Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cadelas que matam e comem filhotes.

 

 

Algumas dicas e orientações são muito importantes nesse caso. Muitas cadelas ao parirem ficam inseguras, amedrontadas e podem se mostrarem agressivas por conta disso. Cadelas muito possessivas também apresentam esse comportamento.

É necessário muito cuidado ao manusear os filhotes antes do 3º dia de vida deles, e se possível não tocá-los nesse período. Apenas coloque comida e água para a mãe e não olhe fixamente para a cria, observe rapidamente se todos estão bem e vivos, caso tiver algum filhote morto, deve-se chamar a cadela para outro local de forma amigável e retirar o filhote sem vida, sem que ela veja. A atenção nesse “período de segurança” é exclusiva para a cadela. Outro ponto importante é somente a pessoa que possui mais afinidade com o animal fazer esse processo de alimentação e interação, no caso de recidivas é importante não deixar crianças, estranhos ou familiares de menor convívio se aproximar da ninhada.

A cadela não come os filhotes por sentir fome, como muitas pessoas pensam. O canibalismo ocorre por vários fatores isolados ou agrupados, a rejeição da ninhada (mães que de alguma forma não estavam preparadas para a gestação, ou a privacidade dos 3 dias foi violada), filhotes com problemas físicos (instinto de proteção da matilha), a existência de outros animais que a ameaçam (mesmo se os animais já conviviam juntos por alguma motivo a mãe se sente ameaçada, sendo interessante sempre a interação correta de cães), o medo de invasores e a própria proteção dos filhotes com a intenção de retorná-los para dentro de si (muitas pessoas no local, falta de segurança e privacidade). São esses itens que associados aos erros humanos podem induzir a cadela a este ato.

Portanto o mais importante é passar confiança desde a gestação da cadela, já providenciando um local adequado para a cria, de forma que nada possa afetar sua segurança. Orientar todos da família, e seguir de acordo com as dicas acima citadas. Feito isso o risco é menor.

Neste mesmo assunto gostaria de ressaltar que a castração deve ser feita antes do primeiro cio, para assim impedir crias indiscriminadas e problemas como este. Caso a gestação tenha sido um “acidente”, que ao meu, ver sempre pode ser evitada seguindo a ética de posse responsável, ela deve ser tratada da forma correta para precaver grandes problemas. Após o nascimento dos filhotes a mãe deve ser castrada no tempo determinado pelo médico veterinário e já programando também a esterilização dos filhotes.

 

 

Irei falar sobre os benefícios da castração mais adiante.

Foto Blog 15

347 comentários:

  1. Oi meu nome e Ester, poxa estou muito triste com minha cadelinha pirche, ela comeu as perninhas dos 2 filhotes dela.

    ResponderExcluir
  2. QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.

    ATT. MARINA

    ResponderExcluir
  3. Estou conhecendo esse blog hoje e já me tornei seguidora. Sou apaixonada por cães, tenho 03 sendo dois recolhidos na rua. Amo-os principalmente os SRD.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. OI Graça, Obrigada pelo recadinho, e sinta-se em casa! Abraço, Marina.

    ResponderExcluir
  5. oi.minha cadelinha poodle teve 3 filhotes,mas um não sobreviveu e ela acabou comendo o filhote morto.isso é normal?por que isso aconteceu?obrigado .ps:adorei esse blog,parabéns.

    ResponderExcluir
  6. OLA minha cachorra da raça fila comeu todos os filhotes quando acordamos e fomos vela ja havia ganhado a noite e comeu todos os filhotes era a 1 cria dela fiquei muito triste pois ela e linda e dar uns filhotes maravilhosos
    bjs atodos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Infelizmente pode acontecer isso na primeira cria, se a cadela for muito nova, ou se nascerem prematuros. Pode ocorrer tb se a cadela for medrosa ou se as pessoas da casa não deixarem ela ficar mais quietinha no seu canto para dar cria. cadelas que se sentem ameaçadas, que apanham, ou que tem outro animal por perto tb pode apresentar esse comportamento. Espere um ano ou mais para cruzar ela novamente.

    ResponderExcluir
  8. Olá,fiquei chocada com minha cadela,minha mãe à encontrou ainda bebe abandonada em um posto de combustivel,até então nunca deixamos ela entrar no cio,ela tem 8 anos,e nós nos descuidamos com a data da vacina e ela entrou no cio.Ontem a noite ela começou a ter as crias e antes mesmo que os filhotes saissem ela já começou a come-los.Fico mais traquila em saber que ela não "pirou" e que a minha cadela não foi a unica a ter esse tipo de comportamento.
    Vamos ficar atentos para nao deixa-la entrar no cio novamente.

    ResponderExcluir
  9. Lidiane, seria interessante vc castrar sua cadela. O que acha? Assim vc evita doenças e o cio não será mais um problema.

    ResponderExcluir
  10. Houve sim uns erros pq eu nunca tive uma cachorra q teve filhotes e nem imaginava cm era quando vi ela ja tava comendo o pior q eun sempre cuidei dos meus animais e tds eram castrados e ela eu ganhei de presente junto cm o outro cachorro e ja veio gravida o pior q o dono nem avisou deu de proposito logo quando eles chegaram eu ja castrei o cachorro mas ja era tarde.. Enfim eu acabo ficando triste quando vejo acontecer issoo.

    ResponderExcluir
  11. oi a minha cachorra teve 3 filhotes ontem mais agora pouco ela começou a ficar estranha e um cheiro muito ruim começo a sair dela ai quando fui ver ela estava tendo outro filhote mas nasceu morto ai ela comeu ele então eu queria saber marina se corre risco de ela comer os outros?aguardo resposta obrigado

    ResponderExcluir
  12. Normalmente as cadelas fazem isso com filhotes prematuros. Provavelmente ela não comerá os filhotes saudáveis. De qualquer forma não coloque a mão nos filhotes e a deixe mais quietinha. Como ela passou de ontem pra hoje?

    ResponderExcluir
  13. Olá marina, minha cadela teve sua primeira cria ontem, o primeiro nasceu por volta das 13h30, quando nasceu ela saiu correndo para a casinha dela, no desespero meu marido pegou o cachorrinho abriu o saco que estava em volta dele e passados uns 5 minutos morreu, por volta das 17h nasceu outro vivo ela mesma limpou e ele tava bem ativo, mas detergente ela o engoliu inteiro. Tivemos que sair ela ficou na casinha dela, quando retornamos a barriga dela já estava murcha e não havia sinal de nenhum outro cachorrinho. Em casa tenho mais uma cadela, um dogue alemão, as duas são amigas. O que será que pode ter ocorrido para ela agir desta maneira?

    ResponderExcluir
  14. Bom, fica difícil afirmar alguma coisa, mas pelo fato de ser a primeira cria e ter tido muito contato com o humano pode sim ter deixado ela insegura. Se ela for muito jovem também interfere nessa maturidade materna. O ideal agora seria castrá-la para evitar o cio, prevenir doenças e impedir crias. Cadelas que tem esse tipo de atitude tem uma tendencia maior em repetir esse comportamento. Portanto seria o melhor a se fazer. Mas não a condene ou a puna por essa atitude, ela só fez isso para proteger a cria. ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Minha sobrinha tem uma cadela que deu cria e comeu seus filhotes, isso faz uns tres meses, mas hoje ela fugiu e comeu os filhotes de outra cadela, que é vizinha, estou horrorizada, o que isso significa.
    abraço.

    ResponderExcluir
  16. Significa que ela tem um grave desvio de comportamento e precisa de tratamento por um profissional capacitado na área.

    ResponderExcluir
  17. Pôxa! Estou muito triste, minha cadela pitbull tem 4 anos e nunca tinha cruzado, e no inicio do mês de dezembro de 2012 ela ficou no cio, meu marido colocou ela pra cruzar com outro pitbull, no dia 31 de janeiro os nasceram 7 filhotes, hoje ainda é dia 02 de fevereiro e ela já matou quase todos, só resta 1, ficamos muito preocupados e estamos separando ela do filhote que ainda resta, só colocamos ele pra mamá e logo tiramos, estamos fazendo a coisa certa? Por favor me oriente, já chorei muito, ela é muito dócil conosco, não sei o que aconteceu!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Sim, estão fazendo certo. Pode separar da mãe sim, existe um leite específico para vc dar para o filhote e mamadeira tb, vc encontra em pet shop. Veja com o veterinário, mas normalmente vc terá de alimentá-lo de 2 em 2 horas. ok?

    ResponderExcluir
  19. oi tenho uma cadela de 7 anos que nunca pegou cria agora teve a sua primeira 7 filhotes ela não sai de perto deles por nada nasceram ontem a noite porem agora 16hs fui dar uma olhada e peguei ela terminando de comer um filhote o que fazer tiro os outros dela socorro

    ResponderExcluir
  20. Bom Rita após esse período de amamentação vc poderia pensar em castrar sua cadela, pois ela está numa idade avançada e pelo seu comportamento (de comer os filhotes) pode se repetir futuramente. Bom, agora é questão de vc observar, sem tocar na ninhada dela. Como ela se comportou de ontem pra hoje? Se ela tiver comido mais algum filhote vc terá que retirar os filhotes de perto dela e vc terá de cuidar deles. Tem no comercio pet mamadeira e leite específico para esses casos.

    ResponderExcluir
  21. Olá, minha cadela teve cria antes de ontem, na verdade eu só vi que ela deu cria quando vi uma cabeça de filhote próximo a ela. O engraçado é que parecia que ela estava colocando ele para mamar. Logo depois de um tempo a cabeça sumiu. Ontem ela vomitou três crânios, mas ela esta mal. Esta com um corrimento bem fedido que parece ser sangue. Antes do nascimento ela estava com um corrimento verde. O que isso pode ser?

    ResponderExcluir
  22. Olá! Leve-a imediatamente ao veterinário, ela pode estar com infecção séria ou ainda fetos que não nasceram e ficaram no útero, ok?

    ResponderExcluir
  23. oii.tenho só uma cadela,e ela esta muito estranha,com as tetas inchadas e saindo leite,ela tem 3 anos,e nunca teve cria,ate certo tempo ela viveu com a mae ,mas dps a mae morreu ao pular a cerca,sera q ela estava gravida e comeu os filhotes? ou tem outro motivo para tar saindo leite?

    ResponderExcluir
  24. Olá, bom se sua cadela estivesse prenhe vc notaria pelo aumento da barriga dela!!!! Porém sua cadela pode estar com pseudociese que nada mais é do que gravidez psicológica. Seria interessante levá-la ao veterinário mais próximo para medicá-la para interromper essa produção de leite e investigar com mais detalhes. O ideal seria castrá-la para evitar problemas futuros. Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Oi meu nome é Karin eu tenho uma Cadela vira lata ela andava muito estranha desde o dia que levamos ao veterinario que um cachorro muito grande pegou ela no cio e a machucou, descobrimos que ela estava prenhe mais contando ela teria entre ontem e hoje. Rla hoje amanheceu magrinha estranha comendo e nada de filhotes, como descubro se ela comeu seus filhotes?

    ResponderExcluir
  26. Bom...primeiro veja como está o local onde vc acha que ela pariu...se está molhado e com sangue, ela pode ter parido em outro lugar tb. Sugiro que leve ao veterinário para avaliar direitinho.

    ResponderExcluir
  27. Marina, minha cadela (resgatada na rua em Janeiro) teve filhotes que agora estão com 20 dias. Já comecei o processo de desmame pois eles estão machucando muito ao mamar. Acontece que hoje ela começou a ficar um pouco "violenta" com eles, tentando morde-los. Não consegui identificar se é algum tipo de lição/brincadeira, se ela tenta pega-los mas não sabe o jeito certo, ou se por um acaso ela se estressou (tive visita hoje, era uma pessoa que ela já conhecia, mas não é tão próxima) e agora ela vai rejeita-los. Gostaria de saber se corre este risco, mesmo eles já tão grandinhos ela pode come-los?! Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Oi Bianca. É muito difícil quase impossível uma cadela comer filhotes com 20 dias (nunca soube de algum caso). Se isso for ocorrer é com recém nascido mesmo. Pelo fato deles já estarem com os dentinhos incomodando a mãe ela deve estar evitando que eles mamem muito. Não brigue com ela ao ver ela nervosa assim, ok? Pode piorar mais a situação. O ideal é deixá-la o mais a vontade possível com a ninhada, ela sabe como corrigir e como organizar os filhotes, quanto menos a gente interferir melhor. Evite dar broncas e faça mais carinho nela do que nos filhotes. Quando for dar algo para os filhotes dê sempre algo primeiro a mãe, pode até ser raçãozinha de filhote mesmo, cadelas que amamentam gostam de ração de filhote. Não deixe estranhos se aproximarem muito, espere que os filhotes tenham no mínimo 30 dias para permitir visitas. Digo isso, pois não sei se ela é insegura, mas para evitar qualquer tipo de estresse da mãe (como já vem acontecendo) é melhor que se permita visitas quando os filhotes já estiverem maiores, só por segurança (30 dias já está bom). Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Oi, bom dia! Tenho 1 uma cadela de 2 anos e 1 cão filhote dela q está maior q a mãe de com 6 meses. Gostaria da sua opinião qual dos 2 devo castrar, tenho medo da recuperação da femea dizem q é + complicada e ñ tenho como acompanhar a mesma, pois ñ fico em casa trabalho o dia todo longe de casa e eles ficam sozinhos são Poodles e fiquei com um filhote p/ fazer companhia a femea agora ñ sei o q faço p/ evitar q cruzem. Qual dos 2 devo castar? o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? A castração de macho é bem mais simples, porém hoje em dia existe a castração com a técnica de gancho, utilizada em fêmeas. O corte é muio pequeno e o pós operatório é mais tranquilo e rápido. Vc pode pensar em castrar os dois sem problema...castra o macho primeiro e depois a fêmea. Opte por castrar numa sexta feria assim vc poderá tomar mais conta dele, ou antes de um feriado prolongado. Mas de qualquer forma, assim que eles forem castrados, terão que usar um colar para evitar que lambam ou mordam o curativo. Esse colar é chamado de Elizabetano, aquele que coloca em cães recém operados, não sei se vc conhece. Assim vc pode ficar mais tranquilo. Espero ter respondido sua pergunta. Abraço!

    ResponderExcluir
  31. ola minha cara ,tudo bem , tenho uma cadela acabou de dar cria a 6 filhotes e 24 hrs depois teve contraçoes e nasçeu outro (morto) ela intao começou a lamber eo comeu antes que termince e tirei dela escondido .Tem o risco dela comer os outros ?

    ResponderExcluir
  32. ola marina minha labradora ja cruzou 4 vezes ate a terceira correu td bem muito cuidadosa com seus filhotes na ultima cria ela comeu todos seus filhotes nao entendi nada hoje ela esta de 55 dias proximo para ganhar estava com uma ninhada de cocker com 45 dias e ele escapou do canil e eu não percebi ela matou e comeu somente a cabeça na minha frente dele não acreditei sera que ela ira comer seus filhotes novamente o que devo fazer ela sempre foi uma boa mae socorrooooo

    ResponderExcluir
  33. Ela pode ter feito isso justamente por esse ter nascido morto e não fazer nada com os outros filhotes. Como ela passou de ontem? Ela comeu mais algum? Se não comeu pode ficar mais tranquilo, agora se por ventura ela tiver repetido isso então vc terá que tirar os filhotes dela. Se caso precisar tirar os filhotes dela não dê leite de vaca, existe leite especial para filhotes de cães, ok?

    ResponderExcluir
  34. A resposta anterior foi para o William. Essa resposta de agora é para Rosilene (Eu não vi que tinham 2 perguntas seguidas). Bom, Rosilene, como sua labradora já fez isso antes a chance de se repetir é maior, mas também ela pode não fazer nada e cuidar dos filhotes muito bem. Alguma coisa pode ter a estressado na outra cria. Procure fazer como foi falado no artigo, não tenha muito contato com os filhotes nos primeiros dias, de mais atenção e carinho para a cadela, mas fique de olho, se algum filhote sumir, ok? Somente a presença da sua cocker pode ter a estressado, por isso mantenha as 2 separadas. Agora uma dica importante para vc, castre o quanto antes para que ela possa ficar livre de doenças no aparelho reprodutor, para descansar o corpo de 4 crias e para poupá-la desse estresse. É o melhor a se fazer, ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Depois dessas respontas fiquei com medo, pois minha cadela está prenha, e pelo meus cálculos ela vai parir essa semana...
    Tenho outro macho, e por eles brigarem muito eu acabei separando eles...
    Tô com medo dela matar os filhotes que vão nascer, por medo, pois ela é bastante possessiva em relação á comida. =(

    ResponderExcluir
  36. Chan Chandelle, fique tranquilo, o mais importante vc já fez que foi separar os cães. Procure fazer conforme eu disse no texto, não pegue os filhotes, deixa eles só com a cadela, procure dar atenção só pra ela e não fique muito perto da ninhada. Qualquer dúvida estamos a disposição, Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Olá Marina...Minha cadela vira lata tem 4 anos e teve sua primeira cria com 7 filhotes há 30 dias.Só que hoje ela comeu um filhote,por medo separamos os outros filhotes dela.Está certa nossa atitude? E o que fazemos agora com relação a ela??

    ResponderExcluir
  38. Olá! Está certo sim, pode deixá-los separados. Vá alimentando os filhotes com leite e papinhas próprios para desmame (vc encontra em pet shop). Não ocorre com frequência as cadelas comerem filhotes com 30 dias, isso normalmente ocorre antes, mas de qualquer forma deixe eles separados e quando eles estiverem com seus 50 dias tente uma aproximação! Com relação a cadela trate-a normalmente, dando muito carinho, atenção, saindo para passear, veja com o veterinário se ela está ok de saúde, se seria necessário algum medicamento para secar o leite e veja também sobre a castração. Castrar é a melhor saída, ela ficará mais tranquila e sem risco de doenças do aparelho reprodutor. Quando vc for colocá-la com os filhotes novamente de uma lida nesse artigo que tem mais dicas. Abraço!

    http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/10/cao-novo-na-familiae-agora.html

    ResponderExcluir
  39. Uma cadela de rua deu cria em uma construção onde ela fez sua casa.pela manhã fui até lá e vi os filhotes todos mortos e os retirei na presença dela mesmo,pois ela estava deitada sobre os mesmos. Fiz certo??

    ResponderExcluir
  40. Olá Lucia! Vc fez certo em retirar os filhotes sim, mas se caso isso acontecer novamente não faça na presença da cadela, peça pra alguém distrair ela e retire os filhotes sem que ela veja. É uma situação muito triste, mas que infelizmente não tem como deixar os filhotinhos com ela. Obrigada por participar!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  41. oooi, minha cachorra teve 3 filhotes raça poodle, uma delas veio mais fraquinha e não tinha força nem para mamar, então pegamos ela e dávamos de mamar para ela atravéz de uma siringa,e colocávamos ela de volta, e quando fomos pegar ela pra dar de mamar novamente ela havia sumido, sem deixar rastro algum, nem de sangue, nem de nada... Mas até a cachorra, que deu cria a mãe, estava a procura dela, é capaz que ela tenha comido o filhotinho e ainda sim sentir sua falta?

    ResponderExcluir
  42. (continuação do anterior)tenho que fazer a retirada dos outros dois filhotes?

    ResponderExcluir
  43. Oi Jennyfer. Bom pode ter vários motivos para sua cadela ter feito isso, ou pela prematuridade do filhote ou por terem tido contato com o filhote muito cedo. De qualquer forma observe o comportamento dela hoje, normalmente cadelas fazem isso com filhotes prematuros ou mais fracos, mas como vcs tocaram no filhote ela pode ter escondido ele, levado para outro local. Procure evitar muito contato com os filhotes por esses dias...como não sabemos se ela comeu ou se apensa o escondeu fica complicado afirmar alguma coisa. É a primeira cria dela? Qual a idade da Poodle? Esse “sumiço” do filhote já tem quanto tempo?

    ResponderExcluir
  44. Oi, me chamo Monica, minha cadela yorkshire esta com 2 anos, e é sua primeira cria...esta pra nascer a partir do dia 17 de maio, confesso que ao ler esses relatos acima...estou morrendo de medo que ela coma seu ou seus filhotes.
    Ela é bem apegada a mim, anda atrás de mim o dia todo, até quando vou ao banheiro ou tomar banho ela deita no tapete e me espera, mas nunca demonstrou ciumes das minhas filhas. ela é dócil com todos, ate com estranhos...mas ela mostra ser muito infantil ainda, brinca bastante, corre com minhas filha de 6 anos, e dorme cada noite com uma das minhas filhas( que são 3), Estou muito ansiosa!
    Ela já esta se mostrando bem cansada, com dificuldade pra dormir, respiração ofegante, essa madrugada acordei com ela, raspando sua cama e chorando, e fez muito xixi, então fiquei ao lado dela até ela melhorar e dormir... você acha que por ela ser assim mimada digamos, corro muito risco que ela coma seus filhotes???

    No Aguardo.

    ResponderExcluir
  45. Oi Monica, tudo bem? Primeiramente não fique impressionada com esses relatos. Faça como sugerido no artigo, deixe sua York a vontade, e não toque nos filhotinhos dela...procure interagir mais com ela mesmo do que com os filhotes de início. Como ela já está raspando a caminha já está preparando o "ninho", então em breve ela vai parir. Esse cansaço e respiração ofegante tb é indício que logo logo os filhotinhos vão nascer. Mas fica calma, ela saberá o que fazer, deixa que ela limpa os filhotinhos e se ajeite com a ninhada. Só fique observando mesmo, mas de longe...a natureza é sábia confie na sua York. Mande notícias!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá Marina ! Temos uma mestiça de Pastor Alemão com Labrador, com 3 anos extremamente dócil com os nossos filhos, mas brava com estranhos. Ela está prenhe e terá seus filhotes por vOlta do fim de JUNHO. É sua 1a cria. Após esse parto estamos pensando na castraçao. Isso vai modificar seu temperamento? Gostariamos que ela continuasse brava, pois é mantida como "cadela de guarda" e companheira das cças. Temos um macho viralata, com 1 ano, que é o reprodutor. Qual deles vc indica a castração? Ele é mais manso que ela. Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  47. Oi Tania! Muito bom vc pensar na castração...bom, o comportamento não vai mudar em nada pq ambos já são maduros e já tiveram as influencias hormonais. O que mudaria seria no sentido sexual, o macho depois de 1 ano ou mais perderia o interesse por completo em cruzar (tem cães que em menos de 6 meses já não sentem mais necessidades sexuais) e a fêmea não teria o estresse do cio, o que é muito bom para cadelas de guarda, pois o cio pode mudar o seu comportamento e os machos perdem o foco por causa de fêmeas no cio. Pode castrar os dois se vc quiser.

    ResponderExcluir
  48. minha cadela teve sua primeira cria e o deixou,meu esposo o pegou e levou para a casinha dela entao,a tarde ele morreu , entao na madrugada assim que tinha uma cria ela o comia, foi um por um. Tipo teve um as 9hs e outro as 13hs e comeu todos , ela tem 3 anos e um pastor e tem o macho que e fila brasileiro. Fique horrorizada, e na proxima cria ela os comera tbm?

    ResponderExcluir
  49. Oi Francimar, bom, como a cadela já fez isso seria bom ficar de olho na próxima cria dela. Como foi a primeira cria e o filhote morreu após ter tido contato com uma pessoa ela pode ter comido justamente para proteger eles, acreditando que algo ruim pudesse acontecer com os filhotes, ou por achar que estavam prematuros. Entender os motivos que uma cadela faz isso é complicado, porém é melhor prevenir. Eu particularmente opto sempre pela castração para evitar filhotes e também impedir que a cadela corra o risco de ter problemas hormonais. Mas se caso ela cruzar novamente coloque-a num local seguro, de preferencia longe de outros cães e não toque nos filhotes dela, somente leve comida e água sem fazer contato direto com os filhotes. Sua Pastora não fez isso por mal, ela simplesmente não sabia como proceder nessa situação, portanto para não correr o risco de perder filhotes novamente pense com carinho na castração dela. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço.

    ResponderExcluir
  50. Tenho 2 cachorras que engravidaram e tiveram filhotes com diferença de uma semana e convivem no mesmo quintal. Uma cocker e uma vira-lata que achei na rua e a trouxe para casa. Dos filhotes da cocker vieram a falecer 2 dos 5 filhotes e da vira-lata apenas 1 dos 7. O que me atormentou foi o fato de encontrar praticamente com a cabeça arrancada, um filhote. Os filhotes já tem mais de 20 dias, e este estava tão gordinho, fofinho... suspeito que a cocker mesmo, matou o seu filhote, e o mais estranho é que a cocker vai "olhar" os filhotes da vira-lata a todo tempo. Ela estaria querendo assassinar mais um filhotinho?

    ResponderExcluir
  51. Oi Thais, a cocker tem mais filhotinhos??? Ela pode ter se estressado com alguma coisa. Mas ela não assassinou o filhotinho, como disse, é um instinto de proteção mesmo. Fica de olho nos outros filhotes e observe o comportamento dela, não de bronca na cadela, de muito carinho e atenção a ela (mais atenção pra ela do que para os filhotes). Se ver algum comportamento estranho separe a vira-lata e os filhotes da cocker.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cocker já foi mãe por umas 5 vezes e apenas 1 vez ela comeu todos os filhotes, mas suspeito que eles tenham nascido mortos nessa ocasião, hoje ela já está com 7 anos. Ela ainda tem 2 filhotes, já estão com 20 dias. Vou procurar dar mais carinho a ela, mas confesso que ela me deixou tipo com "medo" dela por conta da atitude que teve. Ver aquele filhotinho lindo praticamente com a cabeça decepada é muito triste. Como humanos, penso que ela é uma cachorra má.. rs.. mas tentarei ver que isso foi um instinto de proteção e muitíssimo obrigada pela atenção, seu blog é muito dez, e fico feliz por nos esclarecer e orientar. Essas coisas só são feitas pelas pessoas de bem. Peço que Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Imagino como vc deve ter ficado triste...mas procure enfatizar o carinho com ela, não toque nos filhotes, somente interaja com a mãe...Com 7 anos é melhor ela não criar mais, já está numa idade que é melhor evitar. O ideal seria castrá-la para prevenir doenças e abolir o cio. De qualquer forma não pense que ela foi má em fazer isso, foi o instinto mesmo e para poupar os filhotes e até mesmo a cadela castre-a logo após ela terminar de amamentar os filhotes. Se vc estiver notando ela muito agressiva retire os filhotes de perto dela para não correr o risco dela repetir o ato. Qualquer dúvida estamos a disposição e obrigada por participar e pelos elogios, fico muito feliz!!!

      Excluir
  52. Imagino como vc deve ter ficado triste...mas procure enfatizar o carinho com ela, não toque nos filhotes, somente interaja com a mãe...Com 7 anos é melhor ela não criar mais, já está numa idade que é melhor evitar. O ideal seria castrá-la para prevenir doenças e abolir o cio. De qualquer forma não pense que ela foi má em fazer isso, foi o instinto mesmo e para poupar os filhotes e até mesmo a cadela castre-a logo após ela terminar de amamentar os filhotes. Se vc estiver notando ela muito agressiva retire os filhotes de perto dela para não correr o risco dela repetir o ato. Qualquer dúvida estamos a disposição e obrigada por participar e pelos elogios, fico muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  53. Olá, fiquei preocupada com esses relatos... Tenho uma york muito novinha de 1 ano e 6 meses... Ela teve cio seco e acabamos encontrando ela e meu york no meio da cruza. Foi descuido, tínhamos acabado de nos mudar, estávamos arrumando o lugarzinho deles ainda e quando vi já era. Fiquei muto preocupada, pois não queria que tivesse acontecido, mas estou grávida, meu bebê deve nascer a qualquer momento, e acabou acontecendo. Agora, se ela estiver mesmo gravida, deve estar de mais ou menos 20 dias... Meu bebê deve nascer semana que vem, então eles ficaram muito sozinhos, alguem só vira limpar e dar comida enquanto estivermos na maternidade... Estou preocupada que daqui uns 40 dias, quando ela tiver os filhotes o meu filho estará com cerca de um mês, momento que a gente sabe que muita gente quer visitar e tal... O que devo fazer? Proibir as visitas em casa na época em que ela tiver os filhotes? Montamos um cantinho separado para eles na área, pretendo deixa-lá lá sozinha e liberar o macho para casa, pois lá é mais reservado, mas ela é muito ciumenta... Ou faço o contrario e deixo ela ter os filhotes na sala e prendo ele lá? Minha preocupação de deixa-lá na sala é o movimento do corredor do prédio, pois moro no térreo... E da gente mesmo andando pela sala, bebê chorando e tal... Estou com medo que ela fique agressiva, nervosa, ou faca algo com os filhotes... Não quero que seja um sofrimento para ela, é uma cachorrinha maravilhosa e o "erro" foi nosso... Obrigada! Meu nome é Bruna, mas fiz o login pelo email do meu marido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, desculpe a demora em responder! Bom, cadelas preferem ficar no seu cantinho para parir, por isso prepare um cantinho pra ela onde não tenha muito contato com as pessoas...pode ser no seu quarto, ou em algum outro comodo que vc julgue mais apto para isso! Fique tranquila, não fique nervosa quanto a esses comentários. Deixa sua cadelinha mais a vontade. Quando ela der cria não toque nos filhotinhos...mas sempre que possível de a tenção a ela. Sei que vc estará com bebe novinho e eles tomam mesmo muito tempo, mas quando puder de atenção a sua York pq os cães sentem muito se deixamos de dar atenção a eles. Creio que vá correr tudo bem pra vcs 2. Fica tranquila e deixa a natureza agir. Quanto as visitas se a cadelinha ficar em um ambiente mais afastado não terá problema nenhum...Mas peça para que as pessoas não mexam com ela e nem com os filhotes dela, tudo bem? Pois ela pode se sentir ameaçada. No mais uma boa hora pra vcs e mande notícias!!! Fica tranquila!!! Abraço!!!

      Excluir
  54. Olá, gostaria de saber o que devo fazer... Tenho um casal de Yorks, e como minha cadela teve cio seco, eles acabaram cruzando, quando vimos já tinha acontecido... Estávamos nos mudando e eu estou grávida, então acabou acontecendo... Enfim, agora estou preocupada, pois ela tem apenas um ano e meio... Moramos em um apartamento térreo, que tem uma área, onde construímos um local para eles ficarem... Então para seprarmos no momento do nascimento precisamos decidir se deixamos ela isolada nesse lugar e o macho solto pela casa, ou se deixamos o macho preso lá e ela com o local para ter os filhotes na sala. Ela é uma cadelinha muito ciumenta, e acho que se souber que estamos com o Joe mais tempo do que com ela, sentirá muito... mas também acho que ela pode se estressar com a movimentação da casa se ficar na sala, principalmente porque quando ela parir, meu filho terá pouco mais de um mês... Qual a melhor solução? onde devo organizar o lugar para ela ter os filhotes?? Outra coisa é sobre as visitas ao bebê... sabemos que as pessoas sempre querem visitar bebês recém nascidos... devo proibir as visitas a meu filho para não estressá-la nessa fase? Se sim, por quanto tempo? E, por quanto tempo tenho que deixar o macho afastado dos filhotes? Como posso perceber se ela terá algum comportamente estranho, para não chegar a uma situação como essa de comer os filhotes? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é o relacionamento dela com o macho? Tem cadelas que não se importam com a presença de outros cães, porém tem outras que ficam cismadas!! Ela no seu quarto ficaria bem??? O bebe tem um quarto pra ele??? Se vc acha que ela ficará triste por ficar sozinha no térreo coloque-a dentro de casa em algum lugar que ela não fique exposta. Cadelas com filhotes novinhos não gostam de movimento e nem de ficarem expostas...elas preferem ficar mais escondidinhas mesmo! Bom, tem cadela que demonstra agressividade, outras não demonstram absolutamente nada e mesmo assim comem os filhotes...procure deixá-la mais quetinha, dando atenção somente a ela e não aos filhotinhos. Aguardo suas respostas. Abraço!

      Excluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Olá meu nome e Wallace e a york da minha namorada pariu teve 2 filhotinhos engoliu um. Agora a outra ela esta cuidando só q ela tentou enterrala isso e normal?

    ResponderExcluir
  58. Oi Wallace, o filhote tem quantos dias? Não é normal ela querer enterrar o filhote não...ela fez isso com terra mesmo? Se caso esse comportamento continuar retire o filhote dos cuidados dela e veja junto ao veterinário a forma correta de estarem alimentando esse filhote! Talvez retirando o filhote por alguns dias e retornando ele para a mãe ela possa melhorar o comportamento por estar vendo ele maior. Procure deixar o filhote bem aquecido, vc pode usar uma bolsa de água quente pra ajudar (use a água morinha) pois filhotes não conseguem manter a temperatura corporal por muito tempo!

    ResponderExcluir
  59. Olá Marina. Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor.Eu tenho uma cachorra com 8 anos. Ela ja teve outras crias antes. Nessa ultima cria, nasceram 4 filhotes lindos!!!! Um deles sumiu!!! Encontrei outro morto :( Será que ela comeu o outro filhote??? Por mais que seja instinto, eu fiquei super mau... O que eu faço pra preservar a vida dos outros dois? Não tem pet shop perto da minha casa e eu nao tenho como comprar leite próprio pros cachorrinhos... Alguma dica? Porque eu estou bem apavorada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. Oi Elaine...obrigada pelo carinho!!! Bom, provavelmente pode ter comido sim, ou o escondeu...Como está o comportamento dela hj??? Procure não pegar nos filhotes, de mais atenção e carinho pra cadela e assim que eles desmamarem pense na possibilidade de castrá-la ou de não colocar mais pra criar devido a idade. Se caso vc achar melhor retirar os filhotinhos da mãe vc pode colocá-los em uma caminha confortável com uma bolsa de água quente que deve ser trocada de hora em hora no mínimo (para mantê-los aquecidos) quanto ao leite seria interessante ver com o seu veterinário a melhor forma de amamentá-los. Mande notícias! Abraço!

    ResponderExcluir
  61. Olá , minha cachorra teve cria essa manhã , nasceram 2 cachorrinhos e 1 já nasceu morto...O que sobreviveu , teve dificuldade para mamar , não fez suas necessidades e minha cachorra passou todo tempo com ele e lambendo ele!!
    Logo á pouco olhei na coberta , o que sobreviveu estava perto das tetas da mãe , um tempo depois olhei novamente e ele estava morto ... Marina , oque pode ter acontecido?
    (Obs : Minha cachorra depois que ele morreu , não para de procurar ele e tremer)

    ResponderExcluir
  62. Eu tenho uma poodle e ela tem 8 anos ,hoje eu descobri que ela esta prenha ,o problema e que em todas as suas crias ela comeu seus filhotes e eu estou com medo que ela os mate novamente , gostaria de saber o que eu posso fazer para que isso não acontesa e tambem gostaria de saber quanto tempo demora pra uma cachorra ter seus filhotes ?

    ResponderExcluir
  63. Duda, o que pode ter acontecido é que o cãozinho não sobreviveu mesmo...já que vc disse que ele estava com dificuldades para mamar. Tadinha, sua cadela está sentindo falta do filhote...veja com o veterinário sobre a possibilidade de medicações para cortar o leite dela...e procure distraí-la com atividades e brincadeiras...com o tempo ela ficará bem. Ah troque as cobertinhas dela tb para tirar o cheiro do filhote!!!! Precisando estamos as ordens!!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  64. Anônimo, a gestação da cadela dura em média 55 a 65 dias. Bom como ela já tem esse histórico de sempre comer os filhotes sugiro que programe com um veterinário a possibilidade de uma cesariana e que vc cuide da cria dela...e pode inclusive aproveitar a cesária e fazer a castração dela já que pela idade seria melhor evitar futuras crias. Precisando estamos a disposição!!!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada , muito obrigada mesmo !!!

      Excluir
    2. De nada!!! Precisando estamos as ordens!!! Abraço!!!!

      Excluir
  65. oi marina adorei seu blog, tenho uma cachorra que pariu ontem de manha deu cria a 3 filhotes, mas ela comeu um filhotinho ontem de tarde mas os dois que sobraram ela não estava querendo amamentar, mas quando cheguei do trabalho ontem as 4:00h ela estava dando de mamar aos filhotes, e quando acordei hoje ela estava meio que rejeitando os filhotes, mas eu não quero tirar eles de perto dela pois não tenho tempo de criar e também não quero que eles cresçam sem ela

    ResponderExcluir
  66. Obrigada Anônimo! Vc conhece alguma cadela que tenha parido para adotar esses 2 filhotes da sua??? Veja com o veterinário se ele sabe de alguém só pra amamentar a cria da sua cadela e depois vc pega de volta...pois como ela comeu um pode ser que ela faça isso com os outros...procure não mexer nos filhotes e dê atenção e carinho só pra cadela! Aguardo novidades, abraço!

    ResponderExcluir
  67. Ola Marina Rodrigues parabens pelo saite ele e otimo , gostaria de saber se existe a possibilidade de um filhote ficar mais tempo do que o normal na barriga da cachorra ,pois eu tenho uma cadela e ela esta prenha e aparenta uma barriga muito grande e eu estou com medo que ja tenha passado do tempo dela dar cria ,isso e possiveu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pelo elogio e por participar!!! Bom, vc sabe +- quanto tempo ela tem de gestação? Pq tem um certo limite de tempo para a gestação, passado esse período ambos (filhote e cadela) correm sério risco de morte. Por isso se vc está com dúvida seria interessante providenciar um ultra som, aí sim o veterinário consegue te dar uma estimativa de provável dia para ela parir.

      Excluir
  68. ganhei uma cadela (pastor alema)ela deve ter uns 4 pra 5 anos ,ela fica com o macho no quintal e teve uma cria de 6 filhotes vivos e comeu todos depois de umas 5 horas do parto ela começou a comer eles,aparentemente estavam bem mamando e tudo + nao teve jeito ela comeu todos separei ela deles + ela gritava e arranhava a porta e as janelas como eu estava com a minha filha novinha devolvi os cachorros pra mae,acho que pode ter sido por insegurança porque o macho bate nela por ciumes de mim, na segunda cria ela pariu prematuro nasceram uns vivos e outros mortos e ela comeu tudo de novo, agora ela ta prenhe de novo e separei ela do macho e dou muito carinho pra ela + to com medo dela ter pego habito de comer ,pode acontecer isso? ou se nascerem normal no dia certo ela pode nao comer e cria-los normalmente ? estou contando os dias pra ter novos filhotes e to com medo de decepcionar. Também nao sei se acompanho o parto ou nao? se separo eles ou nao? são tantas duvidas.me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane, tudo bem? Provavelmente a primeira cria ela fez isso por insegurança e medo do macho sim e a segunda pq os filhotes nasceram prematuros...quando isso acontece a cadela tb pode comê-los. Bom, deixe ela separada do macho, arrume um cantinho pra ela fazer o seu ninho de forma segura e onde não tenha contato com estranhos. Não precisa acompanhar o parto, deixa que a natureza sabe o que faz. Porém fica de olho para se caso nascer algum morto, ou se morrer depois vc o retirar (sem que ela veja). Mas não toque na cria, nem se aproxime muito. Só dê atenção e carinho pra ela mesmo. Ok? E deixa o macho em outro local de preferência que ela nem o veja para não se sentir acuada! Após os filhotes nascerem e se der tudo certo, espere eles desmamarem e castre sua cadela para evitar esse tipo de estresse pra ela. Ok? A castração ajuda nesse ponto e tb para evitar problemas sérios de saúde, fora que é muito triste perder os filhotes dessa forma e colocar a vida deles em risco sempre. Lembre-se que sua cadela não faz isso por mal, pelo contrário, é com o instinto de proteção mesmo, ok? Por isso não se sinta mal se isso voltar a acontecer, vc vai fazer de tudo para que de certo, e pense com carinho na castração. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço!

      Excluir
  69. minha cachorrra deve 5 filhotes ontem e um hoje,morreram 3, desses 3 ela comeu o que nasceu hoje isso e norma.
    ela era muito docel,agora ela ta brava querendo morte td mundo o que eu faço

    ResponderExcluir
  70. Ela pode ter feito isso para proteger o único que restou...de qualquer forma procure distrair ela...sair para passear...gastar a energia dela...e veja com o vet sobre a possibilidade de medicamento para secar o leite dela. É a primeira cria?

    ResponderExcluir
  71. Ola Marina Rogrigues ,eu tenho uma cachorra e ela esta prenha ela daqui uma ou duas semanas vai dar cria mas esta dando pouco leite,estou com medo que seus filhotes quando nascerem ficarem sem leite,isso e possivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, sim é possível, todas as tetas saem leite e pouco? Bom, vc pode ver com o veterinário sobre a possibilidade de entrar com vitaminas para a cadela e de amamentação auxiliar para os filhotes tb. A alimentação da cadela deve ser rica em nutrientes para favorecer a produção de leite. Por isso é indicado uma visita ao veterinário para ele te indicar o que seria melhor nesse caso e ver se realmente ela está com pouco leite. No inicio só vai sair o colostro só depois que vem o leite mais abundante, então desconfie de falta de leite se os filhotes chorarem muito tb. Abraço

      Excluir
  72. Oi a minha cadela tb comeu alguns dos filhotinhos...meu irmão presenciou ela comendo metade de um...foi um terror...quase ela já estava levando outro para comer, mas foi salvo, daí providenciamos os cuidados necessário para nao mais acontecer, compramos para colocar no fussinho dela...se tivessemos visto essas orientações saberiamos como lidar, mas valeu muito a dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo Mirna. É bom frisar que a castração sem dúvida é uma ótima saída para esse comportamento. Grande abraço e obrigada pela participação!!!

      Excluir
  73. Ola Marina Rodrigues seu saite e otimo,eu tenho uma cadela e ela deu cria ja faz um tempo e seus filhotes ainda não abriram o olho ,eu gostaria de saber quanto tempo mais ou menos demora para um filhotinho abrir o olho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pelo elogio e participação. Bom, um filhote normalmente abre os olhinhos com uns 10 a 15 dias. Se passou esse tempo e eles ainda não abriram vc pode ajudá-los passando (de leve) uma gaze umedecida com soro fisiológico. Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigada !!!

      Excluir
  74. Ola marina... bom meu irmão tem uma cadela pastor, so q todas as crias dela ela comeu os filhotes, somente em uma q ela deixou um sobreviver, ele me disse que ela esta prenha de novo, então hj vi a cadela e achei ela muito magra pra estar prenha... mas com os peitos caidos , bom pra mim ela esta com gravidez psicologica, porem ele acha q ela ta perto de parir... bom se ela estiver prenha mesmo, o que fazemos para esses filhotes não serem comidos? e posso colocar fucinheira nela, pra ve se funciona? e tirar algumas vezes ao dia para ela beber agua e comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente leve-a num veterinário para fazer um exame de ultra som e verificar se esta mesmo prenhe. Se estiver deixe-a mais quietinha e não mexa nos filhotes quando nascerem...observe o comportamento dela, caso ela demonstre algum estresse retire os filhotes do contato com a cadela e amamente artificialmente de acordo com o que o veterinário orientar. Após alguns meses castre a cadela para que não venha mais colocar a vida dos filhotes em risco e para garantir a sua saúde também!!!

      Excluir
  75. Ola Marina Rodrigues ,eu tenho uma cachorra e ela deu cria ja fas um tempo e ela toda hora sai da caixa e vai pra rua ela quase não fica com os seus filhotes,eu gostaria de saber se posso prendela na corrente para que ela não saia mais ,e tambem gostaria de saber quanto tempo demora para que comece a nascer os dentinhos deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Bom, eu não gosto de cachorro acorrentado, não tem algum portão que restrinja a saída dela pra rua??? Ela sai com qual frequência??? Os dentinhos começam a nascer com +- 20º dia e vai até à 5ª semana. Depois eles vão cair e nascer os dentes definitivos.
      Qualquer dúvida estamos a disposição, abraço!

      Excluir
    2. Nos não temos portão nem nenhuma area fecheda mais temos uma area que daria pra ficar e uma coleira de 2 metros, que e quase do tamanho do local e assim ela teria bastante espaço.Mas isso faria augum mal a ela ?

      Excluir
    3. Bom, como vc não tem portão ai não teria outra alternativa...mas procure pensar em outra forma para impedir que ela saia, de imediato deixe-a presa...mas já providencie um portão para que ela não fique acorrentada, pois deixa o animal estressado. Abraço.

      Excluir
  76. OLá,Mariana Rodrigues,tenho uma cachorra da raça labrador,e um basset infelizmente eles cruzaram,ela tem um ano,ficamos muito chateados pois ja estava-mos pensado em castra-los,ela ficou prenha,ela é muito amorosa,tranquila,já é da própria raça,já ele é extremamente estressado,mas se dao muito bem, ficamos esperando os sinais dela pra dar cria,pra separar os dois,mas ela nao demonstrou nada,muito disposta,fiquei de olho varios dias e nada,pensei até que era gravidez psicológica,minha mae ia leva-la ao veterinario,mas quando foi no outro dia ela nao saia da casinha achamos muito estranho fui verificar e ela estava comendo seu filhote,esperamos pra ver se ia vim mais cachorrinho e nada,ela com uma respiraçao muito forte levamos ao veterinario,chegando la eles a examinaram e disseram que era melhor fazer uma cesariana porque ela estava sofrendo,corria risco e eu ja queria castra-la,fiseram a cesaria só havia um filhote,que estava morto ha tres dias, a placenta preta,o veterinario disse que tivemos muita sorte,e tivemos mesmo,ela poderia ter morrido.Aproveitei e pedi pra castrar,ela esta bem,o veterinario pediu pra observar se ela faz as necessidades direitinho pois como ela comeu seu filhote, ele pediu pra ficar de olho,eu observei que no primeiro dia ela fez tudo normal,chorava um pouco,esta comendo pouco,mas hoje ela so fez xixi,e ela chora,so quer ficar comigo,dorme o dia todo estou cuidado direitinho,agora nao sei se o choro e por causa da dor,ela se debate muito quando esta dormindo,rosna,treme,eu estou dando muito carinho,e ela esta muito grudada comigo,agora mesmo esta dormindo em cima do meu pé,por que ela esta assim, ha as vezes parece que ela procura o filhote e chora eu nao estou entendendo esse comportamento dela isso é normal.des de ja muito obrigada,que deus te abençoe sempre,um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Sua cadela já sabia que algo estava errado, por isso comeu o filhotinho, com intenção de protegê-lo. Vc fez o mais correto que foi castrá-la, parabéns. Bom, tem quantos dias de cirurgia? Ela está tomando antibiótico e antinflamatório? Ainda está comendo pouco? Como está a cicatrização? Claro que sua cadela sabia que teria filhotes e todo o seu corpo e sistema nervoso se prepararam para receber a ninhada...demora um tempo para as cadelas voltarem ao normal, algumas não se importam, outras sofrem mais...mas o ideal é saber com relação a saúde dela...por isso fico no aguardo para que sane minhas dúvidas. Se ela já estiver sem os pontos e liberada para caminhar, saia com ela, de uma voltinha na rua...procure distrair e fazer com que ela foque em outras atividades. Mas é preciso que o veterinário libere ela para caminhar. Vc notou alguma secreção saindo dela? O xixi e coco estão normais? Fico no aguardo. Se ela continuar dessa forma leve-a no veterinário novamente, ok? Abraço!

      Excluir
  77. Ola, minha cachorrra deu cria a 2 semanas e meia e seus filhotes ja estão comesando a andar eu gostaria de saber se faz bem eu deixar a cazinha deles aberta para que eles posam sair e andar se com esse tempo eles não correm risco de pegar duensa de outro dos meus cachorros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o espaço que eles ficam é muito pequeno? Seus outros cães são vacinados? Se não forem os filhotes não podem ter contato com eles...se foram vacinados pode, inclusive vacine os filhotes tb! Abraço!

      Excluir
  78. Olá Marina Rodrigues, tenho um casal de cachorros. a fêmea com 1 ano e meio e o macho com 8 anos. A fêmea está prenha, os dois ficam num cercado eu devo separa-lós em quanto ela está no período de gestação ela já está com 30 dias? Ela esta correndo risco por ter ficado prenha no primeiro cio?

    Muito obrigado.

    Seu blog e muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, como é o relacionamento dos 2 cães??? Se for bom vc pode deixá-los juntos sim, mas se o macho incomodar muito a fêmea seria ideal deixá-los separados, assim ela fica mais tranquila. Vc pode até deixá-los juntos durante um período do dia, brincar com eles juntos...mas por exemplo, a noite separar. E pode sim ter ficado prenha no primeiro cio. Obrigada pela participação e qualquer dúvida estamos a disposição! Abraço!

      Excluir
    2. Marina eles tem um bom relacionamento mas ele e um pouco ciumento e já mordei algumas pessoas da minha familha. Gostoria de saber também se ela esta correndo risco por ter ficado prenha com 1 ano e meio.

      Excluir
    3. Bom, eu deixaria um tempo junto e outro separado...principalmente depois que ela parir...e sim, ela pode ter ficado prenhe sim!!! Qualquer coisa estamos ai, Abraço.

      Excluir
  79. Ola Marina eu gostaria de saber quanto tempo demora para nascer os dentnhos dos cachorrinhos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então normalmente começa com 20 dias e vai até à 5ª semana. Depois que os dentinhos de leite terminam de nascer eles são substituídos pelos definitivos, ocorre entre o 4º mês e o 7º mês.

      Excluir
  80. Olá Marina!!
    Tenho um casal de boxer, ela com 6 anos completos ontem! No dia 06 de agosto, deu cria somente à 2 filhotes! Acredito que por ser a primeira cria é normal né! Fiz um cantinho na minha lavanderia e lá ela está com eles. Só chego perto dela para dar água e comida (na boca) pq ela não se levanta nem pra isso. Ela não rosna pra mim, mais tbm nem tento mexer nos filhotes. Em qto tempo posso mudar ela de local? Preciso limpar o cantinho dela! Tenho medo dela ficar insegura e matar os filhotes! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem? Continue fazendo dessa forma que está certinho. Não se preocupe muito com limpeza agora, a cadela limpa muito bem a cria. Espere pelo menos uns 20 dias e assim que a cadela sair de perto vc troca os paninhos dela, mas mesmo assim não retire tudo, deixe um paninho meio sujinho dentro do ninho, ok?

      Excluir
  81. ola! tenho um shinauzer e uma poodle a shinauzer deu cria quando avia percebido sai no quinta e ci q tinha um vilhote sem cabeças achei normal, pensei q era coisas do parto acbou q coloquei a shinauzer pra dentro e ajudei no parto..mas em fiim os filhote estavam com sete dias e etavam dentro de casa, mas minha poodle em gravida e ela me aprontou o seguinte ele pegou o filhote da shinauzer e comeu a cabeça dele meu deus logo percebi q no primeiro filhote foi ela comou o outro tb....isso é normal porq ela pegou o filhote da outra cachorra e fez essa maldade??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, seria interessante vc optar pela castração das suas cadelas, é mais seguro, ok? A Poodle pode ter feito isso por problemas comportamentais dela e não por maldade, nos cães não existe isso, de matar por maldade. Se for o caso de uma outra prenhez vc pode deixá-las separadas. Abraço!

      Excluir
  82. Ola Marina, Tenho uma york e ela deu cria hoje, só que fora a york tenho 2 poodle, Esperávamos que minha cachorrinha desse cria só amanhã em diante só que aconteceu hj é no momento que ela estava dando cria eu acabei de chegar quando vi tinha um filhote sem cabeça próximo a ela. e dento de uma casinha outro e uma das poodle estava cheia de sangue, achamos que foi ela quem matou os filhotes, gostaria de saber o que vc me aconselha fazer afastar ela das outras cachorrinhas??? Corremos o risco da york matar algum filhote ou abandona-los é vc sabe me dizer pq a poodle fez isso????

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sol tudo bem??? Separe a York e os filhotes da Poodle. Deixe ela em um local mais confortável e longe de movimentação (não mexa muito na ninhada)!!! Ainda não dá pra saber qual a reação da york, mas num primeiro momento separe ela das outras cachorrinhas sim. Mande notícias! Abraço!!!

      Excluir
  83. Oi maria eu queria saber se os filhotes nasce sem pelo só aquela pele rosinha sabe então eles é prematuro se nascerem assim ...Então estou te perguntando isso porquê minha cachorra deu cria ontem e nascerão sem pelo sabe então ai eu queria saber tabém se eu posso dar banho nela e posso fazer alguma coisa para ajudar mais pra a sobrevivência dos filhotes.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Depende, sua cadela é muito pequenininha??? Os filhotes nascem com uma pelinho bem ralinho e fininho. Não dê banho na sua cadela deixa ela com os filhotes, esse cheiro é importante para eles, ok? Mantenha o ambiente protegido e aquecido e chame um veterinário para avaliar a ninhada e ver se está tudo bem com eles. Mande notícias. Abraço!!!

      Excluir
  84. Ola Marina,eu tenho uma podle de 8 anos uma base de 2 anos e um pincher de 1 ano e meio,a alguns dias fui viajar e levamos o pinther,quando chegamos la teria uma feira de adoção e como o meu irmão queria um cachorrinho adotamos um labrador meu cachorro pincher não se deu muito bem com ele sempre que o labador chegava perto meu cachorro rosnava para ele,quando chegamos em caasa depois de uns dias meu cachorro estava com uma unha quebrada e sangrando so vi depois que cheguei da escola terminei de rancar a unha,mais mesmo asim depois de um tempo ainda sangrava gostaria de saber se a possibilidade de o meu cão ter feito isso com ele mesmo por ciumes quando adotei o pincher minha cachorra base começou a se morder por ciumes pois ela era muito nova pode ser o mesmo motivo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Fica complicado saber como seu cãozinho quebrou a unha, mas se ainda estiver sangrando seria bom levá-lo ao veterinário. De qualquer forma esses 2 artigos vão te ajudar nesse processo. Vale a pena ler, ok? Qualquer dúvida estamos a disposição, Abraço!!!

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/07/transtorno-obsessivo-compulsivo-toc-em.html

      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/10/cao-novo-na-familiae-agora.html

      Excluir
  85. Oi Marina,
    Minha cachorra (fila brasileira) tive 6 filhotes. Um dele nasceu morto, os outros estão bem. So tem uma femina, e ela fica muito fraca. Parace ter um probleminha nas patas. Não conseque levantar bem! A cachorra fica separando ela dos outros. Ela fica mamando então não acho que ela quer comer/rejeitar a femina. O que posso fazer para ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Bom nesse caso vc pode entrar com suplementação pro filhote, veja com o veterinário da sua Fila sobre o leite ideal para filhotes nessa idade e passe a amamentá-la de 2 em 2 horas, ou conforme o veterinário te prescrever. Como a mãe não a rejeitou pode deixar ela junto da ninhada, mas é importante a avaliação de um veterinário, tudo bem? Grande abraço!!!

      Excluir
  86. ola gostei muito do seu blog, tenho uma cadela que ja pariu 2 vezes e comeu os filhotes , a ultima nem chegamos a ver os filhotes e ela esta prenha novamente pela minhas contas ela pari no final de outubro e queria que ela nao comece mais as crias dela.O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  87. Seja bem vindo Edieicy e Eliezer. Bom, seria interessante conseguir uma cadela para amamentar os filhotes, retirando-os logo em seguida ao nascimento, veja com o veterinário se tem alguma cadela amamentando para amamentar os filhotinhos da sua e castre a sua cadela para que os filhotes não sofram essa situação. Não é maldade dela, mas sim um distúrbio psicológico de comportamento. Abraço!

    ResponderExcluir
  88. PARABENS MARINA RODRIGUES SEU SAITE E DIMAIS,GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE QUE AQUELES OSSINHOS Q DAMOS AO CÃES TIRA MAL ALITO E SE FAZ BEM OU MAL ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação. Existem ossos específicos para mau hálito vejo no pet os petiscos relacionados para essa finalidade, eles ajudam muito sim...mas a escovação seria mais indicada e também uma visita ao veterinário para tirar a possibilidade de patologias estomacais. Abraço!

      Excluir
  89. Olá Maria, tudo bem? Nossa adorei o seu blog ;)
    Tenho duas cadelas, uma tem um pouco mais de um ano e a outra tem cerca de 5 anos. A mais velha estava no cio a mais ou menos 2 meses e semana passada notamos que sua barriga está grande e suas tetinhas estão rosadas e inchadas, temos certeza que ela está prenha, porém estou um pouco apreensiva, por que ela é um cadela brava e muito ciumenta, não gosta muito de criança e nas primeiras vezes que ela entrou no cio ela ficou muitoooo brava, não deixava ninguem chegar perto dela nem mesmo para dar água e comida, nem as pessoas mais próximas dela, tivemos que deixa-la presa cerca de uma semana por que ela rosnava pra todo mundo. Agora com essa gravidez estou com medo que ela coma os filhotes, ultimamente ela está brigando muito com a outra cadela, será que já devemos separar as duas a partir de agora? ou esperamos pra quando ela estiver perto de ganhar os filhotes? como posso saber mais ou menos quanto tempo ela tem de gestação e quando ela está para ganhar? Ah ela também não está querendo comer nenhum tipo de ração, só comida misturada e ossinho está correto ou devemos força-la a comer somente ração? Desculpa se as perguntas parecer um pouco tonta, mas é que é a primeira cria dela e eu nunca lidei com isso e só quero o bem pra ela.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magali, obrigada por participar!!! Então seria interessante sim vc separar essa cadela das outras, pq o estresse na gestação não é bom nem para os animais e como elas estão brigando já pode separar. Deixe-a mais quietinha, siga conforme eu passo no artigo. Pode alimentar ela com ração de filhote e mistura carne, frango, fígado (mude a carne para ela não enjoar) e não tempere com sal e nenhum condimento, ok? Olha, quanto tempo ela tem de gestação só um veterinário para olhar, pq tem que avaliar a cadela. A gestação dura em torno de 2 meses. Evite dar ossos pra ela. Não tem nenhum problema em perguntar, estamos aqui para orientar mesmo, viu!!! Qualquer dúvida estamos a disposição!!! Pense com carinho depois dessa cria na castração dela, é uma ótima ferramente para garantir a saúde da sua cadela tb!!! Grande abraço!!!

      Excluir
  90. Olá Mariana!!! Adorei seu blog!!! minha cadelinha vai fazer 2 aninhos, deixamos ela cruzar nos dias 17/09, 18/09 e 20/09. Acredito que se ela estiver prenha mesmo, os filhos vão nascer na segunda semana de novembro. Levamos ela hoje no vet e a Mell fará o ultrassom no dia 21/10. Estou morrendo de medo dela comer os filhos. Vc orientou não mexer na ninhada, mas se precisarmos ajudar? Li tbm que as cadelas ficam agressivas, como vou fazer para ajudá-la? A Mell é muito dócil, carinhosa, mas hoje quando fui brincar com ela, ela rosnou pra mim. Isso é normal a cadela ficar agressiva quando está prenha? Ela nunca tinha feito isso antes. Nossa estou muito preocupada com a Mell e os filhotes! Nossa família sempre sonhou em ter os filhotinhos dela, tanto que vamos ficar com a ninhada toda! A Mell é cinza e o macho é branco com caramelo, os dois são shih tzu, a quem os filhotes vão puxar? TEm como fazer uma prévia, apesar de saber que isso é difícil. Espero que dê tudo certo, pois a Mell é nossa vida!! Obrigada! Desculpa por tantas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder eu estava sem internet! Bom, se sua cadela é dócil pode ser que ela se mantenha assim após parir, porém se vc perceber ela mais arredia não force nenhum contato que ela não queira...observe de longe e deixe a natureza agir, caso vc perceba alguma dificuldade contate o veterinário para ajudar. Mas é muito raro acontecer e normalmente acontece com cãe muito pequenos, ou cães de porte pequeno com filhotes muito grandes...Quanto a ela ter rosnado observe se esse comportamento vai se repetir, procure sempre acariciá-la e deixá-la muto a vontade e segura. Quanto a cor é uma incógnita...rsssss...só nascendo pra saber...mas normalmente o branco e amarelo são cores recessivas ou seja, junto de um preto por exemplo ficam mais difíceis de aparecer...mas acho que pode nascer tudo coloridinho...mande notícias quando os filhotes nascerem!!!! Vai dar tudo certinho...só ajeite um cantinho pra ela...e relaxe, pois sua tensão passa pra ela, ok? Grande abraço!!!!

      Excluir
  91. Boa noite, minha cadela da raça rottweiler teve a sua segunda cria, na primeira ela era muito nova e foi no primeiro cil, ela fica junto com o macho no quintal e trabalhamos viajando então nao deu pra separa-los durante o cil, na primeira cria ela teve 3 filhotes grandes porem quando chegaram em casa eles estavam mortos. e hj ela pariu apenas 1 filhote, porem é muito pequeno e estou achando que é prematuro, ela ainda poderá ter mas filhotes durante os proximos dias? e o que faço com o filhotinho? a fêmea não está amamentando o filhote direito, por isso comprei a mamadeira no pet e estou dando leite desnatado, esta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívio, Desculpe a demora em responder eu estava sem internet! Bom, se ela não deu cria em até 2 horas após o primeiro filhote ou realmente não tem mais filhotes ou eles infelizmente não sobreviveram, nesse caso é imprescindível a ida ao veterinário para realizar um ultra som e verificar se existem mais filhotes que precisarão ser retirados. Bom, quanto ao filhotinho que nasceu se a cadela realmente o rejeitou vc precisará comprar um leite específico para cães, leite de vaca não é indicado...acredito que o NAN pode ser dado, mas veja com o veterinário sobre isso...terá de amamentar de 2 em 2 hora dia e noite, colocar uma bolsa de água quente junto ao filhote, pois eles não conseguem manter a temperatura quente e precisam do calor da mãe pra sobreviver...no caso a bolsa de água quente, que vc deve trocar tb de 2 em 2 horas, ou quando a água esfriar...(água sempre em temperatura agradável, sem ser muito quente), para amamentar não vire o filhote de barriga pra cima, como um bebê, deixe-o na posição normal que ele fica mesmo. Espero ter ajudado!!! Mas veja com o veterinário dela sobre essas suas dúvidas tb, ok? Abraço!

      Excluir
  92. Marina ,estou muito triste pois a uma semana meu cachorrinho morreu ,e o pessoal aqui de casa ta muito triste com a perda e por isso pensei em comprar ou adotar um outro cachorro ,mas não sei se e o certo a fazer ate por que tenho outros cachorros e um deles era muito apegada a esse cãozinho que morreu ,ela parece estar sintindu falta ,não sei o que eu faso eu sei que e meio bobo perguntar isso mas não sei o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sinto muito pelo seu cãozinho...realmente os cães sentem a falta do companheiro que se foi sim, ainda mais pq percebem os membros da família todos tristes...por isso, tente não passar isso para seu cãozinho que ficou...brinque, saia com ele...distraia ele que será bom pra vc tb! Quando a arrumar outro é importante deixar claro que será outro cão, com suas características particulares e não um substituto para o que morreu...e sim um novo membro da família...vejo muitas pessoas comparando um cão com o outro e isso não é bom para o cachorro...se for o caso espere esse sentimento triste de luto passar e após adote um novo cãozinho sim...será bom para todos, até para o seu cão, acredito eu. Grande abraço.

      Excluir
    2. Muito obribaga pelos conselhos Marina.

      Excluir
    3. De nada! Precisando estamos a disposição! Abraço.

      Excluir
  93. olá marina,sou nova por aqui,e estou um uma duvida enorme.minha cadela da raça basset cruzou com um cão da mesma raça mais ou menos uns 20 dias atrás ,ela estava redondinha ja que ela parece uma salsicha,os seus mamilos estão bastante salientes e os mamilos proximo da pata traseira esta como se fosse uma pelanca bem caida, ela não quer se alimentar direito so quer saber de comer jabuticaba direto do pe(tem um pe baixinho proximo da casinha dela) esta mais preguiçosa antes era bem agitada,ela devia estar bem redondinha mais ela de repente esta cada vez mais comprida e esbelta não estou entendendo mais nada sera que ela esta prenha ou abortou a cria?ou é so uma gravidez psicologica mais ela cruzou varias vezes com mesmo cão,iiii estou com um no na minha cabeça ja que sou marinheira de primeira viagem,sera que ela vai comer a cria estou apavorada,nem sei o que vou fazer se ela fizer isto pois tenho picos de depressão e tenho medo de isso me afetar mais do que eu gostaria,o proximo passo apos a cria se é que tera cria vou castra-la o quanto antes ai me ajuda pois uma consulta a domicilio de um vet na minha cidade é muiiiito cara so de último caso,bjos adorei seu blog. no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gizz, tudo bem??? Bom, se sua cadela estivesse prenhe mesmo estaria bem barrigudinha...a barriga de prenhez é mais lateralizada, a cadela fica roliça. Olha, pra acabar com sua dúvida pq não leva ela no veterinário e faz um ultra som? Ai vc já tira essa cisma...o que acha??? Se ela estiver mesmo com filhotinhos vc já fica mais prevenida ou se realmente for uma gravides psicológica entra com medicação para secar o leite. Fica tranquila, não se apavore antes do tempo...primeiramente vamos saber se ela está com filhotes ou não e depois organizar para que tudo saia bem. Ok? Aguardo notícias...grande abraço!!!!

      Excluir
  94. Olá Marina, tudo bem?
    Não sei se vc se lembra, no dia 19 de Setembro pedi algumas orientações á vc que me ajudaram muito sobre minha cadela que estava prenha e que por ela ser muito brava eu estava com medo dela comer seus filhotes. No dia 3 agora ela ganhou os filhotinhos, ela deu 11 crias Marina, eu quase não acreditei rsrsrsr e não comeu nenhum uffaaaaa fiquei muito feliz :), ela está cuidando deles com muito cuidado que quase não dá pra acreditar, é tão lindo de se ver :), mas o ruim é que ela não deixa ninguém chegar perto do ninho e não dá para companhar o desenvolvimento dos filhotes,acredito que ela provavelmente não está conseguindo amamentar todos até mesmo pela quantidade de mamas, por que me disseram que cada filhote adora uma mama, isso é verdade? ou eles intercalam entre si e todos conseguem ser amamentados? eles choram pouco, então acredito que não estão com fome, estou correta? nunca cuidei de filhotes de cães e por isso não sei como lidar, de vez em quando ela sai do ninho por poucos minutos e vem perto da gente daí nós conversamos com ela e fazemos carinho só que é muito rápido, nesses momentos que ela vem perto da gente eu posso prender ela para ver os filhotes e avaliar eles? ou é melhor deixar ela quieta cuidando deles por que ela saberá alimentar todos corretamente?
    Também gostaria de saber qual ração devo dar pra ela nessa fase de amamentação, disseram que a ração de filhotes é melhor por conter mais nutrientes.
    Muitíssimo obrigada pela sua atenção Marina :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magali, tudo bem? Poxa que bom que deu tudo certo...fico feliz!!!
      Bom, vamos as perguntas e respostas....rssss....
      Se ela não está deixando vc se aproximar...NÃO INSISTA...deixa que com o tempo os filhotinhos vão crescendo e saindo do ninho, aí sim, vc interage com eles mais intimamente...
      Sobre ser uma ninhada muito grande, realmente fica difícil para eles se satisfazerem, porém se eles não estão chorando quer dizer que estão conseguindo se virar e intercalar as mamadas. O que ocorre é que numa ninhada já existe o filhote mais dominante e ele vai para a teta que tem mais leite. Vc está fazendo certo, quando ela saí faça carinho e a deixe bem relaxada...mas deixa que a natureza sabe como agir...espere mais uns 10 dias para vc olhá-los mais de perto...quando ela sair vc entra e vê se está tudo certinho com eles, mas não coloque a mão neles, se precisar pegá-los segure com um pano para não ficar seu cheiro no filhote e correr o risco dela rejeitar!!! Mas tb não a deixe ver vc entrando no ninho...peça para alguém distrair ela...e seja bem rápida!!!!! Só pra tirar essa sua cisma mesmo!!! Mas o ideal é deixar que ela tome conta, ok? Pois está tudo indo muito bem!!!! :) Pode dar ração de filhote sim, mais uma vitamina que o vet pode te passar, chama glicopan, só veja a dose diária pra ela que está amamentando, assim o leite fica mais forte!!! ok???? Mas continue mandando notícias...e estamos aqui na torcida, já está dando tudo certo, agora é só relaxar...rsss...Grande abraço!!!!

      Excluir
    2. Poxa Marina, muito obrigada. Está dando tudo certo, estou muito feliz e animada, não vejo a hora dos pequenos começarem a andar e brincar rsrsrs, também para eu começar a trabalhar a educação deles com dicas que li aqui no seu blog. Aproveito para parabenizar seu trabalho Marina, eu não tinha muito conhecimento sobre trabalho de adestradores,até mesmo por que minha cadela é muito obediente e inteligente e não apresenta nenhum problema comportamental, então não tivemos problemas com a educação dela, conheci um pouco mais do trabalho dos adestradores por aqui e estou encantada, é um trabalho muito lindo!!! Parabéns Marina, que esse seu amor pelos animais se fortalece e aumente cada dia mais!! E vou dando noticias sim :) Muitíssimo obrigada!!!!!!! :)

      Excluir
    3. Fico muito feliz que tenha ajudado e também que o blog está sendo útil como orientação e aprendizagem...obrigada pelos elogios...são muito bem vindos. Dê um beijo nos seus bichinhos ai por mim!!! Grande abraço e precisando é só chamar!!!

      Excluir
  95. Olá Mariana, tudo bem?
    Marina ontem minha cadela comeu 2 filhotinhos :(, não sei o que aconteceu :( eu não estava em casa, foi minha mãe quem viu e ela separou os outros filhotinhos dela com medo dela comer o restante, compramos o leite especial de filhotinhos para eles e eles estão dentro de casa conosco...mas o problema é que minha cadela está triste, ela ouve os filhotinhos chorando e fica desesperada chorando e latindo, será que fizemos o correto em separar eles? O que vc acha que pode ter acontecido Marina? Nós não per tubamos ela, só chegávamos perto para dar ração e água, só brincávamos com ela quando ela vinha nós procurar.
    Estou muito apreensiva com medo da minha cadela acabar ficando doente e os filhotinhos acabarem morrendo :(
    Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magali...poxa que pena heim!!! Mas vc fez certo!!! Agora vc precisa de uma bolsa de água quente para mantê-los aquecidos e essa água deve ser mantida sempre morninha, ok? Amamente eles de 2 em 2 horas e passe na região genital deles um algodãozinho umedecido com soro fisiológico ou água corrente para estimular o xixi deles...Espere uns dias e tente reaproximá-los, mas não deixe o tempo todo com a cadela, deixe um tempo que vc possa ficar de olho nela e se precisar sair retire-os novamente...faça isso dia-dia sempre deixando cada vez mais tempo os filhotes com a mãe. Infelizmente quando isso acontece vc tem que manter um certo pé atrás e ficar de olho. Se vc puder depois desse período de amamentação castrar sua cadela seria uma boa...assim evita esses incidentes, pensa com carinho nisso, ok? Mas vc fez certinha em retirá-los...agora é ir cuidando deles mesmo e dividir a tarefa com a cadela!!! Bjo!!!

      Excluir
  96. gostaria de saber apos o parto devo trocar os panos da caminha dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa trocar de imediato não, vc pode deixar alguns dias o pano sujo para a cadela não estranhar. Depois pode trocar sim, só esfregue (de leve) o pano limpo nos filhotes para pegar o cheiro deles e a cadela aceitar a troca. Abraço!

      Excluir
  97. Olá Marina! meu nome é Raimunda, primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog, amei a forma como orienta e a preocupação em responder as dúvidas. estava pesquisando algo que sanasse minha aflição e achei seu blog..o caso é o seguinte: tenho uma bull terrier, e estava muito aflita com o que ela fez, mas depois de ler suas explicações e orientações fiquei mais tranquila. ela estava prenha e era a primeira cria dela, quando entrou em trabalho de parto percebemos que não teria normal e que precisava fazer uma cesárea, levamos ao veterinário, nasceram 4 filhotes, um não acordou da anestesia e morreu logo depois, os outros 3 acordaram e ficaram bem,devido ser uma cesárea, tivemos muito contato com o filhote e não os deixávamos com, só colocávamos com ela pra mamarem e depois retirávamos, pois nos disseram q essa raça costuma comer os filhotes. isso é verdade?..além do mais ela é muito desajeitada e quando ia levantar pisoteava-os, então fiquei com medo de deixar com ela e ela os matar amassado..mas todo vez que tirávamos eles dela ela ficava inquieta o dia todo, quase não comia ou bebia, só alguns petisco quando davamos.porém hj de madrugado quando acordei pra colocá-los para mamá, um estava molinho, porém não percebi que estava morto e levei para ela lamber pra tentar estimulá-lo, porem ela percebeu que ele morrera e ficou desesperada chorando, andando com ele na boca tentando reanimá-la..fiquei morrendo de dó e retirei-o dela, ela porem ainda chorou o resto da noite..quando fui trabalhar de manha vi que ela estava cuidando melhor dos outros dois,e achei que pelo fato dela ter ficado triste com a morte do outro, não correria o risco dela comer os outros dois. então os deixei com ela..porém quando meu marido voltou pra ksa 1 hora depois ela já havia comido os dois..e ele disse que ela estava muito tranquila. bem diferente de quando deixávamos eles separados dela. enfim..fiquei muito triste..será que agimos muito errados? teve uma série de coisas que segundo sua explicação pode ter levado a isso? ou é pq essa raça costuma comer os filhotes msm? se ela tiver mais filhotes vai fazer isso de novo? e o fato de ser cesariana contribuiu para esse fim.? desculpe pelo enorme texto e as várias perguntas, mas ficaria muito grata se me ajudasse com essas dúvidas, pois ainda tou aflita sem saber oq pensar...desde de já obrigada..que Deus a abençoe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ Raimunda, tudo bem?
      Bom, primeiramente obrigada pelos elogios ao blog, fico muito feliz em poder ajudar e orientar as pessoas que amam seus bichinhos.
      Pois bem, vamos lá...rssss...Primeiramente não existe isso de raça que come filhotes não viu, o ambiente externo e o temperamento do cão que levam a esse incidente, mas a raça de nada tem haver com isso.
      Muitas cadelas são muito imaturas na sua primeira gestação...não sabem como agir e são “desajeitadas” mesmo, é normal. Isso se dá por terem emprenhado muito jovens e por não ter contato com outros animais.
      A primeira cria é uma experiência nova para a cadela, portanto tudo o que ocorre nesse momento vai ficar marcado em sua memória...ou como algo positivo ou como algo negativo.
      No caso da sua cadela, por ter sido uma cesárea ela não se viu parindo, ela perdeu essa experiência, não teve os estímulos naturais. Porém não tinha como ser diferente, ou fazia a cesárea ou todos correriam sério risco de morte. O problema Não foi a cesárea em si, mas sim o pós cirúrgico, que deveria ter sido diferente...os filhotes deveriam ter ficado direto com ela e não afastados.
      Vc mesma disse que ela ficava agitada sem a cria perto, isso gera ume estresse e ansiedade muito grandes na cadela, o mesmo seria numa mãe humana. E para os filhotes essa conduta tb não é a ideal (salvo casos de cadelas que já tenham feito isso antes – de comer os filhotes). Um filhote precisa do calor da mãe para manter aquecido, sem ele vc precisa agir artificialmente com colchões térmicos, ou bolsa de água quente trocada de 2 em 2 horas ou menos até. Mas voltando a cadela, o estresse foi tanto que assim que ela se viu junto aos filhos por mais tempos ela os quis proteger voltando a ficar com eles em seu interior...ou seja, comendo...mas foi puramente por proteção a sua ninhada.
      Outra coisa, vc disse que ela ficava inquieta o dia todo...quanto tempo ela ficava sem ver os filhtoes??? Pq filhote recém nascido mama de 2 em 2 horas pelo menos.
      Se ela vai fazer isso de novo eu não sei...mas todas as primeiras experiências para um cão contam muito no decorrer da sua vida. Vou dar uma opinião minha, ok? Eu castraria sua cadela para não correr esse risco mais, pois além de ser um estresse imenso pra ela, é um risco muito grande para a integridade da ninhada.
      Sinto muito pelo ocorrido, mas tudo serve como aprendizado. Sua cadela é ótima, não fez nada de errado...agora é dar muito amor e carinho pra ela.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

      Excluir
  98. Bom dia...tenho uma yorkshire de 1200kg e um de 900grs eu cruzei eles e na primeira cria nasceu um cachorrinho deficiente e estava morto(tava limpinho e ela não comeu)...levei ela às pressas o veterinário porque nas ecografias apareceram 2 filhotes,na clínica ficou internada e algumas horas depois me ligaram avisando que ela tinha comido o filhote.Na segunda cria ela teve apenas um e comeu as perninhas...depois dos ocorridos eu nunca mais cruzei ela,mas cada vez que ela fica no cio depois de 1 mês,1 mês e pouco ela fica com as tetinhas cheia de leite e fica cavocando em todo lugar.O que é isso?Devo cruzar ela novamente?o que devo fazer?Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosele, isso que sua cadela está apresentando chama-se Pseudociese, que é uma falsa gravidez, ocorre geralmente depois de alguns meses do cio...para melhorar o quadro o ideal seria castrá-la e não colocar ela pra cruzar, justamente por ser de uma raça muito pequena e ter ocorrido problemas com a cria anteriormente é melhor precaver e poupar os filhotes. A castração vai ajudar sua cadela em muitos pontos, ela ficará menos estressada com essa falsa gravidez e também irá prevenir muitas doenças. Espero ter ajudado. Grande abraço!

      Excluir
  99. Oi boa noite, estou com uma duvida; minha cadela deu cria e os filhotes morrerem depois de uns 10 dias mas agora a cadela ficou com leite e acho que esta empedrando nas tetas, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Drika, nesse caso leve-a a um veterinário de confiança que ele administrará um remédio próprio para a secagem do leite. É algo bem simples, porém ela precisa tomar esse remedinho para não ter infecções mamárias, ok? Abraço!

      Excluir
  100. Olá Marina, meu nome é Luana. Tenho uma cadela sdr, ela costumava ser uma "terrorista", depois que ela escapou e ficou um período de 1 hora com um macho ela ficou uma santa, não come como antes, ela não brinca e agora está brava com tudo. Antes desse fato ela já era muito agressiva, pois ela sempre apanhou do infeliz do meu pai. Tenho plena certeza que está grávida, porém gostaria de saber se corre o risco dela comer a cria? Ela não dorme dentro de casa, isso tem algum problema? Como vou saber se ela está tendo os filhotes? Não quero que ela como os pequenos? Como evitar o risco?
    Seu blog é ótimo, parabéns por nos orientar e dividir experiências, pessoas como vc devem ser muito abençoadas. Parabéns pelo cuidado e dedicação com os pequenos indefesos.
    Me ajuda por favor.
    bjs Luana.

    ResponderExcluir
  101. Olá Luana tudo bem? Bom, saber se ela vai comer a cria é complicado, porém por ela já ter esse temperamento mais arredio seria bom vc fazer como diz no texto, não mexer na cria dela e deixar ela bem a vontade mesmo, sem forçar nenhuma aproximação...porém vc deve ficar de olho, caso perceba que ela comeu algum filhote a solução é separá-los imediatamente. Não tem como prever esse incidente, cadelas mansas podem fazer isso e cadelas agressivas podem não fazer...é uma loteria mesmo, mas tendo o manejo correto vc diminui muito a chance da sua cadela comer os filhotes. A gestação da cadela dura em média 65 dias, aí é vc marcar e observar, no dia que ela for parir ela não vai querer comer a barriga estará bem dura e vc vai notar pingos de sangue pelo chão...seria interessante a avaliação de um veterinário para saber se está tudo ok quando ela estrar em trabalho de parto. Depois que acabar o período de amamentação vc pode castrar sua cadela para não correr mais esse risco. Obrigada pelo carinho ao blog, espero ter ajudado e qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço!

    ResponderExcluir
  102. Olá Marina td bem ? A Cachorra do meu tio uma labradora deu cria de três filhotes , porem toda vez que chegamos em casa ela pega os filhotes e leva até a gente , mas temos medo dela machucar ou matar eles ,pois ele é muito estabanada as vezes pega eles pela barriga , os filhotes estão com menos de uma semana o que podemos fazer para evitar esse comportamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane, tudo bem? Então labrador é uma raça que gosta muito de contato humano, portanto ela está fazendo isso para chamar atenção...Procure não dar tanta atenção a esse comportamento dela, normalmente se for a primeira cria as cadelas podem ficar meio desajeitadas para segurar os filhotes e até mesmo se eles forem muito gordinhos ela pode sentir essa dificuldade. Se ela fica do lado de fora da casa pode disponibilizar um cantinho dentro da casa pra ela ficar, se ela quiser, com a ninhada...mas aí é deixar ela decidir. O mais importante é não brigar com ela ok? Simplesmente a chame de volta para o ninho com o filhotinho e dê atenção sempre pra ela lá. Abraço!

      Excluir
  103. Ola marina tudo bem?Bem, queria te perguntar porque minha cachorra golden retriever depois de parir seus filhos não deixa ninguem chegar perto dela e nem da cria, e tambem se tem algum risco de algum filhote morrer pelo fato de ela não alimenta-lo,porque nasceram 9 e nem todos tem a esperteza de ir até a mae pra se alimentar, sempre algum fica meio de fora da alimentação e si você tenta ajudar ela tenta morder qualquer um da minha família.

    ResponderExcluir
  104. Ola, tudo bem? Se a cadela está agressiva não insista em chegar perto. O que vc pode fazer é suplementar a alimentação dela de acordo com as orientações veterinárias para ela melhorar a quantidade de leite. Observe quando ela sair do ninho se as tetas estão vermelhinhas e caídas isso é um indicio de que estão mamando bem, outra coisa, filhotes que não mamam choram muito...observe isso tb. Eles ficam juntos o tempo todo certo? Bom o ideal é isso, deixar a cadela o mais tranquila possível, pois o estresse seca o leite...não insista em forçar contato com ela, ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  105. Marina Rodrigues queria te dizer que acho o seu site muito bom me ajudou muito.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  106. MINHA CADELA COMEU OS FILHOTES MAS TEVE UM QUE ELA COMEU 1 BRAÇO 1 PERNA E A CABEÇA ISSO E NORMAL ? POR QUE ISSO ACONTECEU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fez isso pelo mesmo motivo que comeu os outros...porém para saber o pq desse comportamento só fazendo uma avaliação minuciosa! Abraço.

      Excluir
  107. minha cadela teve a primeira ninhada e foi normal, ela se estressou no dia do parto com uma outra cadela (atacou ela), mas na hora de parir foi superrapido. Entretanto, era muito estressada; tinhamos um sofa e ela furou completamente e jogava os filhos lá no buraco, deixando eles cairem no chao duro. Deixamos ela com eles em um local isolado (tivemos que remover para um local tranquilo), mas acho que ela era muito criança (ela agia feito bebê), ela era desesperada, chorava e vivia com eles na boca, e apertava forte, chegou a machucar 2. Eu ficava louca! Ela gritava o tempo todo, e eles também, era desesperador, eu ia tirar eles da boca dela e ela não largava! Mas essa ninhada salvamos; afastamos da mãe e entramos em um trabalho de amamentação a cada 3 horas (1 ela matou pq sentou em cima). Entretanto, teve 2 outras ninhadas que achamos que ela comeu toda (5 filhos cada), porque ela pariu e no outro dia não tinha mais (e ela ficava em um canil isolada). Será que era pelo instinto "infantil' dela? Esses filhos que salvamos, ela nem se importava depois que afastamos. Quando amamentava, se chamavamos ela levantava e derrubava todos. Depois de 1 mes ela ate estranhava eles, e eles rosnavam para ela (nunca atacou, mas nunca teve proximidade). Achava ela tão criança, ela brincava feito um cão bebê e tinha muita espontaneidade, além de ser extremamente desajeitada; era um doce conosco, muito apegada, meiga, não machucava. Mas acho que definitivamente não nasceu para ser mãe. Era uma bull terrier; a primeira ninhada foi com 1 ano acho, as outras vieram depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria tudo bem? Bom, cada cão tem um temperamento diferente, e pelo fato da 1a cria da sua cadela ter sido mais traumática ela pode ter sim criado um mecanismo de rejeição, não dos filhotes em si, mas sim desse momento "materno". Por isso comeu os filhotes. Dessa forma o melhor seria não colocar ela pra cruzar mais e optar pela esterilização, assim ela fica mais tranquila, e garante a saúde do animal. Espero ter ajudado, Grande abraço!

      Excluir
  108. marina, desculpa perguntar de novo, mas gostaria de saber se vc pode me ajudar. Eu tinha 3 gatos, 2 persas e 1 siames. O mais velho foi o irmaozao dos outros, eles eram muito amigos. Entretanto, houve uma fatalidade (ele quebrou a mandibula nao sei como e ela colou, de modo que ele nao conseguia abrir a boca) e ele morreu, de forma sofrida, com 5 anos. Desde entao, acho que o outro persa desenvolveu depressão, pois nunca mais voltou a ser mais ativo, passa só dormindo, tem pouquíssimas horas de atividade, e as vezes a siames fica com ele a tarde (parece que para fazer companhia). Gatos podem desenvolver depressao por perda ou afastamento? Depois adquiri mais 2 gatos, 1 persa que ganhei e 1 viralatas, e eles são muito amigos (tem uns 2 anos), brincam muito so entre eles, eu iria me mudar e levar um deles, mas tenho medo que o outro fique deprimido, isso pode ocorrer?
    agradeço se puder responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, pode perguntar a vontade!!! Então, gatos são mais territorialistas e não gostam muito de grupos grandes, no máximo 3 e olhe lá...rssss...os gatos persas são mais afetivos pelo padrão da raça, gostam mais de interagir. Pode ser depressão sim, mas ai teria que fazer uma avaliação a fundo do animal, de qualquer forma o ideal seria não mudar a rotina do bichano, se for levar ele, leve o companheiro dele junto, pois uma nova separação seria prejudicial novamente. Grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigada, Marina vc é ótima :D!
      abraços

      Excluir
  109. ola boa noite tenho uma cachorra da raça red heeler e ela cruzou no primeiro cio e os filhotes nasceram prematuro e morrerão todos os filhotes e gostaria de saber e bom dechar ela cruzar traveis ou naum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, João, o ideal seria castrá-la, assim vc evita o estresse do cio e previne várias doenças de fundo hormonal!!! Abraço!

      Excluir
  110. Marina parabéns pelo blog. Minha cachorra da raça Shih Tzu teve 5 filhotes a três dias e ela não tem leite, estou amamentando os filhotes de 2 em 2 horas. No primeiro dia um morreu, ela só percebeu hoje e está muito agitada chorando sem parar não para de mudar os filhotes de lugar, coloca em piso frio e sei que eles devem ficar aquecidos. O que eu posso estar fazendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, obrigada pela participação! Os filhotes sugam pra puxar o leite? Vc viu que não sai nada de leite da cadela? Bom, veja com o veterinário sobre a possibilidade em medicá-la se for necessário e dê ração de filhote pra ela, pois ajuda muito. Vc pode ajudar dando leite - próprio para filhotes de cães - de 2 em 2 horas, mas quando for fazer isso segure os filhotes com uma toalha para o seu cheiro não ficar neles, assim ela pode acalmar um pouco mais...e se puder fazer isso sem que ela veja é melhor ainda, pode ser que ela fique nervosa de te ver mexendo na ninhada dela e por isso fica mudando o ninho de lugar. Chame-a para outro cômodo, peça para alguém a distrair enquanto vc alimenta os filhotes. Mas verifique esses 2 pontos, se os filhotes sugam e se não sai nem uma gota de leite...se as tetas estão inchadas e vermelhas...tudo isso é importante ver!!! Abraço!!!

      Excluir
  111. Ola, estou com dificuldades, pois minha cadela acaba de ter a 3 cria e oque ela esta fazendo nunca tinha acontecido, pois ela esta levando um dos filhotes carregando ele, e enterrando vivo,meu pai me aviso, e peguei.ele e agora nao sei oque esta acontecendo, me ajude pf... juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a cadela não está enterrando o filhote vivo, ela está tentando esconder ele por algum motivo...e saber esse motivo sem uma avaliação minuciosa é impossível...Siga as dicas que falo no artigo. Deixe a cadela mais a vontade, não mexa na cria dela e se possível bloqueie a passagem dela para esse acesso de terra. Veja se melhora, qualquer dúvida estamos a disposição! Abraço.

      Excluir
  112. Hoje pela manhã, encontramos um dos filhotes enterrado. Outro estava muito mal, então levei correndo até o veterinário e ele morreu lá, por falta de oxigenação. A veterinária não soube dizer o que aconteceu com ele. Após ir até o banco, meu marido disse que a mãe estava para enterrar o ultimo cachorrinho vivo, ele viu e pegou de perto dela. Lendo seu artigo, cheguei a conclusão de que fizemos tudo errado. Ela estava protegendo eles. Meu marido disse que ontem um rapaz entrou lá para ver os cãezinhos e disse que queria um deles, justo o que ele queria foi o primeiro que ela enterrou. Compreendi que ela esta protegendo os filhotes. Gente demais tendo acesso à eles.
    Agora temos a outra cadela prenhe. Vou fazer diferente agora, para que isso não volte a acontecer.
    Estou bem triste com a morte deles. Foi a minha primeira experiência com uma cadela que tenha dado cria. Vou pesquisar mais, para da próxima vez dar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica, poxa, lamento muito pelo ocorrido...mas ao mesmo tempo fico tranquila que tenha entendido que sua cadela fez isso somente por proteção mesmo. Muitas pessoas julgam os animais errado, pensam que estão fazendo por maldade, ou algum sentimento "humano", o que na verdade não é, mas sim o instinto de proteger a cria de algo que ameace. De qualquer forma siga como disse no artigo, deixe a cadela mais quietinha, não mexa na ninhada, muito menos deixe um estranho fazer isso. Qualquer intercorrência chame um veterinário (como vc fez muito bem feito nesse caso) e se surgir mais dúvidas estou a disposição! Grande abraço!

      Excluir
  113. ola Marina, conheci seu blog agora!rs
    Mas já gostei muito....tenho uma Boxer de 4 anos, ela criou bem e os cachorrinhos já estão com 22 dias....todos nasceram bem graças a Deus!Mas estou pensando em ficar com uma fêmea para mim...sera que ela vai achar ruim?ela é muito dócil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Klaudya, se sua cadela é dócil creio que não terá problemas. Mesmo assim separei esse artigo para que vc dê uma lida. http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2012/10/cao-novo-na-familiae-agora.html
      http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/2013/05/qual-o-cao-ideal-para-voce.html

      Excluir
  114. Ola minha cadela deu sua primeira cria com 2 anos,e eu estava na escola e quando eu voltei ela os matou e comeu.E agora ela esta prenhe e eu tambem tenho um cao com 1 ano.E agora eu devo separalos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, siga conforme digo no artigo...e se vc achar melhor pelo temperamento do seu cão deixe-os separados...Outra dica importante seria vc castrar sua cadela depois dessa próxima cria!!! Abraço!!!

      Excluir
  115. Ola minha cadela teve um parto complicado e foi feita cesariana so que ela esta a lambem seu unico filhote em excesso, isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é normal sim, a cadela lambe para limpar e para estimular o filhote a fazer xixi. Qualquer dúvida estou a disposição.

      Excluir
  116. Olá, tenho uma mestiça de Pincher, e ela engravidou de um Pincher puro, era a primeira cria que ela segurava, mas os filhotes nasceram prematuros e ela acabou comendo os 4 filhotinhos, na proxima cria, pode ocorrer o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer isso na primeira cira, de nascerem prematuros, principalmente em cães de pequeno porte. Ela comeu justamente pq eram novos de mais para nascerem e ela só quis protege-los. Eu optaria pela castração, assim evitaria que isso acontecesse novamente. Cães muito pequenos tem dificuldade nesse processo de gestação. De qualquer forma não tem como prever se irá acontecer novamente...o que vc pode fazer é monitorar a próxima gestação, acompanhando junto ao veterinário, pelo ultra som a evolução dos filhotes. Abraço.

      Excluir
  117. Olá Marina! Adorei o seu blog, sempre estou pesquisando e o achei uma fonte muito importante de pesquisa...
    Bom minha pergunta é um pouco diferenciada... eu tenho uma linda Shih Tzu de 1 ano e 7 meses a mesma já teve 3 cios e no mês de Dezembro foi completado seu terceiro cio, somos muito próximas ela é extremamente carinhosa e esperta, dorme comigo diariamente, sendo assim a mesma não possui uma "caminha" , o fato é que como ela entrou pela 3.ª vez no cio a levei a criadora onde eu a comprei para que ela cruzasse com um macho de sua raça, fiz a contagem correta dos dias e qual não foi minha surpresa a pessoa não a viu "acasalar" e acredito que isso não ocorreu, minha dúvida é , uma vez que estava tudo correto e eu fiz a contagem dos dias o que pode ter dado errado?
    Eu e minha família adoramos cachorro e gostaríamos de ter essa experiência em nossa casa, ficamos chateados, pois estavámos ansiosos e com grande expectativa fazendo planos em até ficar com um filhotinho e gostaria de saber se há algo que podemos fazer para que dê certo em seu próximo cio, e ainda lendo todos esses posts vc acha que uma vez que ela nem ao menos quis acasalar corre o risco dela rejeitar e comer os filhotes, em sua ninhada ela foi a única fêmea que sobreviveu as outras 2 morreram isso teria algo a ver? Obrigada e aguardo ansiosamente seu retorno.;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, bom, realmente ela não cruzou...pode ser vários fatores, ou ela não aceitou o macho, ou o macho não se interessou, ou o dia não estava propício pela vulva estar muito inchada - o ideal é esperar ela desinchar, enfim...fica difícil falar sem ter visto o fato em si. Eu sou a favor da castração, fico preocupada com relação a cruzamentos fora de canil especializados, por colocar em risco a fêmea e os filhotes...Sobre ela ser a única sobrevivente da ninhada não tem relação nenhuma...o que pode ter ocorrido é isso mesmo não houve sintonia entre os dois, ou ela não aceitou. Mas pense com carinho na castração e se quiser pegue um novo filhotinho...Qualquer dúvida estou a disposição..Abraço!!!

      Excluir
  118. marina estou muito triste minha cadela pintcher ficou gestante dois meses certinho, ontem dia 09/03 ela entrou em trabalho de parto quando foi pela volta de treis horas da manha do dia 10/03 ela criou um e comeu depois ela continuou com dor e ate agora não criou o outro ja são meio dia e nada aconteceu oque devo fazer não tenho condições de pagar eu gostaria de saber quanto custa uma cesariana tenho medo do outro filhote esta morto dentro dela, tenho medo dela morrer. por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, poxa, falar sobre preço é complicado, pois em cada região é um valor diferente...Sugiro que vc a leve no veterinário o quanto antes, não espere mais tempo. Sobre pagamento converse com ele, que hj eles facilitam e dividem pra vc o valor...Boa sorte!!! Abraço!!!

      Excluir
  119. Olá, tenho uma cadela labrador e queria saber a média de filhotes que essa raça tem, pois me falaram que era de 10 a 12 filhotes, e ontem quando ela teve os filhotes, nasceram apenas 4.
    Ela teve os filhotes a noite e eu não havia percebido, só encontrei ela junto aos 4 filhotinhos hoje de manhã, então fiquei pensando se ela não havia comido os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade de filhotes vai depender, basicamente, da idade da cadela, de quantos dias teve a cruza e do período do cio. Como vc não viu ela parindo fica impossível afirmar alguma coisa...mas observe como ela está se comportando com esses filhotes e siga as dicas do artigo para facilitar. Abraço e qualquer dúvida estamos a disposição!

      Excluir
  120. Minha pastor alemao vai dar cria pela primeira vez agora por esses dias oq devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga conforme digo no artigo...separe um lugar protegido e confortável pra ela fazer o ninho, não mexa nos filhotes, dê atenção à cadela quando ela sair do ninho...enfim...faça o passo a passo do artigo que dará tudo certo!!! Qualquer dúvida estamos a disposição!!!

      Excluir
  121. Olá Marina, adorei o seu blog!
    Será que você poderia me ajudar? Tenho uma dachshund que acabou cruzando com o outro macho da raça dela e teve a primeira cria! Ela estava gravida de 9 filhotes, teve que fazer cesariana e 6 deles morreram, na cesariana o veterinário castrou ela. Separei um cômodo da casa só para ela e a deixamos lá com os filhotes sem interferir, ela no começo carregava os filhotes para todo canto na boca e os deixava cair. Sendo assim eu a separava dos filhotes a noite e deixava com ela de dia. Ela chorava muito, por isso eu a coloquei no meu banheiro (suíte) com os filhotes para ter vontrole, ela é muito desajeitada e por isso as vezes pisava ou sentava nos filhotes (mas nunca machucou nenhum), porém depois de 11 dias um filhote morreu ( ele morreu no veterinário ela não o viu morto, mas agora para ela parece que ela só teve 2, pq ela nunca procurou pelo o que morreu ou chorou). Agora os outros 2 estão com 15 dias, mas minha cachorra não quer mais ficar com eles, se eles estão mamando ela sai andando arrastando eles. Não quer mais ficar no ninho, ela só quer sair e ficar no quintal, quando os filhotes vão mamar ela vira do outro lado para eles sairem das tetinhas dela, ela está tendo pouco leite, não liga mais quando os filhotes estão chorando. Ultimamente eles tiveram muito contato comigo, pois estavam precisando tomar um medicamento para flora intestinal. Será que ela está rejeitando os filhotes porque o outro morreu? Eu fiquei com medo dela comer ou esmagar esses 2 que sobraram e os separei da mãe, estou cuidando deles com leite para filhotes. Gostaria da sua opinião se eu fiz certo em separar eles? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, obrigada pela participação e desculpe a demora para te responder...
      Então o ideal é não separar os filhotes da mãe, mesmo ela carregando eles de um lado para o outro...o melhor é separar um cantinho confortável para ela e os filhotes...normalmente cadelas que passam por cesárea tem dificuldades mesmo, pois não sentem o processo de dar cria...ela acorda com seus filhotes e pode ter essa dificuldade, pois não passou por todo o ritual de parir. Bom, de qualquer forma vc está fazendo certo, dando leite e suplemento para os filhotes. Não brique e nem obrigue a cadela a ficar com eles...isso piora a situação...sempre que ela estiver com eles, mesmo que pouco, elogie e faça carinho nela...só isso...assim que ela sair de perto deles a ignore. Assim ela percebe que perto dos filhotes ganha sua atenção...no mais deixe ela a vontade, os filhotes estão bem, e alimentados é o que importa..com o tempo a sintonia entre eles melhora...vc reparou se eles já estão com dentinhos??? Isso pode tb fazer a mãe rejeitar a mamada. Abraço!

      Excluir
  122. oi bom dia meu nome é ricardo e hoje minha cachorrinha teve filhote e ele estava vivo mais mesmo assim ela comeu queria saber se é normal na primeira cria as cachorras comerem seu filhotes ? muito obrigado pelo ótimo site!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo...Bom, normal não é, infelizmente isso ocorre por algum problema externo, no ambiente, ou interno, da própria cadela, mais relacionado a personalidade dela, mas para saber sobre isso é necessário uma avaliação detalhada. De qualquer forma evite colocar ela pra cruzar novamente, para não colocar em risco os filhotes. Ela teve o filhote no tempo correto de gestação?

      Excluir
  123. Olá, minha gatinha deu cria, e tenho duas cachorras vira lata, uma delas, a Mini, eu tenho desde filhote, ela é.bem ciumenta, e a outra veio para casa já adulta..e com filhotes... A Mini, aparentemente queria muito ser mãe, pois chorava pra ficar perto dos filhotes da outra cachorra, e por isso, achamos q ela também queria os filhotinhos da gata, mas num dia, por descuido, deixamos ela trancada dentro de casa, no mesmo local q os gatinhos...ela matou dois dos três, mas não os comeu. O que isso significa? Ciúmes, instinto, desvio de comportamento? O que faço com a mini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...não tem como afirmar nada, pra isso eu teria que avaliar sua cadela. Mas como vc disse que ela já chorava querendo ficar junto com a ninhada pode ser vários fatores como vc mesma já descreveu, mas para saber a realidade dos fatos eu teria que avaliar a cadela. De qualquer forma deixa ela sempre interagir com os novos filhotes da gata se assim ocorrer...e mostre que ela estando perto da cria é positivo e vantajoso pra ela, dando carinho e atenção. Pode ser que ela tenha percebido que a ninhada estava chamando muito a sua atenção...ou pode ser instinto de mãe mesmo, em proteger os gatinhos.

      Excluir
  124. Olá boa tarde!
    Tenho uma cadelinha Pinscher que está com 54 dias de gestação, com uns 50 dias notei um que saiu um muco por 2 vzs tipo uma clara de ovo, e de lá pra cá parece que a barriguinha dela murchou um pouco, isso é normal? Desde já agradeço a atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brina, tudo bem? Seria bom vc consultar um veterinário, mas aparentemente está normal, é pela proximidade do parto mesmo. Vc notou se saiu sangue?

      Excluir
  125. Ola minha cachorra da raça teckel esta prenha e lendo os comentarios fiquei com muito medo de ela comer os filhotinhos, tem alguma maneira de evitar, ela esta muito manhosa e pedindo carinho a toda hora, por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tem dicas sim, no artigo tem muitas orientações para que possa ser evitado esse comportamento. Qualquer dúvida estou a disposição

      Excluir
  126. oie só a Geila, minha cachorra teva a primeira cia e acabou nascendo morto e só teve um filhote e acabou comendo isso é normal ? pode causar danos na vida dela ?
    esses dias ela esta muito triste ñ come ñ bebe e fica lambendo suas parte o tempo todo, estou muito preocupada!!!! oq eu faço????
    Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Mal pra ela não faz, mas vc tem certeza que so tem 1 filhote? Seria interessante fazer um ultra som para verificar. Abraço

      Excluir
  127. Ola, minha cachorra deu cria a 5 filhotes essa noite, o primeiro filhote nasceu as 1:19 e ultimo as 5:00 da manha, como o veterinatio fez o ultrasson e falou que era 5 demos or encerrado o parto, porem depois de 6 horas e meiia nasceu mais um, isso é normal?

    ResponderExcluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!