou com medo dele crescer e ficar um cão nervoso devido ao confinamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico muito feliz que o blog esta sendo de grande ajuda pra vc. Bom...vamos lá. Os cães normalmente fazem xixi ou Coco logo após acordar, brincar e comer. Portanto preste muita atenção nesses pontos chave que te dei. Faça o seguinte com ele. Tente pegar a hora que ele acabou de fazer xixi...como nesses 3 pontos chave que te dei e assim que ele fizer solta ele para interagir e vasculhar outros cômodos da casa, mas tudo com supervisão sua...não o deixa sozinho...vc não me falou a idade do filhote, normalmente filhote não segura xixi...então se ele está cheirando muito o chão pegue e o leve para o banheiro dele e veja se ela faz xixi. Se fizer recompensa e o solta novamente. Espero ter ajudado. Qualquer duvida estamos a disposição.

      Excluir
    2. Olá fico muito feliz que o blog esta sendo de grande ajuda pra vc. Bom...vamos lá. Os cães normalmente fazem xixi ou Coco logo após acordar, brincar e comer. Portanto preste muita atenção nesses pontos chave que te dei. Faça o seguinte com ele. Tente pegar a hora que ele acabou de fazer xixi...como nesses 3 pontos chave que te dei e assim que ele fizer solta ele para interagir e vasculhar outros cômodos da casa, mas tudo com supervisão sua...não o deixa sozinho...vc não me falou a idade do filhote, normalmente filhote não segura xixi...então se ele está cheirando muito o chão pegue e o leve para o banheiro dele e veja se ela faz xixi. Se fizer recompensa e o solta novamente. Espero ter ajudado. Qualquer duvida estamos a disposição.

      Excluir
  55. Realmente eu esqueci de dizer quanto tempo tem o meu filhote. Ele tem 2 meses e 2 semanas. Agradeço as novas dicas, e gostaria de saber se é normal o filhote chorar durante o confinamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...ele ainda não segura o xixi...fica de olho quando ele estiver fora do confinamento. É normal chorar por isso faça o confinamento um lugar bacana...com brinquedos diferentes sempre...faça rodízio de brinquedos...e fica de olho para solta la assim que ele fizer xixi. Nunca o coloque no confinamento como forma de castigo.

      Excluir
    2. Então...ele ainda não segura o xixi...fica de olho quando ele estiver fora do confinamento. É normal chorar por isso faça o confinamento um lugar bacana...com brinquedos diferentes sempre...faça rodízio de brinquedos...e fica de olho para solta la assim que ele fizer xixi. Nunca o coloque no confinamento como forma de castigo.

      Excluir
  56. Oiiii.
    Tenho duas Pugs - Kitty de 3 anos e Luna de 1 ano.
    Kitty está adestrada e Luna aprendeu a usar a plaquinha sanitária recentemente depois de muito custo.
    No entanto tenho um problema... panos... enquanto Kitty só deita na caminha acolchoada e Luna ao se deparar com qualquer pano prontamente se agacha e faz xixi.
    Como elas dormem juntas tirei a caminha de pano. O que fizeram? Foram deitar na placa sanitária - e dormiram lá.
    Para evitar isso fiz uma cama mandrake com uma bacia. Novo problema. Luna aceitou a bacia de boa como cama. Kitty chora, gane,arranha a porta até eu colocar o maldito pano. Acabo tendo que restringir a circulação na casa das duas e a minha também!!!
    Borrifei vinagre no tecido para que se tornasse desagradável pra Kitty ou para Luna (e a Kitty não quisesse deitar mais nele ou Luna não desejasse mais fazer xixi) mas não rolou.
    Sugestões? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia. No mercado pet existe um repelente de odor para cães...vc já usou ele no pano?

      Excluir
    2. Olá Patrícia. No mercado pet existe um repelente de odor para cães...vc já usou ele no pano?

      Excluir
  57. Olá Marina, mais uma vez venho lhe pedir auxilio.

    Hoje faz 13 dias que meu filhote de 3 meses está num quarta da casa em confinamento. Hoje pensei em permitir que ele tenha acesso a mais outro quarto. Enquanto eu preparada essa abertura, tirando possível objetos que competiriam com o jornal e objetos que ele poderia estragar roendo - enquanto isso, ele acabou fazendo xixi fora do jornal, bem no meio do quarto que eu lhe daria acesso. Diante disso resolvi recuar na minha decição. Gostaria de saber se é normal essa demora (13 dias) para aprender a procurar o jornal. Tem momentos que ele "uiva" e rasga os jornais. Como vi que 3 meses é uma fase da vida do cão em que as coisas ficam gravadas na personalidade dele de maneira mais profunda fico com medo dele se tornar um cão agressivo ou ressabido pelo confinamento. Penso em manter ele no confinamento até esse domingo - com 18 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Binha. Vc separou a caminha e os potinhos dele pra ficarem afastados do jornal? Quando for limpar o jornal nao ondeize ver...ele pode estar rasgando por querer te imitar...coloque ela no banheiro até vc limpar tudo. Bom vc vai fazer o seguinte...observar 3 momentos importantes o cao costuma fazer suas necessidades depois que acorda, depois que come (vc fracionou a refeicao dele?) e depois que brinca. Fique de olho nesses momentos e assim q ele fizer o xixi ou cocô o libere para o outro cômodo e fique de olho para ele não errar...a correção do funciona se for na hora...caso vc pegue ele fazendo xixi vc nao deve brigar e nem forçar ele a fazer no jornal simplesmente faça um barulho para distrair ele...deixa algo barulhento cair por exemplo pra ela não relacionar a bronca a vc...leve o até o jornal veja se ele faz...se fizer o libere novamente caso contrário deixe ele um pouco mais tempo...e não limpe na frente dele. Abraço

      Excluir
  58. Olá Marina.
    Tenho uma beagle de 4 meses e todos os dias depois da comida levo-a para passear. Às vezes passo horas a fio na rua e ela só faz as necessidades quando chega a casa. Estamos na primeira semana de treino... Alguma dica?


    Obrigada desde Portugal :)

    Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliana....tudo bem ? Eu nao entendi....vc quer dica.pra ela fazer na rua ou acertar dentro de casa

      Excluir
    2. Liliana....tudo bem ? Eu nao entendi....vc quer dica.pra ela fazer na rua ou acertar dentro de casa

      Excluir
    3. Quero dica para ela fazer na rua.. em casa ela já sabe qual o lugar que pode fazer, mas quero que deixe de fazer em casa e se habitue a fazer na rua.

      Excluir
    4. Liliana...ela ainda é muito filhote, e para o cao fazer as necessidades ele deve se sentir seguro...por isso ela so faz em casa, mas voubte passar 2 dicas. Continua fazendo dessa forma...de um pouco de ração e sala com ela...use uma guia longe vc pode comprar em pet shop...para em um gramadinho de preferencia em local menos movimentado deixe ela mais livre pra cheirar e se afaste dela um pouco ja que a guia longa te da essa liberdade. Nao exija que ela faca xixi nem.coco...deixa eka a vontade..no dia que ela fizer de muito carinho. Abraço

      Excluir
    5. Liliana...ela ainda é muito filhote, e para o cao fazer as necessidades ele deve se sentir seguro...por isso ela so faz em casa, mas voubte passar 2 dicas. Continua fazendo dessa forma...de um pouco de ração e sala com ela...use uma guia longe vc pode comprar em pet shop...para em um gramadinho de preferencia em local menos movimentado deixe ela mais livre pra cheirar e se afaste dela um pouco ja que a guia longa te da essa liberdade. Nao exija que ela faca xixi nem.coco...deixa eka a vontade..no dia que ela fizer de muito carinho. Abraço

      Excluir
  59. Olá Marina! Excelentes dicas! Parabéns! Estou com um problema com a minha York. Ela tem cinco anos, foi castrada há uns quatro meses, e desde filhote sempre fez xixi no locar certo, nessas gradezinhas que colocamos o jornal dentro, nunca errou. Porém há mais ou menos duas semanas ela tem feito o xixi na cama ou cobertor dela, e quando tiramos ela faz no chão mesmo, em qualquer lugar. Porém, o coco ela continua fazendo certo, só o xixi que não. Nós recompensamos e fazemos festa quando ela faz o coco, mas não adianta, o xixi é sempre errado. Já tentei ficar levando ela várias vezes no local e ficar esperando ela fazer, não adianta. Já dei muitas broncas quando ela faz errado, até já peguei ela no ato fazendo e xinguei, não adiantou. Agora estou trancando ela na cozinha, limitando o espaço, o lugar que ela fazia é na área de serviço, mas parece que também não está dando resultado. Se a gente tira a cama ou o pano dela, ela fica segurando por horas e aí quando não aguenta mais faz aonde está. Não houve nenhuma mudança em casa, o que ocorreu de diferente, foi que levamos ela para fazer banho e tosa em uma pet diferente da que estávamos acostumados a leva-la e desde que ela voltou do lugar ele já começou fazendo o xixi fora, fez na cama dela e de lá pra cá só faz fora do lugar correto. O que posso fazer para reeduca-la? Por que será que isso está acontecendo? Obg. Abço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissy troque a caminha dela e a cobertinha. Compre uma caminha impermeável e passe a alimentar ela em cima da caminha...coloque a vasilhinha d ração em cima da caminha...aguarde 10 minutos e retire...depois volte...pode deixar petiscos em cima da caminha tb...onde ela come ela n faz xixi. E não de mais broncas. Qualquer coisa te indico adestrador

      Excluir
    2. Oi, Marina!
      Obrigada pelas dicas! Vou fazer com certeza! Muito legal você ajudar as pessoas com as questões em relação aos bichinhos! Nossa, isso que você faz é demais! Parabéns por compartilhar o amor pelos animais e seus conhecimentos. Muita luz e prosperidade no teu caminho! Um grande abraço.

      Excluir
    3. Sissy...eu q agradeço a sua participação e confiança.poucos voltam para agradecer....rsssss...abraço

      Excluir
  60. Olá Marina
    Primeiro muito bom seu blog, tem me ajudado bastante, tenho um filhote de Yorkshire com 88 dias ela faz já xixi e coco na gradesinha certinha não tenho problemas quanto a isso deixo ela no cantinho todos os dias quando saio com a comida e a caminha longe de onde ela faz as necessidades.
    Porém quando chego solto ela pra brincar e interagir com a gente dai ela vai e faz xixi e coco em qualquer lugar ela não vai aonde está a gradezinha.

    O que faço? quanto tempo demora pra ela aprender para que eu possa deixar ela solta pela casa toda sem ter que ficar em cima.?


    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O la Karen...o filhote ainda é muito novinho para segurar o xixi longe do bandeirinho deixe outro banheirinho nesse outro ambiente pra ele usar quando estiver solto...conforme ele for crescendo ele vai usar so o outro pq consegue segurar mais tempo. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço e obrigado.

      Excluir
    2. O la Karen...o filhote ainda é muito novinho para segurar o xixi longe do bandeirinho deixe outro banheirinho nesse outro ambiente pra ele usar quando estiver solto...conforme ele for crescendo ele vai usar so o outro pq consegue segurar mais tempo. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço e obrigado.

      Excluir
  61. oi Marina tenho um pastor de shetland de 3 anos e 5 meses, eu tenho desde dois meses de idade, ele faz xixi e côco na casa inteira, ja tentei o tapete higiênico na sacada mas nada, eu queria mesmo que ele fizesse fora de casa como o meu shit-zu anterior que eu tinha, eu nao posso usar produto específico pra limpeza porque tenho filhos com alergia respiratória a estes produtos como faço pra resolver este problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tudo bem? Bom, existem produtos naturais para limpeza...procure no Google...vai vinagre branco álcool bicarbonato ...so não sei a proporção de cada um...O mais importante é vc ter disponibilidade em elogiar o cão quando ele acertar. Vc chegou a ler o artigo sobre Isso? Sobre como ensinar as necessidades fisiológicas no local correto.

      Excluir
  62. Olá Marina, tenho uma bulldog g
    Francês de 3 meses e estou ensinando ela a fazer suas necessidades na grama do meu quintal. Isso é ruim? Meu quintal vai ficar fedido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara...para o cão o melhor ambiente é esse...o natural. O xixi vai ser absorvido pela terra e não trará mais cheiro nenhum. Somente o Coco que se não for recolhido vai sim atrair moscas e deixará o quintal com cheiro ruim...mas retirando o Coco com frequência diária não tem problema nenhum. Abraço.

      Excluir
  63. Olá Marina! Parabéns pelo blog! Tem ótimas dicas! Daqui a alguns dias vou pegar uma shihtzu fêmea que vai estar com cerca de 65 dias. Como moro em apartamento pretendo ensina-la a fazer xixi/cocô em jornal colocado no banheiro. Minha dúvida é se faço o método do confinamento já no banheiro ou se faço em outro cômodo maior e depois que ela estiver acostumada transfiro o jornal para o banheiro? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O La. Tudo Bem? Vc até pode ensina la em outro cômodo sem problema nenhum...a única diferença é que vc ter a de ir caminhando com o banheirinho dela desse cômodo até o banheiro progressivamente, mudar do cômodo pro banheiro de uma vez so só pode causar erros nela...ate mesmo nos quando mudamos de casa demoramos para nos adaptar...por isso para evitar erros vai migrando dia a dia até chegar no banheiro. Obrigada. Abraço

      Excluir
  64. Olá meu nome é Fúlvia tenho uma yorkshine de 7 meses ela fazia xixi e coco no jornal naquelas gradinhas certinho agora castrei ela e esta fazendo xixi e coco por toda a casa não que fazer no jornal o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fulvia. seria interessante fazer o treinamento novamente com ela. e verificar junto ao veterinario se ela tem algum tipo de incontinência urinaria. caso contrario chamar um adestrador pra poder te ajudar. abraço

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!